Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
osmairps

Drive E St Em Paralelo Não Dá 4ohms?

Recommended Posts

Lívio, é obrigatório capacitor aí pra não queimar os drivers. o valor vc calcula pela fórmula dos posts anteriores

veja no artigo do autosom como "despolarizar" o capacitor, caso só ache polarizado

abs :legal:

Delimaju, obrigado pela ajuda...

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse tópico é um que precisa ficar fixado... parabem a todos que estão dando uma aula para todos nos meros amantes do trio..... Muito obrigado.........

Compartilhar este post

Link para o post

é isso mesmo q falaram, porém em eletrônica não podemos ir com tanta sede... a impedância nominal é a impedancia vista pelo amplificador na frequencia de ressonância do falante, mas a resultante da impedância de dois falantes, q eh uma variável complexa, será a resultante da soma (vetorial?) das duas impedâncias, o que eu duvido ser exatamente 8 ohms ao longo de toda a faixa de frequência, mas sim algo próximo

PS (pros malas inclusive eu): uma variável complexa pode ser expressa com uma parcela imaginária do tipo a+bi, sendo i = V-1 (pesquisar números complexos) ou através de uma representação vetorial ou fasorial do tipo a/Xo (pesquisar fasores ou representação fasorial)

a,b=naturais

V=raiz quadrada

/=fase do vetor (fasor)

X=-90 a 90

o=graus

abs

Muito boa explicação! eu entendo pq ja fiz Geometria Analitica e Algebra Linear na facul... Agora fala isso pra um "Estaladô" pra ve se ele não briga srsrsr

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa explicação! eu entendo pq ja fiz Geometria Analitica e Algebra Linear na facul... Agora fala isso pra um "Estaladô" pra ve se ele não briga srsrsr

bem dificil estaladô saber disso heheh

pior que era uma época que ainda tinha paciencia de explicar aqui, hoje raros usuários (como vc fez) deixam a preguiça de lado pra entender um pouco da teoria e parar de jogar dinheiro fora

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bem dificil estaladô saber disso heheh

pior que era uma época que ainda tinha paciencia de explicar aqui, hoje raros usuários (como vc fez) deixam a preguiça de lado pra entender um pouco da teoria e parar de jogar dinheiro fora

:legal:

Pois é estou pesquisando pois quero adquirir um novo modulo para tocar o meu set mas ninguem quis me ajudar ainda se for possível dar uma olhadinha: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=175297

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é estou pesquisando pois quero adquirir um novo modulo para tocar o meu set mas ninguem quis me ajudar ainda se for possível dar uma olhadinha: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=175297

Agora que vi que estava fechado... to meio sem tempo (fim de facul + IC)

além de eu ter falado bobeira(confundi e acabei falando que a taramps tem 4 canais de 4ohms o que não é verdade)

os 10 6x9 pioneer 80rms @ 4ohms + 8 st 200 100rms @ 8ohms casam certinho com a taramps 2ohms 1600rms

o problema é justamente o assunto deste tópico: Já que os 6x9 tem uma frequencia de resposta entre 20hz e 20khz a impedância entre 5khz e 20khz sera 2ohms e de 5khz para baixo será 4 ohms??

a dúvida que não quer calar o modulo tem resposta de frequencia de 5hz a 15khz, essa faixa de 15khz até 20khz que ele não toca fara diferença audível?? Já vi um módulo soundigital tocando 6x9 e gostei bastante do som

