Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

distroy

Trocando o set de graves

Recommended Posts

Como todo fã de som automotivo, estou aqui denovo na ativa no intúito de aprimorar meu sistema atual.

Além de ser meu primeiro, foi 100% projetado e montado com base em teorias pois em minha cidade rodam por aí os típicos 2x street bass 15" + 21154215421542145 fenólicas e STs.

Juntei tudo que aprendi aqui no forum autosom e acabei chegando no set descrito em minha assinatura pois na época queria um som misto(70% interno 30% externo).

Com a prática.. uso e abuso do set e várias regulagens finalmente cheguei a conclusão de que ele nao atende minhas exigencias.

Meu estilo musical seria death, heavy, melodic metal.. ou seja, musicas rápidas. O trio 2x 306C e SD1000 nem de longe da conta das batidas, basta elevar um pouco o volume que a musica se transforma em barulho. O grave embola todo o sub nao da conta e só oque se escuta é aquele BLOMMMMM!

Diante disso decidi partir para outro sistema mas agora tenho a vantagem de poder usar todo o espaço da mala e esquecer o som pra fora pois este uso mto pouco.

Finalmenta la vai a pergunta:

Gostaria de saber do pessoal aqui do forum oque eu poderia usar na parte de graves pra que eu tenha AGILIDADE, e na medida do possível, subgrave e spl.(eu nao vivo sem aquele BUMMM BUMMM de um hip hop eventual que sai pra fora enquanto o carro passa)

Estive pensando em 4 subs d 8" mas não sei se conseguiria subgrave com eles(sugestoes de modelos que "descem" são bem vindas :legal: )

Obs: Não gostaria de trocar o SD1000 mas se realmente for necessário posso fazer esse sacrifício.

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como todo fã de som automotivo, estou aqui denovo na ativa no intúito de aprimorar meu sistema atual.

Além de ser meu primeiro, foi 100% projetado e montado com base em teorias pois em minha cidade rodam por aí os típicos 2x street bass 15" + 21154215421542145 fenólicas e STs.

Juntei tudo que aprendi aqui no forum autosom e acabei chegando no set descrito em minha assinatura pois na época queria um som misto(70% interno 30% externo).

Com a prática.. uso e abuso do set e várias regulagens finalmente cheguei a conclusão de que ele nao atende minhas exigencias.

Meu estilo musical seria death, heavy, melodic metal.. ou seja, musicas rápidas. O trio 2x 306C e SD1000 nem de longe da conta das batidas, basta elevar um pouco o volume que a musica se transforma em barulho. O grave embola todo o sub nao da conta e só oque se escuta é aquele BLOMMMMM!

Diante disso decidi partir para outro sistema mas agora tenho a vantagem de poder usar todo o espaço da mala e esquecer o som pra fora pois este uso mto pouco.

Gostaria de saber do pessoal aqui do forum oque eu poderia usar na parte de graves pra que eu tenha AGILIDADE, e na medida do possível, subgrave e spl.(eu nao vivo sem aquele BUMMM BUMMM de um hip hop eventual que sai pra fora enquanto o carro passa)

Estive pensando em 4 subs d 8" mas não sei se conseguiria subgrave com eles(sugestoes de modelos que "descem" são bem vindas :legal: )

Obs: Não gostaria de trocar o SD1000 mas se realmente for necessário posso fazer esse sacrifício.

que tipo de caixa vc tá usando?

pro tipo de som que vc quer seria mais indicado caixas seladas com subwoofers mais rapidos.Ou poderia partir para woofers de 15" que te dariam uma pancada mais rapida e não faria feia nos subgraves.Até 2 WPU dariam conta

Compartilhar este post

Link para o post

cara, o usuarios nitrous 123 eu acho..ta vendendo nos classificados uma caixa com 6 protech ligth 10".

Sao subs relavitamente leves e mais rapidos que os seus de 12".. e com 6.. subgrave nao deve faltar.

Só tem que ver como ta sintonizada a caixa pra ver se ela toca heavy metal e tal..

Compartilhar este post

Link para o post

Ja pensou em colocar um Megacapcitor ai? Axo que ajudaria nas batidas rapidas... O meu 307 com caixa de 46 Litros nao faz feio tocando esse estilo de musica nao, e quando boto hip hop as vezes dispara ate uns alarmes...

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ouvi wpu tocando na minha frente nao sei como é o timbre dele mas pelo que leio por aqui os wpu são woofers pra trio elétrico e dizem ter batida mais "seca" e estou querendo subs rápidos que tenham som "macio".. aquele BUMMM com "B" mesmo, gostoso de se ouvir entendem?

