Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fodaodboa

Trio em pickup corsa....

Recommended Posts

Postado em
Charles vc ja simulou alguma vez esse Over?

E os mg que caixa faço? E sera que ta bom 2pw3 ou seria ideal 4?

Já simulei sim.

Rapaz 2 10PW3 acompanha muito bem não viu, 4 ficaria ótimo.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Charles

Eu simulei diversas litragens e sintonia pro over... e de todas a que deu o melhor pico foi a de 130l em 60hz não sei se na pratica vai render o que diz na simulação segue abaixo o resultado de ganho em SPL com 2000wrms aplicados (que é o maximo que vou aplicar neles)

Number of drivers : 1

Box type : Vented

Box size : 130,0 l

Tuning frequency : 60,00 Hz

Vent : 3 vent(s)

0,080 m length for each

0,102 m round

Relative

Freq Gain SPL

[Hz] [dB] [dB]

20,00 -33,66 97,35

25,00 -26,75 104,26

30,00 -21,17 109,84

35,00 -16,44 114,57

40,00 -12,29 118,72

45,00 -8,56 122,45

50,00 -5,20 125,81

55,00 -2,26 128,75

60,00 0,13 131,14

65,00 1,76 132,77

70,00 2,61 133,62

75,00 2,87 133,88

80,00 2,81 133,82

85,00 2,60 133,61

90,00 2,36 133,37

95,00 2,11 133,12

100,00 1,89 132,90

105,00 1,69 132,70

110,00 1,52 132,53

115,00 1,37 132,38

120,00 1,24 132,25

125,00 1,13 132,14

130,00 1,03 132,04

135,00 0,94 131,95

140,00 0,86 131,87

145,00 0,80 131,81

150,00 0,74 131,75

Axei bem forte esse woofer na simulação em relação a outros ele so perdeu pro Oversound SUB1000 de 18" entre outros que simulei levou pequena vantagem!

Opinem ai galera!

E em relação aos pw3 faço que tipo de caixa pra eles renderem bem?

Abraços

Postado em

Rapaz o lance é que essas TB já tocam forte no subgrave, aí colocando nessa litragem vai ter muito subgrave, e nada de grave, é o que eu acho na minha opnião, a média que o pessoal usa pra elas é 80L, no seu caso indico algo como 100L mais que isso é loucura, vá por mim.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Entendi eu estava pensando nisso pois segundo o que sei as TB dutadas chegam na media de 5 a 6 db de ganho acho que vou sintoniza ela em 70hz então!

Mas e os MG não tenho a menor ideia de como fazer a caixa pra eles!

Da uma força ai galera to precisando manda o projeto pro cara fazer as caixas!

Abraços.

Postado em

Tirei as medidas da caçamba da corsa e vi que vai se fo** coloca a TB dutada 3bats de 150 o MG e os drive....

Vo parti pro plano B faze uma manifoild pros bruthus!

To com uma duvida em relação a fazer ela em V ou reta qual seria a melhor?

Se for em V qual é a angulação correta?

Sobre os MG pw3 acho que vo de dutada... que sintonia seria ideal?

Essa semana ta pra começa o projeto...... ate que enfim hehhehe!

Ajuda ai galera!

Postado em
Tirei as medidas da caçamba da corsa e vi que vai se fo** coloca a TB dutada 3bats de 150 o MG e os drive....

Vo parti pro plano B faze uma manifoild pros bruthus!

To com uma duvida em relação a fazer ela em V ou reta qual seria a melhor?

Se for em V qual é a angulação correta?

Sobre os MG pw3 acho que vo de dutada... que sintonia seria ideal?

Essa semana ta pra começa o projeto...... ate que enfim hehhehe!

Ajuda ai galera!

Rapaz, a com frente reta dizem que não rende tão bem no ataque, então faça em V mesmo, siga o projeto da caixa que o wendell fez pros profissom, que tinha 20cm de abertura na parte de traz e 40cm na parte da frente, faça ela com uns 80L por aí. Sobre o PW3, caixa d euns 25L no máximo sintonia tem que simular pra ver como ficaria.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Charles sempre muito prestativo...

Valeu ajudou muito pra que eu toma-se as minhas decisoes é sempre bom ter opinião de alguem!

Abraço!

Dinada cara, sempre ajudo no que posso, e monta logo essa bagaça pra nós vermos como vai ficar amigo, hehehe.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Se não sabe a angustia que é ve todo esse som parado a mais de 5 meses e ficar ouvindo dois 307 tocados por um pone eh fo**...

