Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

souza

Sub Quadriflex

Recommended Posts

resolvi abri meu topico tambem na area residencial

dando inicio a empreitada que já esta em andamento

depois de ouvir alguns subs comerciais constatei que; os que eu gostei mesmo não posso comprar. pois os preços giram acima de 3K ai como já tenho um pé no diy já fas tempo resolvi faser um subinho definitivo e para de tira e poe caixa na sala.

como a grana anda curt para todos ; depois de uma pesquizada em falantes de baixo custo com uma sensibilidade razoavel e uma fs aceitavel ; para o meu proposito escolhi um drive que a marca num tem muito prestigio mas já tinha dado uma ohada nos parametros e tinha gostadobastante. faltava mesmo por a mao em um para faser uns testes .

depois de arrumar uma unidade e zaser testes vi que ele se encaixaria bem as minhas necessidades .

o proximo passo foi comessar a construçaõ do gabinete que como e algo definitivo, nada de economizar em material pois esse sub vai me acompanhar por um bom tempo.

o material que escolhi para construir a caixa foi MDF de 20mm sendo que todas as paredes são duplas ou seja 40mm ; sendo travadas na horizontal e vertical pára que o gabinete seja o mais estanque o possivel.

o sistema utilizado na caixa foi o bass reflex com alinhamento quase plano desce facil a 30hz com o pé nas costa e com potencia em cima sem ultrapassar o xmax dos drives .

como já ta no meio do caminho vai umas fotos da caixa com sua primeira camada de MDF

imagem485ch7.jpg

imagem486km6.jpg

imagem490gx1.jpg

imagem493gs4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pô, trampo legal, sabia q dava diferença dupla camada de MDF não, rígidez e peso a altura...

Compartilhar este post

Link para o post
pô, trampo legal, sabia q dava diferença dupla camada de MDF não, rígidez e peso a altura...

da muita diferença em sistemas de alto desempenho que necessitem de rigidez extra e tarvamento extr para não comprometer o desmpenho dos falantes já vi muita caixa com falante potente e pifos compensando de 10 mm hahahahahah . ai depois eu ouvia o dono disendo pow essa mer** so da grave com volume baixo será porque heheheheh.

poque com pouca potencia aplicada não a um extresse excessivo da madeira para que a mesma comesse a vibrar como se fosse um segundo falante só que em contra fase criando picos e vale e as tais das ondas estacionarias.

semana retrazada desmontei um carro com um extreme de 12" e um ice por que o dono desistiu do som ele falou que num funcionava .

no meio da desmontagem vi que a caixa tinha espessura de 10mm e na parte da fibra só tinha 2 camadas e sem reforço ai num tem leito de funcionar né.

Compartilhar este post

Link para o post

segue a continuação da empreitada

caixa já com segunda camada de MDF e furos de falantes cortados

imagem494va2.jpg

imagem510te8.jpg

imagem511pi6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

o falante vo postar os parametros

FS = 27,1

QTS = 0,37

QES = 0,45

VAS = 69,00 L

SD = 346 (cm2)

X MAX = 7,5 mm

PE = 600W programa 300W nominal

RE = 2 x3,2

Z = 2 x 4 ohms

agora o power to usando apenas um 1800D da falecida cignus sendo ligado em bridge para o bloco de drives

Compartilhar este post

Link para o post
São 4 Subs de 300Wrms de quantos ohms? ligados em um bridge de 8Ohms 720Wrms...

os falantes são de 2x de 4 ohms cada ligado em serie sua bobinas e depois ligado em paralelo em cada caixa i depois e ligado novamente em serie resultando 8 ohms que é ligado na bridge do 1800

Compartilhar este post

Link para o post
:legal: ... Falta 480W pensa em pega um outro amp?

não ; pois já esta tem spl de sobra para o tamanho de minha sala .

para ouvir musica em volume civilizado esta com ataque e timbre nem precisa forçar os drives em nada e nem o power.

quase não há deslocamento de cone nesse nivel de audição.

eu optei por uma caixa robusta de alta performance e alta sensibilidade

para ouvir graves precisos com velocidade e zero de distorção pois o power nunca atinge seu desenpenho maximo.

já os subs comercias que ouvi para atingir um nivel de spl satisfatorio para min; ou estavam já descontrolado e grave com um certo embolamento por estarem em regime maximo ou eram caros de mais

Compartilhar este post

Link para o post

verificando encaixe dos falantes no gabinete

imagem509cg1.jpg

fotinha do sub imã duplo e toca bem macio

imagem502li3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

E eu feliz que ia colocar 1 sub de 10" aqui em casa

Souza nao sabe brincar, kkkkkkkkk

Mas tua caixa deve ser mais forte que um jeep willis, quase 4 cm de parede na frente, a prova de bala.

