Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lunatico

(Fogo) Apenas um reforço sobre bom cabeamento elétrico...

Recommended Posts

Fala galera,

Curto um som automotivo como vocês, mas ainda não tive tempo pra instalar os componentes novos que eu comprei.

Mas to postando um tópico por razão diferente, apenas pra dar um conselho pra geral fazer um projetinho elétrico legal quando for instalar seus equipamentos, dimensionando as bitolas da fiação, etc, e em lojas que tenham um mínimo de qualidade, pra evitar problemas.

Hoje fui deixar meus pais na loja deles, e estacionei o carro. Acabo de fazer a baliza, e vou ajuda-los a descarregar uns produtos... e daí que, em 5 minutos, o carro que estava exatamente à frente do meu começa a sair uma pequena fumaça pelo capô. Eu tinha visto, mas achei que o carro estava ligado, que o dono estava próximo... enfim, em mais 5 minutos, começa a pegar fogo debaixo do capô, com fogo vazando por baixo do motor, pelas laterais... pela churrasqueira.

Aglomerou uma galera do lado do carro desesperada tentando encontrar o dono, que parecia não estar próximo. Como todo mundo adora gritar e ninguém faz nada, peguei o extintor de pó químico da loja do meu pai, consegui puxar pro lado uma parte da churrasqueira que já estava deteriorada pelo calor, e consegui apagar o fogo detonando mais da metade do extintor por lá, e pela entrada de ar frontal do radiador.

Era um Corsinha 4p, e não conseguimos abrir o capô de jeito nenhum. Quando o dono chegou umas 2 horas depois, viu-se o porque ? O cabeamento feito pra ligar o som do cara na bateria tava cheio de gambiarra, e provavelmente deve ter dado um curto, encostado um contato da bateria no outro... O cara tinha um somzinho médio, mas deve ter deixado a instalação meio porca.

Resultado. Toda peça de plástico próxima ao motor e baterias derreteram todas, um belo prejuízo... coletor, fiações, flauta, etc.

Ainda assim, o cara agradeceu um milhão de vezes pela ajuda, porque claro, poderia ter sido bem pior se eu não tivesse controlado o fogo.

Fica a dica pra galera. Dica vocês sempre compartilham, mas não é sempre que vemos algo real acontecer na nossa frene. Vocês que frequentam o fórum costumam ter mais informações sobre instalação de som, mas ainda assim podemos ver muita gente comprando quase 2 paus de som, e economizando justamente na fiação elétrica, na instalação e afins.

Não deixem o vendedor falar que o cabo de bitola baixa tem o mesmo efeito de um 21mm, 25mm... que cabo duplo-isolado é besteira. Exijam sempre algo de qualidade, que isso não ocorrerá com vocês!

Um abração, e bom fds!!

Lunatico

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fuse no positivo da bateria é artigo de luxo pra muita gente hehe.

Saca só o que um estalador falou aqui no fórum há pouco tempo atrás ...

(Magaiver® @ May 21 2008, 02:30 PM)

"Conforme o artigo, deve-se levar em conta apenas o que será utilizado e não a potencia nominal do amplificador".

Claro, ai quando vc cololcar mais Falantes no sistema, tera que mudar toda a fiação...

FUSIVEL É PRA PROTEGER O TEU CARRO DE NÃO PEGAR FOGO, QUANDO O FIO DERRETER... E NAO PROTEGER BATERIA... DE ONDE SAIU ISSO...

SE ESTRAGAR A BATERIA QUE SE fo**, A BATERIA...

Ai sim, se os fusiveis originais do veiculo, foscem pra proteger a bateria, o painel inteiro ia derreter, mas a bateria ia tar la NOVINHA ehhhauhea. Vc continua querendo proteger a bateria ? Ainda acha que ela é mais importante que teu carro ?

Acho que tem cursinho de som encinando errado as coisas...

Nao gosto de encinar, porque eu cobro pelos meus trabalhos...

Mas fico com medo, que numa dessas, me encosta um carro do lado do meu, com esses tipo de instalacao de proteger bateria... Ai ainda nao tenho seguro contra incendio no meu.

Nem tudo oque reluz é ouro. nao se ingane.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar que, tudo que existia de tecnologia no corsinha deve ter ido pro saco.

Compartilhar este post

Link para o post

ainda bem que esse instaladô não gosta de "ENCINAR", se nem o portugues ele sabe ...

já briguei mto por causa de fuse e fiação !!! mas a maioria dos carros que vejo não tem fuse algum, é artigo de luxo mesmo !!! afinal de contas o ampl já tem fuse né ?!?! pra que mais um :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

eu vivo brigando comos donos da loja onde trampo por causa disso, lá vive colocando cabos mau dimensionados e sem porta fusivel, ja falei pra eles que no dia que um carro pegar fogo eles vão ver, mesmo estando fora do orçamento eu coloco fusivel assim mesmo, depois algo de ruim acontece e a culpa vai ser de quem.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...