Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Crisoc

Problema Bateria

Recommended Posts

E aí pessoal, blz? Queria tirar uma dúvida com vcs.

Uso no meu setup um Roadstar 1200D para os graves e um amp de 4 canais para tocar os falantes do stereo.

Em geral, uso o som com o carro ligado. Embora seja um pouco raro escutar o som com o carro desligado, vez em quando ligo para ter um sonzinho tocando enquanto lavo o carro, etc... geralmentel tiro um pouco de grave e deixo rolando por meia hora, volume de médio para baixo... é só pra curtir um pouco o sonzinho.

Meu carro, um gol G3 1.6, roda pouco, em geral finais de semana, uns 40Km por semana...

Aproximadamente 1 ano e 3 meses troquei a bateria do meu carro. Coloquei uma Moura com liga de prata, se não me engano de 70A.

Antes dessa Moura usava uma Heliar de 60A que até durou bem... mas vez em qdo a bateria arriava qdo usava o som por um bom tempo com o carro parado. Se ela não arriasse por completo, esperava um tempo bom e com sorte o carro pegava com dificuldade, mas pegava. Acho que essa é a vantagem da liga de prata não é?

Só que como achei que a bateria estava ruim (veio no carro e não sabia qdo foi comprada) e que podia melhorar o som com uma bateria Moura nova, acabei comprando a Moura após outra arriada da Heliar.

Bem, não senti diferença nenhuma pra Heliar antiga que tinha.... pensei que fosse melhorar o grave, etc, mas eu não senti diferença... mas pensei comigo, pelo menos agora vai durar mais tempo sem arriar e vão acabar os problemas para ligar o carro...

Pois é, passados uns 8 meses usando muito pouco o som com o carro desligado e sem ter problemas com a bateria, acabei ligando o som na garagem por uma hora, volume médio mais para baixo, pouco grave, acabei de fazer o que estava fazendo, liguei o carro sem problemas, coloquei na vaga, fechei o carro e subi pra casa... uns 3 dias depois fui sair de carro e nem a trava elétrica funcionou... virei a chave e até o relógio acendeu fraco... achei estranho pq o carro tinha ligado normalmente na última vez que usei.

Fui na loja onde comprei a bateria e o vendedor recarregou a danada. Falou que a bateria estava ok, perfeita, que não havia necessidade de troca e que era alguma fuga que estava acontecendo.

Usei mais um tempo bom sem problema, até que sábado liguei o som uma meia hora, volume baixo e depois guardei o carro... ligou normalmente depois do uso, subiu os vidros, tudo normal... ainda deixei ligado uns 5 minutos para repor a carga (se é que isso funciona).

Ontem (terça) fui sair no carro e nada... arriou de novo...

Bom, expliquei tudo e não disse nada né?

As dúvidas são:

1- Não seria normal o carro não pegar depois de usar o som caso a bateria estivesse arriada, e caso a bateria estivesse boa, haveria uma chance depois de algum tempo do carro ligar? Não é anormal ele ligar perfeitamente e depois de uns poucos dias parado (no caso da última arriada, 3 dias) não querer pegar mais?

2- Caso fosse fuga, não era para ter dado antes, já que fiquei algumas vezes por quase duas semanas com o carro parado e qdo fui ligar pegou no estalo?

3- Os dois cabos dos amps (um de 25mm para o 1200D e outro de 20mm para o amp do estereo) estão presos no terminal da bateria e vez em quando dou uma apertada na porca pq folga um pouco, mas não a ponto de ficar muito bambo? Será que poderia ser o problema? Não poderia ser a bateria com defeito?

Então é isso galera, aguardo algumas colocações.

Abração. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é, tô achando que tem alguma coisa errada nisso aí...

Vou ver se checo o alternador e coloco um amperímetro pra ver se tá ocorrendo fuga...

Compartilhar este post

Link para o post

é...

pode ser que o alternador ñ esteja carregando a bateria...

ou tem alguem aí roubando energia do seu sistema!!

diferença de moura e heliar ñ é para exixtir, ambas são baterias top´s!

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada devemos saber algumas coisas..

Esse sistema chupa uma bateria boa... tá certo, 30 minutos so ... medio volume e talz... mas consumiu! Tá até ai blz..

