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boardbrasil

Como fabricar um alto falante !!

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'boardbrasil'

...bom vamos ao que interessa..e agora o que inventar? criar?...? um Alto falante ! Sim não custa tentar/sonhar/pesquisar

mas ai vem a questão... como eu vou montar um woofer? vou tirar conhecimento para isso de onde?...so me resta duas alternativas, faculdade ou autoforum! como eu faço engenharia civil so me resta o autoforum mesmo rsrs

 

Por isso que sou encantando com Engenharia ... abre totalmente os horizontes !!!

Em Pouso Alegre/MG tem um fornecedor de insumos para Alto Falantes vou tentar encontrar o contato e te passo ok ???

 

Boa Sorte !!!

 

 

Grande joão, sou teu fã cara se sabe disso rsrs :rever1::rever1: abraços

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cara, no proprio site tem alguns precos

e voce tambem encontra coisas interessantes como bobina pros pioneer 307

e bobina pros pioneer 307 falsos hdusahduishaiudsa

falo

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cara, no proprio site tem alguns precos

e voce tambem encontra coisas interessantes como bobina pros pioneer 307

e bobina pros pioneer 307 falsos hdusahduishaiudsa

falo

 

cara com esses valores a coisa fica muito interessante, imagina em escala industrial, cara muito bom mesmo, partir agora para ver a combinação de peças e tal pra poder escolher quais peças comprar, preciso da ajuda de algum entendido no assunto, eu ainda sou um humilde curioso mas muito afim de aprender e muito empolgado!

 

 

abraços, vou pesquisar sobre isso pra ver se desvendo algum dos misterios para sair algum ruido dessas peças.

Editado por boardbrasil

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dependendo do que se quer fazer nao e tao simples assim.tem fornecedores que compram

as partes dos falantes e montam e outros,os que fazem os melhores falantes, fazem todo o processo.

 

vejam so

 

 

 

um paper a respeito

 

 

http://professional.celestion.com/pro/rd/pdfs/AESPAPER.pdf

 

um soft

 

http://www.redrockacoustics.com/spead.html

e mais

 

http://www.audioemporium.com/Home_Theater_...ticle_Feb08.pdf

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dependendo do que se quer fazer nao e tao simples assim.tem fornecedores que compram

as partes dos falantes e montam e outros,os que fazem os melhores falantes, fazem todo o processo.

 

vejam so

 

 

 

um paper a respeito

 

 

http://professional.celestion.com/pro/rd/pdfs/AESPAPER.pdf

 

um soft

 

http://www.redrockacoustics.com/spead.html

e mais

 

http://www.audioemporium.com/Home_Theater_...ticle_Feb08.pdf

 

Concerteza que não é simples mesmo, eu ja tinha visto esses videos to pesquisando sobre sso, mas muito bom o material que vc postou, obrigado....mas pra iniciar tem que ser com peças prontas, vou procurar inicialmente apenas um teste, e aos poucos se surgir resultado ir aperfeiçoando e aí se virar mesmo a coisa parte para os parametros, mas isso é praticamente um sonho, no momento to centrado em fazer um para teste.

 

..

 

algumas informações basicas sobre os materiais

 

Cone de Aluminio Cone desenvolvido em liga especifica de duralumínio, com tratamento químico especial que proporciona uma rigidez diferenciada e muito superior ao cone de plástico ou de papel. Reproduz o som com altíssima qualidade e ou distorção bastante reduzida.

 

Aranha ou centragem Aranha ou centragem, é um componente do sistema de suspensão do alto falante, e sua função é centralizar a bobina no GAP e também controlar o movimento do conjunto móvel do alto falante.

 

Bobina Nome genérico descrevendo o arranjo circular ou quadrado de enrolamento do fio. Normalmente é feita com os seguintes materiais — papel, aluminio ou kapton — de acordo com a necessidade e tipo de som desejado. Fica situada dentro do campo magnético do imã e logo abaixo do cone.

 

Bobina móvel dupla Bobina móvel dupla (twin drive) é um sistema que permite combinações de impedância de acordo com as necessidades. E composto por uma bobina com duplo enrolamento e duas saidas externas com 4 ohms de impedância cada. Permite ligações de 2, 4 e 8 ohms, podendo ser ligado apenas em 4 ohms.

