Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Razerboy

Meu Set Vale a Pena? (Fotos dos Equipamentos ainda nao instalados)

Recommended Posts

Nunca tive a oportunidade de ouvir um sistema com um um EPX2 funcionando, mas sempre tive a maior curiosidade em cima desse cara... Sério mesmo! Dele e dos EQT/EQX da Audio Control.

Para acertar esses cortes, sugiro que primeiramente você use o crossover que vem no kit. Fique uma semana com esse carinha, ouça e depois anote o que gostou e não gostou. Remova esse cross passivo da cadeia de áudio, e coloque um ampli 4 canais (pode ser qualquer um desses que você tem) e use dois canais para o tweeter, e dois canais para os médios. Faça os cortes todos no Simmetry. Sugestão:

Sub - 63Hz low-pass

Médio - 63-2.500Hz band-pass

Tweeter - 2.500Hz hi-pass

Teste inicialmente com cortes de 2ª ordem (12dB/8ª) e diminua ou aumente o slope para perceber as mudanças no som. Slope é o fator de corte (6dB / 12dB / 18dB / 24dB). Fique com aquele que mais te agradar.

PS - Os amplis você vai usar em flat, ou seja, sem corte de frequência (cuidado com os x-cards do Fosgate, veja se estão na posição full. Já tomei um susto com o meu 60ix que não dava graves por causa disso: x-card em hi-pass... Fui limpar o ampli e devo ter mudado o card).

Se os cortes que você chegar no Symmetry forem os mesmos, ou muito próximos dos cortes usados no cross passivo do kit, e com o mesmo resultado, fique com o passivo mesmo. Você pode usar esse EPX² para levantar uma grana e pegar uma HU, bons cabos, enfim, o que estiver precisando. Ou então, guarde-o.

Já decidiu quais amps entrarão no seu sistema? Fosgate? XTant? Soundstream???

Abraço.

Edu

Dae Edu, beleza? Entao sobre o que mais ou menos queria fazer, tenho uma ideia sim. No primeiro estagio:

HU - nao sei qual ainda

amps - Xtant

kit componente morel 6''

sub 12'' jbl gt series

e dai no segundo estagio colocaria o soundstream 4x120rms com mais 1 par de mids e 1 par de woofer.

E logico upgrade de sub para um de dez provavelmente da JL.

Talvez nao use o symmetry. Vou conversar com os instaladores e ver o que sera necessario. Nem o eq90 clarion proaudio e o fosgate. Seria uma boa se conseguisse vender sim. Me ajudaria a pagar parte da instalacao. Sobre os Eqts eu adorava ver os sons com os audiocontrols branco rsrs

Quero no final um carro com som de qualidade e forte se preciso. Acho que eh SPQL.

O que vc usaria de kits para tocar na faixa de 600 a 750 reais? Fora os Morel 6'' Tempo, lembrei que tem um grande instalador de som aqui em londrina que tem suas proprias marcas de falantes hi end e tweeters. Kit da Zippang. Ja ouviu falar? O engenheiro responsavel pelo falante , inclusive ja ganhou etapas do Iasca no passado e hoje se dedica a Zippang som para Home e automotivo. Mas se pegar kits componente com o Edson, instalo com ele tbm.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dae Edu, beleza? Entao sobre o que mais ou menos queria fazer, tenho uma ideia sim. No primeiro estagio:

HU - nao sei qual ainda

amps - Xtant

kit componente morel 6''

sub 12'' jbl gt series

e dai no segundo estagio colocaria o soundstream 4x120rms com mais 1 par de mids e 1 par de woofer.

E logico upgrade de sub para um de dez provavelmente da JL.

Talvez nao use o symmetry. Vou conversar com os instaladores e ver o que sera necessario. Nem o eq90 clarion proaudio e o fosgate. Seria uma boa se conseguisse vender sim. Me ajudaria a pagar parte da instalacao. Sobre os Eqts eu adorava ver os sons com os audiocontrols branco rsrs

Quero no final um carro com som de qualidade e forte se preciso. Acho que eh SPQL.

