Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Daniel Ricas

Up-Grade no Gol G3 Stock, 1,7bar outro bico auxiliar, intercooler, vel

Recommended Posts

Amigos, ando um pouco sumido, devido a falta de tempo, mais os feriados ajudaram...rsrs

Meu humilde gol g3 1.6 mi, esta atualmente com 1bar de pressão na apl240 e um bico auxiliar(monza efi).

Bom o que eu desejo para meu carro, é um melhor tempo em 201m, por isso estou pensando em dar um up e ver como que o garoto ira se sair...

Hoje eu ja tenho mais 1 bico de monza efi e o driver para poder ligar ele no meu MEG, que uso como controlador de auxiliar e ponto.

Seguinte como meu motor ainda é std, nunca foi aberto, irei apenas trocar a junta do cabeçote por uma de ferro, colocar o outro bico auxiliar, e aumentar a pressão na turbina, estava pensando em algo entre 1,7 ou 1,8bar, eu não vou aumentar a pressão tempo inteiro, eu vou utilizar 1,7~1,8bar na 2º pressão, no dia a dia eu iria rodar com 1bar normalmente e quando fosse para as arrancadas usaria a 2º pressão.

E com isso, estou pensando muito em fazer um investimento em intercooler ou ate um ice-cooler(não sei se é viavel), e também utilizar cabos de vela da MSD e "procurar" umas velas melhores(uso da rd). o que acham?

Meus medos são: embreagem de 900lbs 4 pastilhas não aguentar, pistão furar ou bielas partirem...

Alguem ja chegou a ver um ap mi com uma pressão dessa?

O que a galera me aconselha?

E outra irei comprar os monstruosos pneus toyo r888 195/50, aquilo é quase um MT...

Com meu carro do jeito que estava consegui 10,22 nos 201m, preciso abaixar pelo menos 1 segundo com esse up-grade...

Valew.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa tarde daniel

bom, vc esta pedindo opnião, então vou dar a minha

sua turbina eh a apl 240, caixa quente .48, fria 42, se for isso, troque a caixa quente por uma .63, essa 48 mata qualque carro, restringe a saida dos gases, aumentando a temperatura dentro da camara de combustão, facilitando a quebra, e tbm, seu carro vai empurrar muito em 3º em diante, e não vai fazer feio em 1 e 2 não, vai pega muito rapido, soh saber tocar e acender a turbina

sobre o bico, não precisa de outro bico não, na verdade, não gosto da ideia de bico mono no coletor ap mi, pra mim ou eh 4 ou 8 bicos, ou bura, bura com 4 bicos, bico mono, os 4 cilindros não receberão a msm quantidade de combustivel, isso pode dar excesso em algum, falta em outro, mais ja que tem 1 instalado, utilize somente ele, ou parta pra um coletor com mais 4 extras e 4 principal, ai compra 4 bicos trabalhados pra usa na faze turbo, e os 4 que vc ja tem ai no seu carro, fica muito melhor

o controlador dos bicos, esquece esse meg, vai de digipulse ou his, é o simples e funcional, não vai se arrepender

faça um trabalho leve no cabeçote, polir dutos, equalize as camaras, tbm de um talento no coletor de adm e de escape, que comando de valvulas vc usa?? esta enquadrado esse comando???, fazendo isso, vc pode roda sem medo com 1,8kg que vai vim muito forte relativamente confiavel

a embreagem acho que depois de umas puxadas vai patina ein...

rsrs

abraço...espero poder ter ajudado...flw

Compartilhar este post

Link para o post
antes de mais nada, tire o meg... depois coloca um controlador de verdade.. e ai td melhora já

:+1

invista em uma fuel tech

Compartilhar este post

Link para o post
:+1

invista em uma fuel tech

Eu penso em fazer isso, é um investimento alto.

Comprar uma fueltech, comprar um coletor para 8 bicos e mandar ver.

Porem so isso daria 2 barão no minimo, sera que vou ter tanto resultado com isso?