E o sub, posta a marca e o modelo dele, gostei dos parametros, e pelas fotos, olhando os bornes, presume-se que o fabricante tem um pouco de zelo com seu produto.

E como vai fazer o acabamento?

Compartilhar este post

Link para o post

todas as paredes de minha caixa tem 4 centimetros de espessura

foi quase uma chapa de mdf em cada caixa

e o drive e de uma marca que muitos aqui não gostam por não ser muito confiavel.

apezar que esse drive tem de 10" e de 12"

os de 10" a versão 4+4 e mais indicada para dutada já a de 2+2 para selada

já os de 12" para uma resposta plana pedem caixa bem grande

o drive que utilizei foi o 10" killer 4+4 ohms

resposta plana com caixa perto de 47 litros mas resolvi preencher a caixa com material para reduzir esse tamanho para algo em torno de 37 litros pois estava descendo demais pois o conjunto sala mais caixa estava realçando muito frequencia ultra baixas ,deixando a resposta da caixa não muito linear

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe pelos quse 4 cm, pela foto nao dava para ver bem.

Em geral, nas caixas que eu vejo, é usado apenas na frente com chapa dupla, tu fez ela inteira, so imagino o granito que nao tá.

tezaooo

do falante, eu nao tenho preconceito com falantes desconhecidos. de sub, já tive um selenium bass 12", dos pretos com escrita BASS em 'rosa', beem antigo, de 125W, acho que foi o melhor que eu jah tive. Depois dele, veio um nar 10, bom, mas caro pelo que é, devia ter pegado um keybass, custo mais em conta, e agora peguei um eclipse 10" usado, apesar de importado, marca renomada, gostava mais do bass. O eclipse tem mto ataque, é um baita sub, x max incrivel, mas nao tem a mesma dinamica do bass, que era mais comportado, fiel.

esse killer, nunca ouvi, e nem vi pessoalmente, mas pelo que custa, é um otimo custo/beneficio

Daqui uns tempos eu vou montar o NAR em uma LT, se tudo der certo, e o eclipse, estou pensando ainda, ele precisa de uma selada de 11L, muito pequeno, dá pra colocar ele tocar numa biz se bobiar, rsrsrsrs

abraco

continua ai com teu subao que tá massa

Compartilhar este post

Link para o post

bom a caixa já esta aqui na sala para testes e ajustes finos na sintonia do duto .

trabalho do cão colocar elas aqui dentro deve estar com pelo menos com uns 70 kilos cada uma, só pedindo a ajuda do vizinho mesmo que já comessou a ficar preocupado com o peso e tamanho das caixas .

DIALOGO DO VIZINHO COMIGO

vizinho -- isso aqui e pra que ? e pra vender ? e de algum cliente?

josue -- não , não,não e meu sub definitivo pois cansei dos que eu tinha aqui em casa ; achava eles meio xinfrim

vizinho -- uhm :blink: e pra que esse tamanho todo e esse monte de falante :huh:

josue -- e para num precisar de aumentar para conceguir pressão em baixas frequencias

vizinho -- olhou para min <_<

josue quando eu ligar já será o aviso

a foto do sub na sala

tem apenas 1,76 metros de altura por 37 cmts de largura

imagem791pi6.jpg

a de quebra já tenho aqui a muito tempo quardado o cabinho para ligar ele um diy trançado com apenas 8 pernas de 4 mm 4 para cada fase ,isso para ter a minima resistencia possivel entre a caixa e o power

imagem183ml6.jpg

imagem181rb6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Que blz de trampo!!!

Que lado vai colocar os dutos?

E se usar resina no interior das caixas tem alguma melhoria no som?

edit: erro pt

Compartilhar este post

Link para o post
Que blz de trampo!!!

Que lado vai colocar os dutos?

E se usar resina no interior das caixas tem alguma melhoria no som?

edit: erro pt

os dutos são 3 de 3" em cada caixa e fica na parte inferior traseira .

agora sobre colocar resina dentro da caixa para ter uma melhora ai num tenho como te dizer se a algum ganho.

eu utilisei dentro para vedação , foi po de mdf com cola de madeira cascorez extra ; que é a mais viscosa e de melhor pega para madeira

Compartilhar este post

Link para o post

ajuste fino dos dutos ; tem que ter uma paciencia danada, pois, e um tal de coloca tira , corta ,analiza graficos , passa faixa em frequencias baixas; ouve musica ... eita dá até vontade de tomar uma birita heheheheheh.

imagem695tq1.jpg

e assim foi durante um bom tempo .

queima dos drives aproximadamente umas 150 horas com um terço da potencia a ser aplicada fora da caixa para não ficar aquele hummmmmmmmmmmmm nos ouvidos heheheheh

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...