Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcio Oliveira

Bateria x Alternador

Recommended Posts

Pessoal seguinte: Estou com um projeto de som que precisa de mais corrente do alternador, e possivelmente mais bateria, segue a descrição:

- O alternador eu ja tenho, 140Amp

- O carro tem uma bateria Delco de 60Ah no cofre do motor

- A segunda bateria vai no porta-malas, ainda não tenho, masa estou considerando uma OPTIMA de 75Ah

o som que a bateria/alternador vào sustentar é:

Amplificador 1x1000 WRMS (provavelmente D ou BD pro sub)

Amplificador 4x100 ou 4X150 WRMS (provavelmente AB pros kits 2 vias)

Radio

+ o resto do carro: ar, farol, milha etc.... o alternador original do carro é de 45Amp se não me engano

as dúvidas sào:

- a OPTIMA de 75Ah + bateria original vai aguentar o som sem problmeas? a optima é mesmo tão superior assim e equivale a baterias com maior corrente/amperagem?

- Tem algum problema usar duas baterias com Ah diferentes em paralelo?

- quem tem que fornecer mais corrente: o alternador ou a bateria? tem problema se, por exemplo, o alternador for de 140Amp e eu usar só uma bateria de 60Ah por algum tempo?

valeu pessoal! t+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu creio que problema problema ñ tem mais seu carro com dois alternadores...

nossa vai gastar de mais vai ficar bem pesado o motor....

e quanto mais você ultiliza o alternador mais pesado ele fica mais força o motor tem que fazer nele...

bom é isso que eu sei.espero que tenha ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

cara agora que tive tempo pra ler direito o seu caso...é q antes estava no serviço

então na verdade ñ tem problema nenhum ligar baterias em paralelo o problema é ligar em série paralelo´fica como se fosse uma só independente da amperagem de cada uma aaa e recomendo a você colocar a segunda bateria do lado ou o mais perto possível da original ñ sei qual o seu carro mais se der para colocar do lado fica ótimo.

quanto a outra questão normalmente quando o carro fica ligado todo e qualquer sitema elétrico do carro funciona somente com o alternador e ainda sim ele é projetado para além de alimentar o carro ir aos poucos carregando a bateria.

tome muito cuidado quando ligar a bateira faça medições tudo certinho pois o alternador tem que trabalhar entre 14.5 e 15 as vezes até 16 volts caso contrário ñ carrega a bateria.

bom espero ter ajudado

até +

Compartilhar este post

Link para o post
cara agora que tive tempo pra ler direito o seu caso...é q antes estava no serviço

então na verdade ñ tem problema nenhum ligar baterias em paralelo o problema é ligar em série paralelo´fica como se fosse uma só independente da amperagem de cada uma aaa e recomendo a você colocar a segunda bateria do lado ou o mais perto possível da original ñ sei qual o seu carro mais se der para colocar do lado fica ótimo.

quanto a outra questão normalmente quando o carro fica ligado todo e qualquer sitema elétrico do carro funciona somente com o alternador e ainda sim ele é projetado para além de alimentar o carro ir aos poucos carregando a bateria.

tome muito cuidado quando ligar a bateira faça medições tudo certinho pois o alternador tem que trabalhar entre 14.5 e 15 as vezes até 16 volts caso contrário ñ carrega a bateria.

bom espero ter ajudado

até +

Discordo dos comentários do amigo.

Se ligadas duas baterias de 12V e xyAh em série, a tensão vai dobrar e a corrente vai se manter a mesma = 24V e xyAh.

Se ligadas duas baterias de 12V e xyAh em paralelo, a tensão vai se manter em 12V, mas a corrente vai dobrar (2 vezes xyAh).

Quando um carro está em funcionamento, seus componentes eletrônicos irão consumir carga de onde tiver disponível, no caso seria da bateria.

O regulador de voltagem do alternador, ajusta para que ele envie a carga consumida pelo veículo mais a carga para manter a bateria carregando, por isso ele se auto regula, se a bateria estiver com carga baixa o alternador vai carregá-la, mas o carro também vai consumir.

A tensão de trabalho de um alternador com funcionamento original é de 14,4V podendo variar um pouco, mas se estiver em 15V, 16V, vá o quanto antes verificar, pois algo está com problema.

Desculpe Junior Cheva, não estou te críticando, só estou querendo passar as informações corretas para o bom conhecimento de todos.

Se estiver errado me corrijam o quanto antes. Obrigado.

Edit: respondendo as dúvidas.

- As baterias vão suportar o som sem problemas, a Optima realmente é superior.

- O correto é que as baterias sejam de mesma tensão, mesma capacidade de corrente, mesma marca modelo e também mesmo tempo de uso.