Compartilhar este post

Link para o post
boa tarde daniel

bom, vc esta pedindo opnião, então vou dar a minha

sua turbina eh a apl 240, caixa quente .48, fria 42, se for isso, troque a caixa quente por uma .63, essa 48 mata qualque carro, restringe a saida dos gases, aumentando a temperatura dentro da camara de combustão, facilitando a quebra, e tbm, seu carro vai empurrar muito em 3º em diante, e não vai fazer feio em 1 e 2 não, vai pega muito rapido, soh saber tocar e acender a turbina

o controlador dos bicos, esquece esse meg, vai de digipulse ou his, é o simples e funcional, não vai se arrepender

faça um trabalho leve no cabeçote, polir dutos, equalize as camaras, tbm de um talento no coletor de adm e de escape, que comando de valvulas vc usa?? esta enquadrado esse comando???, fazendo isso, vc pode roda sem medo com 1,8kg que vai vim muito forte relativamente confiavel

abraço...espero poder ter ajudado...flw

Melão, sua opinião é muito bem vinda.

Turbina: Isso que você falou sobre a caixa quente .48, é interessante.

Eu trocando a caixa quente por uma .63 irei diminuir o risco de quebras no carro? abaixar a temperatura nas camaras? intão com isso eu ganharei uma potencia real, correto?

Na arrancada eu saio de 2º com o motor no limite de giro e quando em 6500/7000rpm eu passo a 3º e vou ate o final da reta de 3º, desde a hora que eu saio o manometro ja acusa 1bar, e faço a troca rapida para não deixar abaixar a pressão.

Meu medo em botar a caixa quente .63 é perder muito na arrancada, mais se a perda na arrancada for menor que o ganho no final da reta vale a pena, oque você me fala sobre isso?

Cabeçote: Totalmente original o meu é, comando 049H. Eu penso em fazer esse polimento de dutos, porem para isso vou precisar enviar o meu cabeçote para sampa, e isso vai gerar um custo enorme, sera que realmente é viavel?

O que eu tinha pensado em fazer é colocar o comando 27.7 da volks, que é o mais agressivo para tuchos hidraulicos, porem o comando custa 200+frete, sera que isso vale a pena??? lembrando que vou ter que tirar o cabeçote agora para trocar a junta...

Sobre o controlador eu ja venho namorando uma fueltech, e um coletor com 8 bicos, penso em 4 com vazão de 55ml e mais 4 com vazão de 85ml, os 55ml alimentariam ate 0,5bar e apos isso entraria a turma de 85ml para alimentar ate 2bar caso fosse necessario, e com isso acho que ainda daria uma mistura muito rica... sem contar a bomba externa de gti que terei de usar...

Melão o que eu preciso é de opiniões e comentarios, pois com isso eu vou conseguir construir uma ideia correta, pois como não sou rico, tenho que fazer bem para so fazer uma vez... por isso peço a ajuda de todos.

E lembrando eu conseguindo abaixar em 1 segundo o meu tempo, eu ja estou bastante satisfeiro...rsrs, mais se conseguir mais melhor né... :rolleyes:

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

e ai blz

bom vamos la, um carro injetado sai caro, eh um investimento bem grande, vc tem que pensar qeu são 8 bicos, 2 bombas boas ai, mais forte que a do gti original, no minimo daniel, mais pode ter certeza que é um carro liso, o que era viavel pra vc agora, seria um coletor 8 bicos, e pra gerencia usava a injeção original nos de 55ml e os de 85ml vc usaria um digipulse ou um his analogico msm, 2 dosadores, um pra linha original e outro pra linha turbo, pra trabalhar com pressão diferente, vich, fica muito liso

sobre o comando vc pode optar tbm pelos sam cams, 276º, excelente comando pra roda na rua e pega umas arrancada de vez em quando, onde vc mora não tem ninguem pra fazer um serviço legal no cabeçote, vou te falar, melhora e muito, vc sente no pé a diferença que da um cabeçote msm que seja simples o serviço

sobre a turbina, sem sombra de duvidas que vai conseguir muito mais carro depois que colocar 3º em diante, e não vai dar muita diferença de baixa não, acende rapido tbm, sua turbina tem conjunto rotativo pequeno, pode ir de boa velho...o bom da caixa um poco maior vai ser o maior controle de potencia na baixa mano, ela vai vim mais gradativa

converse com seu preparador sobre o que a gnt falo aque e veja o que ele tem a dizer, qualque coisa me add ai no msn, meloncius@hotmail.com ai a gnt troca mais ideia

tbm to turbinando minha saveiro, soh qeu ta dificil...rsrs...tbm não sou rico mais me esforço pra realizar meu sonho

flww...aabraço

Compartilhar este post

Link para o post

realmente uma apl pra 1,7 de pressao é meio complicado, ainda mais nos pistoes MI. seu carro é anterior a 2004?

