Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

MaziN

[AJUDA] Iniciante Montando Som Automotivo

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom dia galera, sou novo aqui no fórum e primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo fórum e seu enorme conteúdo.

Seguinte, estou montando um som para meu Fiesta 2005 4 portas e gostaria de uma ajuda para não comprar nada errado e me arrepender.

Bom, sobre meu gosto musical, é difícil definir pois sou meio (totalmente) ecletico para isso. Escuto de tudo um pouco então procuro um mesclar entre os 3 tipos de sons que são o trio, o spl e Hifi logicamente em alta qualidade. Quero poder curtir um som alto na praia com os amigos e quero curtir um sonzinho massa pra mim quando estiver indo pro o trabalho por exemplo.

Nem sei se isso é possivel então me desculpem pois sou totalmente novato nessa área se eu falar alguma mer** por favor me corrijam.

O que estou pensando em comprar é:

1 Cd Player

2 Subwoofer

4 Tweeter

2 Cornetas

1 Modulo

2 kits 6 x 9

Meu orçamento para isso eh medio de 1500 a 2500 reais. Porem vou comprar tudo no paraguai entao podemos almentar esse valor para +-3500 em preço nacional

Quero fazer algo parecido como na foto desse carro vejam:

fotosmareamotor-som001.jpg

Porem pretendo colocar os 2 subs nas laterais e o modulo no meio (de acrilico e com leds para ficar bonito). Acima 2 cornetas e 2 Tweeters.

Eu já tenho 2 pares de 6x9 da Bomber (dub 100 wrms 4ohns) que hoje esta no tampão do porta-malas e nas portas da frente. Prentendo mudar os da frente para traz e colocar mais 2 Tweeters na frente fechando entao o conjunto.

Tenho tambem um modulo meio ruinzinho não sei se vou poder aproveitar é da marca Digisound modelo dgs 650w 2 estereo channels ate 4 ohns. Pelo que imagino posso compra outro modulo fortinho para aguentar o resto ou entao um phodastico para empurrar tudo.

Bom, é isso ai galera. Preciso de dicas/sugestões/opniões/criticas qualquer coisa pra conseguir montar meu sonzinho. Eu escolhi meu Set meio que na loca então por favor qualquer dica ou qualquer outro componente que julguem necessario me avizem por favor.

Obrigado desde já

Abraços.

Editado por MaziN
Postado em (editado)

Amigao , Comecando do comeco , se vc quer abrir o porta mala pra ouvi um somzinho coloca isso mesmo,cm sub de 12, agora pra dentro do carro,se nao quizer fazer pampeiro e ouvir um som com qualidade aconselho tu botar 2 kits 2 vias , os 2 subs de 10 pol , e os 6x9 no tampao , agora o seguinte , para som dentro do carro vai ter q levar em um lugar q instala bem ,pois tbm tudo q tem dentro vc vai deixar medio e agudo (falantes portas e 6x9) , e o grave so nos subs de 10 , se vc ja quer qualidade , tem o NAR q é um JL nacional , hehehe , ele vai dar uma qualidade boa , coloca sub de 10 para ter qualidade melhor e caber no seu porta mala com a litragem certo..

Bom , vamos ao modulo , Como muita gente ja viu sou um defensor da Boss , e se vc vai pro PY aconselho a comprar um Boss se1000m , q é bem barato 145 dollares e vai tocar legal o som , ele tem 1200rms teoricamente, digital em 4ch , a qualidade é otima , agora na pratica tem uns 900 rms , mas vale a pena pela qualidade e preco .......

Vamos para os subs laterais , Se vc curte pela beleza , manda o pau , agora se vc opta pela potencia manda fazer uma caixa em mdf com dutos q vai tocar melhor.....O som na lateral até pela litragem vai ser menor

Espero ter ajudado

Editado por fernandoribas
Postado em

Bom..

Um player inicial, indicaria um pioneer com USB..

Tem váriso modelos.. Mas um básico creio que custe uns 300 reais..

Quanto ao modulo.. na descrição tem 1, na figura tem 2..

Pro que voce quer colocar, vai precisar de 2..

Compre um RS1200D pro grave, e um powerone pro resto.. Boa pedida, bom custoxbeneficio e bom mercado para revenda posterior..

2 subs lhe indicio os 308, como vai pro paraguai.. pega barato e tambem tem boa saída e nao vai te deixar na mão..

2 driver os 250x da selenium são bom e tweeter o pessoal fala dos hinor trynium..

6x9 nao sei se seria uma boa.. coloca 2 de 8'' no tampão e compre um kit 2 vias para colocar nas portas..

Compre um capacitor de 1,5 Farad para segurar o som.. e uma bateria de uns 90 ~ 150 A (além da bateria do motor)

Será um bom equipamento, facil de revender caso queira fazer um UP e com certeza não vai te deixar na mao

Abracos!!

Postado em

Primeiro , nao é possível ter Trio, SPL, q hi-fi no mesmo sistema..

