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Astra 2.0 vs Focus 1.6 (comparativo)

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Comparativos

4/9/2009 09:02:00

 

Duelo do custo/benefício: Astra vs. Focus

Agora mais equipado de série, Chevrolet enfrenta o contemporâneo Ford

 

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Digamos que você tem para gastar no seu próximo carro até R$ 45 000. Já passou pelos modelos de entrada que cada montadora oferece (Chevrolet Celta ou Ford Ka, apenas como exemplos) e depois migrou para carros imediatamente acima, como Fiat Palio ou Volkswagen Gol, ambos na casa dos R$ 35 000 em suas versões intermediárias. Seguindo o raciocínio dessa escalada, a sequência lógica seria um automóvel médio, do porte do Volkswagen Golf ou até mesmo do renovado Ford Focus, cuja versão de entrada, a GLX 2.0 a gasolina, parte de R$ 56 400.

 

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Mas é aí que surge o problema. Os cerca de R$ 20 000 que separam um hatch pequeno de um médio podem ser o grande empecilho nessa linha evolutiva. O que fazer? Continuar no mesmo segmento? Antes que a decisão seja tomada, é bom olhar com carinho para dois personagens que figuram há longa data no mercado: o Chevrolet Astra e a primeira geração do Ford Focus, ainda em produção na Argentina e exportada para o Brasil. Se você já cansou do espaço interno acanhado de Gol, Palio, Fiesta e companhia, eles despontam como boas opções para quem busca um veículo maior, mas que caiba no orçamento.

 

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Foco no custo/benefício

 

Você, leitor, acostumado com as novidades apresentadas aqui no Carro Online, deve estar se perguntando por que decidimos reunir dois modelos lançados há mais de 10 anos. O principal – e mais forte – argumento é o ótimo custo/benefício que tanto o Focus Flex como o Astra 2010 conseguem entregar para o consumidor graças, justamente, ao longo período em que estão em produção. Por isso, é bom ter em mente que os modelos não entregam o que há de mais moderno em termos de design e soluções de aproveitamento de espaço interno, mas são a ponte para quem busca um veículo mais confortável do que os carros de entrada.

 

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Nos seis primeiros meses de 2009, o Astra registrou 13 349 unidades vendidas, número que o coloca com folga na liderança do segmento. Apenas como comparação, o Volkswagen Golf ficou em segundo lugar no período em questão, com 9 573 unidades. A grande sacada da Chevrolet para a linha 2010 do Astra foi acrescentar equipamentos na versão de entrada e congelar seu preço. Sendo assim, o Astra 2010 passa a ser vendido em configuração única por R$ 44 389 e traz de série ar-condicionado digital, bancos com revestimento de veludo, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina, rodas de liga leve 16” e volante com regulagem de altura e profundidade.

 

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No outro lado do ringue está o Ford Focus Flex, que fechou o primeiro semestre de 2009 logo atrás do Golf, com 7 191 carros vendidos – esse número, porém, acrescenta as unidades reestilizadas. O conjunto McPherson na dianteira com barra estabilizadora e multibraços na traseira é raramente oferecido nos automóveis à venda no país com preço inferior a R$ 50 000 e, de tão bom, pode ser classificado como referência no segmento. Sua eficiência é tanta que a mesma solução foi aplicada na segunda geração do hatch da Ford. Na tabela, a marca pede R$ 44 245 pelo Focus Flex, mas não é difícil encontrar promoções nas concessionárias oferecendo o modelo por cerca de R$ 40 000. Se o valor é menor, a lista de equipamentos de série também decresce na mesma medida e contempla ar-condicionado, direção hidráulica, trava e vidros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade, aviso sonoro dos faróis ligados e relógio digital.

 

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Análise ponto-a-ponto

 

Se no quesito preço o Astra 2010 parece mesmo imbatível, o Focus ao menos dá o troco com o interior mais caprichado. Goste ou não, fato é que o painel do Focus Flex ainda é atual e tem personalidade, diferentemente das linhas retas e sem vida do Chevrolet, resultando em um aspecto demasiado sóbrio. Além de reunir os controles da trava e dos vidros elétricos, as portas no Focus são acolchoadas e o material, assim como o revestimento dos bancos, apesar de transparecer simplicidade, é agradável ao toque. Percorrendo pelo console central, o Focus conta até mesmo com botões do sistema de ventilação emborrachados e um caprichado porta-copos perto da alavanca de câmbio. Emparelhado com o Focus, o Astra demonstra claramente os sinais da idade.

 

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Um ponto curioso quando analisamos a ficha técnica desses dois veteranos diz respeito às dimensões. Astra e Focus são iguais na distância entreeixos (2,61 m), na largura (1,70 m) e na altura (1,43 m). O Astra é ligeiramente maior no comprimento, 4,19 m contra 4,17 m do Focus. Uma diferença, dessa vez sensível, ocorre no porta-malas. Enquanto o Astra tem espaço para 370 litros, o Focus para nos 310 litros. Por essas semelhanças, os dois hatches oferecem praticamente o mesmo espaço para seus ocupantes, suficiente para levar quatro adultos com conforto.

 

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O Focus pode não ser tão equipado de série, mas pelo menos é mais barato para manter. Nossa cesta de peças (composta por kit de embreagem, para-lama esquerdo, retrovisor direito, jogo de pastilhas dianteiras e jogo de amortecedores dianteiros) ficou em R$ 2 131 para o Focus Flex e R$ 2 321 para o Astra. No seguro, nova vantagem para o Ford: o valor médio da apólice cotada para nosso perfil padrão girou em torno de R$ 2 300. O dono do Chevrolet teria de desembolsar por volta de R$ 2 500. O Astra, em contrapartida, desvaloriza menos segundo dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). No primeiro ano, o Chevrolet perde 8,9% do valor contra 10,5% do Ford.