 

Borda Faz parte do sistema de suspensão que controla os movimentos do alto falante. E confeccionada em diversos materiais tais como: espuma, borracha, papel ou tecido, podendo ter ou não diferentes tipos de impregnações.

 

Borda de espuma normal Borda de espuma é a mais comum de ser utilizada, diferenciando da borda seca por reproduzir sons de freqüências mais baixas.

 

Borda de tecido Borda moldada em tecido para desenvolver e melhorar o grave. Utilizada em alto falantes de instrumentos musicais e de shows.

 

Borda dupla onda Borda em espuma de poliester, desenvolvida para melhor uniformidade do movimento do cone dos alto falantes da linha de subwoofers de uso em tampão (free air) ou em caixas (box systems), resultando numa excursão uniforme do cone com menor distorção.

 

Borda seca Borda com estria para reproduzir as freqüências mais secas, sons mais agudos.

 

Borne Terminal utilizado nos Alto-Falantes para ligação dos fios.

 

Calota ou Protetor Serve para proteger a bobina de resíduos. Altera o som do alto falante de acordo com o tipo de material e formato.

 

Calota invertida ou Protetor Sua atuação funciona como reforço da área central do cone e propicia cancelamento de algumas ondas médias que o alto falante tende a gerar quando não tem corte de freqüência.

 

Calota linear Calota reta proporcionando maior rigidez a base do cone.

 

Campo magnético Imã duplo de ferrite de Baríum. Alto SPL, baixa distorção e excelente resposta a transientes. Proporciona grande excursão da bobina e alto fluxo magnético. (Alto campo imantado aumenta a potência).

 

Capacitor Dispositivo que armazena uma carga eletrostática. Permite a passagem de corrente alternada, porém bloqueia a corrente continua. Componente com várias funções na eletrônica. Em som automotivo pode ser usado como filtro, proteção de tweeters ou reserva de energia para alimentar amplificadores

 

Cone Tem a função de movimentar o ar e assim criar o som propriamente dito. A sonoridade varia conforme o formato, tamanho e material. Atualmente as matérias primas mais utilizadas são papel, polipropileno, alumínio, etc.

 

Cone de celulose Composto com a união de vários tipo de fibras, desenvolvido com especificações para sistema de som desejado.

 

Cone de Polipropileno Cone com um composto de polipropileno e grafite aliado a um desenho que proporciona maior rigidez no cone.

 

Cone Pintado com filtro Solar É o cone desenvolvido com polimerizante comtonalidade preta ou composto de grafite, que resulta numa cor acizentada para o cone, resultando num melhor acabamento e apresentação. Servem para aumentar a resistência, reduzindo sensivelmente a sua espessura e mantendo a mesma rigidez.

 

Cordoalha Sua função é conduzir a corrente elétrica dos terminais até a bobina. Evita quebra ou rompimento por ser flexivel. Possui diversos fios de cobre ou alumínio (dentre outros tipos de matéria prima) com fio central em algodão.

 

Gap Entreferro Durante a reprodução, é induzido pela fita um sinal magnético. Em um alto-falante, no entreferro produz-se o campo que vai provocar o movimento da bobina.

 

Guarnição Tem a finalidade de proteger a borda do alto falante. Seu material pode ser de papelão, plástico, borracha, espuma ou cortiça.

 

OHM Unidade de resistência ou impedância — Quando aplicamos uma tensão de 1 volt sobre um componente e este permite uma passagem de 1 ampère, sua resistência é de 1 ohm. A quantidade de corrente que flui através de um circuito elétrico é controlada pela tensão.

 

Terminal Ponto de fixação de conectores ou fios. A matéria prima é latão com banho de estanho ou os mais modernos terminais platinados (“borningfl. Os tipos que serão utilizados no alto falante são definidos em função do projeto.

 

Fonte: Goias Cones http://www.goiascones.com.br/conteudo.php?conteudo=dicas

 

abraços

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ola pessoal presisando de ajuda so falar

querem um conselho a ps ta em td internet mas nao comprem deles nao

nao sao tao leais como pensam, levei 2800 de prejuizo

compreio em dezembro e ate agora nao recebi a mercadoria, e tnho muitos amigo e se derao mau com eles

posso indicar otimos fornecedores, colas e ate algum tipo de suporte pra q consigao montar algums alto falantes

 

wlw

:legal:

hand26

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tudo o que eu aprendi o projetista da impact bass me ensinou e garanto os alto falantes dele ainda vao satisfazer o publico dele

 

:legal:

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tudo o que eu aprendi o projetista da impact bass me ensinou e garanto os alto falantes dele ainda vao satisfazer o publico dele

 

:legal:

 

cara o projetista da impact é o hans? ele firmou comigo para representar aqui no RS, vc ja realizou algum projeto e deu resultado?

