Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thelmo

Ajuda Para Instalar Sensor De Temperatura!

Recommended Posts

Peço ajuda aos colegas mais habilidosos com eletrônica e/ou instrumentação...

Instalei um console de teto da Explorer na minha Ranger e ele não veio com o sensor de temperatura externa.

Com os fios do sensor de temperatura desconectados ele marca -40ºC. Testei ligando os fios a uma pilha (1,5V) e ele marcou +-25ºC. Para colocar o termômetro apra funcionar eu tenho que instalar algum sensor de temperatura com a resposta em tensão.

Existe algum sensor deste tipo por um custo de menos de R$ 100,00?

Estes sensores tem alguma padronização na relação temperatura x tensão de saída? Ou terei que adaptar algum ckt para "afinar" o meu termômetro?

dsc00109ju6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Peço ajuda aos colegas mais habilidosos com eletrônica e/ou instrumentação...

Instalei um console de teto da Explorer na minha Ranger e ele não veio com o sensor de temperatura externa.

Com os fios do sensor de temperatura desconectados ele marca -40ºC. Testei ligando os fios a uma pilha (1,5V) e ele marcou +-25ºC. Para colocar o termômetro apra funcionar eu tenho que instalar algum sensor de temperatura com a resposta em tensão.

Existe algum sensor deste tipo por um custo de menos de R$ 100,00?

Estes sensores tem alguma padronização na relação temperatura x tensão de saída? Ou terei que adaptar algum ckt para "afinar" o meu termômetro?

dsc00109ju6.jpg

teria que pegar uma fonte de tensão variavel e traçar a curva do termometro

depois poderia pegar um PTC,NTC ou até algums sesnores que tem resp linear em mV e criar um circuito de correçao com ampops.

Compartilhar este post

Link para o post
depois poderia pegar um PTC,NTC ou até algums sesnores que tem resp linear em mV e criar um circuito de correçao com ampops.

Desculpa a ignorância...

Mas o que é um PTC e um NTC ?

São sensores de temperatura? Tipo um ckt integrado com um sensor?

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpa a ignorância...

Mas o que é um PTC e um NTC ?

São sensores de temperatura? Tipo um ckt integrado com um sensor?

NTC e PTC sao resistores, que variam sua resistencia de acordo com a temperatura deles. porém é preciso criar um circuito de correçao pra te gerar uma resposta linear.

o primeiro passo seria tu fazer uma varredura com uma fonte variavel na entrada do sensor e traçar um grafico

Compartilhar este post

Link para o post

Ok,

De forma simplificada seria:

-ligar em série um resistor desses e um resistor normal.

-alimentá-los em 12V

-conectar o + entre os dois resistores

O trabalho maior seria calcular qual tensão eo preciso em cima do PTC para "afinar" o termômetro.

Estes resistores são fáceis de encontrar no comércio?

Além como são suas especificações?

Compartilhar este post

Link para o post
Ok,

De forma simplificada seria:

-ligar em série um resistor desses e um resistor normal.

-alimentá-los em 12V

-conectar o + entre os dois resistores

O trabalho maior seria calcular qual tensão eo preciso em cima do PTC para "afinar" o termômetro.

Estes resistores são fáceis de encontrar no comércio?

Além como são suas especificações?

esses resistores sao faceis de encontrar. possuem algunbs valores comerciais definidos. já peguei NTC ou PTC de 200 ohm até 10K(no caso essa resistencia nominal se dá ä temp ambiente 25 graus).

como o mostrador mostar -40 graus com 0 v e 25 com 1,5 v, poderia utilizar uma regra de 3 caso a resposta seja linear.A partir disso procure o temistor adequado.Lembrando que precisas de um PTC, já que a resistencia terá de subir de acordo com a temperatura.

quanto mais temp, mais resistencia e mais tensao no ponto central do divisor resistivo.

para calibraçao do circuito poder utilizar um trimpot no lugar do resistor serie.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema que estou vendo é a variação de tensão entre o carro parado e "gerando".

Tem algum ckt estabilizador de tensão simples de ser construído?

Estas fontes para carregar celular (com entrada 12V e saída 5V) são estabilizadas?ou a saída varia dependendo da tensão de entrada?

Compartilhar este post

Link para o post
O problema que estou vendo é a variação de tensão entre o carro parado e "gerando".

