Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jlm

Primeiras impressões

Recommended Posts

Então...... instalei o kit morel que comprei, como já havia falado em outro tópico......

assim..... deixei o tweeter em 0db e melhorou em relação ao kit da pioneer que eu tinha....... ele é um pouco mais definido e mais limpo..... não "embola" mto o agudo e dá aquela "chiadeira de vez em quando, como os tweeters da píoneer e da bravox fazem..... mas em termos de médio, sinceramente, não senti diferença nenhuma ainda, em relação ao pioneer..... a configuração é toda a mesma, não mudou nd..... acho que se eu tivesse colocado um tweeter um pouco melhor no kit antigo, talvez me saisse mais em conta.... vcs podem até me dizer que sou louco, e que não sei o que.... mas essa é a impressão que tive.... pode ser que mais tarde eu perceba diferenças, mas há primeira impressão..... não mtas não...

talvez mais pra frente eu faça umas mudanças e funcione com 3 way, já que o amp permite esta configuração.... aí talvez eu perceba outras diferenças....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

espere o kit amaciar primeiro.. falantes tem movimentação mecânica.. necessita de um período de amaciamento até chagar a seu funcionamento normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Como está a instalação do Morel Tempo?

Mid no pezinho ou na porta?

Tweeter on ou off axis?

Compartilhar este post

Link para o post

assim...... como eu falei.... nas mesmas condições anteriores.... na porta direto, sem tratamento e nem nd....... só os tweeters que quando fizeram a moldura, ele fopi feito direcionado para dar o palco no retrovisor (apesar de eu nunca ter sentido isso)...

futuramente ele vai pra pezinho......... pq na poorta, pra dar grave.... nnndddddd..... muito ruiim a porta do 206 mesmo... não bate, só distorce se aumentar o grave e corro o risco de queimá-lo ainda... vou experimentar atenuar o tweeter em -3 db pra ver como se comporta o agudo..... o amp e o aparelho, deixei os cortes em 60hz.... se eu deixar no amp. em 60hs e no cd em "passa tudo" se aumentar "no talo" quase, ele distorce..... se eu deixar o amp. em off e o cd "passa tudo" ele até dá um gravezinho, mas aumentando muito, ele distorce.... então deixei 60 e 60hz.... o grave tá em 40Hz ou 60hz (não me lembro) o médio deixei em 1khz e o agudo tá cortando em 15Khz... sei que esse aparelho da kenwood é mto bom em termos de regulagens..... ele tem bons cortes e mto eficientes..... só peca (ou talvez não) em não ter T.A

Compartilhar este post

Link para o post

Diz teu set completo pra gnt ter uma noção, tem coisa que pode melhorar, pela tua descrição, apenas com ajustes adequados, tipo, agudo cortando em 15k...acho que na pior das hipóteses vc ouve até os 16khz, então não se deve "cortar" o tw nessa faixa, a menos que eu tenha entendido errado. Cortes redundantes de amp e hu tendem a não dar certo, ou um ou outro.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Cortes estranhos...

Cortar a mesma frequência em série dá problemas de fase, e provavelmente vc tá tendo um corte estranho, não linear. Ou corta no ampli ou no HU, nunca ambos!

O resto que entendi tá bem fora do normal tbm, pelo que eu entendi seu mid tá indo até apenas 1khz e dai pra cima o tw até os 15khz?

O tw certamente não desce com saúde até 1Khz, se descer até 2Khz é muito. Corte LP em tw é novidade tbm, o canal do tw passa tudo pra cima, vc tá perdendo várias nuances cortando um tw.

Esses cortes deveriam ficar perto de:

SUB > lp 60hz

MID > hp 60hz, lp 2khz

TW > hp 2khz

Ainda assim acho que o tw fica mais saudável se a transição for lá pros 2.8Khz...

Compartilhar este post

Link para o post

pera lá......... agora fiquei nperdido...... como vou fazer estes cortes, como vc falou?

o que posso fazer:

deixar o amp em 60Hz o cross e no cd deixar "passa td"..... (isso para o corte do kit)

o sub eu corto em 60hz e as vezes, quando quero menos grave, ou mais maciuo ainda, corto em 50hz (no amp está em off)

no bass - que está em 60hz, posso baixar para 40hz ou subir até 200, se não me engano....

no médio, posso variar de 0,5khz - 1khz e 2khz (hj tá em 1khz)

no treble posso variar de 10khz - 12,5khz - 15khz e 17khz (hj tá em 12,5 ou 15 - não lembro)

fora isso, não sei como fazer o que vc faalou.... deixo o LOoud (ligado - pra reforçar o grave e o agudo - assim parece q tem mais brilho o som - desligado ele um grave super qualidade mesmo (fica mto suave) , porém, sinto que perco no resto....

Compartilhar este post

Link para o post

então....... o amp. do kit é o alpine mrv f545, pros 2 jl 10w6 (caixa dutada) é o soundstream xta 720.4 e o aparelho é um kenwood excelon 890 ...... uso cabo stinger hyper pro kit e xing ling com conector santo angelo, pros sub.....

Diz teu set completo pra gnt ter uma noção, tem coisa que pode melhorar, pela tua descrição, apenas com ajustes adequados, tipo, agudo cortando em 15k...acho que na pior das hipóteses vc ouve até os 16khz, então não se deve "cortar" o tw nessa faixa, a menos que eu tenha entendido errado. Cortes redundantes de amp e hu tendem a não dar certo, ou um ou outro.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

então....... o amp. do kit é o alpine mrv f545, pros 2 jl 10w6 (caixa dutada) é o soundstream xta 720.4 e o aparelho é um kenwood excelon 890 ...... uso cabo stinger hyper pro kit e xing ling com conector santo angelo, pros sub.....

