Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Eng_Bruno

Indutor utilizado internamente nos auto-radios

Recommended Posts

Postado em (editado)

Senhores bom dia.

Nessas últimas semanas abri dezenas de radios (Pioneer, Sony, Buster e Xing lings parecidos com Buster) e notei que em todos os radio existe uma bobina(indutor)aconectado em série ao conector de alimentação.

Gostaria de saber se alguém sabe o valor desse componente e se alguém puder me passar algum "rabisco" do esquema elétrico de qualquer radio que temos hoje no mercado agradeço, para desvendar o enigma de como é feito o filtro de entrada para o circuito do radio.

Estou fazendo um prototipo de rádio mas ja queimei todos os meus protótipos devido aos "spikes" que ocorrem na hora em que o motor é acionado.

Abraço a todos e um bom dia!.. :legal:

Editado por Eng_Bruno
Postado em

Se vc tem aberto rádios e viu o indutor, facilmente vc obtém seu valor com um indutímetro heheh

Caso não tenha indutimetro, faça uns calculos, tem bastante material na net sobre indutores...

Postado em

Bom dia.

"Indutímetro", não é um instrumento muito comum de ser encontrado. Os medidos de indutores dos multímetros convencionais não são confiaveis e já fiz varias medições com este tipo de instrumento. Se o problema fosse calculo de indutor com certeza ja teria resolvido, porém so tenho o radio aberto, nao tenho o esquema elétrico deles.

Acho que poderia ter economizado seu tempo ao inves de mandar uma resposta como mandou acima.

Coloquei a duvida aqui pq achei que iria ter um resposta decente.

Pra ter respostas toscas é só pesquisar no google sobre indutores que vc tem qqr resposta. O dificil é ter uma resposta decente e que tenha embasamento técnico e não "achismo". HEHEHE.

Este circuito que comentei é de um circuito que filtra todos os ruidos produzidos pelo alternador do carro e nao possui somente um indutor utilizado em um circuito LC de alguma materia de analise de circuitos ou coisa tipo.

Postado em
Bom dia.

"Indutímetro", não é um instrumento muito comum de ser encontrado. Os medidos de indutores dos multímetros convencionais não são confiaveis e já fiz varias medições com este tipo de instrumento. Se o problema fosse calculo de indutor com certeza ja teria resolvido, porém so tenho o radio aberto, nao tenho o esquema elétrico deles.

Acho que poderia ter economizado seu tempo ao inves de mandar uma resposta como mandou acima.

Coloquei a duvida aqui pq achei que iria ter um resposta decente.

Pra ter respostas toscas é só pesquisar no google sobre indutores que vc tem qqr resposta. O dificil é ter uma resposta decente e que tenha embasamento técnico e não "achismo". HEHEHE.

Este circuito que comentei é de um circuito que filtra todos os ruidos produzidos pelo alternador do carro e nao possui somente um indutor utilizado em um circuito LC de alguma materia de analise de circuitos ou coisa tipo.

Medidor LCR simples e fácil de montar tem na net:

http://py2wm.qsl.br/LC_meter/LC_meter.html

É relativamente preciso, só precisa de bons capacitores de referencia (mica ou afins). Tem users daqui que já montaram circuitos assim.

Pro filtro de entrada não tem muito mistério, é só montar um filtro passa-baixa com o corte que achar necessário (1k, 10k, etc). O filtro tá ali mais pra filtrar os ruidos gerados pelo motor, e não tanto como proteçao contra spikes.

Postado em
Medidor LCR simples e fácil de montar tem na net:

http://py2wm.qsl.br/LC_meter/LC_meter.html

É relativamente preciso, só precisa de bons capacitores de referencia (mica ou afins). Tem users daqui que já montaram circuitos assim.

Pro filtro de entrada não tem muito mistério, é só montar um filtro passa-baixa com o corte que achar necessário (1k, 10k, etc). O filtro tá ali mais pra filtrar os ruidos gerados pelo motor, e não tanto como proteçao contra spikes.

Verdade, analisando melhor, não é contra spikes mesmo. Se fosse proteção pra spike teria que colocar um transorb e alguns capacitrores em paralelo a alimentação e ao Gnd.

Alimentei os radios com 1kv de ruido e percebi que a maioria deles nao tem uma proteção para isto.

Pra quem quiser saber do resultado dos testes com radios que estou fazendo depois eu passa o link da minha homepage mostrando os testes com ruido na alimentação e com mais alguns testes de esd.

Abraço.

Postado em
Verdade, analisando melhor, não é contra spikes mesmo. Se fosse proteção pra spike teria que colocar um transorb e alguns capacitrores em paralelo a alimentação e ao Gnd.

Alimentei os radios com 1kv de ruido e percebi que a maioria deles nao tem uma proteção para isto.

Pra quem quiser saber do resultado dos testes com radios que estou fazendo depois eu passa o link da minha homepage mostrando os testes com ruido na alimentação e com mais alguns testes de esd.

Abraço.

Estamos no aguardo pelos resultados e pelo endereço da home. Boa sorte! :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...