Estas fontes para carregar celular (com entrada 12V e saída 5V) são estabilizadas?ou a saída varia dependendo da tensão de entrada?

poderias utilizar um LM7805 que estabiliza a tensao em 5 volts com uma precisa muito boa,melhor do que com zeners.essa fontes de celular sao fontes chaveadas e possuem estabilizaçao via PWM.

Compartilhar este post

Link para o post

poderias utilizar um LM7805 que estabiliza a tensao em 5 volts com uma precisa muito boa,melhor do que com zeners.essa fontes de celular sao fontes chaveadas e possuem estabilizaçao via PWM.

Andei pelo "sortidíssimo" mercado de componentes eletrônicos daqui de Natal.

Os únicos PTC que encontrei eram uns paralelos de 5x3x3mm com dois contatos e sem neunha especificação (tensão, corrente, impedância, temp de trabalho) escritas.

Os PTC´s tem algum nome popular?

Tem alguma loja na net para comprar estes componentes?

Como é a especificação de um PTC(tensão, corrente, potência, (delta Temp)/(delta resistência)?

Comprei 02 potenciômetros para mapear a resposta do termômetro. E conseguir especificar qual a resposta que preciso no PTC

Compartilhar este post

Link para o post

Andei pelo "sortidíssimo" mercado de componentes eletrônicos daqui de Natal.

Os únicos PTC que encontrei eram uns paralelos de 5x3x3mm com dois contatos e sem neunha especificação (tensão, corrente, impedância, temp de trabalho) escritas.

Os PTC´s tem algum nome popular?

Tem alguma loja na net para comprar estes componentes?

Como é a especificação de um PTC(tensão, corrente, potência, (delta Temp)/(delta resistência)?

Comprei 02 potenciômetros para mapear a resposta do termômetro. E conseguir especificar qual a resposta que preciso no PTC

o PTC tem 2 terminais mesmo, parece um varistor.A unica coisa que vai precisar saber é a resistencia dele a temperatura ambiente.Pra isso basta pegar o multimetro e medir.A partir da resistencia que ele apresentar vc calcula o divisor de tensao.Pra ver se ele é um ptc mesmo, meça a resistencia na temperatura ambiente, e veja se esquentando ele com um isqueiro por exemplo a resistencia aumenta.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, PTC não funciona como sensor de temperatura, apenas proteção de circuitos.

O correto é utilizar um NTC, esse sim exponencial, calibrado com opamps, conversores logs e antilogs hehe...

Compartilhar este post

Link para o post
o PTC tem 2 terminais mesmo, parece um varistor.A unica coisa que vai precisar saber é a resistencia dele a temperatura ambiente.Pra isso basta pegar o multimetro e medir.A partir da resistencia que ele apresentar vc calcula o divisor de tensao.Pra ver se ele é um ptc mesmo, meça a resistencia na temperatura ambiente, e veja se esquentando ele com um isqueiro por exemplo a resistencia aumenta.

Pois é (tinha visto umas fotos desses termistores pela net) eu estava procurando mesmo alguma coisa paracida com um pequeno varistor.

Os PTC´s que me mostraram pareciam mais um relé. E ninguém soube me explicar para que serviriam.

Alguma loja na NET onde possa comprar os tais termistores? Encontrei até algumas mas simplesmente não tinham nenhuma especificação sobre os termistores vendidos;

Compartilhar este post

Link para o post
Amigos, PTC não funciona como sensor de temperatura, apenas proteção de circuitos.

O correto é utilizar um NTC, esse sim exponencial, calibrado com opamps, conversores logs e antilogs hehe...

Ok, acredito que não seja problema.

Se eu mudar o ckt e instalar o termômetro medindo a tensão sobre o resistor "fixo" vou poder trabalhar com um NTC, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. É só botar o NTC em série com outro resistor e ajustar o divisor de tensão. Não esquece de medir a impedancia de entrada do ckt tb.

Detalhe q o NTC é exponencial, então deves precisar de um conversor log.

Compartilhar este post

Link para o post
Exato. É só botar o NTC em série com outro resistor e ajustar o divisor de tensão. Não esquece de medir a impedancia de entrada do ckt tb.

Complicou???!!!

Conversor log??!!!

É alguma coisa que tornaria a variação de tensão x temperatura que seria exponencial em linear?

Será que nem para uma variação pequena tipo da daqui de Natal (que não passa de 10ºC) ele não seria um pouquinho linear?

Sobre um nome popular para o NTC. Existe?

Qual loja eu poderia comparar pela net?