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ja pipocou na minha cabeça diversas vezes e já foi tema de algumas conversas. Primeiro, se vc abrir o capacitor, vai ver que existem duas placas paralelas e ar ou óleo entre elas. Portanto as mesmas não estão em contato direto, somente quando ddp em uma ponta, a concentração de carga se torna tão alta que o meio entre placas que era isolante passa a ser condutor. Isso vai provocar ai mudanças na corrente elétrica que percorre o sistema, e dando uma lida la na Lei de OHm, me leva a crer, na minha ignorância que venha a ter efeitos sobre a impedância. Alie-se a isso, o fato de que a medida que a corrente elétrica percorre o fio da bobina, a temperatura da mesma sobe, aumentando a sua resistividade. Uma prova disso , é que vc não consegue medir a impedancia do drive com o multimetro se houver um capacitor conectado ao borne positivo. Pelo menos eu ja tentei varias vezes e o resultado foi o mesmo. Então, simploriamente, acho que a questao de trabalhar em faixas de frequencia diferente e com isso não alterar a impedancia, não tem ver muito com o som gerado por um ou por outro ser diferente ( drive e tweeter), mas sim , pela alteração na corrente que capacitor e resistor produzem. Assim eu entendo, posso estar falando asneiras. Fato é que, na prática, para drives fenólicos todos utilizam capacitor 47/100 e para os tweeters o poliester laranjadinho usual. Como alguns ja comentaram, acho dificil não alterar a impedancia, visto que se a associação for uma série, a potencia do som gerado pelo conjunto diminui consideravelmente. Se a impedancia final esta diretamente relacionada com a potencia liberada pelo módulo ( 2@ pra ticamente o dobro do que 4@) para a associação, e é perceptivel a diferença de potencia no sistema, mesmo utilizando o cross do modulo em hi-pass e utilizando capacitores para o corte nos drives e tweeters, então a teoria é uma coisa, mas a prática é outra. Isso se aplica na prática a todos os módulos com os quais ja trabalhei. Sinceramente, fazia tempo que não aprendia alguma coisa interessante aqui! Até que enfim apareceu algum tópico que não gerou polêmica tola e que não acabou em ajuda pelo amor de Deus pra me dizer que som eu compro! Obrigado ao pessoal que compartilhou conosco seus conhecimentos teóricos, eu só escrevi o que percebo na prática, posso estar completamente errado! Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ja pipocou na minha cabeça diversas vezes e já foi tema de algumas conversas. Primeiro, se vc abrir o capacitor, vai ver que existem duas placas paralelas e ar ou óleo entre elas. Portanto as mesmas não estão em contato direto, somente quando ddp em uma ponta, a concentração de carga se torna tão alta que o meio entre placas que era isolante passa a ser condutor. Isso vai provocar ai mudanças na corrente elétrica que percorre o sistema, e dando uma lida la na Lei de OHm, me leva a crer, na minha ignorância que venha a ter efeitos sobre a impedância. Alie-se a isso, o fato de que a medida que a corrente elétrica percorre o fio da bobina, a temperatura da mesma sobe, aumentando a sua resistividade. Uma prova disso , é que vc não consegue medir a impedancia do drive com o multimetro se houver um capacitor conectado ao borne positivo. Pelo menos eu ja tentei varias vezes e o resultado foi o mesmo. Então, simploriamente, acho que a questao de trabalhar em faixas de frequencia diferente e com isso não alterar a impedancia, não tem ver muito com o som gerado por um ou por outro ser diferente ( drive e tweeter), mas sim , pela alteração na corrente que capacitor e resistor produzem. Assim eu entendo, posso estar falando asneiras. Fato é que, na prática, para drives fenólicos todos utilizam capacitor 47/100 e para os tweeters o poliester laranjadinho usual. Como alguns ja comentaram, acho dificil não alterar a impedancia, visto que se a associação for uma série, a potencia do som gerado pelo conjunto diminui consideravelmente. Se a impedancia final esta diretamente relacionada com a potencia liberada pelo módulo ( 2@ pra ticamente o dobro do que 4@) para a associação, e é perceptivel a diferença de potencia no sistema, mesmo utilizando o cross do modulo em hi-pass e utilizando capacitores para o corte nos drives e tweeters, então a teoria é uma coisa, mas a prática é outra. Isso se aplica na prática a todos os módulos com os quais ja trabalhei. Sinceramente, fazia tempo que não aprendia alguma coisa interessante aqui! Até que enfim apareceu algum tópico que não gerou polêmica tola e que não acabou em ajuda pelo amor de Deus pra me dizer que som eu compro! Obrigado ao pessoal que compartilhou conosco seus conhecimentos teóricos, eu só escrevi o que percebo na prática, posso estar completamente errado! Abraços!

