Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tato_Moura

Trocar Transistores?

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde galera, comprei no final do ano passado um B.Buster 1600GL do user Thomas aqui do forum, alguns dias depois o mesmo parou de funcionar e, graças a ajuda aqui do pessoal do forum e do CarlosKBSOM eu identifiquei o problema que era nos transistores de saida de um dos canais, troquei o par e o amp funcionou legal, por mais uns 6 meses, ate que sabado ele parou de funcionar novamente e hj identifique que era um dos transistores só que de outro canal dessa vez, retirei o mesmo e testei o amp, funcionou legal! :legal:

agora vem a duvida, eu definitivamente nao to afim de ficar tirando o amp de 6 em 6 meses pra trocar transitor, até porque dá um trabalho do caramba, entao eu pensei em trocar os 8 transistores (até mesmo os que já troquei) de uma vez.

Olhando a placa do AMP vi que nela vem escrito o modelos dos seguintes transistores 2SC 5200 / 2SA 1943 só que ele usa 2SC 5198 / 2SA 1941.

eu posso trocar pelo modelo que tá na placa? haveria alguma diferença? (melhora ou piora) eles sao mais caros que os que estao no amp? se nao me engano foi aproximadamente 6 reais o par, é por ai a faixa de preço dele tb?

agradeço a ajuda de vcs! forte abraço!

Postado em
alguns ditos tecnicos tem essa mania de trocar os transistores por outros mais parrudos,mas sempre o tiro sai pela culatra.... e tb por esse preço e garantia de transistor FAKE e quase total

da uma olhada nesse link

http://transfal.tripod.com/indexold.html

Muito bom o artigo! Os STK's eu já sei identificar os falsificados sem abrir, aprendi batendo a cabeça. Perto dos pinos, logo onde eles são ligados dentro do CI, no original, não tem o verniz verde em volta deles, tem tipo um retangulo sem verniz separando. Já no falsificado, tem verniz nele todo, fora que o verde do falsificado é mais claro.

Em relação à dúvida do amigo, esses transistores eu consigo originais, e pelo preço que os consigo (atacado) você deve encontrá-los ao preço de R$ 10,00 cada um, sendo R$ 20,00 o par.

:legal:

Postado em
to perguntando pq ta escrito na placa, vale a pena nao:? pq o tiro sai pela culatra? entendi nao!

eu compro par de 2sc5200 e 2sa1943 por 10 reais e nao é falseta.

eu utilizo eles no meu bb1600gl sem maiores problemas.O transistor driver dele suporta.MAs te digo que o 2sc5198 não foge muito não sao quase iguais.

Eu trocaria todos eles pelos 5198 1941 mesmo se conseguir original num preço bom e mediria a corrente de repouso, que pode ser a causadora das queimas.

Postado em
eu compro par de 2sc5200 e 2sa1943 por 10 reais e nao é falseta.

eu utilizo eles no meu bb1600gl sem maiores problemas.O transistor driver dele suporta.MAs te digo que o 2sc5198 não foge muito não sao quase iguais.

Eu trocaria todos eles pelos 5198 1941 mesmo se conseguir original num preço bom e mediria a corrente de repouso, que pode ser a causadora das queimas.

Vou lá hoje comprar os Transistores então.

qual seria o critério pra medir a corrente de repouso? não pode passar nada com o amp desligado?

esse falsificados nem funcionam? ou funcionam meia boca? os que comprei da outra vez tao normais até hj!

Postado em

Pessoal comprei os transistores novos hoje, só que tô encudado porque são muito, muito diferentes que os que vieram no AMP, olhem só

OS DE BAIXO SÃO OS QUE O MEU AMP USA, OS DE CIMA COMPREI HOJE

p3030197.jpg

w2048.png

Agora vem o problema, como vou fazer pra literalmente ENFIAR esses TOSHIBA no AMP? tipo, ele pode ficar com a parte de cima colada na lateral do amp? porque nao tem como colocar, a nao ser que eu deixe uma parte dele em cima da placa, as fotos a seguir mostram a situação.

p3030198.th.jpg

p3030199.th.jpg

p3030200.th.jpg

p3030201.th.jpg

MUITO POUCO ESPAÇO

p3030203.th.jpg

VISTA GERAL

p3030205.th.jpg

Postado em

Carlos, o trasistor do seu é igual a esse que em comprei? ele pode ficar com a parte de cima encosta na lateral como ta na foto ou nao? como faço pra colocar?

por ultimo pessoal? que marca doida é essa do transistor que veio nele e porque é tao diferente? abraços a todos!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...