entao o que eu faria, como disse nosso amigo um cabeçote faz tda a diferença,

mesmo nao conseguindo fazer um bom trabalho nele da pra ganhar somente refazendo angulos de valvulas (nao a troca) e uma adequaçao dos dutos dos coletores, sem a retirada significativa de material que pode trazer ganhos ou muito provavelmente trazer prejuizo a passagem de gases (nao da pra arriscar muito).

agora, pressao nao é tudo. com certos acertinhos vc ganha muito e sem subir a pressao, mesmo trocando a caixa quente o que acho obrigatorio pra ganhar cavalos, seu motor respirando melhor ela realmente vai ficar minuscula.

e bons projetos pra 2009

Compartilhar este post

Link para o post
realmente uma apl pra 1,7 de pressao é meio complicado, ainda mais nos pistoes MI. seu carro é anterior a 2004?

entao o que eu faria, como disse nosso amigo um cabeçote faz tda a diferença,

mesmo nao conseguindo fazer um bom trabalho nele da pra ganhar somente refazendo angulos de valvulas (nao a troca) e uma adequaçao dos dutos dos coletores, sem a retirada significativa de material que pode trazer ganhos ou muito provavelmente trazer prejuizo a passagem de gases (nao da pra arriscar muito).

agora, pressao nao é tudo. com certos acertinhos vc ganha muito e sem subir a pressao, mesmo trocando a caixa quente o que acho obrigatorio pra ganhar cavalos, seu motor respirando melhor ela realmente vai ficar minuscula.

VIPINGUIN meu carro é 99/00, como assim refazer os angulos de valvulas? pode explicar???

Eu sei que pressão não é tudo, e é como disse no inicio do topico meu objetivo é abaixar 1 segundo do meu tempo, acredito que não seja um bixo de sete cabeças...

Fala ai pra mim o que você acha que posso fazer para ganhar mais potencia sem ser aumentando muito a pressão?

Semana que vem eu ja estou indo trocar a junta do cabeçote por uma de ferro, e na outra semana eu ja iria colocar o kit de 2º pressão, mais estou paciente, quero ouvir o maximo de opiniões possiveis, por isso abri um topico.

No minimo do minimo, eu faria: subir a pressão para 1.2bar(que é a pressão maxima recomendada pela MP), trocar os cabos de vela por uns msd ou accell(não sei se isso é vantagem), e utilizar velas de iridium ou mesmo umas g-power... intercooler tenho medo de me atrapalhar, mais estou querendo fazer um teste...

Se alguem tiver a vontade de explicar o que fazer no cabeçote eu ficaria grato, so quero saber para poder argumentar com o meu mecanico, para criar a ideia na cabeça dele...

VIPINGUIN exemplifique o que você acha que eu posso fazer para gerar mais potencia...

Compartilhar este post

Link para o post
e ai blz

bom vamos la, um carro injetado sai caro, eh um investimento bem grande, vc tem que pensar qeu são 8 bicos, 2 bombas boas ai, mais forte que a do gti original, no minimo daniel, mais pode ter certeza que é um carro liso, o que era viavel pra vc agora, seria um coletor 8 bicos, e pra gerencia usava a injeção original nos de 55ml e os de 85ml vc usaria um digipulse ou um his analogico msm, 2 dosadores, um pra linha original e outro pra linha turbo, pra trabalhar com pressão diferente, vich, fica muito liso

sobre o comando vc pode optar tbm pelos sam cams, 276º, excelente comando pra roda na rua e pega umas arrancada de vez em quando, onde vc mora não tem ninguem pra fazer um serviço legal no cabeçote, vou te falar, melhora e muito, vc sente no pé a diferença que da um cabeçote msm que seja simples o serviço

sobre a turbina, sem sombra de duvidas que vai conseguir muito mais carro depois que colocar 3º em diante, e não vai dar muita diferença de baixa não, acende rapido tbm, sua turbina tem conjunto rotativo pequeno, pode ir de boa velho...o bom da caixa um poco maior vai ser o maior controle de potencia na baixa mano, ela vai vim mais gradativa

tbm to turbinando minha saveiro, soh qeu ta dificil...rsrs...tbm não sou rico mais me esforço pra realizar meu sonho

flww...aabraço

MELÃO, como disse sua opinião esta sendo muito bem vinda... te adicionei no msn...

