Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mireski

Cabo de força para falantes

Recommended Posts

Estive pensando sobre o cabeamento dos falantes para o SD5k. Como é uma coisa que conta muito, naum quero provocar perdas nesse quesito.

O cabo para falante mais grosso q encontrei se não me engano foi 5mm, mas se eu colocar 4 cabos de 2x5, vai ficar muito grossa a trama, sem contar q na saída do sd vai ficar horrível tb (no caso está horríel com os q tem), então pensei em puxar um cabo só, do módulo à caçamba, e daí lá em cima fazer a distribuição, tipo, colocaria um cabo de força 9mm ou 16 do sd até os plugs... será q rola ou perde qualidade?

E outra coisa, como poderia bolar um "distibuidor" pras caixas, pq plug vive dando problema, é uma coisa muito frágil... alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estive pensando sobre o cabeamento dos falantes para o SD5k. Como é uma coisa que conta muito, naum quero provocar perdas nesse quesito.

O cabo para falante mais grosso q encontrei se não me engano foi 5mm, mas se eu colocar 4 cabos de 2x5, vai ficar muito grossa a trama, sem contar q na saída do sd vai ficar horrível tb (no caso está horríel com os q tem), então pensei em puxar um cabo só, do módulo à caçamba, e daí lá em cima fazer a distribuição, tipo, colocaria um cabo de força 9mm ou 16 do sd até os plugs... será q rola ou perde qualidade?

E outra coisa, como poderia bolar um "distibuidor" pras caixas, pq plug vive dando problema, é uma coisa muito frágil... alguma sugestão?

Rapaz, tu tem umas idéias interessantes, não vejo nenhum problema na idéia dos cabos, desde que na distribuição seja equivalente, digo, cabo de 9mm distribuir 2 x 4,5mm ou >, ou 4 x 2,25mm ou >, mas será que dá pra encaixar um cabo desse (9mm, 16mm) na saída do SD?

O distribuidor vc pode fazer, ou mandar fazer, de latão ou cobre, com encaixe pra plugue banana, eu acho que rola!!

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É realmente fico maquinando um bom tempo sobre como poderia melhorar a instalação hehehe e essa parte melhoraria muito tanto a estética quanto praticidade.

Acredito que caiba os 16 sim, pq uso cabos de 4mm (4x) e entrou blz na saída. Mas quanto à equivalência, teria q ser o 16 então, já que são 4 woofers, ficaria uma entrada de 16 para 4 saídas de 4mm no disribuidor (para cada "pólo"... + e -), não acho legal "puxar" um cabo de um woofer para outro dentro da caixa.

Minha dúvida é quanto à resistência de corrente do material, etc, parte técnica heheheh

E essa parte do plug banana é nova pra mim (pode rir kkkkkkk) não conhecia o produto e achei bem interessante! Só uma dúvida, e a parte fêmea, como funciona, só achei a parte dos pinos na net??

Compartilhar este post

Link para o post

vou aproveitar este topico para tirar tmb uma duvida, atualmente estou projetando utilizar cabos flexiveis de 4mm para ligar meus subs que saum 4 kicker S15L5, sendo cabo de 4mm no positivo e 4mm no negativo do amplificador uma Roadstar Agressive SPL RS6800d, nos testes efetuados pelo Ernany a Agressive SPL liberou 47v na saida com resistencia de 1Ohms liberando 2209wrms @ 12,47v dai minha duvida se eu utilizando estes cabos flexiveis de 4mm para cada sub se pode vir a dar problema...

Compartilhar este post

Link para o post
vou aproveitar este topico para tirar tmb uma duvida, atualmente estou projetando utilizar cabos flexiveis de 4mm para ligar meus subs que saum 4 kicker S15L5, sendo cabo de 4mm no positivo e 4mm no negativo do amplificador uma Roadstar Agressive SPL RS6800d, nos testes efetuados pelo Ernany a Agressive SPL liberou 47v na saida com resistencia de 1Ohms liberando 2209wrms @ 12,47v dai minha duvida se eu utilizando estes cabos flexiveis de 4mm para cada sub se pode vir a dar problema...

alexander

acho que o que realmente teria que ser levado em conta é a amperagem em "cima" deste fio, e ñ a voltagem... não?

de uma olhada aqui

http://www.autosom.net/artigos/tab1.htm

Compartilhar este post

Link para o post
não gosto de imendas/distribuidores nos fios para os auto-falantes!!

o que vc vai tocar na SD?

Nelinhu, se bem dimensionada servirá como uma extensão para saída do amp., por isso não vejo problema na idéia dele.

Quanto à resistência do material, o bom mesmo, seria testar os materiais usados, pra ver os resultados na prática, ACHO que as perdas, se houver, não serão significativas.

No meu caso, pra alimentação tenho, 4,5m de cabo 21mm, passando pelo porta-fusível, uma perda de 0,1v.

Compartilhar este post

Link para o post
não gosto de imendas/distribuidores nos fios para os auto-falantes!!

o que vc vai tocar na SD?

4 WPU 1805-X 8 OHMS.

Sem emenda não rola, é raro, mas preciso da caçamba de vez em qdo.

Compartilhar este post

Link para o post
Nelinhu, se bem dimensionada servirá como uma extensão para saída do amp., por isso não vejo problema na idéia dele.

Quanto à resistência do material, o bom mesmo, seria testar os materiais usados, pra ver os resultados na prática, ACHO que as perdas, se houver, não serão significativas.

No meu caso, pra alimentação tenho, 4,5m de cabo 21mm, passando pelo porta-fusível, uma perda de 0,1v.

Realmente, só medindo pra saber, um pouco de perda sempre há, mas deixar ligado direto não dá né.

E como faço para medir no caso da saída? Pra alimentação faz com voltímetro né... mas e na saída?

Compartilhar este post

Link para o post
E essa parte do plug banana é nova pra mim (pode rir kkkkkkk) não conhecia o produto e achei bem interessante! Só uma dúvida, e a parte fêmea, como funciona, só achei a parte dos pinos na net??

É que inventaram outro dia, rsrsrsrs, lá pela década de 30, rsrsrs, usa uma barra de latão ou cobre pra fazer o distribuidor e faz os furos direto nela pra diminuir possíveis perdas e gastar menos, podendo comprar plugs de boa qualidade.

Realmente, só medindo pra saber, um pouco de perda sempre há, mas deixar ligado direto não dá né.

E como faço para medir no caso da saída? Pra alimentação faz com voltímetro né... mas e na saída?

Dá mesma forma, mede na saída do amp., depois no distribuidor e depois na ponta dos cabos. O bom seria usar aparelhos com boa precisão, ou NÃO, pq se a perda fosse grande vc ia ficar p*** comigo, kkkkkkkkkkk.

Compartilhar este post

Link para o post
É que inventaram outro dia, rsrsrsrs, lá pela década de 30, rsrsrs, usa uma barra de latão ou cobre pra fazer o distribuidor e faz os furos direto nela pra diminuir possíveis perdas e gastar menos, podendo comprar plugs de boa qualidade.

Dá mesma forma, mede na saída do amp., depois no distribuidor e depois na ponta dos cabos. O bom seria usar aparelhos com boa precisão, ou NÃO, pq se a perda fosse grande vc ia ficar p*** comigo, kkkkkkkkkkk.

hauhauhuahua é vou sim heheheheh

Mas pesquisei no forum, e não é bem assim pra medir a potencia da do módulo... tem q usar resistencia de chuveiro e não sei o q mais, aí é muito empenho...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...