Se bem que se eles me proporcionassem esse tipo de som seria nada mau pois não teria que aposentar o stério do trio(2 pw3 8" + 2 d210ti cortados com cross passivo artesanal) que na minha humilde opinião esta tocando lindo demais!

Quanto aos 6 protech seria demais.. teria que trocar de amplicicador e consequentemente por mais alimentação pro sistema aí a firma quebra hehe.

E o mega capacitor não sei não pois alem da insatsfação com a velocidade dos 306C 12" tem outro probleminha que esqueci de citar.

Estou com deficiencia nos graves/medio graves.. o kit 2 vias CS60D estão nas portas e simplesmente somem com o sub ligado e quando elevo o corte LP do sub ele fica com um grave irritante aí memso que vira zona. Sub de 12" tocando vóz ninguém merece. :banghead

Pensei nos de 8 pois acredito que com eles poderia deixar o LP mais alto cobrindo um pouco a faixa de graves/medio graves sem muito exagero. Dei uma olhada e achei os MTX 5508 bem atraentes.. será que 4 deles num SD1000 ficaria bom? Alguem ja ouviu tocando ou sabe algo sobre eles?

Valeu.

Ah.. o SD é de 2ohms.. teria de ser 4 de 4+4 ou 4 simples d 2 certo?

Compartilhar este post

Link para o post

um sub citado aqui, como rapido é o Nar de 180W de 10", ele ocupa ai em torno de 40 45L em caixa dutada!

mas pro estilo que vc quer, prefira caixa selada!

com certeza 4 subs de 10" em caixa selada, nao fara vc perder tanto spl, alem do que ñ ocuparia tanto espaço!

funcionaria no seu SD tranquilamente,

e acredito que a resposta deles em caixa selada seja muito boa!

mas isso no achometro, pois ainda ñ vi esse sub tocando, so escuto mt bem dele!

mas ai esqueça o Trio!

Compartilhar este post

Link para o post
Nunca ouvi wpu tocando na minha frente nao sei como é o timbre dele mas pelo que leio por aqui os wpu são woofers pra trio elétrico e dizem ter batida mais "seca" e estou querendo subs rápidos que tenham som "macio".. aquele BUMMM com "B" mesmo, gostoso de se ouvir entendem?

Se bem que se eles me proporcionassem esse tipo de som seria nada mau pois não teria que aposentar o stério do trio(2 pw3 8" + 2 d210ti cortados com cross passivo artesanal) que na minha humilde opinião esta tocando lindo demais!

Quanto aos 6 protech seria demais.. teria que trocar de amplicicador e consequentemente por mais alimentação pro sistema aí a firma quebra hehe.

E o mega capacitor não sei não pois alem da insatsfação com a velocidade dos 306C 12" tem outro probleminha que esqueci de citar.

Estou com deficiencia nos graves/medio graves.. o kit 2 vias CS60D estão nas portas e simplesmente somem com o sub ligado e quando elevo o corte LP do sub ele fica com um grave irritante aí memso que vira zona. Sub de 12" tocando vóz ninguém merece. :banghead

Pensei nos de 8 pois acredito que com eles poderia deixar o LP mais alto cobrindo um pouco a faixa de graves/medio graves sem muito exagero. Dei uma olhada e achei os MTX 5508 bem atraentes.. será que 4 deles num SD1000 ficaria bom? Alguem ja ouviu tocando ou sabe algo sobre eles?

Valeu.

Ah.. o SD é de 2ohms.. teria de ser 4 de 4+4 ou 4 simples d 2 certo?

deve ter algo errado.. o ernany aqi do forum tinha cs d no carro dele com 2 306 + 1200D e depois 2 excursion 15" + sd1800 e eu nao lembro de sumir os medios e agudos assim nao!

Compartilhar este post

Link para o post

ja viu os keybass panther 8"? dizem que pra rock ele muito bom, e desce bem

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb apostaria nos NAR 180W 10", por sempre ler que é um sub rápido e tb por apresentar um boa "fidelidade" ao som (principalmente em estilos que exigam mais definição sonora).

Fico imaginando 4 NAR desses em seladinha, deve tocar horrores!! Deve ficar show!!

Quanto ao kit, foi como o amigo citou....acho que algo está errado, pos o kit é muito bom e não perde frequencia fácil assim não!! =S

Se eu fosse você daria uma revisada nessa parte da configuração!!

