Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

assouza.diy

Duvida - Selenium 10pw3

Recommended Posts

Estou montando um trio light no meu gol G2, tenho 2 bomber upgrades para tocar os subgraves, iria colocar 2 selenium 8pw3 + 2 cornetas D200 + 2 ST200 pra tocar as frequencias médias e agudas. Minha duvida é a seguinte queria colocar 2 10PW3 pra dar um reforço nas frequencias graves (faixas de + ou - 100 - 450hz), esses falantes vão responder bem a esse set? Lembrando que isso é um trio de pequeno porte nada muito "estrondoso".

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Minha duvida é a seguinte queria colocar 2 10PW3 pra dar um reforço nas frequencias graves (faixas de + ou - 100 - 450hz), esses falantes vão responder bem a esse set?

Abraços

:legal:

mas seria bem interessante vc pegar um cross para fazer os cortes!!

abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post

Coincidência ou não estava pensando nessa mesma coisa, mas só que eu tenho uma idéia da resposta, pelo menos audível.

Quem sabe alguém que tenha feito o teste possa dar um parecer mais confiável.

Eu e uns colegas numa oportunidade fomos a uma loja que possuia alguns modelos de 10" e chegando lá deu a idéia de testarmos esses falantes para verificar como se comportavam.

Os falantes testados foram:

- Selenium 10PW3

- Selenium 10MB3P

- Oversound MG-300

- Eros 310H

O teste foi feito sem caixa e nem nada, portanto não posso considerar justo.

A impressão não só minha mas também dos colegas, é que o 10MB3P, junto com Eros 310H, foram os de maior clareza, sonoridade e fidelidade musical (considero como a propriedade que o falante tem de responder o mais próximo da realidade -eu acredito ter uma boa memória audível), só que o Eros me pareceu responder bem mais baixo, o 10PW3, como excelente custo/benefício ficou atrás dos 02 prmeiros.

O MG-300 com uma sonoridade, não tão distinguida quanto os 10MB3P e 310H foi meio termo com relação à atuação. Nem tão baixo quanto o Eros e nem tal alto quanto os modelos Selenium.

Em resumo para ficar uma coisa mais palpável e assim as pessoas possam avaliar o que eu quero dizer, a impressão que eu tive, é que se alguém montasse um som com caixa à parte, usando um par de 10" + Drv Ti:

1 - precissase do porta-malas (retirar a caixa com o falante de grave);

2 - não quizesse ficar totalmente sem som;

3 - mas pudesse levar essa caixinha com os 10" + Drv Ti.

Com os Eros ele teria um som com reprodução mais baixa, portanto mais flexível para mais estilos musicais do que os demais falantes, que começam a respinder mais alto e fica praticamente só a voz e algumas notas de certos instrumentos, como por exemplo os de percussão não seriam reproduzidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Coincidência ou não estava pensando nessa mesma coisa, mas só que eu tenho uma idéia da resposta, pelo menos audível.

Quem sabe alguém que tenha feito o teste possa dar um parecer mais confiável.

Eu e uns colegas numa oportunidade fomos a uma loja que possuia alguns modelos de 10" e chegando lá deu a idéia de testarmos esses falantes para verificar como se comportavam.

Os falantes testados foram:

- Selenium 10PW3

- Selenium 10MBSP3

- Oversound MG-300

- Eros 310H

O teste foi feito sem caixa e nem nada, portanto não posso considerar justo.

A impressão não só minha mas também dos colegas, é que o 10MBSP3, junto com Eros 310H, foram os de maior clareza, sonoridade e fidelidade musical (considero como a propriedade que o falante tem de responder o mais próximo da realidade -eu acredito ter uma boa memória audível), só que o Eros me pareceu responder bem mais baixo, o 10PW3, como excelente custo/benefício ficou atrás dos 02 prmeiros.

O MG-300 com uma sonoridade, não tão distinguida quanto os 10MBSP3 e 310H foi meio termo com relação à atuação. Nem tão baixo quanto o Eros e nem tal alto quanto os modelos Selenium.

Em resumo para ficar uma coisa mais palpável e assim as pessoas possam avaliar o que eu quero dizer, a impressão que eu tive, é que se alguém montasse um som com caixa à parte, usando um par de 10" + Drv Ti:

1 - precissase do porta-malas (retirar a caixa com o falante de grave);

2 - não quizesse ficar totalmente sem som;

3 - mas pudesse levar essa caixinha com os 10" + Drv Ti.

Com os Eros ele teria um som com reprodução mais baixa, portanto mais flexível para mais estilos musicais do que os demais falantes, que começam a respinder mais alto e fica praticamente só a voz e algumas notas de certos instrumentos, como por exemplo os de percussão não seriam reproduzidas.

Caro amigo fcoelhogomes, excelente ideia vc teve...

no site da selenium consta estes dois 10MB1P e o 10MB3P no seu catalogo atual.

Olhando as parametros o 10MB1P responde na faixa de 200 a 6000hz e o 10MB3P na faixa de 400 e 5.000hz. O selenium 10PW3 que falei acima responde na faixa de 60 a 6000hz, nos teste que vc fez não teve a oportunidade de testa-lo mas acredito (confio na informação do site da selenium) que o 10PW3 daria uma resposta melhor ainda na faixa de resposta GRAVE como falei acima tb. Com uma caixa bem feita e acertada pra ele daria um ótimo resultado, quem daqui tiver um 10PW3 podia dizer melhor pra nós como ele se comporta nesta faixa

Compartilhar este post

Link para o post

Você tocou num ponto crucial.