 

abraços

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cara o projetista da impact é o hans? ele firmou comigo para representar aqui no RS, vc ja realizou algum projeto e deu resultado?

 

abraços

 

é o hans sim, como sabe/

ja fiz projetos sim, sao bom, ele esta em faze de teste com os novos modelos dele para parametros, mas a galera que ve tocando gosta, tem algum amigo meu que ta trocando marcas famosas pela dele eim, mas vamo ao que interressa qual seu proximo passo??

:legal:

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é o hans sim, como sabe/

ja fiz projetos sim, sao bom, ele esta em faze de teste com os novos modelos dele para parametros, mas a galera que ve tocando gosta, tem algum amigo meu que ta trocando marcas famosas pela dele eim, mas vamo ao que interressa qual seu proximo passo??

:legal:

 

O hans ta cadastrado no forum, estou aguardando as amostras da impact para iniciar as vendas e a divulgação no forum, falta ainda as fotos e parametros que devem estar prontos em março, estou aguardando.

 

Bom o proximo passo é arrumar um parceiro para a empreitada, preciso de alguem que saiba dimensionar cada peça e me auxiliar na escolha do material, ja pesquisei e vi que existe sim uma boa possibilidade de dar certo pelo menos algum ruido interessante, as peças estão em valores relativamente acessiveis então vamo seguir o processo pra ver aonde vou chegar, se voce tiver algumas fotos ou videos saria de extrema utilidade, quem sabe assim chegaremos a um resultado bem positivo, abraços

Editado por boardbrasil

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da uma olhada nesse video ai se vai ter ideia de como e a função nao que tenha que ser fabricado tudo mas clareia a ideia

 

 

depois vamo ver o que voce intende na escolha das peças

 

vou colar a baixo os parametros basicos para estruturar o alto falante e muito importante

 

Parâmetros Thiele Small

Thiele/Small comumente é referido a um conjunto padronizado de parâmetros que definem o comportamento de um alto-falante, muito usados para o projeto de caixas acústicas. Foi desenvolvido por A. N. Thiele da Australian Broadcasting Commission e aprimorado por Richard H. Small da Universidade de Sydney. Estes parâmetros são muito úteis para o projeto de alto-falantes porque eles são mais facilmente obtidos do que os parâmetros mecânicos fundamentais.

Fs

É a frequência de ressonância das partes móveis do altifalante. Em regra tem-se dificuldade em produzir freqüências abaixo dele. Assim, um falante com Fs de 55hz não vai produzir 35hz com desenvoltura. Já um falante com Fs de 35hz vai produzir 32hz se estiver em uma caixa com sintonia adequada. A exceção se dá quando o falante está colocado em corneta, em que é menos afetado pelo valor do Fs e funciona mais como um pistão.

Qts

Descreve a qualidade ou característica total do falante que pode ser elétrica e mecânica. Diz o quão forte os conjuntos dos sistemas de motor e magnético do falante são. Assim, um falante com valor de Qts ao redor de 0,2 vai ter um conjunto magnético grande, sendo capaz de mover o cone com enorme força. É o que em inglês se chama de "tight driver" (firme, com alto controle do movimento do cone). Quando esse Qts sobe para 0,45, o falante terá um conjunto magnético menor e exercerá menor controle no movimento do cone. Assim valores menores de Qts são indicativos de som firme e com pancada, com menor peso e graves menos profundos. Qts maiores darão um grave mais pesado e mais lento respondendo mais a freqüências bem baixas. Já para falantes de Qts de 0,6 ou acima são falantes que necessitam caixas enormes para ter uma resposta adequada, enquanto que em caixas menores não se tem resposta de subgraves. Este tipo é melhor usado em som automotivo em um veículo de 3 volumes, em que o porta-malas funcionaria como Vb.