No mais é isso ae!! =D

Flw, abraço, ate+

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal.. não é que os medios e agudos estao sumindo e sim a parte de medio grave.. exemplo de uma vós masculina um pouco mais grave ou uma guitarra pesadona entendem?

Escuto tranquilamente os kits mas sinto falta de um medio grave coisa q o sub não toca bem pois elevando o LP ele começa a tocar vós e fica horrivel.

Vou tentar explicar oque está acontecendo:

Vou dar exemplo dos melodic metal que são mais light.. as músicas que não tem um contra baixo tão destacado nem uma distorçao na guitarra tao pesada, ou seja, que fiquem mais nos kits e não no sub, o sistema consegue tocar mto bem pois o sub não trabalha tantos instrumentos ao mesmo tempo e fica mais livre pra tocar os pedais que são acelerados.

Mas se cai num death metal que a coisa fica mais fo#@ com guitarras pesadas e contra baixo um pouco mais destacado.. tais instrumentos caem EM PARTE pro sub que não consegue definir os pedais direito. ficam sem impacto, embolados com o som da guitarra e o baixo.

É complicado explicar por palavras mas façam um esforço por favor. :rolleyes:

Preciso de um sistema com subs rápidos que eu possa deixar o corte deles um pouco mais alto sem virar bagunça. :banghead

Quanto aos nar.. o preço de 4 deles fica um pouco salgado e vi tbm que a impedancia deles é de simples d 4 ou 3x6.. talvez pudesse colocar 3 deles pois não quero passar muito dos R$1000. Agradeço se me ajudarem nas ligações lembrando que meu sd é de 2ohms. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pronto 3 Nar de 10" em caixa selada, ñ ocuipariam tanto espaço, tocariam com resposta exelente, e bateria impedancia correta!

nos Classificados do Forum tinha um com bobina de 6ohms a venda!

agora qnto aos kis ñ estarem respondendo bem esse medio grave!, ñ entendo o pq? sao os CS60D??

ñ deveriam estarem falhos assim, onde estao instalados?

se for nas portas, um tratamento com manta ajudaria a ganhar um pouco na faixa!,

e se for em pezinhos, acho que a litragem esta pequena!

digo isso pq é um bom Kit, ñ deveria estar deixando a desejar!

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é que ta!

Exatamente.. a deficiencia nos medio graves está aí.. estão praticamente em free air pois tocam nas portas sem tratamento.

Não vou por pezinhos pq alem do espaço alguem pode meter o pézao neles. Tratamento tbm não faço pois não quero mecher no carro mesmo.

A saida está em buscar ajuda de "terceiros"... por isso a idéia dos 4 de 8". Tomei como base o home theater que tenho em casa com um sub minuscúlo que sobe legal e não embola. As caixas acústicas tocam apenas médios e agudos, o sub cobre toda a faixa abaixo disso sem embolar e tem um som mto macio.

Como os de 8 são pequenos imagino que tenha boa velocidade e o acoplamento de 4 deles seria em busca de SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

pode ser uma opçao sub´s de 8"

mas cara se vc ja tem o Kit faz ele render!

colocar manta nas portas, ñ fara ninguem deixar de comprar o carro!, alias se o meu tivese vindo com manta ate no teto, acharia Otimo!

1° que ninguem vai ver, depois mesmo que veja, ñ a mal algum, ate mesmo pode diminuir alguns ruidos!

qual carro vc tem??

creio que vc ja viu algum DIY e sabe como é facil a aplicaçao de manta, de maneira alguma vai tirar a originalidade do carro, ñ perdera valor!

so se tiver uma ferrari e olhe la, hsuashas

Compartilhar este post

Link para o post

Se trata de um gol G3.

Eu não sei se conseguiria fazer um bom trabalho com a manta e por aqui não tem ninguem que faça esse tipo de serviço.

Tenho medo de que mesmo depois do tratamento não consiga um resultado satsfatório.

No fim das contas estou em dúvida entre 4 de 8" ou 3 de 10" em caixa selada sendo que os de 10" nao fexaria a impedancia.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo os Nar tem modelo com bobina simples ou dupla de 6ohms!

assim com 3 deles vc fecharia a impedancia em 2 ou 4ohms!

e procura la no sub forum DIY como aplicar a manta é facil!

o mais dificil é retirar a porta somente, qualquer coisa o forum da a maior força tambem!

se vc encontar 3 Nar de bobina dupla de 4ohms tmb, ao fechar impedancia entre 3 deles, ficaria em torno de 2,66ohms!

e um SD1000, ou um T1200 tocam com sobra 3 falantes desses nessa impedancia, ñ se preocupe!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.. depois de muita pesquisa acabei decidindo apostar nos N.A.R modelo 10sw2 de 180w.