Vamos lá, vou tentar ajudar, como tu vai no PY, pode pegar:

receita de bolo

Player Pioneer (o modelo que te agradar e couber no seu bolso)

2 subs pioneer 308. (toca bem pra dentro e pra fora)

1 módulo explosound 1400wrms pros subs(nao lembro ao certo o modelo)

1 módulo Power One ou algum mtx ou fosgate 4 canais (se o bolso permitir vá de mtx ou fosgate)

1 kit 2 vias fosgate ou mtx

Os 6x9 tu ja tem, (corneta e TW eu nao colocaria)

Aí tu vai ter um som SPL, com certa qualidade, e da pra abrir a mala num churras :)

Espero ter ajudado

Postado em

Me diz uma coisa o modulo que eu tenho hoje é bem ruinzinho + não daria para deixar ele so para empurrar os 6x9?

Amigao , Comecando do comeco , se vc quer abrir o porta mala pra ouvi um somzinho coloca isso mesmo,cm sub de 12, agora pra dentro do carro,se nao quizer fazer pampeiro e ouvir um som com qualidade aconselho tu botar 2 kits 2 vias , os 2 subs de 10 pol , e os 6x9 no tampao , agora o seguinte , para som dentro do carro vai ter q levar em um lugar q instala bem ,pois tbm tudo q tem dentro vc vai deixar medio e agudo (falantes portas e 6x9) , e o grave so nos subs de 10 , se vc ja quer qualidade , tem o NAR q é um JL nacional , hehehe , ele vai dar uma qualidade boa , coloca sub de 10 para ter qualidade melhor e caber no seu porta mala com a litragem certo..

Bom , vamos ao modulo , Como muita gente ja viu sou um defensor da Boss , e se vc vai pro PY aconselho a comprar um Boss se1000m , q é bem barato 145 dollares e vai tocar legal o som , ele tem 1200rms teoricamente, digital em 4ch , a qualidade é otima , agora na pratica tem uns 900 rms , mas vale a pena pela qualidade e preco .......

Vamos para os subs laterais , Se vc curte pela beleza , manda o pau , agora se vc opta pela potencia manda fazer uma caixa em mdf com dutos q vai tocar melhor.....O som na lateral até pela litragem vai ser menor

Espero ter ajudado

Postado em
Bom..

Um player inicial, indicaria um pioneer com USB..

Tem váriso modelos.. Mas um básico creio que custe uns 300 reais..

Quanto ao modulo.. na descrição tem 1, na figura tem 2..

Pro que voce quer colocar, vai precisar de 2..

Compre um RS1200D pro grave, e um powerone pro resto.. Boa pedida, bom custoxbeneficio e bom mercado para revenda posterior..

2 subs lhe indicio os 308, como vai pro paraguai.. pega barato e tambem tem boa saída e nao vai te deixar na mão..

2 driver os 250x da selenium são bom e tweeter o pessoal fala dos hinor trynium..

6x9 nao sei se seria uma boa.. coloca 2 de 8'' no tampão e compre um kit 2 vias para colocar nas portas..

Compre um capacitor de 1,5 Farad para segurar o som.. e uma bateria de uns 90 ~ 150 A (além da bateria do motor)

Será um bom equipamento, facil de revender caso queira fazer um UP e com certeza não vai te deixar na mao

Abracos!!

Sobre o player unica exigencia que eu tenho é que toque mp3 e aceite um pendrive. Agora me tire uma duvida, não existe assim alguma exigencia em relação ao tipo do aparelho para suprir todo o resto do equipamento? Tipo um jogo para computador. Existem os requisitos minimos e os recomendados...

Sobre o Modulo, estou esperando a resposta de outro colega do forum. Mas creio que o que eu tenho hoje possa empurrar apenas os 6x9 e posso colocar algum outro modulo forte para empurrar o resto, ou estou errado preciso de 2 modulos bons para empurrar tudo isso?

Sobre os subs me diz uma coisa, eles nas laterais vao perder mesmo qualidade? Faz tanta diferença assim. É que eu nao queria somente um som jogado no porta-malas estou pensando na estetica tbm...

Obrigado pela ajuda =D

Postado em
Primeiro , nao é possível ter Trio, SPL, q hi-fi no mesmo sistema..

Vamos lá, vou tentar ajudar, como tu vai no PY, pode pegar:

receita de bolo

Player Pioneer (o modelo que te agradar e couber no seu bolso)

2 subs pioneer 308. (toca bem pra dentro e pra fora)

1 módulo explosound 1400wrms pros subs(nao lembro ao certo o modelo)

1 módulo Power One ou algum mtx ou fosgate 4 canais (se o bolso permitir vá de mtx ou fosgate)

1 kit 2 vias fosgate ou mtx

Os 6x9 tu ja tem, (corneta e TW eu nao colocaria)

Aí tu vai ter um som SPL, com certa qualidade, e da pra abrir a mala num churras :)

Espero ter ajudado

eduardo_vaz, obrigado pela ajuda irmão.

As perguntas que tenho a seu post são as mesmas referentes aos outros 2 então se puder/souber responder ficarei grato.

Com esse seu set nao aprovetaria nada do que tenho hoje correto?

Obrigado até +

Postado em

Caro amigo , vc tem q ver qtos watts tem seu modulo , provavelmente ele empurra os 69 e os de dentro pois só medio e agudo agora pro sub tem q ter algum q toca legal, eu nao curto usar 2 modulos , tanto pelo espaço como pela regulagem , se vc levar em um lugar bom pra colocar nao tem conversa ,em 1 modulo q toque todo o rms q o som presisa ele vai mandar certinho

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...