Seu carro tem alguns sistemas que consomem bateria, pouco mas consome... deve ter alarme, seu carro deve ter painel com mostrador de hora, seu carro tem o aparelho de som e tem o proprio som (amplificadores e talz)... É importante verificar também se os módulos não ficam ligados (depois que vc desligar o carro).

Somando tudo isso aliada a uma carga baixa da bateria, é acabar com ela na certa..

Pelo que entendi vc usou o som por 1 hora a medio volume e desligou o som, e ainda fechou o carro 3 dias sem nem dá uma voltinha?

Cara, bateria é pra ser carregada... Não pense que 5 minutos de carro ligado resolve... tem que rodar um pouco mais com esse carro ai... e quando tiver rodando com o carro, por alguns dias, deixe o volume baixo, ou ate mesmo desligado. Feito isso, e deixando o carro parado alguns dias, como vc faz, sua bateria vai adiquirindo carga (bateria é carregada através da carga vinda do alternador + descanso (reações químicas) ...)

Ou então tente comprar um carregador de baterias... e dê uma carga lenta na bateria em casa..

Bom, acho que é isso... falei demais mas acho que dá pra entender.. se falei besteira me corrijam!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cheque toda a fiacao do carro pra ver se existe fuga de corrente e de uma olhada no alternador.

provavelmente vai resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

A dica do nobrega também acho bastante válida. COnferir se não tem módulo ficando ligado quanto desliga o carro. Até porque o carro foi ligado depois de usar o som. E teve descanso, o que permite que as reações quimicas ocorram adequadamente. E não foi tanto tempo assim parado.

Compartilhar este post

Link para o post
Antes de mais nada devemos saber algumas coisas..

Esse sistema chupa uma bateria boa... tá certo, 30 minutos so ... medio volume e talz... mas consumiu! Tá até ai blz..

Seu carro tem alguns sistemas que consomem bateria, pouco mas consome... deve ter alarme, seu carro deve ter painel com mostrador de hora, seu carro tem o aparelho de som e tem o proprio som (amplificadores e talz)... É importante verificar também se os módulos não ficam ligados (depois que vc desligar o carro).

Somando tudo isso aliada a uma carga baixa da bateria, é acabar com ela na certa..

Pelo que entendi vc usou o som por 1 hora a medio volume e desligou o som, e ainda fechou o carro 3 dias sem nem dá uma voltinha?

Cara, bateria é pra ser carregada... Não pense que 5 minutos de carro ligado resolve... tem que rodar um pouco mais com esse carro ai... e quando tiver rodando com o carro, por alguns dias, deixe o volume baixo, ou ate mesmo desligado. Feito isso, e deixando o carro parado alguns dias, como vc faz, sua bateria vai adiquirindo carga (bateria é carregada através da carga vinda do alternador + descanso (reações químicas) ...)

Ou então tente comprar um carregador de baterias... e dê uma carga lenta na bateria em casa..

Bom, acho que é isso... falei demais mas acho que dá pra entender.. se falei besteira me corrijam!! :legal:

Pois é cara, concordo contigo que o sistema chupa uma energia boa, mas realmente liguei o som com volume baixo. Tudo bem que foi por uma hora praticamente, mas volume baixo e praticamente tirei o grave todo. E não uso o som no talo no dia-a-dia, em geral escuto em volume moderado...

Com a Heliar acontecia o que expliquei... a bateria arriava toda, chegava a desligar o som, mas passadas umas duas horas, geralmente virava a chave e pegava...

Também concordo contigo que 5 minutos com o carro ligado e parado não repõe a carga por completo (embora tenha ficado um bom tempo acelerado em 3000 a 4000 RPM), mas se o carro tava frio e pegou depois de usar o som, não era para pegar 3 dias depois?

Alarme tem um Positron, vou experimentar deixá-lo desligado. Os amps com certeza ficam desligados... já chequei os leds e apagam qdo desligo o som.

Bom, vou levar em um eletricista para ele checar o alternador e verificar se existe alguma fuga.

Hj de manhã ligou blz... e vim trabalhar nele... dei umas esticadas boas mantendo o giro mais alto, deve ter carregado um pouco.

Tenho é que andar mais com o carro msm...