Agora vem outra dúvida.. a impedancia disponivel para este modelo seria simples de 4ohms.

Para o pessoal que entende de ligações, gostaria de saber se existe um modo de chegar proximo dos 2ohms do meu sd 1000 em uma instalação de 4 subs de 4ohms.. se não for possivel, qual seria o mais proximo com 3 subs?

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Bom.. depois de muita pesquisa acabei decidindo apostar nos N.A.R modelo 10sw2 de 180w.

Agora vem outra dúvida.. a impedancia disponivel para este modelo seria simples de 4ohms.

Para o pessoal que entende de ligações, gostaria de saber se existe um modo de chegar proximo dos 2ohms do meu sd 1000 em uma instalação de 4 subs de 4ohms.. se não for possivel, qual seria o mais proximo com 3 subs?

Grato!

amigo nao tem segredo para chegar a essas impedancias,

ou vc usa 4 subs de bobina dupla de 4ohms assim vc chega a 2ohms!

ou entao usa 3 subs de bobina dupla de 3 ohms e chega nas ligaçoes a 2ohms!

os subs de bobina dupla de 3ohms, acredito ser mais dificil de revenda, entao uma opçao é vc comprar os 4 de bebina dupla de 4ohm,

ou ate mesmo comprar 3 de bonina dupla de 4ohms, eles vai fechar a 2.66ohms, o o SD manda tericamente 800W em 4ohm, entao a 2.66ohms ele manda mais que isso, o que ocasiona em uma otima potencia para 3 falantes!

tudo vai depender do seu espaço ai!

Compartilhar este post

Link para o post

Grato!

Amigão, vou te dar minha opinião, ok?

Se eu fosse voce e quisesse respostas rápidas, mas com um pouco de SPL, colocaria dois subs de 10" (os da NAR não irão te dar SPL algum) e dois woofers no tampão do seu porta-malas. Penso que voce ficaria MUITO feliz com esta configuração. Se seu Cd-Player tiver 3 saidas RCA (como a maioria) voce poderia pegar o seu SD1000 e ligar os 2 subs (de 4ohms) à uma bridge de 500w rms a 2ohms e ligar os woofers (4ohms) + o kit 2 vias (4ohms) em um canal de 250w rms a 1ohms!

Como eu nunca escutei um subwoofer mais forte que 150w rms ou um woofer em primeira mão, não sei te indicar qual marca e modelo voce deveria usar. Como seu som será misto, muitas pessoas falam que os Upgrade da bomber tem um bom desempenho.

Ja em relação à impendância, 4 subs de 4ohms bobina simples resultariam em 1ohms ou 4ohms. Três sub de 4ohms bobina simples resultariam numa impendancia de 1,34ohms.

Dê uma olhada neste site: http://www.rockfordfosgate.com/rftech/woof...mp;woofer_imp=4

E olha o link de uns woofers de baixa potencia que achei: http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2971

Espero ter ajudado!

Abracos!

Compartilhar este post

Link para o post
amigo nao tem segredo para chegar a essas impedancias,

ou vc usa 4 subs de bobina dupla de 4ohms assim vc chega a 2ohms!

ou entao usa 3 subs de bobina dupla de 3 ohms e chega nas ligaçoes a 2ohms!

os subs de bobina dupla de 3ohms, acredito ser mais dificil de revenda, entao uma opçao é vc comprar os 4 de bebina dupla de 4ohm,

ou ate mesmo comprar 3 de bonina dupla de 4ohms, eles vai fechar a 2.66ohms, o o SD manda tericamente 800W em 4ohm, entao a 2.66ohms ele manda mais que isso, o que ocasiona em uma otima potencia para 3 falantes!

tudo vai depender do seu espaço ai!

Pois então.. se você procurar por NAR vai ver que o único modelo disponível são os de bobina simples de 4ohms. Aí é que está o problema..

E de acordo com o site leosound, os resultados que se pode chegar com ligações entre 3 subs de bobina dupla de 6 são 4 ou 1ohm.

A decisao por NAR me veio depois de ler sobre a qualidade deles aqui no forum e alguns videos no youtube mostrando a força deles mas se não houver jeito de chegar ao menos próximo da impedancia do SD1000 2ohms terei que escolher outros subs. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, coloca 4 9510 ae :P

Bah cara, é dificil de encontar um som perfeito né, o cara fica viajando pelo site aqui e em vez de decidir o cara fica mais indeciso ainda.

