Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pr_miguel

Auxiliar para MP3 no toca-fitas

Recommended Posts

Olá,

Bem, eu quero fazer uma entrada auxiliar em um toca-fitas original Ford (CS 4100), mas estou na dúvida sobre onde soldar os fios.

Já li muito a respeito e sempre dizem para não soldar no cabeçote de leitura e sim depois da amplificação/equalização.

Tudo bem, mas como eu vou saber onde?

Soldar nos fios da cabeça de leitura é moleza, mas depois que chegou na placa, o que eu tenho que procurar?

Agradeço a quem souber e puder ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu consegui contornar esse problema assim:

Comprei dois potenciômetros de 10K (os menores que encontrei) e soldei nos fios do cabeçote antes de chegarem à placa do toca-fitas.

Os potenciômetros tem 3 'perninhas'. A do meio vai aterrada na placa e as outras duas ficam entre o canal de som e a placa. Daí é só regular e ver onde tem mais música e menos ruído. Usei um para cada canal.

É preciso aterrar o plug também, pois assim o ruído diminui ainda mais.

Ficou praticamente com som de CD player.

Coloquei um botão no painel do toca-fitas para não ser necessário usar uma fita para o áudio do MP3 entrar.

O mecanismo da fita fica sempre acionado e esse interruptor alterna entre rádio e fita (no caso o MP3).

Ficou ótimo.

Quem quiser taí a idéia.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo coloca fotos e especifica mais as coisas pois tenho interesse pois uso o toca fitas original e não tenho interesse em troca pois ele escreve no painel do computador de bordo. valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Fotos eu não tenho, mas é o seguinte:

Esse procedimento é para os toca-fitas que não têm entrada de disqueteira. Se o seu tiver, procure outro jeito (talvez fabricando um cabo especial).

Abrindo o toca-fitas, logo você localizará 3 fios (terra, canal direito e canal esquerdo) saindo da cabeça de leitura. Ao acompanhar esses fios, eles vão até a placa do amplificador (a placa de circuito).

Se você ligar os fios correspondentes do cabo que sai do mp3 diretamente nesses fios antes do pré-amplificador, você terá muito ruído e pouca música.

Acho que o correto seria ligar depois do pré-amplificador, mas eu não consegui localizar, pois meus conhecimentos de eletrônica são muito limitados.

Então eu comprei 2 potenciômetros simples de 10k (os menores que eu encontrei). Potenciômetro é um botão giratório que tem 3 'perninhas'. É só pegar 3 segmentos de fio e fazer a ligação dessas perninhas na placa, onde entram os fios da cabeça de leitura (você vai soldar o potenciômetro antes dos fios entrarem na placa). No caso, é preciso um potenciômetro para cada canal pois o canal direito por exemplo, vai entrar e sair do potenciômetro. Com isso vc usou duas perninhas, a do meio é o terra, que vc vai aterrar na placa. Faça a mesma coisa com o canal esquerdo.

Simplificando. Os canais de som do mp3 não podem entrar diretamente na placa, eles têm que passar pelo potenciômetro para vc poder regular o ganho.

Então, vem o canal direito do áudio do mp3. Ele passa pelo potenciômetro, depois vai para a placa, no mesmo ponto em que entra o canal esquerdo ou direito do cabeçote de leitura da fita.

É só isso.

Depois eu adaptei um botão para não ter que usar uma fita para acionar o mecanismo e liberar a entrada do áudio da fita (que agora é o mp3).

No meu toca-fitas não tem botão seletor. O som está sempre na FM, quando coloca um fita, começa a reproduzir automaticamente (sem apertar play).

Então eu achei o comutador de rádio/fita, interrompi com um botão que foi adaptado na frente do toca-fitas e deixei o mecanismo acionado. Sem o botão, ficaria na fita todo o tempo, mas quando eu dou um toque no botão entra rádio. Outro toque, entra fita (agora mp3).

Não sei se ficou claro.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...