Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eric INFK

[ Elétrica ] Velas de Ignição - I

Recommended Posts

Grau térmico da vela de ignição

 

O grau térmico descreve a capacidade de uma vela de ignição em dissipar o calor gerado na câmara de combustão. O calor recebido por uma vela depende do tipo de cada motor.

 

O grau térmico é importante porque é necessário manter uma temperatura mínima na câmara de combustão para prevenir carbonização (autolimpeza) e conseqüentemente, as falhas de ignição. Por outro lado, é necessário também não exceder uma certa temperatura máxima para a prevenção de auto-ignição.

 

Por essas razões, a faixa de temperatura operacional da vela de ignição é definida de acordo com a potência específica de cada motor.

 

O grau térmico de cada tipo de vela é indicado por um número e esse número faz parte da designação das velas NGK.

 

Assim como no termômetro, números altos como 8, 9 e 10 representam velas "Frias", ou seja, velas com alta capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Ferrari.

 

Números de mais baixos, como 5, 6 e 7 representam velas "quentes", ou seja, velas com baixa capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Fusca.

 

Representação dos diferentes graus térmicos - Usar gráfico

velas_grafico.gif

 

1 - Vela Quente - INDICADOR TÉRMICO ALTO

Grande superfície do pé do isolador - absorve muito calor.

Longo caminho condutor de calor - baixa dissipação do calor produzido pelo motor.

 

2 - Vela com indicador de índice térmico médio

Configuração intermediária entre a vela fria e a vela quente.

Tem a superfície do pé do isolador menor do que na vela quente e uma dissipação de calor melhor.

 

3 - Vela Fria - INDICADOR TÉRMICO BAIXO

Pequena superfície do pé do isolador - absorve pouco calor.

Curto caminho condutor de calor - boa dissipação do calor.

 

velas_desenho.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...