O que vc usaria de kits para tocar na faixa de 600 a 750 reais? Fora os Morel 6'' Tempo, lembrei que tem um grande instalador de som aqui em londrina que tem suas proprias marcas de falantes hi end e tweeters. Kit da Zippang. Ja ouviu falar? O engenheiro responsavel pelo falante , inclusive ja ganhou etapas do Iasca no passado e hoje se dedica a Zippang som para Home e automotivo. Mas se pegar kits componente com o Edson, instalo com ele tbm.

Nossa, agora que eu prestei atenção nesse Xtant. Cavalo ele, hein? Bem maior que o SS... O Simmetry parece uma caixinha de fósforo perto dele... hehehe.

Pode usar esses equipamentos nesse primeiro estágio sim. Se tiver dúvida de como toca esse Morel, mande uma mp para o beraldo. Ele tem um desses há um tempo já e está satisfeito.

Esse sub JBL é legal. Só atente para o fato de o sub já ser meio antigo e tal. Pode ser que, abrindo o "gás" ele não aguente, ok? Esses 150W do XTant são suficientes para ele.

Para o início, pense em comprar uma HU que tenha os recursos que você queira e boa qualidade de áudio. Se faz questão de equipamentos novos, vá na fé. Se não se atém a isso, pode encontrar HUs Alpine, Clarion, Kenwood, etc nos classificados por bons preços (entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00). Utilize também bons cabos (Stinger, db Link, Monster Cable, etc). Não economize nessa parte.

De resto, é caprichar na instalação e curtir o som. Analise-o objetivamente e veja o que não o está agradando, o que falta e o que sobra no seu som. Depois desse tempo analisando o áudio, parta para o upgrade que fará a maior diferença no seu sistema. Por exemplo, se seu grave estiver fraco, faça um upgrade nessa parte buscando o que você não tem no set atual, seja potência, seja extensão, seja timbre, etc.

De upgrade em upgrade, desde que planejados, você poderá ter o sistema que deseja. Só atente para upgrades que não valem a pena (exemplo, sair de um stereo 2 x 75W para 2 x 100W!). A não ser que a diferença de equipamentos seja no nível de um XTant para um Brax Competition, por exemplo, não vale a pena pela pouca diferença que você terá.

Pro segundo estágio, como você está pensando em usar mais médios-graves, pode ir nesse SS mesmo. Mas, ao invés de usar mais 4 falantes, eu procuraria usar mais um par de mid-bass de 6" que me dê mais médio-grave. Um outro par de tweeter também seria interessante. Ou então, usar um kit mais forte (talvez um 3 vias Morel, Hybrid, Hertz, ou outro) nas bridges do SS. Se são 120W rms em 2 ohms por canal, é quase certo que sejam 240W rms em bridge a 4 ohms. E cara, 480W rms no stereo é MUITA coisa! Só um set de graves parrudo pra acompanhar isso... O lance aí que é o kit TEM que aguentar potência... geralmente os 3 vias aguentam mais potência que os 2 vias, justamente por causa do mid-range que é adicionado... É um lance a se pensar...

Se minha intenção fosse um stereo forte e um grave de respeito pra acompanhar, iria por esse lado: um 3 vias BEM alimentado (mínimo 200W rms por canal), e uns 1000W rms nos subgraves. Um parzinho de 10W3V3/12W3V3, por exemplo. Um JL 12W6V2 também ficaria legal com esses 1000W aplicados, principalmente pela reserva de potência.

Se quer ainda mais potência, sem perder qualidade, pode pensar em usar um kit parrudo de 6" nas portas, e um de 5" nos pezinhos. Os tweeters podem ficar no painel, ou acompanhando o mid do pezinho. Use pelo menos 200W por kit (100W para cada lado). No porta-malas, use dois subs de 12" e pelo menos 300W rms, bem alimentados (1000W para os dois são suficientes).

Se precisar de algo, não hesite em gritar! Heheheh...[¨]

Abraço.

Edu

Compartilhar este post

Link para o post
Nossa, agora que eu prestei atenção nesse Xtant. Cavalo ele, hein? Bem maior que o SS... O Simmetry parece uma caixinha de fósforo perto dele... hehehe.

Pode usar esses equipamentos nesse primeiro estágio sim. Se tiver dúvida de como toca esse Morel, mande uma mp para o beraldo. Ele tem um desses há um tempo já e está satisfeito.

