Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thomas

Cabo Alimentação Rs840 - Roxinho

Recommended Posts

Gente, fiquei fazendo uns cálculos aqui, e acho que me bobeei..

Vejam só.. O modulo em questão é um roadstar roxo, aquele de 4 canais, famoso..

Bom, dizem que ele tem 70rms por canal.. Total de 280rms.. No autosom dizem que tem 300.. Mas to na casa dos meus pais estes dias.. E a conexão aqui eh 56k, fica impossível procurar muita coisa a respeito do módulo.. Pqp.. Dai sem ter estes valores rms fica meio fods de achar as infos para fazer o calculo certinho..

Então vamos aos cálculos que eu fiz..

Levando em consideração que ele eh AB, então tem 50% de ef..

logo..

280rms = 50% (50% eh musica, os outros é calor)

xW = 100%

x = 560W.. / 12v = 46,6a..

OU

280rms / 12v = x, dps pega o x e divide por 0,5 que tem que dar o msm valor acima..

Então, 46a seria o valor do meu fuse? Eu não teria que jogar o valor um pouco mais para cima? Por exemplo, se eu der mt ganho e mt volume, e distorcer, este valor de amperagem já sobe.. E ae, fico com os 46 msm? No caso de usar um disjuntor, seria mesmo de 46a?

Bom.. Cabo.. Por experiencia, sei que o cabo de 13mm² já entra nele com uma certa dificuldade.. Nisto, o bom censo já me diria que cabo de 13mm² estaria bom..

Sei que em 5m de cabo de 13mm² se tem 0,00635 Ohm..

Mas como calculei 46a de consumo, isto seria o consumo máximo do amp? (caso n, como que calculo?)

Dai seria..

P = 0,00625 x 46² = 13w

Tá, 13w é o que?! Sim, seria a potencia dissipada.. Mas onde? No cabo por inteiro? Ou em apenas um POSSÍVEL ponto de mal contato? Sendo este ultimo um cabo de 13 estaria ótimo para o RS?

Dai vendo um artigo do autosom (o msm q pegue este valor ohmico do cabo de 13), tem uns cálculos abaixo que me perdi..

"Vamos descobrir a tensão no amplificador:

Vamp = Vbat - Vcabo

Tensão no amplificador igual a tensão na bateria menos a tensão perdida no cabo.

A tensão perdida no cabo é:

Vcabo = R*i

onde R = resistência do cabo

i = corrente no cabo

Agora vamos supor que numa música, a corrente consumida pelo amplificador varie de 20 a 111 Ampéres, vamos estudar a variação da tensão no amplificador.

Vamp = Vbat - R*i

Vamp = 12 - 0,00635*20

Vamp = 11,873

variação de 1,06%

Vamp = 12 - 0,00635*111

Vamp = 11,295

variação de 5,87%"

Alguem pode me explicar isto ai? qual a utilidade deste calculo? porque no artigo, mesmo olhando atentamente (vai ver que eu me passei), não vi estes valores sendo usados em nenhum dos cálculos.. Tais valores são estes da variação..

Grato!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gente, fiquei fazendo uns cálculos aqui, e acho que me bobeei..

Vejam só.. O modulo em questão é um roadstar roxo, aquele de 4 canais, famoso..

Bom, dizem que ele tem 70rms por canal.. Total de 280rms.. No autosom dizem que tem 300.. Mas to na casa dos meus pais estes dias.. E a conexão aqui eh 56k, fica impossível procurar muita coisa a respeito do módulo.. Pqp.. Dai sem ter estes valores rms fica meio fods de achar as infos para fazer o calculo certinho..

Então vamos aos cálculos que eu fiz..

Levando em consideração que ele eh AB, então tem 50% de ef..

logo..

280rms = 50% (50% eh musica, os outros é calor)

xW = 100%

x = 560W.. / 12v = 46,6a..

OU

280rms / 12v = x, dps pega o x e divide por 0,5 que tem que dar o msm valor acima..

Então, 46a seria o valor do meu fuse? Eu não teria que jogar o valor um pouco mais para cima? Por exemplo, se eu der mt ganho e mt volume, e distorcer, este valor de amperagem já sobe.. E ae, fico com os 46 msm? No caso de usar um disjuntor, seria mesmo de 46a?

Bom.. Cabo.. Por experiencia, sei que o cabo de 13mm² já entra nele com uma certa dificuldade.. Nisto, o bom censo já me diria que cabo de 13mm² estaria bom..

Sei que em 5m de cabo de 13mm² se tem 0,00635 Ohm..