 

Qms

Leva em consideração as propriedades mecânicas do falante, isto é, a suspensão externa (borda) e a aranha que prende a bobina, responsáveis pela sustentação do cone a fim de que mantenha o movimento linear dentro do gap. Na prática, valores de Qms maiores dão um som mais aberto, mais limpo e com melhor dinâmica, motivo pelo qual terão menos perdas. A borda terá maior flexibilidade e a aranha terá construção dando como resultado maior fluxo do ar e maior sensibilidade, sendo bom indicativo de reserva de energia acumulada.

 

Bl

Força motor do falante. Quanto maior o valor de Bl mais forte será seu conjunto magnético (motor). Falantes com alto valor de Bl, ao redor de 30 ou mais, tem maior condição de controlar seus cones adequadamente. Certamente terão conjuntos magnéticos massivos, pesados. Em geral apresentarão também baixos valores de Qts. Falantes com Bl abaixo de 20 ou menos terão menos condições de controle do cone. Logo terão valores de Qts maiores. Eles se darão melhor em caixas dutadas, band-pass, dando uma resposta lenta e pesada, com resposta fraca a transientes.

 

Vas

Esse parâmetro vai dizer o quão controlado é o movimento do cone, sendo medido em litros. Há várias variáveis que influenciam na determinação do seu valor. Não se pode assegurar que altos valores significam ser um falante melhor. A suspensão (aranha) simples ou dupla, bem como o tamanho do cone (Sd), também a temperatura ambiente, a umidade do ar vão afetar seu valor, o que faz esse parâmetro ser um dos mais difíceis de ser medido com precisão.

 

Mmd

Significa o peso do cone, da bobina e de outras partes móveis do conjunto. Assim, um falante de 18" com um Mmd de 100g vai ser mais eficiente do que um que apresente um cone mais pesado. Um cone leve também será movido mais rapidamente em relação ao mais pesado. Parece ser uma característica dos falantes de alto Qts (seria para compensar?), dando a idéia de ter resposta adequada a transientes, quando de fato, falantes de alto Qts, devido ao seu conjunto motor (magnético) menos eficiente, anulam as vantagens do cone mais leve. Falantes com cone de 200g ou mais vão apresentar cones mais pesados e firmes, e de maneira geral vão ser menos eficientes, ter dupla aranha e valores menores de Qts. Falantes com cones mais pesados podem apresentar um som mais lento, mas se tiverem Qts baixo e Bl alto, ao contrário, terão boa resposta a transientes, isso devido ao conjunto motor forte. O parâmetro Mms é o peso do cone incluindo a massa radiante, não devendo ser confundido com o Mmd. Alguns programas de simulação de caixas de som vão calcular os valores de Mms quando se entra com o Mmd.

 

Sd

Quanto maior o cone, mais ar ele irá movimentar. Como reproduzir sons graves significa mover ar, quanto maior o cone menor será o movimento necessário pra dentro e pra fora (excursão do cone). Quanto mais fundo o cone maior o Sd, o que explica valores diferentes. Alguns autores quotam a distância do diâmetro começando pela suspensão externa incluída até ao limite do cone do outro lado, para o efetivo diâmetro do pistão.

 

Xmax

Valor mais amado por muitos, este parâmetro representa a distância da altura total da bobina diminuída da medida da altura da peça polar superior, dividida por 2. Ou seja, é a distância em que a bobina mantém seu enrolamento dentro do gap acima e abaixo da peça polar (onde se tem o fluxo magnético). Assim, um falante com Xmax de 8mm quer dizer que ele poderá ter um movimento de 8mm para fora e 8mm para dentro estando ainda dentro do fluxo magnético e com movimento linear, assegurado pelo conjunto magnético, suspensão da borda externa e aranha, e pelo damping factor do amplificador. Excedidos esses valores o cone do falante não mais estará regulado por esses controles, sendo colocado por autores que usá-lo constantemente desta forma não é recomendado, uma vez e o reconamento vai ser uma questão de tempo. Cabe ainda advertir que alguns fabricantes adicionam 15% a esses valores por fins marketeiros. Confundir esse valor com o Xmecânico pode causar graves problemas à saúde do falante, pois além de compressão dinâmica, poderá bater no fundo do gap deformando a forma da bobina.