Creio que ate o final desse mes vai fica pronto!

Postado em

Galera to precisando de opinioes de como usar meu cross STX62 de 2 vias sendo elas:

hight pass variaveis de 500hz a 5khz... ligo uma bridge do pone pra toca os drivers? a e eu tambem quero usar um punch a200 pra tocar mais drivers de vez em quando tem como?

Low pass variaveis de 500hz a 5khz sub sonic 30 a 60hz.... ligo os medio grave?

Flat.... posso ligar o T4.2K pra tocar os graves?

A e é melhor liga o o grave (T4.2) direto do canal sub do cd player ou não?

Não sei mas acho que não vai da certo pro meu som esse cross...

Por favor ajuda ai!!!

Devagar ta saindo o projeto na quarta começa a montagem das caixas....

Abraços!

Postado em
Galera to precisando de opinioes de como usar meu cross STX62 de 2 vias sendo elas:

hight pass variaveis de 500hz a 5khz... ligo uma bridge do pone pra toca os drivers? a e eu tambem quero usar um punch a200 pra tocar mais drivers de vez em quando tem como?

Low pass variaveis de 500hz a 5khz sub sonic 30 a 60hz.... ligo os medio grave?

Flat.... posso ligar o T4.2K pra tocar os graves?

A e é melhor liga o o grave (T4.2) direto do canal sub do cd player ou não?

Não sei mas acho que não vai da certo pro meu som esse cross...

Por favor ajuda ai!!!

Devagar ta saindo o projeto na quarta começa a montagem das caixas....

Abraços!

Amigo realmente esse crossover não é o mais indicado não, se tiver como trocar ele pelo STX84 aí fica mais fácil, maos por enquanto voce poderia usar assim.

Crossover:

Lowpass = 1000hz , subsõnico em 60hz ( voce liga ele atrazvez do RCA front ou rear, e corta esse RCA pelo player em uns 125hz(Woofers PW3)

Highpass = 1000hz(Drivers e st, capacitor nos ST)

T4200 liga direto no player mesmo, na saída sub, e corta em 125hz, usando o subsõnico do ampli em uns 40hz pra cima.

Rapaz tu já tem 8 drivers, e tu ainda quer mais? Bem se for querer mais é só deixar o punch lá instalado, e deixa um RCA do higpass do crossover pra ligar nele sempre que quizer, aí teria que se usar cabos Y pro power one e pro punch.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Huau não quero mais driver não na verdade quero vender esses e por duas D305 não curto muito agudos... tenho essa penca de monte de driver pra casos raros estar usando eles faz uns 8 meses que não uso todas juntas!

A e pelo cross fiz bobeira mas acho que vo vende ele!

Valeu Abraço

Postado em

Uma pergunta meio idiota mas no winisd no comprimento do duto por exemplo da 0,03 no vent mach aquele valor que fica em destaque o que que dizer aquilo?

E aquele vent lenght é o comprimento que meu duto deve ter?

Abraços!

Postado em

Galera finalmente fiz minha manifoild ela ficou com 92L 3 dutos 10X15 a abertura menor ficou 20 cm e a maior 40cm com dois Oversound bruthus 2000 sendo tocado pela T4.2 com 350Ah de bateria....

Resultado o som ta mais forte que meus antigos tornados de 15" (mas leva uma surra no subgrave) com uma caixa dutada de 65L sendo que é a mesma instalação.... me decepsionei um pouco com o resultado pois esperava um otimo sub grave!

Sub grave na manifoild = não existe... sei que o duto ta um pouco curto mas ja era pra toca alguma coisa! (sintonia fica em 65Hz com 15 cm de duto)

Controle de cone = otimo é outra coisa em comparação as dutadas... muito musical essa caixa da pra escutar a troca de nota bem definida!

Graves mais pancadão = bom atake da uma bela pancada vai bem longe o grave e não some igual as dutadas.

O que me deixa meio de cara é o sub grave que não rende nada mais nada mesmo coloquei um Hungria Trinca os graves e não dava grave nenhum so a uns 2 metros da caçamba!

Mais tarde eu adiciono umas fotos do projeto que ta quase pronto!

