Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Slaugh

Dúvida sobre FONTE

Recommended Posts

Boas... estou com um sistema tocando aqui há um tempo, e resolvi adquirir uma fonte decente para tocá-lo... contando com isso, um amigo meu me deu a bateria do civic 2004 dele para auxiliar, então está tudo rodando com bastante folga mesmo para um sistema fraquinho como o meu... tudo funcionando belezinha aqui, eu raramento deixo a fonte ligada, eu uso mais para recarregar a bateria, ou quando estou ouvindo música um pouco mais alto, embora meu sistema deva consumir uns 35~40A no MÁXIMO... mas estou com dúvida com relação às vontagens do sistema...

é que a fonte anuncia 13,8v (60A), mas até agora raramente ela ficou estabilizada nisso... as voltagens, quando eu ligo, variam, na maioria das vezes... às vezes eu ligo e ela está em 14,2v, ou algo assim, e começa a subir, parecendo atingir alguma estabilidade próximo dos 15v... porém, tem vezes que ligo e ela está em 15v e, subindo, chega a atingir quase 16v...

fico na dúvida se essas voltagens são saudáveis para o meu sistema... embora saiba que os aparelhos são projetados para funcionar até 16v, fico receoso quanto a vida útil deles... até mesmo as luzes do player acendem mais "brilhantes", não que esteja algo aberrante, mas fico com medo até dessas luzes do player estarem com o tempo de vida reduzido, já que as luzes dos automóveis têm sua vida útil reduzida drasticamente com voltagens altas...

ontem deixei recarregando um pouco e depois ví que a voltagem da bateria estava em 13v... será ela a culpada de algo? ou será que a fonte está recarregando ela com voltagem muito acima do que deveria?

foto da fonte e parcial da bateria instalados:

img1134ax3.jpg

w1600.png

a propósito, alguém já usou esta fonte? ela é boa mesmo? será que tem algum problema em deixar ela assim, ou eu poderia pensar numa eventual troca?

obrigado

edit: estou com a fonte ligada agora e ela está em 16,21v... e ae?

edit2: falei mais do q devia... vou esperar alguem q conheça a fonte melhor antes de sair falando...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, resolvi fazer alguns testes na minha... desconectei ela da bateria e do som, está só ela ligada... agora o zumbido e a trepidação sumiram, só se houve o cooler, mas sem carga alguma a voltagem fica em 19.06v...

poxa, será que tem algo errado :-/ ?

Compartilhar este post

Link para o post
e ae, pessoal? postei na sala errada? :unsure:

Aparentemente não tem nada de errado com sua fonte pelo visto ela não é estabilzada, então sem carga a tensão tende a subir mesmo.

quanto a vida util dos aparelhos provavelmente não terá alteração.

Em meu apartamento toda a iluminação é em 12V, quando a fonte está desligada, porque quando liga fica em tornode 17V em que está ligado no quarto um player da SONY e na cozinha um player da PIONEER os quais já estão ligados a alguns anos e nada de alteração, mesmo porque os componentes mais criticos são alimentados com 5V atraves de reguladores.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, então é isso? tudo ok?

fico meio preocupado com essas voltagens, porque elas quase sempre ficam etnre 15.4v e 16.40v com a bateria conectada (sim, já vi chegar nesta voltagem)... é certeza de que não estou diminuindo a vida útil de nenhum componente ou forçando demais da bateria?

sempre ouvi dizer que não se deve recarregar bateria a mais de 16v, procede?

Compartilhar este post

Link para o post
bom, então é isso? tudo ok?

fico meio preocupado com essas voltagens, porque elas quase sempre ficam etnre 15.4v e 16.40v com a bateria conectada (sim, já vi chegar nesta voltagem)... é certeza de que não estou diminuindo a vida útil de nenhum componente ou forçando demais da bateria?

sempre ouvi dizer que não se deve recarregar bateria a mais de 16v, procede?

Para não danificar a bateria voce deve colocar um resistor entre 15 e 22R.

Compartilhar este post

Link para o post

mas, amigo, isso por causa da fonte? por que se for, eu ainda posso trocar... to achando que ela não tá legal, não... mesmo no site diz que é estabilizada...

Compartilhar este post

Link para o post
mas, amigo, isso por causa da fonte? por que se for, eu ainda posso trocar... to achando que ela não tá legal, não... mesmo no site diz que é estabilizada...

Eu uso uma fonte que dá sem carga entre 16 e 17V e 40A a 9 anos, tem varios aparelhos ligados nela, inversores para as lampadas fruorescentes, dois players, teclado,e muitos outros aparelhos.

Quando alguns estão ligados a tensão cai ficando entre 14 e 15V, mas a noite fica em torno de 17V e não danificou a bateria, mas eu uso um circuito com DIODOS e RESISTORES para limitar a CORRENTE na BATERIA.

Compartilhar este post

Link para o post

Tua fonte tá bixada...

Ela é chaveada?

Se for, tá bichada com certeza.

Se for linear, vais diminuir a vida util da bateria... e do resto do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado.. liguei na líder e pedi para trocarem... na verdade o primeiro post tinha alguns dados que eu apaguei, pra não ficarem falando que estava "difamando" a imagem da empresa à toa... estava esperando alguém falar desta marca de fonte, mas acho que ninguém ainda teve experiência... mas na santa ifigênia tem sido vendida em todo lugar, e os vendedores pelo menos falam bem delas...

mas uma das coisas curiosas é que o mostrador digital dela acusa 13.8V, mas este número é FIXO, e a voltagem de saída é bem diferente disso... já tinha certeza quase absoluta que estava com algum problema, vou trocar e ver se dou sorte por uma melhor... se não vou exigir meu dinheiro de volta e comprar uma recomendada pelo pessoal do fórum...

não duvido que os produtos dessa Auditrom/Auditron/Auditrow (em casa panfleto eles têm um nome diferente) sejam bons, mas o atendimento, entre outras coisas, é realmente duvidoso (quem leu meu primeiro post deve ter ficado meio espantado com as coisas que escrevi)... mas não vou sair metendo o pau, eles devem estar começando mesmo...

o fo** é que eu passo a vida fazendo negócios de todo tipo, e só tenho problemas quando preciso de algo relacionado a carro e som de carro... nem vou falar dos negócios que fiz neste fórum, mas realmente, acho que a "malandrice" tende a ser mais forte nesses departamentos... vocês mesmo devem acompanhar histórias bizonhas de caloteiros aqui no fórum, talvez algum dia venha a entender o porquê...

enfim.. agradeço a ajuda... flws

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...