 

Vd

Se a questão é mover grandes quantidades de ar nas baixas freqüências, este é o parâmetro a ser olhado. Isso por que para produzir som é preciso mover ar e quanto mais baixa a freqüência a ser reproduzida, maior será a quantidade de ar a ser movida para dar determinado resultado. Pode-se fazê-lo usando cones menores (menor Sd), com a penalidade de ter maior movimento pra dentro e pra fora em relação aos cones maiores. A área do cone maior dividida pela área do cone menor vai dar a necessidade de deslocamento do menor em relação ao maior para produzir o mesmo resultado. É fácil calcular isto e comparar os valores de Vd vai dar um indicativo do que um falante de graves pode produzir, sendo uma coisa que poucos realmente fazem.

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da uma olhada nesse video ai se vai ter ideia de como e a função nao que tenha que ser fabricado tudo mas clareia a ideia

 

 

depois vamo ver o que voce intende na escolha das peças

 

vou colar a baixo os parametros basicos para estruturar o alto falante e muito importante

 

Parâmetros Thiele Small

Thiele/Small comumente é referido a um conjunto padronizado de parâmetros que definem o comportamento de um alto-falante, muito usados para o projeto de caixas acústicas. Foi desenvolvido por A. N. Thiele da Australian Broadcasting Commission e aprimorado por Richard H. Small da Universidade de Sydney. Estes parâmetros são muito úteis para o projeto de alto-falantes porque eles são mais facilmente obtidos do que os parâmetros mecânicos fundamentais.

Fs

É a frequência de ressonância das partes móveis do altifalante. Em regra tem-se dificuldade em produzir freqüências abaixo dele. Assim, um falante com Fs de 55hz não vai produzir 35hz com desenvoltura. Já um falante com Fs de 35hz vai produzir 32hz se estiver em uma caixa com sintonia adequada. A exceção se dá quando o falante está colocado em corneta, em que é menos afetado pelo valor do Fs e funciona mais como um pistão.

Qts

Descreve a qualidade ou característica total do falante que pode ser elétrica e mecânica. Diz o quão forte os conjuntos dos sistemas de motor e magnético do falante são. Assim, um falante com valor de Qts ao redor de 0,2 vai ter um conjunto magnético grande, sendo capaz de mover o cone com enorme força. É o que em inglês se chama de "tight driver" (firme, com alto controle do movimento do cone). Quando esse Qts sobe para 0,45, o falante terá um conjunto magnético menor e exercerá menor controle no movimento do cone. Assim valores menores de Qts são indicativos de som firme e com pancada, com menor peso e graves menos profundos. Qts maiores darão um grave mais pesado e mais lento respondendo mais a freqüências bem baixas. Já para falantes de Qts de 0,6 ou acima são falantes que necessitam caixas enormes para ter uma resposta adequada, enquanto que em caixas menores não se tem resposta de subgraves. Este tipo é melhor usado em som automotivo em um veículo de 3 volumes, em que o porta-malas funcionaria como Vb.

 

Qms

Leva em consideração as propriedades mecânicas do falante, isto é, a suspensão externa (borda) e a aranha que prende a bobina, responsáveis pela sustentação do cone a fim de que mantenha o movimento linear dentro do gap. Na prática, valores de Qms maiores dão um som mais aberto, mais limpo e com melhor dinâmica, motivo pelo qual terão menos perdas. A borda terá maior flexibilidade e a aranha terá construção dando como resultado maior fluxo do ar e maior sensibilidade, sendo bom indicativo de reserva de energia acumulada.

 

Bl

Força motor do falante. Quanto maior o valor de Bl mais forte será seu conjunto magnético (motor). Falantes com alto valor de Bl, ao redor de 30 ou mais, tem maior condição de controlar seus cones adequadamente. Certamente terão conjuntos magnéticos massivos, pesados. Em geral apresentarão também baixos valores de Qts. Falantes com Bl abaixo de 20 ou menos terão menos condições de controle do cone. Logo terão valores de Qts maiores. Eles se darão melhor em caixas dutadas, band-pass, dando uma resposta lenta e pesada, com resposta fraca a transientes.

 

Vas

Esse parâmetro vai dizer o quão controlado é o movimento do cone, sendo medido em litros. Há várias variáveis que influenciam na determinação do seu valor. Não se pode assegurar que altos valores significam ser um falante melhor. A suspensão (aranha) simples ou dupla, bem como o tamanho do cone (Sd), também a temperatura ambiente, a umidade do ar vão afetar seu valor, o que faz esse parâmetro ser um dos mais difíceis de ser medido com precisão.