Como você falou isso tudo que terei para usar 8 bicos, eu acho que vou ter que deixar isso um pouco mais pra frente, pois o investimento vai ser alto, e meu carro tem que estar liso ate o final de fevereiro, e ate la não vou ter esse dinheiro todo para fazer isso conforme você falou, intão fica como projeto para ate o final do ano...

Cabeçote: esse comando 276º, faria o carro embaralhar na lenta? ou consumo excessivel de combustivel? pois meu carro também é pra passeio, e por incrivel que pareça o gol faz 7km/l no alcool... voltando... esse trabalho no cabeçote, eu levando em uma empresa que trabalha com retifica, eu consigo fazer esse trabalho? é logico sem deixar ele tirar 0.00001mm do cabeçote, pois cabeçote rebaixado pra mim não vale nada...

Em relação a turbina, vou fazer o seguinte: como vamos ter arrancadas todo mes, no 1º mes vou rodar com a minha .48 e no outro mes com a .63, e com isso irei fazer um balanço de qual se saiu melhor PARA ARRANCADA, concorda comigo?

No momento acredito que meu carro deve ter entre 220 a 250cv, e acredito que com alguns up eu consiga levar ele a 300cv, e eu acho que isso seria o suficiente para conseguir baixar bastante o meu tempo nas provas...

O Gol acelera liso, arranca bunito e não faz feio de final, vejam os videos da arrancada que vou colocar:

Nesse eu acelerei ao lado de um gol com uma 3e e 1.5bar de inicio e 2.8bar na 2º pressão, o tempo dele foi melhor 0.09mile..

Nesse eu acelerei com um passat com 2bar, pistão e biela forjada e que da um excesso grosso, reparem o barulho dele...

No mais me ajudem....rsrs

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

entao geralmente a retifica por simplicidade so faz o assentamento da valvula.

a valvula nao prescisa ser totalmente assentada pra ter uma boa vedaçao.

realmente de cabeça nao me lembro quais sao os angulos corretos, meu tem que pesquisar um pouco. to sem minhas apostilas entao nem me lembro.

mas enta é interessante pq vc ganha cfm, sem ter altos gastos.

e quanto ao trabalho de cabeçote e coletores que mencionei, é so pegar um rebolo e comer a parte do coletor que traz restriçao.

como o coletor é fundido e nao tem um acabamento muito bom, vc pode dar um ajuste pra que as paredes do coletor fiquem como as do cabeçote usando as juntas velhas. tipo onde tem uma marca preta na junta é onde tem restriçao. parece besteira, mais somando tudo vc consegue um otimo resultado.

quanto a bico mono tmb nao so muito fã nao, como o combustivel tem peso, ele em alta velocidade pode encharcar os ultimos cilindros e dar falta no primeiro

Compartilhar este post

Link para o post
entao geralmente a retifica por simplicidade so faz o assentamento da valvula.

a valvula nao prescisa ser totalmente assentada pra ter uma boa vedaçao.

realmente de cabeça nao me lembro quais sao os angulos corretos, meu tem que pesquisar um pouco. to sem minhas apostilas entao nem me lembro.

mas enta é interessante pq vc ganha cfm, sem ter altos gastos.

e quanto ao trabalho de cabeçote e coletores que mencionei, é so pegar um rebolo e comer a parte do coletor que traz restriçao.

como o coletor é fundido e nao tem um acabamento muito bom, vc pode dar um ajuste pra que as paredes do coletor fiquem como as do cabeçote usando as juntas velhas. tipo onde tem uma marca preta na junta é onde tem restriçao. parece besteira, mais somando tudo vc consegue um otimo resultado.

quanto a bico mono tmb nao so muito fã nao, como o combustivel tem peso, ele em alta velocidade pode encharcar os ultimos cilindros e dar falta no primeiro

VIPINGUIN o que acha de utilizar intão 4 bicos de 95ml e tirar o MEG???