Mas como calculei 46a de consumo, isto seria o consumo máximo do amp? (caso n, como que calculo?)

Dai seria..

P = 0,00625 x 46² = 13w

Tá, 13w é o que?! Sim, seria a potencia dissipada.. Mas onde? No cabo por inteiro? Ou em apenas um POSSÍVEL ponto de mal contato? Sendo este ultimo um cabo de 13 estaria ótimo para o RS?

Dai vendo um artigo do autosom (o msm q pegue este valor ohmico do cabo de 13), tem uns cálculos abaixo que me perdi..

"Vamos descobrir a tensão no amplificador:

Vamp = Vbat - Vcabo

Tensão no amplificador igual a tensão na bateria menos a tensão perdida no cabo.

A tensão perdida no cabo é:

Vcabo = R*i

onde R = resistência do cabo

i = corrente no cabo

Agora vamos supor que numa música, a corrente consumida pelo amplificador varie de 20 a 111 Ampéres, vamos estudar a variação da tensão no amplificador.

Vamp = Vbat - R*i

Vamp = 12 - 0,00635*20

Vamp = 11,873

variação de 1,06%

Vamp = 12 - 0,00635*111

Vamp = 11,295

variação de 5,87%"

Alguem pode me explicar isto ai? qual a utilidade deste calculo? porque no artigo, mesmo olhando atentamente (vai ver que eu me passei), não vi estes valores sendo usados em nenhum dos cálculos.. Tais valores são estes da variação..

Grato!!

Ola

O disjuntor voce pode pegar o proximo valor acima que encontrar, por exemplo, 50A. So não sei te dizer se o consumo do amplificador é este mesmo, pois não conheço.

Quanto a tensão no cabo, voce pega a resistência x corrente, ou seja se a resistência do cabo é 0,00635ohm x 46A = 0,292V

Entao, se a bateria esta com 12,6V, no ampli estara chegando 12,308V.

Quanto a potencia dissipada é somente no cabo, se tiver algum ponto com mal contato este valor de resistência aumenta.

Quanto a variação de tensão, quanto menor a diferença melhor, e também você tem que ficar atento para não deixar o amplificador trabalhar com tensão abaixo do recomendado, no caso de estar com uma variação de tensão muito grande nos consumos mais elevados.

Compartilhar este post

Link para o post
Ola

O disjuntor voce pode pegar o proximo valor acima que encontrar, por exemplo, 50A. So não sei te dizer se o consumo do amplificador é este mesmo, pois não conheço.

Quanto a tensão no cabo, voce pega a resistência x corrente, ou seja se a resistência do cabo é 0,00635ohm x 46A = 0,292V

Quanto a potencia dissipada é somente no cabo, se tiver algum ponto com mal contato este valor de resistência aumenta.

Quanto a variação de tensão, quanto menor a diferença melhor, e também você tem que ficar atento para não deixar o amplificador trabalhar com tensão abaixo do recomendado, no caso de estar com uma variação de tensão muito grande nos consumos mais elevados.

Certo, sobre o disjuntor eu imaginava isto mesmo.. Fiquei pensando a respeito depois..

A potencia dissipada de 13W neste caso, é considerável?

Até que ponto eu posso considerar que 13W é muito ou pouco? Pois 13W deu com cabo de 13mm².. Com cabo mais grosso, este valor vai cair.

Ao MEU ponto de vista, um cabo de 13mm² está ótimo, para um amp AB, e que não vai dar mais de 300RMS, o que acha?

Compartilhar este post

Link para o post
Ola

Certo, sobre o disjuntor eu imaginava isto mesmo.. Fiquei pensando a respeito depois..

A potencia dissipada de 13W neste caso, é considerável?

Até que ponto eu posso considerar que 13W é muito ou pouco? Pois 13W deu com cabo de 13mm².. Com cabo mais grosso, este valor vai cair.

Ao MEU ponto de vista, um cabo de 13mm² está ótimo, para um amp AB, e que não vai dar mais de 300RMS, o que acha?

A potencia dissipada no cabo não é problema neste caso, pode consultar a tabela que tem nos artigos, que ela sugere o cabo de 13mm para ligações até 5m com cargas de 50A, portanto o cabo é suficiente.

Pode instalar tranquilo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pode instalar com este cabo.

Tem uma tabela nos artigos que recomenda cabo 13mm para 5m com carga de 50A

blz :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não achei cabo de 13mm², comprei de 16mm² mesmo, hiihi..

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...