Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

neil

Modulo tipo booster

Recommended Posts

Teu um modulo MXR 3950 tipo "booster" ele tem 2 canais HP em 100hz de 90rms(2ohms) e mais 2 canais que pode ser ligado em bridger com cross LP 100hz com 160rms (4ohms).

O problema é:

No bridger o som do sub fica muito ruin... em baixo volume fica uma batida muito estranha e embolada. Os outros 2 canais do estereo NAO FUNCIONA.

Tem algum ponto que eu posso r testando pra tentar achar o defeito?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fiz muita manutenção nesses modulos, não faço mais porque são muito problematicos e qualidade de audio péssima, os problemas mais comuns são os transistores e os trafos, as vezes um transistor tem um ganho diferente do outro e já dá um aquecimento maior que o outro e distorce o som, trafo com isolamento ruim provoca a queima dos transitores, o ideal é trocar todos os transistores não vai custar nem R$ 20,00.

Compartilhar este post

Link para o post
Já fiz muita manutenção nesses modulos, não faço mais porque são muito problematicos e qualidade de audio péssima, os problemas mais comuns são os transistores e os trafos, as vezes um transistor tem um ganho diferente do outro e já dá um aquecimento maior que o outro e distorce o som, trafo com isolamento ruim provoca a queima dos transitores, o ideal é trocar todos os transistores não vai custar nem R$ 20,00.

Ja que vai trocar todos os resistores aproveita e coloca um resistor de 0,5ohms 5w ou 10W no emissor de cada transistor pra reduzir essas diferenças internas de ganho...

Compartilhar este post

Link para o post

A bronca foi nos TIP105 da parte estereo.

Vou testar ainda pra ver se funfa ;)

Uma coisa q eu fiquei curioso.... esse modulo tem 12 TIP105. Ja montado na placa eu fui testando a resistencia entre os terminais do TIP, entre o coletor e o emissor que da em torno de 0,8 a 1ohms (na placa) so que um dos TIP da 0,5ohms, praticamente a mesma resistencia quando eu curto-circuito as ponteiras do meu multimetro digital na escala Ohms(a resistencia das ponteiras).

No analogico nao da pra ver essa diferença mesmo zerando no ADJ.

Sera que e a sim mesmo ou tem algum curto? Ja troquei o TIP e deu a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Ja que vai trocar todos os resistores aproveita e coloca um resistor de 0,5ohms 5w ou 10W no emissor de cada transistor pra reduzir essas diferenças internas de ganho...

O modulo trabalha a 2 ohms mas eu vou trabalhar com ele em 4ohms. sera mesmo necessário o resistor?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal eu nao aguentei ficar parado ai ja viu ne.....

Eu tinha 1 modulo COWATT pop 600 sem uso aqui, ai tirei os TIP127 dele.

Como eu queria saber se ia funcionar fiz um "arrumadinho" aqui em casa...

Ligando os auto na saida estereo

Ligando a saida.

Ligando a fonte de alimentação e a fonte de audio.

Alimentação

O modulo funcionou, pelo menos voltou a vida. nao deu pra testar muito ja q a fonte era do computador e o cabo de alimentação era fio pra som(duplo de 1,5). Se alguem tiver alguma ideia pra melhorar sera bem vinda.

P.s.: ele esta com 4 tip127 e o resto Tip105

Compartilhar este post

Link para o post
A bronca foi nos TIP105 da parte estereo.

Vou testar ainda pra ver se funfa ;)

Uma coisa q eu fiquei curioso.... esse modulo tem 12 TIP105. Ja montado na placa eu fui testando a resistencia entre os terminais do TIP, entre o coletor e o emissor que da em torno de 0,8 a 1ohms (na placa) so que um dos TIP da 0,5ohms, praticamente a mesma resistencia quando eu curto-circuito as ponteiras do meu multimetro digital na escala Ohms(a resistencia das ponteiras).

No analogico nao da pra ver essa diferença mesmo zerando no ADJ.

Sera que e a sim mesmo ou tem algum curto? Ja troquei o TIP e deu a mesma coisa.

Experimenta tirar ele da placa e testar separado,derrepente ele pode estar em curto...

Mesmo usando ele em 4 ohms aconselharia a usar os resistores,pois assim evitaria que um transistor trabalhe mais que o outro,nivelando o aquecimento e o trabalho entre eles....mas se quiser pode usar como esta mesmo,sem resistores o maximo que pode acontecer é algum queimar por sobreaquecimento....

Compartilhar este post

Link para o post

Se não me falha a memória, o TIP 107 serve no lugar do TIP 105. Alguém confirma??

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Se não me falha a memória, o TIP 107 serve no lugar do TIP 105. Alguém confirma??

[]'s

Crawling Chaos

Se nao me falha a memoria serve sim,mas se nao me engano o valor do tip107 é o dobro do 105,mas nao tenho muita certeza disso...

abraço..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...