Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Juriti

Recarga de bateria automotiva

Recommended Posts

Pessoal, ando estudando o comportamento e a vida útil das baterias automotivas e me surgiu uma dúvida: quando a mesma está recarregando, seja com o alternador, fonte ou recarregador ligado ne rede elétrica residencial mesmo, se estiver sendo drenada corrente do sistema e a tensão ficar oscilando, prejudica a vida útil da mesma? Ex: Utilizar o som enquanto alto enquanto o motor está funcionando ou ligada numa fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz oq eu tenho certeza que estraga a bateria a os cilcos de carga e descarga.. e alta tensão que para bateria de chumbo mais de 14 volts e para baterias de gel e mais de 16 volts.. o negocio e nunca deixar as baterias descarregarem totalmente sempre manter elas carregadas, esse negocio de soh ligar o krro quando a bateria descarrega que estraga a bateria pois entra na quele ciclo de carga e descarga que e limitado, agora se ela nunca descarregar, pde ter certeza que ela vai durar muitos anos tranquilamente, LIGAR O SOM = LIGAR CARRO OU FONTE, Sempre....

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera, somente para complementar o assunto, o que na verdade limita a vida util das baterias que é dada em ciclos de carga e descarga é a profundidade de descarga, ou seja, quanto mais você permitir que a bateria descarregue menos ela ira durar.

Uma bateria 100% descarregada apresentara uma tensão igual a 10,5V, e isso é o máximo que sua estrutura pode suportar sem ser prejudicada, porem é recomendável que a bateria nunca chegue a ser descarregada abaixo de 12,2V, o que propicia a bateria uma longa vida útil.

Outro fator importante a ser considerado é que os ciclos de carga e descarga não devem ocorrer com frequencia pois a bateria exposta a ciclagem excessiva também é prejudicada e este tipo de defeito não é coberto pela garantia dos fabricantes.

Se quizerem complementar ou discutir novos temas com o assunto baterias, to dentro.

Baterieiro.

Compartilhar este post

Link para o post
E ai galera, somente para complementar o assunto, o que na verdade limita a vida util das baterias que é dada em ciclos de carga e descarga é a profundidade de descarga, ou seja, quanto mais você permitir que a bateria descarregue menos ela ira durar.

Uma bateria 100% descarregada apresentara uma tensão igual a 10,5V, e isso é o máximo que sua estrutura pode suportar sem ser prejudicada, porem é recomendável que a bateria nunca chegue a ser descarregada abaixo de 12,2V, o que propicia a bateria uma longa vida útil.

Outro fator importante a ser considerado é que os ciclos de carga e descarga não devem ocorrer com frequencia pois a bateria exposta a ciclagem excessiva também é prejudicada e este tipo de defeito não é coberto pela garantia dos fabricantes.

Se quizerem complementar ou discutir novos temas com o assunto baterias, to dentro.

Baterieiro.

Tá, mas minha dúvida é se a oscilação da tensão durante a carga prejudica a mesma, ou seja, num teste que fiz no meu set, enquanto o som estava tocando alto (com batidas fortes) mesmo com a fonte ligada na bateria, a tensão variava bastante, chegando a aproximadamente 11V nas batidas mais fortes... para mim, uma recarga ideal seria com tensão constante de 13,8V... outra dúvida quanto ao seu post é que vc falou que a tensão ideal da bateria é 12,2V, sendo que este é o valor com a bateria 100% carregada...

Compartilhar este post

Link para o post

Oq ele quiz dizer com o 12.2 volts e o minimo que a bateria pode chegar.. sem fonte sem carro ligado.. no seu caso a quantidade de amperes que vc esta usando em seu sistema e pouco e a fonte tambem naum e grande o sufuciente, por isso uma grande oscilação que por sina pode danificar a bateria.. o ideal e vc utilizar no minimo 100 amperes a kda 1000 wrms, se vc tem muita bateria elas estão precisando de uma carga lenta, vou dar o exemplo do meu som, quando eu estou com as bateria carregadas o som pode tah alto como for pode ter batida como for, que a oscilação naum passa de 0,1 á 0,4v, isso com o carro ou a fonte ligada, com o dois ligado a oscilação naum passa de 0,2v... ja com as bateria descarregadas dps de muitas horas com o som ligado, a voltagem xega a cair de 12.8 a 11,2 as vezes ate 10.8v..

Compartilhar este post

Link para o post
Prezado Juriti,

Eu tenho no painel do meu carro um monitor que me informa exatamente as coisas que os demais amigos tem respondido.

Dá uma olhada nesse aparelho.

http://www.ciclomix.com.br/loja/html/507.html

Acho que ele atende sua necessidade

Brother, que equipamento show de bola! Acho q muita gente aqui do forum vai se interessar... valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, ando estudando o comportamento e a vida útil das baterias automotivas e me surgiu uma dúvida: quando a mesma está recarregando, seja com o alternador, fonte ou recarregador ligado ne rede elétrica residencial mesmo, se estiver sendo drenada corrente do sistema e a tensão ficar oscilando, prejudica a vida útil da mesma? Ex: Utilizar o som enquanto alto enquanto o motor está funcionando ou ligada numa fonte.

Cara, acho que não, pois um carro básico andando com rádio ligado, faróis, limpador de pára-brisa, ar forçado e outro itens mais, também deve dar um oscilação do caramba, nem por isso as míseras baterias originais de 45 amp tem vida útil reduzida, já vi algumas durarem até 04 / 05 anos com o carro da minha mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso eu que esse foi o coveiro Guiness Book!!!! isso é recorde, só pode

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...