Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

maltmann

SD1800 + Extreme 15" invertido (com fotos) - concluido

Recommended Posts

Salve galera, beleza... bom, depois de algumas mudanças no projeto, meu som vai ficar da seguinte forma:

- MP3 6980

- CS60D

- Kit Hurricane

- Banda Vx 4.8 (somente voz)

- SD1800 (é de 2ohms, mas vai tocar em 4, para fechar com o sub)

- Extreme 15"

- cabos 35mm2 (do cofre até o distribuidor, que fica atrás do banco no porta malas)

- cabos 21mm2 (do distribuidor até os módulos, que dá no máximo uns 40cm)

- 2 baterias somando 195 Ah

- 1 alternador de 120 Ah

- Caixa dutada de 65l e dutos de 4" x 30 cm

Sei que se eu exagerar na potência, o sub vai pro estaço, mas vou tentar me controlar, pelo menos até comprar um outro sub ou mesmo até um outro extreme.

A mudança vai ser na caixa, que com o sub para dentro, ficava com 58 litros, mas quero montar o sub invertido, ganhando alguns litros e no final a caixa vai ficar com 65L. A minha idéia é conseguir mais sub-grave, nem tanto SPL. Pelos meus cálculos, hj a caixa está sintonizada em 46,6Hz com pico de 65Hz, com o magneto do sub para dentro da caixa. Com o aumento da litragem, vou aumentar o duto de 4" x 30 para 4" x 58cm, conseguindo baixar a frequência para 35Hz.

Para os entendidos de plantão, rola essa idéia ou seria melhor montar uma nova caixa maior e dutos menores ou até mesmo selar a caixa atual.

Críticas e sugestões serão bem vindas!!!

:legal:

Galera, abaixo fotos do meu novo set... agora só falta montar o sub, que espero fazer nesta semana ainda.

Críticas ou sugestões quanto a instalação são bem vindas... :legal:

http://picasaweb.google.com/lh/photo/d2FVJ...feat=directlink

Ps: Adicionadas fotos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Selar a caixa pra ter sub-grave??? nada disso man...

Já ouvi muito sub invertido e não consegui notar muita diferença...

Quantos RMS o amp ta mandando pro sub? uma das causas de falta de sub-grave é má alimentação do sub.

Compra um pvc de 60cm e inverte seu sub, vai precisar de muita paciência pra ajustar o duto sem mudar de box, pega um cd do Soulja Boy e aumenta o volume! Quando eu estava nos EUA o pessoal que queria "regular o grave" colocava esse cd. Essa vai ser a maneira mais fácil e barata de saber como seu sub vai se comportar.

Abração...

Compartilhar este post

Link para o post

Só vou inverter o sub para aumentar a litragem, e um pouco de estética tb.

Tô ligado nesse lance de comprar PVC para aumentar os dutos... vou usar joelhos de 45º, para conseguir chegar no comprimento, para que não seja preciso ficar o cano para fora da caixa. Com os dutos de hoje, já tem sopro, e se não resolver, o negócio vai ser aumentar o volume da caixa mesmo...

Para esse sub vou mandar 1400 rms... quero só ver... a dúvida mesmo é se o meu raciocínio está correto em relação aos dutos e sintonia da caixa, para conseguir chegar no meu objetivo, que é sub-grave.

Neste momento não posso trocar o sub, sei que não consigo muita coisa em sub-grave, mas vou usar enquanto der, e depois dou um up no sub...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo o seu raciocionio ta certo.. mas existem outras coisas a serem vistas antes de fazer as mudanças..

Como o delay e a excursao no falante nessa nova sintonia da caixa por exemplo..

Ainda mais trabalhando com toda essa potencia em cima do extreme...

Tem grande risco do seu extreme ir pro saco

Compartilhar este post

Link para o post

se mandar 1400rms ele ñ vai aguentar, pode ser isto o sopro do duto, muita potencia e a alta excursão causa o sopro...

ou seja, o problema ñ esta na caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelas minhas simulações no WINISD, não iria ocorrer a excursão excesssiva do sub, nem perto do limite. O delay ficaria em torno de 15ms...

Amigo o seu raciocionio ta certo.. mas existem outras coisas a serem vistas antes de fazer as mudanças..

Como o delay e a excursao no falante nessa nova sintonia da caixa por exemplo..

Ainda mais trabalhando com toda essa potencia em cima do extreme...

Tem grande risco do seu extreme ir pro saco

Compartilhar este post

Link para o post

O negócio vai ser então eu maneirar no volume mesmo e manter as configurações do SD no mínimo...

Isso se resolveria fazendo outra caixa ou colocando mais 1 sub??

se mandar 1400rms ele ñ vai aguentar, pode ser isto o sopro do duto, muita potencia e a alta excursão causa o sopro...

ou seja, o problema ñ esta na caixa.

Compartilhar este post

Link para o post
O negócio vai ser então eu maneirar no volume mesmo e manter as configurações do SD no mínimo...

Isso se resolveria fazendo outra caixa ou colocando mais 1 sub??

mais um sub....

tenho quase certeza que o sopro é devido a alta potencia que vc esta aplicando no extreme...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, seu set é um sonho! Parabéns...

Nao tenho como te ajudar, pois nao tenho conhecimento técnico.

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, um detalhe que não falei antes, o sopro estava acontecendo com outro módulo, um SD1000.1D.

Este 1800 nem liguei ainda...

mais um sub....

tenho quase certeza que o sopro é devido a alta potencia que vc esta aplicando no extreme...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu axo que o motivo do exesso de sopro no seu caso deve ser pela pqna area do duto,mesmo aumentando o comprimento ainda vai continuar soprando um pouco,eu no seu lugar se possivel colocaria um duto de 5'' com +/- uns 40 cm de comprimentoque te daria uma sintonia por volta de 34hz, ou dois de 4'' no lugar desse unico de 4''.

Tenho uma caixa com protech excursion, de 15, configuração parecida 62 l,a unica coisa que resolveu o problema do sopro foi aumentando a area do duto,mesmo aplicando apenas 300w soprava muito antes....

Compartilhar este post

Link para o post

Assim... eu já tenho 2 dutos de 4" x 30 cm.

Revi meus cálculos, e o correto é colocar 4" x 51,9 cm, ai sim consigo uma sintonia de 35Hz, e não 4" x 60cm, como coloquei antes...

Vou montar o sistema hoje a noite, e se conseguir terminar, tiro algumas fotos e um video...

flw

Eu axo que o motivo do exesso de sopro no seu caso deve ser pela pqna area do duto,mesmo aumentando o comprimento ainda vai continuar soprando um pouco,eu no seu lugar se possivel colocaria um duto de 5'' com +/- uns 40 cm de comprimentoque te daria uma sintonia por volta de 34hz, ou dois de 4'' no lugar desse unico de 4''.

Tenho uma caixa com protech excursion, de 15, configuração parecida 62 l,a unica coisa que resolveu o problema do sopro foi aumentando a area do duto,mesmo aplicando apenas 300w soprava muito antes....

Compartilhar este post

Link para o post
Ah, um detalhe que não falei antes, o sopro estava acontecendo com outro módulo, um SD1000.1D.

Este 1800 nem liguei ainda...

mesmo 1000rms é mto pro extreme p/ o dia a dia!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...