Compartilhar este post

Link para o post

já tinha atentado ao fato da correçao da curva com ampops.Primeiro tinha pedido pra ele traçar o grafico de tensao x temperatura, pra ver a respsota do mostrador.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok,

Lá vai um gráfico da resposta do termômetro:

graforesptermometrolz6.jpg

Gostaria de montar o ckt de forma a ter uma resposta em tensão em função da temperatura com uma faixa de 0 a 2 V para medir temperaturas de 20 a 50ºC.

Não aparece no gráfico mas tensão 0V é o fundo de escala ( ele tem uma escala de -40 a 60ºC).

Uma primeira versão do meu ckt poderia estabilizar a tensão em 5V e ter duas resistências onde a resistência fixa seria 2,3x maior que resitência do NTC a 28ºC (que seria uma temperatura média daqui de Natal).

A dúvida que tenho é sobre o quanto o NTC varia a resistência em relação a variação de temperatura.

Simplificando: Vou encontrar um NTC que a 28ºC tenha 100 ohm e a 30ºC tenha 90 ohm?

Compartilhar este post

Link para o post

Já descobri um termistor de 100ohm a 25ºC no site www.soldafria.com.br.

O problema é que eles não tem a curva de variação da resistência x temperatura deste termistor. Alguém tem uma dica de onde encontrar esta informação?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que eles não tem a curva de variação da resistência x temperatura deste termistor. Alguém tem uma dica de onde encontrar esta informação?

esse é o famoso PT100 muito utilizado como sensor de temperatura em cotnroles industriais

um amigo meu é projetista da marca tholz www.thloz.com.br

vou verificar com ele se o PT100 é linear

Compartilhar este post

Link para o post

esse é o famoso PT100 muito utilizado como sensor de temperatura em cotnroles industriais

acheiii http://br.answers.yahoo.com/question/index...12152712AAcOdyq

o PT-100 é linear, porém tu via precisar de um NTC pois a temperatura mostrada no display é inversamente proporcional ä tensao.Por isso para usar um divisor resistivo apenas, precisas de um NTC.Se fores usar um Pt-100 vai ter que montar basicamente um amplificador operacional inversor.

Compartilhar este post

Link para o post

o PT-100 é linear, porém tu via precisar de um NTC pois a temperatura mostrada no display é inversamente proporcional ä tensao.Por isso para usar um divisor resistivo apenas, precisas de um NTC.Se fores usar um Pt-100 vai ter que montar basicamente um amplificador operacional inversor.

Carlos,

Pelo que entendi o PT100 seria um PTC com 100ohm a 20ºC (ou 25ºC?). Certo?

Pelo minha análise meu ckt simplificado (somente com as duas resistências e a fonte de 5V) funcionaria corretamente. Desde que o sensor para monitore a tensão na resistência fixa.

Favor analisar o ckt abaixo:

cktpt100ug6.jpg

A bronca ainda é descobrir a curva de resposta de um termistor qualquer.

(25 ohm de variação para um diferença de 5ºC é muito ou pouco?)

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos,

Pelo que entendi o PT100 seria um PTC com 100ohm a 20ºC (ou 25ºC?). Certo?

Pelo minha análise meu ckt simplificado (somente com as duas resistências e a fonte de 5V) funcionaria corretamente. Desde que o sensor para monitore a tensão na resistência fixa.

Favor analisar o ckt abaixo:

cktpt100ug6.jpg

A bronca ainda é descobrir a curva de resposta de um termistor qualquer.

(25 ohm de variação para um diferença de 5ºC é muito ou pouco?)

segundo meu calculo, a resistencia fixa deve ser de 62 ohms.

olhando o grafico que vc traçou vemos que mais ou menos com 1,9V no sensor ele motsra 20 graus.

considerando que o pt100 possui 100 ohms a 20 graus, para o resistor fico mostrar ficar com 1,9 v, teremos 3,1v no pt-100 (100 ohms).Com isso a corrente será de 0,031A.Sabendo que a tensao no r fixo será de 1,9v e a corrente de 0,031, a resistencia terá de ser ~= 62 ohms.Pode experiemntar um trimpot de 100 ohms ligado na forma de reostato e testar.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou retomando este projeto a equação da resposta que preciso é Y=3-0,5.X

Até agora o plano é utilizar um CI LM35 por sem bem estável, linear a simples de ser alimentado. Agora é só projetar um amplificador inversor com o ganho ajustado a minha equação. Se eu ainda estivess na universidade fazia fácil...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...