 

Mmd

Significa o peso do cone, da bobina e de outras partes móveis do conjunto. Assim, um falante de 18" com um Mmd de 100g vai ser mais eficiente do que um que apresente um cone mais pesado. Um cone leve também será movido mais rapidamente em relação ao mais pesado. Parece ser uma característica dos falantes de alto Qts (seria para compensar?), dando a idéia de ter resposta adequada a transientes, quando de fato, falantes de alto Qts, devido ao seu conjunto motor (magnético) menos eficiente, anulam as vantagens do cone mais leve. Falantes com cone de 200g ou mais vão apresentar cones mais pesados e firmes, e de maneira geral vão ser menos eficientes, ter dupla aranha e valores menores de Qts. Falantes com cones mais pesados podem apresentar um som mais lento, mas se tiverem Qts baixo e Bl alto, ao contrário, terão boa resposta a transientes, isso devido ao conjunto motor forte. O parâmetro Mms é o peso do cone incluindo a massa radiante, não devendo ser confundido com o Mmd. Alguns programas de simulação de caixas de som vão calcular os valores de Mms quando se entra com o Mmd.

 

Sd

Quanto maior o cone, mais ar ele irá movimentar. Como reproduzir sons graves significa mover ar, quanto maior o cone menor será o movimento necessário pra dentro e pra fora (excursão do cone). Quanto mais fundo o cone maior o Sd, o que explica valores diferentes. Alguns autores quotam a distância do diâmetro começando pela suspensão externa incluída até ao limite do cone do outro lado, para o efetivo diâmetro do pistão.

 

Xmax

Valor mais amado por muitos, este parâmetro representa a distância da altura total da bobina diminuída da medida da altura da peça polar superior, dividida por 2. Ou seja, é a distância em que a bobina mantém seu enrolamento dentro do gap acima e abaixo da peça polar (onde se tem o fluxo magnético). Assim, um falante com Xmax de 8mm quer dizer que ele poderá ter um movimento de 8mm para fora e 8mm para dentro estando ainda dentro do fluxo magnético e com movimento linear, assegurado pelo conjunto magnético, suspensão da borda externa e aranha, e pelo damping factor do amplificador. Excedidos esses valores o cone do falante não mais estará regulado por esses controles, sendo colocado por autores que usá-lo constantemente desta forma não é recomendado, uma vez e o reconamento vai ser uma questão de tempo. Cabe ainda advertir que alguns fabricantes adicionam 15% a esses valores por fins marketeiros. Confundir esse valor com o Xmecânico pode causar graves problemas à saúde do falante, pois além de compressão dinâmica, poderá bater no fundo do gap deformando a forma da bobina.

 

Vd

Se a questão é mover grandes quantidades de ar nas baixas freqüências, este é o parâmetro a ser olhado. Isso por que para produzir som é preciso mover ar e quanto mais baixa a freqüência a ser reproduzida, maior será a quantidade de ar a ser movida para dar determinado resultado. Pode-se fazê-lo usando cones menores (menor Sd), com a penalidade de ter maior movimento pra dentro e pra fora em relação aos cones maiores. A área do cone maior dividida pela área do cone menor vai dar a necessidade de deslocamento do menor em relação ao maior para produzir o mesmo resultado. É fácil calcular isto e comparar os valores de Vd vai dar um indicativo do que um falante de graves pode produzir, sendo uma coisa que poucos realmente fazem.

 

Parabens cara, so pelo fato de se dedicar a passar essas informações ja merece um muito obrigado, com isso ja da pra se ter uma ideia basica da parte mais teorica, enfim, o que me falta é o dimensionamento de cada peça para alcançar algum resultado positivo, eesa parte no momento é o que passarei a pesquisar, creio que isso vai ser bem dificil de fazer sem ter as peças nas mãos, mas vamos lá!

 

abraços

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pesquisando encontrei uma figura que explica o calculo do X-max, o C é aonde encontramos o X-max

 

A medida do Xmax depende de muitos fatores, mas pode por fatores nisso!

O Xmax interfere em muitas coisas, como por exemplo, a bitola do fio da bobina, o peso do conjunto móvel, a potência suportada, e por ai vai..... cada caso é um caso, isto é, para cada falante em especifico (Woofer, Sub, Mid) deve ser analisado qual o Xmax ideal para a aplicação.