Acredito que não ocorre na prática o mesmo que ocorre na teoria porque pode ser que os fabricantes de drives, tweeters, etc... mostram as características medidas em condições ideais de funcionamento o que não ocorre no dia a dia. Temperatura, fio, umidade acredito que tudo isso influencia

Compartilhar este post

Link para o post

Aprendi legal lendo o topico, já ia meter 2 amp diferentes, mas nao precisa. O set tá com 1 kit 2 vias da mtx 85wrms cada conjunto + 2 woofer de 8" mtx RTX88 + 2 ST mtx RTX4bt, vou ligar em um Audiophonic club 800.4, ai seria um conjunto do kit em cada canal 4 ohms para ter um palco sonoro, e atraz na mala em bridge os 2 woofer fechando 4 + os 2 ST fechando 4. Woofer vai de 150hz a 5khz e st de 5khz a 25khz. Agora só eu aprender a fazer um passa baixa pra eu cortar os woofer de 5khz pra baixo. Meus ST já vieram da MTX com capacitores 4uf 100v, (st 8ohms) então corta a 5khz pra cima, pra eu fazer o passa baixa uso esse msm capacitor em serie com um resistor né? Qual tamanho do resistor? como monto isso? kk

Se alguém souber, ou se tem no forum, pq eu to procurando igual loko e nao achei, só no Wikipedia.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, meu nome é Raoni, sou de Minas Gerais. Sei que estou desenterrando o tópico, mas é justamento o que preciso saber. 

Tenho módulo SD400 4 saídas. 2 saídas já estão ocupadas com dois falantes 6x9. Dito isso, tenho mais 2 saídas de 100w em 2ohm ou bridge de 200w em 4ohm.

Pois bem, tenho aqui 2 drivers D250x (8ohm) e 2 tweeter ST200 (8ohm). Com toda a conversa do tópico, peço aos amigos. Qual seria a melhor forma de fazer essa ligação ?

Não tenho Crossover ativo no carro, apenas capacitores. Lembrando, que se for preciso, abro mão de uma das tweeter. Qual seria a impedância final de 2 drivers e 2 tweeters ? E excluindo um dos tweeters ?

Desde já um obrigado e grande abraço aos amigos do fórum.

Editado por raonialbues

Compartilhar este post

Link para o post

Impedância é uma resistência que varia de acordo com a frequencia devido a vários fatores. Ou seja, em determinada frequencia ela vai ser a impedância nominal, a que o fabricante declara, em outras frequências mais altas esse impedância tende a ser mais alta, fazendo os cortes certos é possível ligar tudo em paralelo que a impedância ira resultar em 4ohms, nesse seu caso. Quais serão os cortes vai depender do driver e do tweeter. Nessa parte alguém que conheça melhores os equipamentos para trio vai poder te ajudar melhor.

Provavelmente deve ter aqui nesse tópico, se procurar certinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, meu nome é Raoni, sou de Minas Gerais. Sei que estou desenterrando o tópico, mas é justamento o que preciso saber. 

Tenho módulo SD400 4 saídas. 2 saídas já estão ocupadas com dois falantes 6x9. Dito isso, tenho mais 2 saídas de 100w em 2ohm ou bridge de 200w em 4ohm.

Pois bem, tenho aqui 2 drivers D250x (8ohm) e 2 tweeter ST200 (8ohm). Com toda a conversa do tópico, peço aos amigos. Qual seria a melhor forma de fazer essa ligação ?

Não tenho Crossover ativo no carro, apenas capacitores. Lembrando, que se for preciso, abro mão de uma das tweeter. Qual seria a impedância final de 2 drivers e 2 tweeters ? E excluindo um dos tweeters ?

Desde já um obrigado e grande abraço aos amigos do fórum.

Seja bem-vindo ao fórum Raoni e parabéns por utilizar a pesquisa.

Em segundo lugar, como já foi repetido várias vezes neste mesmo tópico, falantes diferentes respondendo em diferentes frequências mantém sua impedância próxima à nominal.

Vc pode colocar os dois drivers em paralelo utilizando capacitor que corte as frequencias abaixo de 1.2khz

E os dois sts em paralelo tb cortando em capacitor de 2,2Uf.

Ou usar apenas um st com esse mesmo capacitor.

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...