 

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Outra vantagem do Astra foi constatada na pista, como já era de se esperar. Equipado com o motor 2.0 Flexpower de 140 cv a 5 600 rpm e 19,7 kgfm de torque a 2 600 rpm, o Chevrolet foi bem superior ao Focus, equipado com seu 1.6 RoCam de 109,4 cv a 5 500 rpm e 15,5 kgfm a 4 250 rpm. Mesmo levando em consideração que o modelo cedido pela Chevrolet contava com metade de gasolina no tanque, ele foi 1s5 mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (10s6 contra 12s1) e levou 1s7 a menos para cumprir a retomada de 60 a 120 km/h (17s2 ante 18s9). O que prejudica ainda mais o Focus é que, além de ser 30,6 cv menos potente, ele é 10 kg mais pesado (1 190 kg vs. 1 180 kg). A boa notícia é que o Astra até que foi moderado no consumo e registrou média (50% na cidade e 50% na estrada) de 8,1 km/l, enquanto o Ford percorreu 8,9 km/l. Dinamicamente, entretanto, é nítida a diferença de comportamento dos dois carros. Como mira no conforto, a suspensão do Astra se caracteriza pela maciez, enquanto o Focus dosa com distinção a rigidez nas curvas com o amortecimento necessário para enfrentar lombadas e buracos.

 

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Bem mais equipado por um preço próximo ao do concorrente, mais rápido, potente e com custos de manutenção praticamente equivalentes, o Astra 2010 sai vitorioso nesta disputa em que o custo/benefício é o que manda. Se você não coloca o tópico modernidade como prioridade na escolha do carro novo e quer um automóvel maior e mais equipado que os hatches de entrada, o Chevrolet é uma boa pedida.

 

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Ficha Técnica Chevrolet Astra Hatch 2.0 Flexpower Ford Focus Hatch Rocam 1.6L

Motor 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex

Cilindrada 1 998 cm³ 1 598 cm³

Potência 140 cv a 5 600 rpm (a) / 133 cv a 5 600 rpm (g) 112cv a 5 500 rpm (a) / 105cv a 5 500 rpm (g)

Potência específica 70 cv/l (a) / 66,5 cv/l (g) 70 cv/l (a) / 65 cv/l (g)

Torque 19,7 Kgf.m a 2 600 rpm (a) / 18,9 kgf.m a 2 600 rpm (g) 15,9 Kgf.m a 4 250 rpm (a) / 15,1 Kgf.m a 4 250rpm (g)

Taxa de compressão 11,5:1 12,3:1

Transmissão Manual, 5 marchas (opc. Automática, 4 marchas) Manual, 5 marchas

Tração Dianteira Dianteira

Direção Hidráulica Hidráulica

Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com subframe Independente tipo McPherson

Suspensão traseira Tipo eixo de torção tubular Independente tipo Multilink

Freios dianteiros Discos ventilados Discos ventilados

Freios traseiros Tambores (opc. Discos rígidos com ABS) Tambores

Rodas Aço estampado, 15 polegadas (opc Liga leve, 15/16 polegadas) Aço estampado, 14 polegadas (opc.liga leve, 15 polegadas)

Pneus 195/60 R15 (opc. 205/55 R16) 185/70 R14 (opc.195/60 R15)

Comprimento 4,19 m 4,17 m

Altura 1,43 m 1,43 m

Largura 1,98 m 1,70 m

Entreeixos 2,61 m 2,61 m

Porta-malas 370 litros 310 litros

Tanque 52 litros 55 litros

Peso 1150 Kg (2 portas) / 1180 Kg (4 portas) 1190 Kg

Peso/potência 8,3 Kg/cv (a) / 8,7 Kg/cv (g) 10,6 Kg/cv (a) / 11,3 kg/cv (g)

 

astracompmotor640x408.jpg

 

Medições Chevrolet Astra Hatch 2.0 Flexpower Ford Focus Hatch Rocam 1.6L

Velocidade máxima - -

Aceleração 0-60 km/h 4s5 4s9

Aceleração 0-80 km/h 7s2 7s7

Aceleração 0-100 km/h 10s6 12s1

Aceleração 0-120 km/h 15s1 17s1

Aceleração 0-140 km/h 21s2 25s2

0-400 m 17s5 (129 km/h) 18s1

Retomada 40-100 km/h 12s5 12s0

Retomada 60-120 km/h 17s2 18s9

Retomada 80-120 km/h 12s7 12s9

Frenagem 100-0 km/h 49,3 m 48,4 m

Frenagem 80-0 km/h 29,4 m 32,3 m

Frenagem 60-0 km/h 15,4 m 17,2 m

Ruído interno 0 km/h 42,5 dB 48,3 dB

Ruído interno 50 km/h 56,4 dB 57,3 dB

Ruído interno 80 km/h 63,4 dB 62,1 dB

Ruído interno 120 km/h 68,3 dB 68,3 dB

Consumo cidade 7,3 Km/l 7,2 Km/l

Consumo estrada 9,0 Km/l 10,6 Km/l

Consumo médio 8,1 Km/l 8,9 Km/l

 

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Na minha opinião, estes valem o que custam.

 

O Astra principalmente!

 

Tem um comparativo interessante (e objetivo) entre as picapes compactas. Vou procurar e posto mais tarde.

 

Abraço!

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faz um certo tempo que ja venho dizendo isso, astra tá valendo o que custa, caso raro em se ver por aqui!

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