 

bobinalongayr7ko1.jpg

 

 

Fonte: Autoforum- Rafaelsound ( protech )

 

 

----

 

*To usando o topico para expor alguns dados sobre falantes, se tiver pertubando de mais vocês me digam, que aí falarei somente como anda o processo " O Segredo "

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para se obter o valor de x-max voce presisa subtrair a altura do enrolamento da bobina da altura do gap, fazendo a medida apartir arroela de cima, e dividindo por 2

por exemplo tenho aki um conjunto magnetico com 24mm de gap, e a bobina tem 14 de altura, formula é:

 

X-max= 24-14= dividido por 2

x-max=10/2

x-max=5mm

 

intao vc vai ter 5mm de excurção da bobina para dentro e para fora num movimento linear dentro do gap

:legal:

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AF 6" 100W 60RMS

 

- CONJ MAG 102/14 P/ BOB 32.40 26,00

- CARCACA CHAPA 6" FUNDO BOB 32.40 3,75

- BOB ALUM ESP 6 ohs 32.40/40 1,80

- CONE COMUM 6" MD EXPON 0,45

- CORDOALHA COBRE NR 16 MT 0,50

- GUARNICAO BORRACHA 6" 4MM 4PDÇ 0,40

- PROTETOR TECIDO 65MM 0,35

- TERMINAL DUPLO MEDIO PEÇA 0,30

- CENTRAGEM 100MM RETA 0,40

 

amigo esse e um esquminha q arrumei agora pra vc dar uma treinada, vc pode montar e ver as caracteristicas, e barato, aconselho que durante a montagem voce ja va tirando os parametros nessessario como peso do conjunto movel, etc...

e tbm tambem fazendo isso ja pode ir se familiarizando...

oK :legal:

hand26

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AF 6" 100W 60RMS

 

- CONJ MAG 102/14 P/ BOB 32.40 26,00

- CARCACA CHAPA 6" FUNDO BOB 32.40 3,75

- BOB ALUM ESP 6 ohs 32.40/40 1,80

- CONE COMUM 6" MD EXPON 0,45

- CORDOALHA COBRE NR 16 MT 0,50

- GUARNICAO BORRACHA 6" 4MM 4PDÇ 0,40

- PROTETOR TECIDO 65MM 0,35

- TERMINAL DUPLO MEDIO PEÇA 0,30

- CENTRAGEM 100MM RETA 0,40

 

amigo esse e um esquminha q arrumei agora pra vc dar uma treinada, vc pode montar e ver as caracteristicas, e barato, aconselho que durante a montagem voce ja va tirando os parametros nessessario como peso do conjunto movel, etc...

e tbm tambem fazendo isso ja pode ir se familiarizando...

oK :legal:

hand26

 

Opa, esse vai ficar no arquivo pra colocar em pratica, minha idéia é sub/woofer de 12" até 18" no max., tava pensando aqui em montar um sub de 12" 250~300 rms, saberia me dizer aonde encontro informações para chegar a um projeto como voce descreveu acima? o material que eu encontrei ainda é bem limitado, o melhor que vi até agora foi suas informações, que ja da até para se arriscar na pratica []-[]

 

abraços, obrigado

Editado por boardbrasil

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Opa, esse vai ficar no arquivo pra colocar em pratica, minha idéia é sub/woofer de 12" até 18" no max., tava pensando aqui em montar um sub de 12" 250~300 rms, saberia me dizer aonde encontro informações para chegar a um projeto como voce descreveu acima? o material que eu encontrei ainda é bem limitado, o melhor que vi até agora foi suas informações, que ja da até para se arriscar na pratica []-[]

 

abraços, obrigado

 

 

sem problemas, pedi pro hans da IB ele me passou esse aqui, é da linha all steel da impact bass:

 

bobina 77x00

ferrite 169/19

cone polipropileno borda borracha medio 12" cinza

carcaça 12" chapa

centragem 12" 150A

protetor 85mm polipropileno

terminal duplo simples +-

cordoalha nº20

guarniçao 12"

 

 

amigo creio que o unico problema seria o diametro da centragem e altura da centragem e do cone que implicaria ate a pratica, eu diria que quando efetuar o orçamento com um fornecedor, que disesse para que eles avaliassem a centragem padrao para o kit que esta pedindo,

 

as colas sao

 

araudite

epoxi a&b

adesivo de contato incolor

adesivo de contato preta

 

:legal:

