Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BigNoseMan

Rs 1200d Quimando Fet's Da Fonte

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, to com um 1200D aki que peguei queimado, troquei os fet's da fonte pelos originais IRF 3205, e os prés dos fet's eram os BC 639 e BC 640, os quais não consegui encontrar originais e substitui pelos BD 139 e BD 140. Ao ligar ele mesmo sem falantes ele queimou novamente. O que poderá ser isso? O TL 494? Os transistores que eu usei como substitutos?

Dá uma força ae galerinha!!

Vlw.

Postado em
Pessoal, to com um 1200D aki que peguei queimado, troquei os fet's da fonte pelos originais IRF 3205, e os prés dos fet's eram os BC 639 e BC 640, os quais não consegui encontrar originais e substitui pelos BD 139 e BD 140. Ao ligar ele mesmo sem falantes ele queimou novamente. O que poderá ser isso? O TL 494? Os transistores que eu usei como substitutos?

Dá uma força ae galerinha!!

Vlw.

os BD sao muito lentos pra fonte.nao me recordo quais transistores eu usei mas acho que foram bc639 e 640 mesmo.

ahh se ele continuam queimando verifica os fets de saida, ou tira os fets da saida e mede a tensão no secundario.

se tu tiver um osciloscopio tira todos irf3205, liga o amp e verifica o sinal no gate dos fets, mas isso substituindo os bc`s drivers.

Postado em
os BD sao muito lentos pra fonte.nao me recordo quais transistores eu usei mas acho que foram bc639 e 640 mesmo.

ahh se ele continuam queimando verifica os fets de saida, ou tira os fets da saida e mede a tensão no secundario.

se tu tiver um osciloscopio tira todos irf3205, liga o amp e verifica o sinal no gate dos fets, mas isso substituindo os bc`s drivers.

Opa, blz?

Então......tbm axo que os bd's são lentos. Os usados em alguns roadstar's são 2SA 945 e o 2SC 2613 se não me engano. Eu pensei ser o TL 494, pois 2 Bc's estavam totalmente torrados, chegou a fazer um buraco em cada. Será que o BD vai alterar tanto assim a fonte?

Eu tenho osciloscópio, vou ver se esfrio a cabeça um pouco e depois analizo a frequencia... Os de saída axo que estão todos bons....vou verificar melhor. O problema é que lá se vão mais 8 fet's né... pasmafaute

Postado em

Opa, blz?

Então......tbm axo que os bd's são lentos. Os usados em alguns roadstar's são 2SA 945 e o 2SC 2613 se não me engano. Eu pensei ser o TL 494, pois 2 Bc's estavam totalmente torrados, chegou a fazer um buraco em cada. Será que o BD vai alterar tanto assim a fonte?

Eu tenho osciloscópio, vou ver se esfrio a cabeça um pouco e depois analizo a frequencia... Os de saída axo que estão todos bons....vou verificar melhor. O problema é que lá se vão mais 8 fet's né... pasmafaute

verifica o sinal do gate antes de botar os fets.se nao me engano a frequencia da fonte é 15 KHZ e o sinal tem que estar bem quadradinho.SObre os bds melhor mesmo é os BCs que sao mais rapidos.

pra testar a fonte colocando os IRF pode tirar o diodo retificador do secundario, que fica preso a carcaça. ele fica bem escondido.Se nao me engano o Road é fonte simples entao só tem esse diodo com 3 pinos catodo comum

Postado em
QUOTE (BigNoseMan @ Sep 10 2008, 07:02 PM)

Opa, blz?

Eu tenho osciloscópio, vou ver se esfrio a cabeça um pouco e depois analizo a frequencia... Os de saída axo que estão todos bons....vou verificar melhor. O problema é que lá se vão mais 8 fet's né...  

verifica o sinal do gate antes de botar os fets.se nao me engano a frequencia da fonte é 15 KHZ e o sinal tem que estar bem quadradinho.SObre os bds melhor mesmo é os BCs que sao mais rapidos.

pra testar a fonte colocando os IRF pode tirar o diodo retificador do secundario, que fica preso a carcaça. ele fica bem escondido.Se nao me engano o Road é fonte simples entao só tem esse diodo com 3 pinos catodo comum

Blz......Os retificadores ficam na parte de baixo da placa mesmo. Aqui (cidade) axo que não vou achar os BC's, então vou ver se acho os 2SA e 2SC mesmo. Vou usar o osciloscópio amanhã e posto os resultados aqui. É bom que o oscilo já me tira a dúvida sobre o TL.

Aproveitando o tópico. To com uma Pyramid que acontece o seguinte: Troco os IRF e ela funciona perfeitamente na loja. Quando ligava no carro do cara...Puffff. Queimava. Arrumei ela novamente e testei com o player dele. Ligou normal, mas quando desliguei o player ela quimou denovo. Só por teimosia troquei os fets denovo liguei e desliguei o player. Novamente queimou. Quando eu testo na fonte tudo ok. Já testei toda a linha, desde o oscilador até a parte que ativa ela pelo remote, ou seja, toda a fonte, e não tem nada de errado. E o intrigante é que só queimam dois fets. Já até envernizei o trafo, mas não adiantou. E ae? Q q será?

Edit: Esqueci de mencionar o fato de que já utilizei um relé no pino remoto, e mesmo assim a danada queima. E só queimam 2 dos 8 fet's.

Vlw pela ajuda!! T+ hand26

Postado em

Encontrei! Tem um FQP 19N20 em curto! A onda que entra no gate dos fet's é igual à que entra na base dos transistores que eu usei. Então não me parece problema nos BD's não. Andei pesquizando aqui:

FQP 19N20 = IRF 640

FQP 12P20 = IRF 9640

Agora vou ligar e testar...Flw

Postado em

Resolvi! De todos os fet's de saída tinha apenas 1 em curto. Todo o resto bom. Troquei os IRF 3205, esse FQP 19N20 e os BD eu tirei e coloquei os originais só por precaução, sendo que os BD's não alteraram a onda do gate dos fet's.

Fica de alerta....Se tiver com a fonte queimada não custa nada medir a saída. Na verdade custa mais se não medir.

Podem mover para a parte de elétrica e eletronica, pois pode vir a ajudar alguém, sei lá.

Vlw pela ajuda Carlos Kbsom.

Postado em
Resolvi! De todos os fet's de saída tinha apenas 1 em curto. Todo o resto bom. Troquei os IRF 3205, esse FQP 19N20 e os BD eu tirei e coloquei os originais só por precaução, sendo que os BD's não alteraram a onda do gate dos fet's.

Fica de alerta....Se tiver com a fonte queimada não custa nada medir a saída. Na verdade custa mais se não medir.

Podem mover para a parte de elétrica e eletronica, pois pode vir a ajudar alguém, sei lá.

Vlw pela ajuda Carlos Kbsom.

Ae Big

te add no msn

qualquer coisa que precisar dá um grito

normalmente eu tiro todos os fets da fonte, verifico o oscilador e dae parto pras saidas.

Normalmente quando queima a fonte é pq tem curto na saida,a nao ser que o oscilador tenha ferrado.Mas dae tu encontra o gate dos fets em curto também

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...