Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
edjaemca

Corte para woofer

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

O corte para woofer em trio (Tornado, WPU) seria em quantos Hz pra baixo? Um subwoofer como um Street tocaria medio grave tambem? Ae o corte seria em quantos Hz pra ter uma resposta boa pra fora?

E as cornetas, começariam a gritar a partir de q freq? Aqueles capacitores de 47 microFaraday q vem nelas, corta em quanto a frequencia?

Grato a todos, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

1.woofer - depende da caixa e do woofer que vc vai usar, mas imagino que vai ser tornado em caixa dutada, então dá pra usar o subsonico do amp acima dos 40Hz ou o hpf do cdplayer em 50Hz, e o crossover do amp até 600Hz a 800Hz, mais que isso vão vejo vantagem, tem quem deixe o cross do amp em 2KHz, mas aí é por conta, se precisar de médio-grave utilize woofers de 12" ou 10". Tenho visto que a galera tem dimiuido a quantidade de corneta dando espaço para woofer de 10/12", o que é correto. O street de 15 desce bem como sub, o 12" dá pra soltar um pouco de voz, não é como snake que vai até 7Khz e com 99db, mas serve considerando o custo. Não tem uma fórmula pronta passei alguns numeros de referencia, mas depois de montado ligue a sonzeira num campo aberto e vai fazendo os ajustes.

2. Ja os drivers fenólicos por ex d250x, começa a ser eficiente apartir dos 600Hz e com esse corte aguenta 75Wrms. O pessoal dá de brinde o tal de 47uF, mas conforme a tabela esse capacitor corta em 400Hz, o se vc aplicar os 75Wrms vai cherar bobina queimada e tchau. Apartir de 33uF (600Hz) ou 22uF (900Hz) fica bom, esses de 47uF solito eu nao instalo, mas dois de 47uF em série despolarizado se for o caso cai para 23,5uF :legal: .

No site antigo da selenium tinha umas tabelas boas mas elas se foram. Se tiver grana compre um cross ativo, ou se tiver no módulo ative o hpf ai fica filé. A tal titanium é mais fresca, aqui tem um conhecido que já trocou o reparo 2X, cada um R$80,00, mas pelo que eu ví o problema ta no cap. já o cara da loja falou pra comprar outra nova que resolve. Como se diz "fica quieto....."

post-47405-1251480969_thumb.png

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo luci@ano, grato, pelas suas infos.

Realmente, estou usando 4 Streets de 15 pol, com caixa recomendada pela selenium, e 2 dutos de 4 pol por 10 cm pra cada falante em camaras separadas, empurrados por um RS 1200D, com o filtro subsonico em 35Hz (maximo dele) e crossover LPF em 250Hz (maximo dele tambem). Acho que aqui mora o problema, de repente uma potencia que me desse o corte em aprox 600 Hz no LPF, como vc descreveu ai em cima, eu teria o medio grave que está capado pela potencia aqui.

Quanto a cornetas, to usando 4 D 250X, com os 47 de capacitor polarizados, se eu associar 2 em serie, cai pela metade? Nao seriam em paralelo a associação de capacitores para cair pela metade? Ae se eu cortar mais pra cima as cornetas, em 900 Hz, ae que vai faltar medio mesmo, certo?

E tweeter, tenho 2, cortados com os capacitores que vem de brinde tambem, todo o stereo empurrado por uma Banda, com ela em Flat no corte de cartao.

O player é um JVC DVD AVX33, mas coloquei os streets no canal traseiro e nao sub, pra ver se saia um pouco de medio grave, mas de nada adiantou, a voz nao sai, é da potencia que acontece, ta capado.

Colocando uma Stetson Vulcan, Taramps ou SD, acha que melhoraria e dessa forma eu poderia cortar as cornetas mais alto e ter mais medio grave dos Streets?

Valeu, abraços.

Editado por edjaemca

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão, o rs1200d corta muito, e hoje os nacionais tem um preço muito atrativo, sem falar na qualidade e na garantia, se puder trocar vai ver a diferença, o taramps e sd tem os filtros hpf (subsonico) e lpf, e outra eles dão os rms que tá marcado.

Agora sobre associação de capacitores, a matemática é inversa em relação aos indutores, capacitores em paralelo vc soma a capacitância, como na tabela da selenium que ta ai. Já em série vc faz:

1 1 1 1

-- = -- + -- + -- ...........

Cx C1 C2 C3

em alguns site de universidades tem apostilas, na duvida compre o valor exato.

Compartilhar este post

Link para o post
Tem razão, o rs1200d corta muito, e hoje os nacionais tem um preço muito atrativo, sem falar na qualidade e na garantia, se puder trocar vai ver a diferença, o taramps e sd tem os filtros hpf (subsonico) e lpf, e outra eles dão os rms que tá marcado.

Agora sobre associação de capacitores, a matemática é inversa em relação aos indutores, capacitores em paralelo vc soma a capacitância, como na tabela da selenium que ta ai. Já em série vc faz:

1 1 1 1

-- = -- + -- + -- ...........

Cx C1 C2 C3

em alguns site de universidades tem apostilas, na duvida compre o valor exato.

Entendi, realmente vou tentar achar capacitores nesses valores, coisa dificil de achar em minha cidade, por isso indaguei sobre a associaçao, pois de 47 tenho um saco aqui, e como eles sao polarizados, achei que associando + com + e - com - neles, chegaria na metade do valor.

Quanto a potencia, taquei a minha a venda, e assim q conseguir, pegarei uma dessas q case com meus streets, pois agora da forma que esta, em freq de 250 Hz ate perto dos 500 Hz que estao cortadas nos capacitores de 47, estou sem som, e isso pode estar dando muita diferença no resultado final aqui.

Quando eu trocar a potencia, poderei tacar os streets pra tocar ate 600 Hz e as cornetas a partir disso?

Valeu, abração e obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi a formula ficou fora de formatação...........................

Já que voce tem os de 47uF, mesmo polarizados, ligue em série, é so unir os pólos negativos, e os terminais positivo ficam como entrada e saida.

post-47405-1251650618_thumb.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...