Sendo que o som vai ser:

TRIO

2 Bruthus 18"

2 10pw3

8 hinor hdi 300

2 st hinor hdi302

power one tocando 4 drivers e 2 st e num bridge os 10pw3

Fosgate Punch 200 tocando 4 drivers (so pra festas)

SPL

MTX T9512 sendo tocado pela T4.2 a 4 ohm

Kit 2 vias Selenium

CD player pioneer 8650

2 baterias 150Ah e uma de 50Ah

Tudo isso numa pickup corsa....

Postado em
tem algo errado ai... o restante da galera que fez manifold o que mais se surpreendeu foi com o subgrave obtido.

Justamente por isso que to de cara... :banghead não rendeu absolutamente nada em subgrave! pasmafaute

Segunda feira eu vou fazer mais testes e se não muda em nada vou troca de woofer!

Postado em
A sintonia tá muito alta pra render subgrave como vc quer, pra isso ela tem que estar sintonizada no máximo em 55hz, é daí pra baixo.

Abraços

Charles Rafael

Sei que a sintonia esta alta mas eu testei a primeira vez com duto de 10cm e ficou horrivel :banghead depois almentei pra 15cm e quase não mudou nada ai mexi no subsonico abaixei pra uns 30hz mas dai a bateria caiu pra 11volts e os vizinhos ja iam reclamar e parei com os testes mas segunda vou testa com ela sintonizada mais baixa!

:legal:

Postado em
A sintonia tá muito alta pra render subgrave como vc quer, pra isso ela tem que estar sintonizada no máximo em 55hz, é daí pra baixo.

Abraços

Charles Rafael

Hoje fiz uns testes com a bateria um pouco mais forte e realmente me surpreendi com o grave que da esses woofers muito forte so que o subgrave ainda não ta do jeito que eu quero mais isso é ajustes ....

So pra vcs terem uma ideia hoje estava com a pickup dentro da loja do meu amigo (onde esta sendo feito o som) e la é um sobrado e tem uma familia que mora em cima e era umas 6h a gente terminou a caixa dos 10pw3 e fomos testar ai coloquei um Hungria - Paga pau (tem um puta grave) e tocando forte tremendo tudo disparando alarme dos carros de fora tapava o ouvido la dentro :pirou: e derepente vejo um cara descendo bem loco parecia que ia mete o pe no carro.... era o vizinho ai a gente abaixou na hora e pedimos desculpa e ele saiu indignado bateu a porta e vazo pasmafaute .... deu meia hora ele voltou pedir desculpa pela grosseria e falou que tinha ficado nervozo porque caiu um quadro na cabeça do filho dele... huaushuas nao aguentei tive que rir :rolleyes:

A e depois a gente tava vendo no chão da loja cheio de pedaço de geso da laje que estava caindo hehe....

Caraca me surpreendi com o medio que os 10pw3 dão é incrivel pensei que não iria tocar nem metade acho que a caixa ajudou muito no desempenho sendo ela uma TB dutada de 25L 2 dutos de 3" por 5cm e corneta de 28cm....

Uma fotinha so pra vcs terem uma ideia de como ta ficando so falta os acabamentos!

post-20457-1249947616_thumb.jpg

Ta valendo cada centavo que gastei so ta me dando alegrias esse som!

Aceito criticas e sugestoes de acabamento!

:legal:

Postado em
Putz ficou horrivel a foto (celular e de noite) amanha tento tirar umas fotos melhores!

acompanhando... para copiar..kkkkk

ce tivesse espasso iria para uma manifold dessa:banghead

Postado em

Ta quase pronto o som esta em fase de ajustes! O grave dos Overs na manifoild estão muito fortes baixei a sintonia pra 55hz e ficou muito forte coisa de da pau em 4 woofers em dutada facil... sai da um role pra ver se disparava uns alrarmes e nem precisei almenta muito o volume no 17 ja disparava (ta regulado pra clipa no 25) em tres minutos disparei mais de 20 alarmes!

Muito fodastica essa manifoild! :rever1:

Hoje fizemos a caixa pro MTX 9512 com 75 litros e duto de 4" por 26cm simplismente destroi muito forte :rever1: e ele nem amaçio ainda....

Mas como nem tudo é perfeito meu cd player ta fo** ta dando muito ruido e ta falhando o canal sub! pasmafaute

Ai é uma foto que tirei na quarta feira sem estar pronto os acabamentos!

http://img146.imageshack.us/img146/7311/og...blgzq3agxjk.jpg

O rack dos amplis sem o acabamento por cima!

http://img33.imageshack.us/img33/172/ogaaa...upcd8evzuvo.jpg

Amanha posto mais fotos!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...