Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

XiterXiter

Subwoofer sem corte LP

Recommended Posts

Olá pessoal. estava procurando no fórum algo que diga a respeito de subwoofer tocando sem corte de freqüencia, porém não achei nada de resultado.

teria algum problema deixar o sub recebendo todas as freqüencias de 20Hz à 20khz?

ou pelo menos um LP em 1khz para poder colocar um driver em hp 1khz para não ficar frequencias em branco?

ou isso acabaria com o sub?

por ex. vi projetos com pionner 307 + corneta. mas isso acarretaria freqüencias sem resposta se cada um fosse cortado em sua freqüencia

o X da questão é...

pode deixar sub responder mais alto sem ter problemas?

ou isso esquentaria a bobina podendo acarretar a queima do mesmo?

grato! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tipo isso dai não daria certo. Como vc citou o pioneer 307 vo usar ele também.

Cada sub tem uma frequencia de resposta, o do 307 por ex é (Frequency Response 18 ~ 500Hz)

Então as frequencias acima de 500Hz ele simplesmente não responde. Imagine um sub a 20kHz.

Acho que o mais indicado prum sub é tocar mesmo as frequencias mais baixas.

Compartilhar este post

Link para o post
Tipo isso dai não daria certo. Como vc citou o pioneer 307 vo usar ele também.

Cada sub tem uma frequencia de resposta, o do 307 por ex é (Frequency Response 18 ~ 500Hz)

Então as frequencias acima de 500Hz ele simplesmente não responde. Imagine um sub a 20kHz.

Acho que o mais indicado prum sub é tocar mesmo as frequencias mais baixas.

não estou dizendo até 20khz.

estou comentando .. por ex. um sub que se diz ter a freqüencia de resposta : 25hz ~ 2.5khz

pode tocar até 1khz sem ter problema ,e não deixar frequüencias em branco?

para poder colocar por ex. um driver em hp 1khz e depois um stw em hp 8khz

assim , se teriam todas as freqüencias completadas de 25 hz (que é o mínimo do sub ) até 20khz que completa o stw.

entendeu minha dúvida?

;*

Compartilhar este post

Link para o post
não estou dizendo até 20khz.

estou comentando .. por ex. um sub que se diz ter a freqüencia de resposta : 25hz ~ 2.5khz

pode tocar até 1khz sem ter problema ,e não deixar frequüencias em branco?

para poder colocar por ex. um driver em hp 1khz e depois um stw em hp 8khz

assim , se teriam todas as freqüencias completadas de 25 hz (que é o mínimo do sub ) até 20khz que completa o stw.

entendeu minha dúvida?

;*

Eu acho que não ficaria bom. Como seu sistema é voltada para o TRIO porque não usa woofer mesmo? Ao inves de sub, pois eles respondem até uma frequencia maior.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que não ficaria bom. Como seu sistema é voltada para o TRIO porque não usa woofer mesmo? Ao inves de sub, pois eles respondem até uma frequencia maior.

então... meu projeto não é voltado para o trio. mas apenas para fazer uma farrinha com os amigos.

esse domingo estava em um lugar... tinha carros com porta malas aberto. e só gritariaa... ¬¬ meu deus..

1 woofer de 12" + 2 cornetas e + 2 stw. :pirou:

o-o- num tinha batidaa .

sei que o correto era deixar os 2 sub. corte lp de no máximo 120 hz + wofer com corte bp de 100hz à 2000hz + 2 driver com corte hp em 1500 hz bem atenuados + 2 stw com corte hp em 8000hz bem mais atenuados ainda por ai...

mas para evitar custos mais para frente pegar o woofer... e usar o sub para cubrir as freqüencias restantes.

o q acha?

;*

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto de ser duro, mas gosto de ser bastante objetivo e às vezes sou mal interpretado por isso.

Quem tem consciência do significado da palavra frequência, não permite que um falante atue numa faixa ao qual ele não é recomendado, principalmente para os de baixa frequência e diâmetros maiores. Com certeza estarão judiando do falante, pois a frequência está relacionada ao excursionamento.

Alguém aí sabe identificar a faixa útil de cada falante, porque eu não tenho idéia?