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

O medio, que entendi por canal que vai pro mid, tem q ter dois cortes, um hp (passa alta) e um lp (passa baixa), não sei as peculiaridades do seu player, mas se ele diz fazer cortes, configurado em 3-way ele tem q ter esses dois cortes programaveis....

Corte de agudos não entendi, não faz sentido pra 99% dos equipamentos o corte nessas frequecias. Tem certeza q isso são cortes?

Se estiver perdido em alguma coisa, e tiver como fazer esse teste, faz assim, desilga todos os crossovers ativos, deixa só o do ampli do sub, lp em 60hz, e usa o cross passivo que veio com o kit, se os cortes estão como estamos pensando, vai dar uma puta diferença!

Abcs!

Compartilhar este post

Link para o post
pera lá......... agora fiquei nperdido...... como vou fazer estes cortes, como vc falou?

o que posso fazer:

deixar o amp em 60Hz o cross e no cd deixar "passa td"..... (isso para o corte do kit)

o sub eu corto em 60hz e as vezes, quando quero menos grave, ou mais maciuo ainda, corto em 50hz (no amp está em off)

no bass - que está em 60hz, posso baixar para 40hz ou subir até 200, se não me engano....

no médio, posso variar de 0,5khz - 1khz e 2khz (hj tá em 1khz)

no treble posso variar de 10khz - 12,5khz - 15khz e 17khz (hj tá em 12,5 ou 15 - não lembro)

fora isso, não sei como fazer o que vc faalou.... deixo o LOoud (ligado - pra reforçar o grave e o agudo - assim parece q tem mais brilho o som - desligado ele um grave super qualidade mesmo (fica mto suave) , porém, sinto que perco no resto....

Me parece que essas frequências que vc cita são do EQ paramétrico, não do crossover do aparelho...tente(tá bom, no começo é difícil) deixar tudo zerado no EQ, sem ganhos em nenhuma faixa, pois dependendo do uso, vc pode criar problemas sérios no desempenho do set, loud desligado tb, acredite, em pouco tempo vc vai ver como é melhor assim. Quanto ao cross fica difícil ajudar assim, sem saber os cortes do crossover do teu hu, uma pena.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Fica difícil o falante render desse jeito mesmo. A porta do 206 não ajuda muito, e ainda não tem nenhum tratamento acústico.

Recomendo um ótimo tratamento acústico com manta asfáltica Seladin 3mm em toda a porta. Além disse construir um baffle bem reforçado em MDF com tratamento para proteger dos elementos (resina + pintura). Dai sim fazer uma avaliação do kit.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

o Tw do morel tempo responde muito bem em baixas frequencias(pra ele, claro)

FR apartir de 1800Hz, o corte do cross original é de 3800hz @6db/8, acho que com um player 3way dá pra explorar melhor esse tweeter, pois o cross original do kit é de 1 ordem...

eu nunca testei esse tipo de coisa, mas tenho essa impressão......

vc está usando o kit em bi-amp? seu player tem 3way?

o cross do kit nao permite bi-amp, entao para isto, teria q usar o 3way do player, obrigatoriamente.

Compartilhar este post

Link para o post

deixa eu dar uma pesquisada e primeiro aprender o que significa 3 way no aparelho... senão to meio perdido no que vcs me dizem....

quanto aos cross do aparelho... digamos assim (isso que eu entendo como crossover)..

se eu deixar o botão do volume pressionado, ele me aparece cortes de frequencia para os auto falantes da frente, de trás e do sub, certo!

no sub, eu deixo em 60hz, as vezes 50hz...

quando me aparece pros auto falantes dianteiros, tem várias opções tb, aí eu dexei "trough" como se fosse "passa tudo" (off) e responde ao que vem do amp...

pros traseiros a mesma coisa....

os outros cortes que falei são:

regulagem de bass: se eu pressionar o "bass" me aparece algumas opções de frequencia (nesse eu deixo em 60hz)

no mid, a mesma coisa: se eu pressionar, me aparece 0,5khz - 1khz - 1,5khz e 2khz .... nesse caso, agora deixei em 1,5khz .... tem mais uma parada, se pressionar mais uma vez.... um tal de q fator.... que é 1 - 1,5 e 2 - no gráfico ele aparece as faixas de frequencia que ele vai pegar (se mais próximos daquele que vc deixou ou se mais aberto, pegando uma area maior)....

no treblhe a mesma coisa: se eu pressiono, eu tenho as opções 10 - 12,5 - 15 e 17khz - deixo em 12,5hz..... pra mim, isso tudo que citei, entendo como cross.... (por isso não sei dizer) ..... como eu saberia se ele faz 3 way?

no amp. eu acredito que dê.... pois tem a regulagem do cross dele, certo.... lá eu vario de 30 a 500 hz (se não me engano).. se eu virar um botão que tem lá, essa frequencia muda (multiplico o que está, por 20).... se eu deixei em 400hz, virando a chave, ele vai pra 8000hz.... entendo que nestes casos, se eu ligasse o kit direto no amp., sem o cross do kit, e 1 medio num canal, um tweeter no outro, outro médio no outro e o outro tweeter no outro canal, eu poderia trabalhar, por exemplo:

pros medios - deixava o corte em 60hz e os 2 canais do tweeter eu poderia cortar, por exemplo, em 8000hz....

sei lá se vcs entenderam o que eu quis dizer hehehe ..... mas essas são as funçõe sexistentes no aprelho e no amp..

Compartilhar este post

Link para o post

Se você ta usando o cross passivo do seu kit 2 vias, deixa tudo em Through os cortes do player/etc.

E não espere um rendimento muito bom sem fazer um tratamento nas portas.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...