Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AlphaMaster.Net

Preparando um motor EA111 Power 1.6

Recommended Posts

olá pessoal, tenho um polo 1.6, ano 2006, tava dando uma olhada e conversando com uns amigos que tem carros turbinados, surgiu a ideia de ver qual seria, quanto ficaria e como teria que ser a preparação e turbinagem deste motor.

bom, os dados do motor: motor EA 111, o que vem escrito no manual, power 1.6 flex

bom, até ai tudo bem, impolgado com a ideia, procurando as peças, surgiu uma duvida, perguntando a um kra que meche com turbinagem.

reparei que meu carro nao corta giro, simplesmente fica em alta rotação no seu limite maximo, como se fosse gritar até o seu ultimo volume ( perdoe se estou falando bobeira, nao sei como explicar ao certo como é )

perguntei ao kra o porque disso, ele me falou sobre o corpo borboleta, responsavel pela liberação de entrada de ar ao motor. fizemos uns testes e notamos que o corpo borboleta é conectado a um motor eletrico, que corresponde a comandos vindos da injeção eletronica. Entao, ao eu pisar no acelerador, que nao faz nada a nao ser marcar por sensor a quantidade da pisada, envia as informações a injeção, sabendo o quanto pisei, ele fará que a borboleta abra mais ou menos.

bom, nao vou estica muito a historia, mas o porque eu estou falando isso tudo ? bom, sabemos como funciona a turbina entao nao vou entrar neste fator, o problema é. a injeção sabendo que o motor esta chegando ao seu limite configurado, o corpo borboleta se fecha sozinho, impedindo a passagem de ar, sem q eu tire o pe do acelerador, ( a movimentação da borboleta nao é comandada pelo acelerador ) por este motivo nao se sente aquelas cortadas de giro, apenas mantendo o limite maximo. entao, o que foi me explicado, é equipando o bixinho com uma burbina nao irá dar certo pra o que eu desejo.

queria que alguem que tenha maior conhecimento que agente, consiga explicar se é possivel fazer algo para isso, se tem alguma modificação para esta injeção minha, ou se tenho que trocar todo o sistema ( como o kra me falou trocando umas ideias, nao compensativo )

Grato desde entao pelo espaço e ao site.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse motor tem corte sim. Não precisa trocar nada, da para turbiar. Esse negócio que vc falou do acelerador chama-se acelerador eletronico, e a maioria dos carros possui isso hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz isso é uma das maiores babozeiras q já escutei na vida. Tem golf, polo e fox 1.6 turbinados por aí, inclusive temos um user do forum com um golf 1.6 turbo.

O cara te disse q não compensa a preparação???? O cabeção poderia ter dito que é mto caro, que é difícil, que sejam necessárias mtas adaptações ou que ele não sabe fazer, mas não isso.

Se compensa ou não, só vc pode dizer.

Exemplos...

Fox 1.6 turbo 0,5 bar 172cv.

Golf 1.6 turbo 0,5bar 160cv.

Compartilhar este post

Link para o post
primeiramente, agradeço a todos pela ajuda, entao quais os paços devem serem tomados ? o que vai ser alterado ?

1º) Estar ciente dos prós e os contras de uma preparação para não se arrepender depois. Ex. Cavalo que anda bébe.

2º) Procurar um preparador capacitado, de credibilidade e que vc passe a confiar, para que junto com ele vcs decidam a que nível de preparação pretendes chegar (ganhar 50 ou 200cv), orçamento (4.000,00 ou 10.000,00) e decidir a partir disso o q fazer, o q comprar e qdo.

Parabéns pela iniciativa e boa sorte no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
primeiramente, agradeço a todos pela ajuda, entao quais os paços devem serem tomados ? o que vai ser alterado ?

Como o nosso amigo acima falou: analise o que quer...

Depois compre o Kit turbo, visto que o coletor de admissão é de plastico eu recomendaria o uso de um intercooler, e mesmo que você vinhesse a fazer um coletor de admissão de aço, o uso do intercooler é muito bem vindo.

Se você conhecer a loja Nascar, você pode entrar em contato com eles e ter todas as informações necessarias por quem ja turbinou mais de 1 carro com esse motor, da uma olhada nisso http://www.nascarchips.com/galeria-gol-2009-16-turbo.php

No mais, os outros acessorios acredito que você deve saber: velas frias, fazer escapamento 2,5'' etc e tal...

Se dinheiro não for o problema eu te aconselharia a comprar uma turbina muito boa, tendo em vista que concerteza você deve usar baixas pressões com uma turbina muito eficiente você conseguiria otimos resultados, eu te aconselho a usar uma GARRETT GT2560R

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-918...ada-gt2560r-_JM

http://www.turbobygarrett.com/turbobygarre...0R_466541_1.htm

Com uma turbina dessas, você tera um carro muito divertido, praticamente vai ter turbina desde cedo e empurrando ate o final, mesmo com pouca pressão 0,6 ou 0,7bar você vai conseguir passar os 200cv acredito eu...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...