Esse sub JBL é legal. Só atente para o fato de o sub já ser meio antigo e tal. Pode ser que, abrindo o "gás" ele não aguente, ok? Esses 150W do XTant são suficientes para ele.

Para o início, pense em comprar uma HU que tenha os recursos que você queira e boa qualidade de áudio. Se faz questão de equipamentos novos, vá na fé. Se não se atém a isso, pode encontrar HUs Alpine, Clarion, Kenwood, etc nos classificados por bons preços (entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00). Utilize também bons cabos (Stinger, db Link, Monster Cable, etc). Não economize nessa parte.

De resto, é caprichar na instalação e curtir o som. Analise-o objetivamente e veja o que não o está agradando, o que falta e o que sobra no seu som. Depois desse tempo analisando o áudio, parta para o upgrade que fará a maior diferença no seu sistema. Por exemplo, se seu grave estiver fraco, faça um upgrade nessa parte buscando o que você não tem no set atual, seja potência, seja extensão, seja timbre, etc.

De upgrade em upgrade, desde que planejados, você poderá ter o sistema que deseja. Só atente para upgrades que não valem a pena (exemplo, sair de um stereo 2 x 75W para 2 x 100W!). A não ser que a diferença de equipamentos seja no nível de um XTant para um Brax Competition, por exemplo, não vale a pena pela pouca diferença que você terá.

Pro segundo estágio, como você está pensando em usar mais médios-graves, pode ir nesse SS mesmo. Mas, ao invés de usar mais 4 falantes, eu procuraria usar mais um par de mid-bass de 6" que me dê mais médio-grave. Um outro par de tweeter também seria interessante. Ou então, usar um kit mais forte (talvez um 3 vias Morel, Hybrid, Hertz, ou outro) nas bridges do SS. Se são 120W rms em 2 ohms por canal, é quase certo que sejam 240W rms em bridge a 4 ohms. E cara, 480W rms no stereo é MUITA coisa! Só um set de graves parrudo pra acompanhar isso... O lance aí que é o kit TEM que aguentar potência... geralmente os 3 vias aguentam mais potência que os 2 vias, justamente por causa do mid-range que é adicionado... É um lance a se pensar...

Se minha intenção fosse um stereo forte e um grave de respeito pra acompanhar, iria por esse lado: um 3 vias BEM alimentado (mínimo 200W rms por canal), e uns 1000W rms nos subgraves. Um parzinho de 10W3V3/12W3V3, por exemplo. Um JL 12W6V2 também ficaria legal com esses 1000W aplicados, principalmente pela reserva de potência.

Se quer ainda mais potência, sem perder qualidade, pode pensar em usar um kit parrudo de 6" nas portas, e um de 5" nos pezinhos. Os tweeters podem ficar no painel, ou acompanhando o mid do pezinho. Use pelo menos 200W por kit (100W para cada lado). No porta-malas, use dois subs de 12" e pelo menos 300W rms, bem alimentados (1000W para os dois são suficientes).

Se precisar de algo, não hesite em gritar! Heheheh...[¨]

Abraço.

Edu

Koe Edu

:) Na Paz ? Entao, esse Xtant eh gigante rsrs e pesa facil 10 kilos rsrs Acho que era 12 se nao me engano.

Minha duvida era exatamente esta do sub. Ele esta em perfeito estado, e nunca foi tocado muito forte, mas mesmo assim nao sei se sera o ideal mais para frente nas proximas etapas que queria fazer. Sobre aparelhos novos ou semi novos eu nao tenho discriminacao para HU e amps desde que sejam originais, muito bem conservados. Falantes acho que nao compraria usado, mas isso eh minha opiniao pessoal . Mas HU sem problemas. Vi alguns inclusive aqui no classificado do forum, maravilhosos de bem cuidados. Principalmente um Pioneer P880 se nao me engano.

Outra coisa Edu, eu poderia usar um unico sub em uma closed box? Pq queria perder o minimo espaco possivel, inclusive escondendo tudo que for possivel. Quero muito que a instalacao seja feita do jeito mais discreto possivel.

Valeu os toques e com certeza vou deixar gravado aki para qdo eu instalar o som vir consultar.

Fica bem ae e espero a sua opiniao

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...