- O alternador tem que ter capacidade suficiente de fornecer energia para o consumo do seu carro e também para carregar suas baterias, no seu caso pode até colocar 2 baterias de 75Ah no alternador de 140Ah, que não vai ter problema, nem vai forçar o alternador.

- Não tem problema algum usar um alternador mais forte do que a capacidade da bateria, porque o regulador de voltagem do alternador, que ajusta ele para o quanto de carga ele é para enviar para o sistema não vai deixá-lo estragar sua bateria.

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Compartilhar este post

Link para o post
Discordo dos comentários do amigo.

Se ligadas duas baterias de 12V e xyAh em série, a tensão vai dobrar e a corrente vai se manter a mesma = 24V e xyAh.

Se ligadas duas baterias de 12V e xyAh em paralelo, a tensão vai se manter em 12V, mas a corrente vai dobrar (2 vezes xyAh).

Quando um carro está em funcionamento, seus componentes eletrônicos irão consumir carga de onde tiver disponível, no caso seria da bateria.

O regulador de voltagem do alternador, ajusta para que ele envie a carga consumida pelo veículo mais a carga para manter a bateria carregando, por isso ele se auto regula, se a bateria estiver com carga baixa o alternador vai carregá-la, mas o carro também vai consumir.

A tensão de trabalho de um alternador com funcionamento original é de 14,4V podendo variar um pouco, mas se estiver em 15V, 16V, vá o quanto antes verificar, pois algo está com problema.

Desculpe Junior Cheva, não estou te críticando, só estou querendo passar as informações corretas para o bom conhecimento de todos.

Se estiver errado me corrijam o quanto antes. Obrigado.

Edit: respondendo as dúvidas.

- As baterias vão suportar o som sem problemas, a Optima realmente é superior.

- O correto é que as baterias sejam de mesma tensão, mesma capacidade de corrente, mesma marca modelo e também mesmo tempo de uso.

- O alternador tem que ter capacidade suficiente de fornecer energia para o consumo do seu carro e também para carregar suas baterias, no seu caso pode até colocar 2 baterias de 75Ah no alternador de 140Ah, que não vai ter problema, nem vai forçar o alternador.

- Não tem problema algum usar um alternador mais forte do que a capacidade da bateria, porque o regulador de voltagem do alternador, que ajusta ele para o quanto de carga ele é para enviar para o sistema não vai deixá-lo estragar sua bateria.

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

ñ encaro isso como critica mais sim como um alerta

é sempre bom que um ajude o outro

mais me responde uma coisa , o que eu disse ñ estava tão errado assim néh.....pois ligando duas baterias em paralelo somaria -se a amperágem com servando a voltágem...

ex: 2 baterias de 45 ah ficaria como se fosse uma de 90 ah...

se estiver erra peço que me corrija tbm....

valew. t+

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Junior, nesse ponto voce está certo, eh claro que com a ressalva que as baterias trabalhem na mesma tensão ... no caso do carro em 12,6 volts +- ... a questão eh que voce disse que duas em serie elas manteriam os 12 volts, e na verdade não eh por aí, duas baterias em serie ( ou mais sejam quantas forem ) tem suas tensões somadas, no caso resultando em 24 volts como o hertz disse ...

Compartilhar este post

Link para o post

vai danificar a bateria menor, nao se pode instalar 2 baterias diferentes em paralelo, a maior descarrega na menor, danificando-a, recomendo usar apenas uma bateria de 140ah por ex, e nao usar a bateria menor, ou usar 2 optimas dessa, iguais, mesma corrente.. e nem pensar em liga-las em série, vai obter tensão de 24volts!!! e nao vai somar a corrente. Ligação em paralelo soma a corrente("amperagem") e conserva a tensão("voltagem").

Compartilhar este post

Link para o post
Sim Junior, nesse ponto voce está certo, eh claro que com a ressalva que as baterias trabalhem na mesma tensão ... no caso do carro em 12,6 volts +- ... a questão eh que voce disse que duas em serie elas manteriam os 12 volts, e na verdade não eh por aí, duas baterias em serie ( ou mais sejam quantas forem ) tem suas tensões somadas, no caso resultando em 24 volts como o hertz disse ...

assim amigo houve um engano então me espressei mal quis dizer q tim problema se ele ligasse em série q o correto seria ligar em paralelo...bom então sim estamos os 2 certos...

entrando em outro assunto descordo do amigo aqui de baixo pois tenho um chevette 93 com duas baterias em paralelo uma de 60 que estava no carro quando comprei e uma que comprei depois com 90 ah ajax e as duas estão em perfeito estado funcionando muito bem e já faz uns 2 anos...me corrija se estiver errado mais creio que ñ tenha problema nenhum.......

até + amigos

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...