Hoje ainda ja até pensei em colocar mais 2 extremes no meu set [^] uhauhauhhuhauhhuaua

Mas foi só um pensamento uhahuhauhuuha

Acho que decidi mesmo nao mecher no meu som por enquanto, vo ficar assim mesmo.

E boa sorte aí com o teu, vou dar mais uma olhada por aqui, quem sabe achamos algo que relmente supra nossas necessidades de SPL + agilidade

aauhuhauha

falow

Compartilhar este post

Link para o post
Amigão, vou te dar minha opinião, ok?

Se eu fosse voce e quisesse respostas rápidas, mas com um pouco de SPL, colocaria dois subs de 10" (os da NAR não irão te dar SPL algum) e dois woofers no tampão do seu porta-malas. Penso que voce ficaria MUITO feliz com esta configuração. Se seu Cd-Player tiver 3 saidas RCA (como a maioria) voce poderia pegar o seu SD1000 e ligar os 2 subs (de 4ohms) à uma bridge de 500w rms a 2ohms e ligar os woofers (4ohms) + o kit 2 vias (4ohms) em um canal de 250w rms a 1ohms!

Como eu nunca escutei um subwoofer mais forte que 150w rms ou um woofer em primeira mão, não sei te indicar qual marca e modelo voce deveria usar. Como seu som será misto, muitas pessoas falam que os Upgrade da bomber tem um bom desempenho.

Ja em relação à impendância, 4 subs de 4ohms bobina simples resultariam em 1ohms ou 4ohms. Três sub de 4ohms bobina simples resultariam numa impendancia de 1,34ohms.

Dê uma olhada neste site: http://www.rockfordfosgate.com/rftech/woof...mp;woofer_imp=4

E olha o link de uns woofers de baixa potencia que achei: http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2971

Espero ter ajudado!

Abracos!

Aff...acabei de ver que o seu SD1000 é o mono... Entao esquece tudo que falei a respeito da ligação woofer + subwoofer!

Foi mal ai...falta de atencao minha

Compartilhar este post

Link para o post

Sem problemas amigo..

Estou quebrando a cabeça aqui com isso mas creio que com uma boa pesquisa e com a ajuda do pessoal vou chegar no set adequado.

Ainda aguardando ajuda para ligação de:

3 subs 4ohms;

4 subs 4ohms;

3 subs 2x6ohms.

Até agora não entendi como é feito esse tipo de ligação com número impar de falantes.

Se ajuda, o resto do set será composto por:

Um amplificador blaupunkt GTA 480 alimentando um kit CS60D Na frente e um par de coaxiais 6"(não definido) traseiros.

Compartilhar este post

Link para o post

com numeros impar e bobina simples, vc so pode somar as resistencias, ou dividir ela, pelo tanto de falantes!

ex: 3x4=12ohms, ou 4/3=1.33ohms

com bobina 4subs BS4 pode fazer o seguinte, (2x4)-(2x4)= "dois falantes" de 8ohms cada, assim vc liga eles em paralelo e cai pra 4ohms de impedancia,

ou entao liga todas as bobinas todas em paralelo resultando em 1ohm

agora com 3 BD6, vc liga em serie as bobinas de cada falante e assim resulta em cada falante com bobina de 12ohms, depois liga todos em paraleros e cai para 4ohms!

agora se ligar todas as bobinas juntas em paralelo da 1ohm.

Compartilhar este post

Link para o post
Sem problemas amigo..

Estou quebrando a cabeça aqui com isso mas creio que com uma boa pesquisa e com a ajuda do pessoal vou chegar no set adequado.

Ainda aguardando ajuda para ligação de:

3 subs 4ohms;

4 subs 4ohms;

3 subs 2x6ohms.

Até agora não entendi como é feito esse tipo de ligação com número impar de falantes.

Se ajuda, o resto do set será composto por:

Um amplificador blaupunkt GTA 480 alimentando um kit CS60D Na frente e um par de coaxiais 6"(não definido) traseiros.

Cara, passa la no site que te passei... O da rockford.

Olha soh, pro seu caso, eu acho que a melhor opção seria colocar 2 woofers de 4ohms ou 4 woofers de 8ohms pra ter respostas rápidas e um pouco de spl. Mas os woofers tem a batida mais seca...esse que é o problema!

Olha soh esse woofer aki: http://www.leosound.com.br/loja/product_in...i23ic6u7bdtgha7

Acho que ficaria uma boa, hein....dois desse ou ate mesmo 4 de 8ohms...Ia fazer uma sonzera boa...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...