Os erros são cometidos por alguns técnicos e por desconhecimento (eu não sei dizer qual a faixa útil de uma falante e me incluo nesse rol de pessoas, porque não tenho preparo suficiente para saber e nem instrumento algum para medir), mas muito mais porque os fabricantes não facilitam (devem ter interesse em esconder) em fornecer a faixa efetiva recomendada para os falantes, mas só fornecem a gama de resposta do falante que nem sempre condiz com a realidade, porque sempre devemos ter em mente a atenuação natural do falante, que normalmente é de cerca de 10 dB.

A Selenium é uma das marcas que cita o valor dessa atenuação e isso significa respeito ao consumidor.

Como referência passo o link de um artigo interessante e bastante acessível que visa o perfeito entendimento:

http://www.envenenado.com.br/acessorios/som/som_01.html

Matéria cedida pela Revista SOM & CARRO

Autor: Marcello Lacerda de Almeida, Criador do software X2 e X1, Autor do livro Som Automotivo e Instrutor da 2FAST4U

Compartilhar este post

Link para o post
Não gosto de ser duro, mas gosto de ser bastante objetivo e às vezes sou mal interpretado por isso.

Quem tem consciência do significado da palavra frequência, não permite que um falante atue numa faixa ao qual ele não é recomendado, principalmente para os de baixa frequência e diâmetros maiores. Com certeza estarão judiando do falante, pois a frequência está relacionada ao excursionamento.

Alguém aí sabe identificar a faixa útil de cada falante, porque eu não tenho idéia?

Os erros são cometidos por alguns técnicos e por desconhecimento (eu não sei dizer qual a faixa útil de uma falante e me incluo nesse rol de pessoas, porque não tenho preparo suficiente para saber e nem instrumento algum para medir), mas muito mais porque os fabricantes não facilitam (devem ter interesse em esconder) em fornecer a faixa efetiva recomendada para os falantes, mas só fornecem a gama de resposta do falante que nem sempre condiz com a realidade, porque sempre devemos ter em mente a atenuação natural do falante, que normalmente é de cerca de 10 dB.

A Selenium é uma das marcas que cita o valor dessa atenuação e isso significa respeito ao consumidor.

Como referência passo o link de um artigo interessante e bastante acessível que visa o perfeito entendimento:

http://www.envenenado.com.br/acessorios/som/som_01.html

Matéria cedida pela Revista SOM & CARRO

Autor: Marcello Lacerda de Almeida, Criador do software X2 e X1, Autor do livro Som Automotivo e Instrutor da 2FAST4U

retirado desse site:

"Nota: em sistemas do tipo trio elétrico os subwoofers de 12" ou 10" podem ser usados como woofers, pois conseguem responder sem maiores problemas freqüências entre 100Hz e 1.000Hz."

então um subwoofer bem preparado consegue fazer um bom trabalho. certo?

teve um amigo meu que tinha um trio com 3 subs de 10" + 2 cornetas(em estéreo) + 2 stw (em estéreo)

tinha um conjunto bem equilibrado e de boa qualidade. (não chega a ser top, mas era bem agradável)

a dúvida continua. :banghead

grato a todos que respondem

mesmo que achem minha dúvida ridícula :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ACHO que o único problema nessa questão é o timbre

mesmo que o sub responda em 1khz em -10db, ainda vai ser audivel

e sons nessa faixa de frequência com o sub excursionando não fica lá aquelas coisas

creio que possa haver também algum problema com a impedância

mas vou deixar isso para os mais sabidos

bom, já usei muitas vezes o sub sem LP, e não vi grandes problemas não

mas afinal, qual amplificador e subs você tá pretendendo colocar?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu ACHO que o único problema nessa questão é o timbre

mesmo que o sub responda em 1khz em -10db, ainda vai ser audivel

e sons nessa faixa de frequência com o sub excursionando não fica lá aquelas coisas

creio que possa haver também algum problema com a impedância

mas vou deixar isso para os mais sabidos

bom, já usei muitas vezes o sub sem LP, e não vi grandes problemas não

mas afinal, qual amplificador e subs você tá pretendendo colocar?

seria mais para esclarecimento de dúvida.

mas como dito anteriormente um sub de 10" pode responder até 1000hz.

com certeza vai ter perda de potência em frequencia mais altas.

mas esse seria o correto a fazer para não deixar frequencias em branco quando não se tem espaço para um médio grave?

Charlles.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...