Resposta de Frequência / Faixa de Resposta / Gama de Resposta

Eu fiz um breve comentário a esse respeito no tópico abaixo, que embora tenha sido para um caso de falantes para atuarem em faixas mais baixas, o comentário eu o fiz de maneira bem genérica, ou seja, me referindo a qualquer tipo de falante.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=121709

A pergunta fica no ar.

Qual a faixa de resposta efetiva do falante?

Esse assunto é interessante e como você tocou nele, eu gostaria de saber a sua opinião e a dos demais colegas.

Não confiem tanto na gama de resposta, porque ele não traduz a realidade. Quer ver um comportamento de um falante, ouça e terá uma avaliação mais precisa.

Claro, que para um falante novo, que não foi amaciado, pode parecer injusta alguma avaliação, mas os bons falantes já demonstram de início a sua inclinação ou não para reprodução o mais fiel possível.

Baseado nisso e o que me deixou bem encucado com o teste, é que além de responder frequências mais baixas, o fato de ter sensibilidade bem menor do que os demais, não foi percebida no teste.

Veja os parâmetros e perceba mesmo com eles, porque o Eros respondeu a partir de frequências mais baixas.

Eros

RESPOSTA DE FREQÜÊNCIA: 70 ~ 5.000 Hz

SENSIBILIDADE (@ 1 W, 1 m): - FREE-AIR 93,83 dB/SPL

FREQÜÊNCIA DE RESSONÂNCIA: 85,18 Hz

REFERENCIAL DE EFICIÊNCIA: 1,5 %

Freq. ressonância: 73Hz

SPL 1 W @ 1m (dB): 98

Resp. Freq. @ -10 dB (Hz): 60 a 6000

no (EFICIÊNCIA): 1,51 %

Sugestão:

Lançe os 02 falantes no Wind ISD ou Bass Box, para verificar as curvas de resposta e tirar alguma conclusão.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo assouza.diy, vou dar meu depoimento quanto a resposta dos falantes 10PW3. Como pode ver na minha assinatura eu o uso como falante pra médio-grave sendo cortados em HPF 150 Hz e LPF 1,2 KHz, ou seja, fiz uma caixa selada com arredondando 17 litros pra cada falante, simulados no winisd com finalidade para esta faixa de frequencia (de 150Hz a 1,2KHz). Porem, no inicio tive um problema com os cabos RCA do Taramps T2.5 e fiquei uns 15 dias sem poder funcioar os Tornados, daí pra não ficar sem som eu deixei o corte HPF no cross em 80Hz, e vou te dizer que o falantinho, mesmo numa não projetada pra isso, desceu muito bem, fizemos um churras e usamos meu som numa boa... ninguem comentou nada sobre o grave (que ta faltando, que ta estranho, e bla bla bla...)

Eu recomendo, pra um trio light pra curtir de boa com os amigos, par de up grade pra sub-grave, 10PW3 pra grave e médio-grave (com um bom projeto de caixa pra esta finalidade), driver ti ou combinação de driver + stw pra médio e agudo, fica muito bom, cobrindo todas as faixas de frequencia audível.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei tão encucado que peguei o meu 8PW3 que tenho em ksa e liguei ele no bridge do meu corzus PWR1004 (200WRMS 4ohms), como o falente é de 8 ohms a potencia cai pela metade ou seja fiz esse teste com 100WRMS. Coloquei o o 8PW3 "free-air" no porta malas só pra testar e a minha surpresa foi ótima...cara como um woofer de 8", "free-air" pode tocar tão bem...

Estou começando a acreditar muito na ideia de usar os 10PW3 pra tocar a faixa de frequencias graves...pena q ñ tinha outra 8PW3 pra colocar em paralelo e testar com os 200WRMS do PWR1004...

[""] :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Caro amigo assouza.diy, vou dar meu depoimento quanto a resposta dos falantes 10PW3. Como pode ver na minha assinatura eu o uso como falante pra médio-grave sendo cortados em HPF 150 Hz e LPF 1,2 KHz, ou seja, fiz uma caixa selada com arredondando 17 litros pra cada falante, simulados no winisd com finalidade para esta faixa de frequencia (de 150Hz a 1,2KHz). Porem, no inicio tive um problema com os cabos RCA do Taramps T2.5 e fiquei uns 15 dias sem poder funcioar os Tornados, daí pra não ficar sem som eu deixei o corte HPF no cross em 80Hz, e vou te dizer que o falantinho, mesmo numa não projetada pra isso, desceu muito bem, fizemos um churras e usamos meu som numa boa... ninguem comentou nada sobre o grave (que ta faltando, que ta estranho, e bla bla bla...)

Eu recomendo, pra um trio light pra curtir de boa com os amigos, par de up grade pra sub-grave, 10PW3 pra grave e médio-grave (com um bom projeto de caixa pra esta finalidade), driver ti ou combinação de driver + stw pra médio e agudo, fica muito bom, cobrindo todas as faixas de frequencia audível.

Experimenta colocar um duto de 3"x3cm em cada camara de 17l dos pw3, vai sentir uma boa diferença :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...