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
A dica do nobrega também acho bastante válida. COnferir se não tem módulo ficando ligado quanto desliga o carro. Até porque o carro foi ligado depois de usar o som. E teve descanso, o que permite que as reações quimicas ocorram adequadamente. E não foi tanto tempo assim parado.

Pois é, depois de usar o som, ligou normalmente...

Todos os carros que tive som eu media o qto de carga tinha pelo barulho de motor de arranque... se vira rápido, blz, ainda tá tranquilo... se ele girava mais pesado, tava arriando... se não vira, acabou tudo :vts

Depois que desliguei o som, o danado virou numa saúde... só encostei a chave e pegou na hora...

Passados 3 dias, não virou. Aliás, virou com dificuldade, ligou o carro e morreu... depois não ligou mais.... só armava a bomba e qdo acabava de virar a chave até as luzes do painel apagavam... :(

Compartilhar este post

Link para o post
cheque toda a fiacao do carro pra ver se existe fuga de corrente e de uma olhada no alternador.

provavelmente vai resolver.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

:legal: blz..

Se continuar no problema, é bom levar no eletricista mesmo ...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
:legal: blz..

Se continuar no problema, é bom levar no eletricista mesmo ...

Abraço

Blz...

Vou ver se compro um terminal descente para ligar os cabos dos amps na bateria...

A conexão tá bem amadora, hehehe... pode haver fuga na própria conexão tb... :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

velho, pra se conseguir uma boa carga do alternador para a bateria ñ é 10 ou 20min. que vai recarraga-la;

supunhetamos que:(Rsrsrs)

seu carro tem um alternador de 70ah(eu acredito que seja isto)

com o carro em funcionamento o alternador ñ vai mandar 70ah direto pra bateria, ele designa cerca de 70% de sua capacidade para forncer energia a todo seu carro, ou seja, se vc liga-lo e tirar a bateria, seu carro vai ter em pleno funcionamento todos os componentes originais para que o mesmo foi projetado, lógico que estes 70% é se vc estiver usando ao mesmo tempo todos os componentes eletricos do carro, ñ tem nem como, então SUPUNHETAMOS novamente que vc esteja c/ farol, limpador de parabrisa, seta e ar ligados, cerca de 50% do alternador esta sendo usados no momento por estes componentes, se seu alternador é de 70ah, sua bateria "estaria" sendo carregada por apenas 35ah, se vc tem uma bateria de 70ah vc precisaria de 2horas c/ o carro rodando para que o alternador funcione em plena carga pra vc recarregar por completo a bateria, isto é se seu alternador estiver funcionando corretamente!!

dei apenas um exemplo ficticio!!

leve seu carro a um eletrecista,

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
velho, pra se conseguir uma boa carga do alternador para a bateria ñ é 10 ou 20min. que vai recarraga-la;

supunhetamos que:(Rsrsrs)

seu carro tem um alternador de 70ah(eu acredito que seja isto)

com o carro em funcionamento o alternador ñ vai mandar 70ah direto pra bateria, ele designa cerca de 70% de sua capacidade para forncer energia a todo seu carro, ou seja, se vc liga-lo e tirar a bateria, seu carro vai ter em pleno funcionamento todos os componentes originais para que o mesmo foi projetado, lógico que estes 70% é se vc estiver usando ao mesmo tempo todos os componentes eletricos do carro, ñ tem nem como, então SUPUNHETAMOS novamente que vc esteja c/ farol, limpador de parabrisa, seta e ar ligados, cerca de 50% do alternador esta sendo usados no momento por estes componentes, se seu alternador é de 70ah, sua bateria "estaria" sendo carregada por apenas 35ah, se vc tem uma bateria de 70ah vc precisaria de 2horas c/ o carro rodando para que o alternador funcione em plena carga pra vc recarregar por completo a bateria, isto é se seu alternador estiver funcionando corretamente!!

dei apenas um exemplo ficticio!!

leve seu carro a um eletrecista,

abraço

Hehehe, tá supunhetando demais hein??? :legal:

A questão é que, se o carro estivesse sem fuga e carregando normalmente, e a bateria em bom estado, depois de desligar o som e o carro ligar normalmente, passando uma semana parado o carro teria que ligar né?

Agora falta descobrir o que há de errado, se é o carro ou a bateria...

Até agora tá todo mundo achando que é o carro né? Ninguém aposta na bateria? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...