Sera que os 4 bicos daria conta de alimentar os 1,7~1,8bar???

Legal o que você falou da junta, onde tiver marca preta é porque tem restrição, no inicio da semana que vem começo a mecher no carro rancar o cabeçote fora e averiguar, dai vou falando o que for acontecendo...

O coletor de escap do meu carro é o famoso coletor mono deslocado, esse coletor traria uma restrição maior que outros coletores? o Melão me deu a ideia de colocar esse aqui:

http://www.spaturbo.com.br/joomla//compone...mart/Itemid,60/

O que você me diz? interessante?

Comando de valvulas vou procurar na segunda aqui na volks, cabos de vela e velas novas também devo comprar.

O que mais você me diz?

Compartilhar este post

Link para o post

entao mais pq é mono deslocado? tem ar e DH?

bom esse coletor é classico, muito bom, tem gente que prefere desse que os pulsativo.

se quiser gastar um dinheiro e fazer um buraco por dentro do paralama da pra colocar aquele da SPA que parece de tubo. aparentemente é melhor de fluxo, e no carro ate que deu uma diferencinha.

quanto a bicos, em mls nao saberia te dizer, sabe que nunca entendi esse lance de mls, e como é que se mede, ja que nao sei se testam na maquina de teste, e ve na proveta o quanto que deu pq cada maquina é programada diferente, sei la.

quanto a cabs, so tiraria o original se desse pau. nao vi melhora nenhuma nos accel msd e nika ( as vezes ate pior) claro pra uma igniçao quase original.

a meg tmb nao vejo vantagem, se seu carro é original a gasolina, a propria injeçao ja consegue corrigir de boa, so regular como o original fica perfeito.

so tome cuidado pq a parte de baixo ainda é original!!!

Compartilhar este post

Link para o post
entao mais pq é mono deslocado? tem ar e DH?

bom esse coletor é classico, muito bom, tem gente que prefere desse que os pulsativo.

se quiser gastar um dinheiro e fazer um buraco por dentro do paralama da pra colocar aquele da SPA que parece de tubo. aparentemente é melhor de fluxo, e no carro ate que deu uma diferencinha.

quanto a bicos, em mls nao saberia te dizer, sabe que nunca entendi esse lance de mls, e como é que se mede, ja que nao sei se testam na maquina de teste, e ve na proveta o quanto que deu pq cada maquina é programada diferente, sei la.

quanto a cabs, so tiraria o original se desse pau. nao vi melhora nenhuma nos accel msd e nika ( as vezes ate pior) claro pra uma igniçao quase original.

a meg tmb nao vejo vantagem, se seu carro é original a gasolina, a propria injeçao ja consegue corrigir de boa, so regular como o original fica perfeito.

so tome cuidado pq a parte de baixo ainda é original!!!

VIPINGUIN meu carro é completo, por isso do coletor mono deslocado... mais no momento não vou trocar, vou continuar com esse, vamos testar testar e testar...

A meg ja vou ver se passo pra frente, vamo na injection std...

Cabos de vela por enquanto vai os que tão mesmo...rsrsrsr, o dinheiro ja começo a apertar...rsrsrs

A caixa quente .63 ja esta na mão, intão na 1º oportunidade ja irei coloca-la...

Os Bicos ja falei com o Sandro da M-Brasil e ele falou que da para reabrir para 90ml e que essa vazão consegue alimentar 1,5bar tranquilo.

O comando 27.7 amanha irei na concessionaria ver se encontro, ja vou aproveitar que vou trocar a junta e vou trocar o comando logo...

O intercooler estou namorando um que vende na crestana e crestana proprio para o AP, porem tenho que entrar em contato com eles para ver qual a capacidade de vazão do i-cooler...

E colocando o i-cooler eu vou gastar um bom trocado com pressurização, intão é economizar e economizar...

1,5bar, umkiloemei, 1,5kg, 21,75psi ou qualquer coisa assim... sera isso que a APL 240 com caixa quente .63 vai ter que empurrar dentro do motor...

Vamos pensar em alguma coisa pra ajudar na fase antes da turbina, pra ver se o carro consegue força antes mesmo da turbina entrar, tenho que pensar alguma coisa e ficaria muito feliz se alguem desse alguma ideia...

Bom no mais é isso ai e vou postando o que for acontecendo...

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...