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sem problemas, pedi pro hans da IB ele me passou esse aqui, é da linha all steel da impact bass:

 

bobina 77x00

ferrite 169/19

cone polipropileno borda borracha medio 12" cinza

carcaça 12" chapa

centragem 12" 150A

protetor 85mm polipropileno

terminal duplo simples +-

cordoalha nº20

guarniçao 12"

 

 

amigo creio que o unico problema seria o diametro da centragem e altura da centragem e do cone que implicaria ate a pratica, eu diria que quando efetuar o orçamento com um fornecedor, que disesse para que eles avaliassem a centragem padrao para o kit que esta pedindo,

 

as colas sao

 

araudite

epoxi a&b

adesivo de contato incolor

adesivo de contato preta

 

:legal:

 

 

ai pede a bobina em 4 ohm

e esse falante da 250rms por 500 pmpo

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ai pede a bobina em 4 ohm

e esse falante da 250rms por 500 pmpo

 

 

valeu, vou fazer um orçamento agora pra ver o que podemos fazer, abraços

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valeu, vou fazer um orçamento agora pra ver o que podemos fazer, abraços

 

 

para a colagem nao presisa ser araudite, que provavelmente o fornecedor nao vai ter, mas com a cola epoxi a&b fika muito bom

ela e lenta para secar mas aguenta muito bem, a cola araudite e facil encontrar em lojas de materiais de construçoes.

 

abraços

qualquer duvida estou a disposição :legal:

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bom..muita ..muita coisa pra ler....a parte mais cara costuma se a imantadora, isso pra quem conseguir as peças prontas.quanto a materiais exoticos, tipo cone de aluminio,nao e indicado por nao ser tao eficiente como se diz...alem de mais pesado que o papel,tem pouca resistencia ao esforço e tb sofre de pouca absorçao das ondas estacionarias .costuma ter efeito SINO. so funfa bem em caixas de guitarra.

 

imantadora

 

http://www.quebarato.com.br/classificados/...e__3428445.html

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bom..muita ..muita coisa pra ler....a parte mais cara costuma se a imantadora, isso pra quem conseguir as peças prontas.quanto a materiais exoticos, tipo cone de aluminio,nao e indicado por nao ser tao eficiente como se diz...alem de mais pesado que o papel,tem pouca resistencia ao esforço e tb sofre de pouca absorçao das ondas estacionarias .costuma ter efeito SINO. so funfa bem em caixas de guitarra.

 

imantadora

 

http://www.quebarato.com.br/classificados/...e__3428445.html

 

opa mais uma coisa para pesquisar, não sabia que precisaria de imantar comprando peças prontas, quanto ao aluminio então quase entro numa furada ja tava de olho.

 

abraços

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opa mais uma coisa para pesquisar, não sabia que precisaria de imantar comprando peças prontas, quanto ao aluminio então quase entro numa furada ja tava de olho.

 

abraços

 

concerteza o cone de papel e muito melhor que de aluminio, olha amigo,

vou dar uma dica não presisa de imantador para montar os conjuntos pois a maioria dos fornecedoresja te fornecem imantados,

por exemplo:

goias cone,

vox sound

motor vox

casa do altofalante

loja do altofalante

e por ai vai

 

e para imas tem a koima que e o melhor, tem otimo preço e o conjunto dele com base fundida e imantado

pode ficar friu nao presisa gastar 4.000 com essa maquina hehehehe

a maioria das montadoras ja estao comprando imas prontos e imantados

 

abraços :legal:

 

masi duvidas so mandar

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concerteza o cone de papel e muito melhor que de aluminio, olha amigo,

vou dar uma dica não presisa de imantador para montar os conjuntos pois a maioria dos fornecedoresja te fornecem imantados,

por exemplo:

goias cone,

vox sound

motor vox

casa do altofalante

loja do altofalante

e por ai vai

 

e para imas tem a koima que e o melhor, tem otimo preço e o conjunto dele com base fundida e imantado

pode ficar friu nao presisa gastar 4.000 com essa maquina hehehehe

a maioria das montadoras ja estao comprando imas prontos e imantados

 

abraços :legal:

 

masi duvidas so mandar

 

hm bom saber disso, fiz um orçamento na goias estou aguardando uma resposta, maquinazinha bom pra produzir em escala, mas e como estou tentando fazer um humilde teste rsrs

 

abraços

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