Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

erasmo

Baterias! Algumas Dúvidas...

Recommended Posts

Lendo um pouco nos tópicos do fórum, vi alguns comentários que me deixaram com mais dúvidas. Sei que alguns assuntos são polêmicos, mas se eu quero saber só saberei perguntando. Certo? :huh:

1 - Custo/Benefício - As baterias que são teoricamente direcionadas ao som automotivo são mais caras, prometem maior potência e maior carga de reserva. Outras baterias teoricamente não direcionadas a som, porém, renomadas, não exibem com veemência tais características. Será que as direcionadas, como uma Maxpower ou Impact, por exemplo, são tão superiores assim se comparadas a uma "tradicional" de mesma amperagem, como uma Moura ou Cral, por exemplo?

2 - É verdade que, ao invés de colocar uma bateria superpotente para empurrar um som, se eu colocar duas baterias em paralelo, onde a amperagem das duas somadas seja igual ou até ligeiramente inferior a da primeira mais potente sozinha, terei um rendimento melhor? Porque?

3 - Quanto pode ter um alternador a menos que a amperagem da bateria para que o mesmo não comprometa a carga da bateria?

4 - Sabendo a potência total do sistema de som, conseqüentemente o consumo máximo do mesmo mais o consumo do carro em ampères, a bateia deve ter a mesma amperagem de consumo total da carga, pode ser menor (quanto) ou deve ser maior? Por qual motivo?

Acho que é só... Mais alguma informação adicional é muito bem vinda!

Desde já agradeço a todos! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos tentar...

1- Nem sempre, não existe bateria para som e sim baterias de alto desempenho em relação às comuns e dada sua capacidade de trabalhar em regimes mais severos de uso, aplicam-se muito bem a sistemas de som automotivo

Como os fabricantes buscam isso? Tenho visto que principalmente através da otimização do espaço na caixa e da utilização de material de melhor qualidade. Porém, a estrutura de produção da Moura permite alcançar índices de desempenho muito bons, sendo também adequada a som automotivo. Talvez outras marcas cheguem perto, não tem como falar em todas

Um exemplo para comparação:

Dados dos fabricantes: Moura 60Ah, Impact 60Ah e Stroke Power 65Ah

Corrente de Pico

Moura 750A, Impact 450A, Stroke 530A

Reserva de Capacidade

Moura 89min, Impact 80min, Stroke 120min

Preço

Moura R$ 249,00, Impact R$ 229,00, Stroke R$ 189,00

daí vc analisa e vê a que te serve melhor

2- Sim, pois vc tem mais fontes de fornecimento de energia, é como se fossem 2 conjuntos (de 6 vasos cada) em paralelo e não somente 1, mesmo que equivalentes em capacidade nominal, assim se uma "sofrer" mais em determinado pico, outra pode compensar

3- Não sei, mas creio que não haja qualquer relação entre alternador e baterias "do som", apenas ele não conseguirá carregá-las. Por isso é sempre bom ter um disjuntor entre a bateria da frente e as demais

4- Em minha opinião deveria ser maior, quase o dobro se possível, mas menor nunca

Da definição de corrente nominal:

"É a quantidade de corrente que pode ser consumida num período de 1 hora, até que ela atinja uma tensão de 9.6V (cerca de 20% abaixo da tensão nominal de uma bateria de 12 Volts)."

Porém em 10,5V o amp já corta, logo menor nem pensar, também é fato que ouvimos música, onde a média de corrente consumida é bem inferior ao pico, então o dobro é algo ideal, mas não necessário, tudo isso considerando que o fabricante do amplificador realmente divulga potência RMS e eficiência verdadeira

espero ter ajudado

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu já tiver uma bateria, no caso uma Cral de 80ah do modelo "livre de manutenção", com pouco mais de um ano de uso, posso colocar uma do mesmo modelo zerada?

Ficariam 160ah no total, porém, uma usada e uma zerada...

Tem algum problema isso.

Mais informações sobre a minha bateria > http://www.cral.com.br/produtos.php

Compartilhar este post

Link para o post

bom, teoria e prática...

em teoria não se deve, pois a usada já tem sua resistência interna alterada e é possível que em determinado regime de uso, seja uso contínuo ou pico, a nova seja sobrecarregada

na prática não se sabe até que ponto esse problema estaria ocorrendo, então instala e vê o que dá... em sistemas críticos, onde o sistema não pode parar como bancos de nobreaks em grandes empresas ou serviço público, troca-se todas as baterias a cada determinado período, estando boas ou não

Compartilhar este post

Link para o post
bom, teoria e prática...

em teoria não se deve, pois a usada já tem sua resistência interna alterada e é possível que em determinado regime de uso, seja uso contínuo ou pico, a nova seja sobrecarregada

na prática não se sabe até que ponto esse problema estaria ocorrendo, então instala e vê o que dá... em sistemas críticos, onde o sistema não pode parar como bancos de nobreaks em grandes empresas ou serviço público, troca-se todas as baterias a cada determinado período, estando boas ou não

Muito obrigado!

Ajudou muito. Abraços! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...