Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

neil

taxa de compressao.

Recommended Posts

Comprei um ford Ka 99 Image (completo) com o motor endura.

So comprei pq o preço estava bom, carro nunca foi batido, todo original, sem gambiarra no motor, equipamentos do carro todos funcionando, 72mil/km etc...

Então eu vou da um REVISÃO GERAL pq nunca tive carro tão "velho" (ele vai ser um segundo carro da casa), ai a duvida???

como vou mandar fazer a limpeza do motor e se precisar do cabeçote e bicos também, alem de trocar os filtros, óleo, aditivo etc.... pensei em rebaixar o cabeçote 1 ponto. No manual fala que ele tem 9,2:1, assim ele ficaria com 10,2:1. Vale a pena?

Eu tenho duvida pq já li que não e recomendável aumentar a taxa mais que 10,5:1 com essa nossa gasolina comum, mas vejo a taxa dos carros flex são BEM maiores. sei que eles rodam no álcool também, mas se o dono SO USAR gasolina comum no carro flex pq ele não "bate pino"?

Por exemplo a taxa do celta VHC flex e de 12,8:1

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq os Endura/Kent são motores mais antigos, com tecnologias não tão atuais, etc. Desenho da câmara, posição da vela na câmara, níveis de turbolência, diâmetro dos cilindros, dentre outros vários fatores que são determinados no projeto do manco, definem uma taxa "utilizável" para os motores.

Um exemplo bastante 'visualizável', são os VW Boxer "a ar" que possuíam somente 6:1 de taxa... Em um motor desses colocar 8,5:1, típico dos AP gasolina carburado, já seria um risco grande.. 10:1 é algo para usar álcool... Mais que isso, só para motores mais específicos.

Taxa, depende mais da concepção do motor, do que do combustível propriamente dito.

Sinceramente? O Endura já é um motorzinho "marrento" quanto a manutenção. Se ele está bom para usar no dia-a-dia, mantenha-o assim. Se ele precisar ser aberto, aí sim vc poderia aproveitar para fazer este serviço. O custo de tudo isso é alto para um ganho pequeno.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...