Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jardim

Ajuda Em Esquema De Cabeamento

Recommended Posts

Fala galera, sou novato em som, to aprendendo bastante nas minhas pesquisas aki na autosom... hehehehehe

Entao, como eu nao confio nesses estaladores, vou comprar absolutamente tudo na net e soh levar levar lah pro cara instalar, nao entendo praticamente nada de eletro-eletronica...

mas entao, vo usar um SD1800 e um MTX Thunder 704X, o carro eh um peugeot 206 2 portas... Vo usar uma bateria soh (de 95ah) com um MC de 3 farad (sei q tem pouca bateria, mas por enquanto vou ver no q dah, nao quero perder mala com bateria auxiliar e nao uso som com o carro desligado)...

To querendo fazer o seguinte esquema de ligacao:

esquema672.jpg

Vo puxar o positivo de 35mm da bateria, passo pelo fusivel de 200A, e cai no distribuidor 1 (positivo), dali eu puxo 2 fios, 1 de 21 mm pro SD, outro de 16mm pro MTX.

O negativo tb serah de 35mm, vo aterrar na lataria (provavelmente parafuso do banco traseiro), aew ele vai ateh o distribuidor 2 (negativo), de onde puxo mais 2 fios, 21 pro SD, de 16mm pro MTX.

Minhas duvidas:

Meu esquema estah correto?

Eu trago o positivo ateh aonde? ou seja, onde eu deixo os distribuidores? na mala mesmo?

Posso usar essa bitola de 21mm a partir do distruibuidor pra alimentar o SD? seria menos de 50cms (mais ou menos, botando distribuidor na mala) do distribuidor ateh o modulo neh???

Ou eh melhor puxar 54mm da bateria ateh os distribuidores e usar 35mm pro sd?

Pensei em comprar 6 metros de 35mm (ou 54), 2 metros de 21mm (ou 35) e 2 metros de 16mm. Estah bom ou devo comprar mais metragem?

Alem do fusivel geral de 200a, devo botar fusiveis de cada distribuidor pros modulos ou os fusiveis dos modulos jah bastam?

Por favor, toda e qualquer opiniao eh bem vinda, to completamente perdido...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vo puxar o positivo de 35mm da bateria, passo pelo fusivel de 200A, e cai no distribuidor 1 (positivo), dali eu puxo 2 fios, 1 de 21 mm pro SD, outro de 16mm pro MTX.

O negativo tb serah de 35mm, vo aterrar na lataria (provavelmente parafuso do banco traseiro), aew ele vai ateh o distribuidor 2 (negativo), de onde puxo mais 2 fios, 21 pro SD, de 16mm pro MTX.

Minhas duvidas:

Meu esquema estah correto?

na minha opinião tá perfeito, apenas o fusível que está demais, começa com um de 120A no máximo

Eu trago o positivo ateh aonde? ou seja, onde eu deixo os distribuidores? na mala mesmo?

isso!

Posso usar essa bitola de 21mm a partir do distruibuidor pra alimentar o SD? seria menos de 50cms (mais ou menos, botando distribuidor na mala) do distribuidor ateh o modulo neh???

Ou eh melhor puxar 54mm da bateria ateh os distribuidores e usar 35mm pro sd?

35mm, 21mmm e 16mm tá ótimo

Pensei em comprar 6 metros de 35mm (ou 54), 2 metros de 21mm (ou 35) e 2 metros de 16mm. Estah bom ou devo comprar mais metragem?

deve dar, mas pra ter certeza só medindo o trajeto dos cabos no carro

Alem do fusivel geral de 200a, devo botar fusiveis de cada distribuidor pros modulos ou os fusiveis dos modulos jah bastam?

fica a seu critério, os fusíveis dos módulos já dão a proteção, pode colocar outros, mas veja q são resistências a mais colocadas na linha de alimentação

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
vlw mesmo delimaju.

qnto ao fusivel, tirei as infos desse artigo da autosom: http://autosom.net/artigos/calc_fuse_cabo.htm

lah cheguei a conta de fusivel de 166a pro sd, e 66a pro mtx...

pensei q o fusivel geral tinha q ser a soma dos dois...

é a soma sim!

o artigo tá corretíssimo, mas considera fusível sem retardo e sinal senoidal, mas pensa bem, apenas um SD1800 e o amp estéreo vc vai esperar passar 200A médios (sinal musical) para abrir o circuito?

por isso eu falei começa com um de 120A, se queimar, taca um de 150A, só depois aumenta ou coloca de 200A e ficar monitorando por sua conta e risco :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Blz...

Como o delimaju ja disse o esquema ta correto, eu só trocaria o fusivel de 200A por um djuntor automotivo de 140A.

Abraço :legal:

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

blz galera, vo botar o disjunto de 140a mesmo entao...

fica mais facil do q ficar trocando fusivel e talzzz...

vlw mesmo a ajuda de vcs...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, soh pra terminar...

resolvi usar 2 baterias mesmo, a do cofre + uma de uns 130 a 150ah...

segue o novo esquema q pretendo usar, estah correto? Alguma dica ou observacao? Esse disjuntor de 140 na bat auxiliar vai aguentar?

esquema_ligacao_eletrica__som_top_544.jpg

Agradeco a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

O valor dele dever ser o mesmo que o somatório das amperagens das baterias..

Compartilhar este post

Link para o post

legal, pelo q to vendo resolveu puxar tb o negativo da bateria da frente, mesmo assim pode aterrar na lataria atrás também, similarmente ao sistema TT em sistemas elétricos, mas tem q ser um terra muito bem feito e protegido

única coisa desse seu circuito é q reza a lenda q o capacitor deve ficar mais perto do amplificador possível, com menor quantidade de fio possível, se der pra mudar...

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Thomas,

mas nao achei disjuntor de 200a pra cima... seria melhor usar um fusivel entao???

Delimaju,

Eh, isso do capacitor eu to ligado, na verdade, a partir da bateria auxiliar, o resto vai ficar tudo na mala, eh q pelo esquema nao dah pra medir as distancias... mas vai ficar perto do ampli sim...

mas acho q jah tah com a menor quantidade possivel de fio e distancia, pq de qq forma eu tenho q puxar a fiacao dele pros distribuidores e deixar o disjuntor depois dele, nao?!?!!?

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu tb ir falar isto a respeito do megacap, mas me passei..

Tenta então comprar fuse.. Mas daqueles melhorezinhos..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...