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vitorchadud

Cabo De Forca Residencial X Automotivo

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procurem cabos de máquina de solda.. tem ótimo custo beneficio e são mais maleáveis q os residenciais.

Putz, agora ja foi..comprei residencial de 25mm e de 16mm...usarei tambem conduíte para passar o cabo de 25mm pelo meio do carro...

 

Esses de máquina de solda é fácil de achar???

 

Valeu!

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Putz, agora ja foi..comprei residencial de 25mm e de 16mm...usarei tambem conduíte para passar o cabo de 25mm pelo meio do carro...

 

Esses de máquina de solda é fácil de achar???

 

Valeu!

Opa.

 

O nome desse cabo de solda q foi falado pelo Royo é SoldaFlex, eu encontro aqui no RS na Realcenter só ñ lembro o valor correto.

 

Abraço

 

Josias Bauer

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Discordo 110% disso, cabos residencias tem muito mais proteção. Alguns contam com 2 camadas de proteção em volta.

 

um cabo automotivo vc "descasca" ele com qualquer faquinha, é uma proteção molinha, facil de ser rompida, sem esforço. Tenta fazer isso com um residencial..

pra fechar minha participação, respondendo ao bramer, q discordou educamente como deve ser num fórum de discussão... vc disse exatamemte o que eu disse, a capa mais grossa do cabo "automotivo" não significa necessariamente maior proteção...

 

mas o fato de vc cortar o cabo com uma faquinha não quer dizer de forma alguma q o material é menos inflamável ou inferior em qualquer outra proteção, tanto que existem cabos de alta tensão (60000V) que são extremamente maleáveis e nem por isso oferecem menor proteção, depende da tecnologia construtiva empregada

 

abs :legal:

obrigado []-[]

 

 

sim, concorco com vc em relação ao fato de ser facil de se cortar não significar que não seja bem isolado. Mais pra mim isso seria um problema.

 

Pois como tenho baterias na caçamba, a fiação passa toda pelo interior da lataria, mesmo que eu tenta prender o maximo possivel, o fio sempre esta em contato com alguma ponta cortante, aonde se ficar diariamente "vibrando" ali encima, vai me dar problemas...

 

 

usei fiação residencial 35mm com 2 camadas de proteção (é uma proteção bem dura), isso ja me gera uma tranquilidade. Claro, conferir toda a instalação periodicamente é fundamental :legal:

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Cabo força ?

Eu prefiro como exemplo usar um cabo Prysmian (Pirelli) que passa por normas, anti-chamas, Inmetro e os cambal, do que acreditar nos trocentos cabos ditos para som automotivo que entopem as prateleiras do mercadão nacional.

Fora que essa marca é considerada cara, sendo que é mais barata que os abusivos "som automotivo".

 

Real o que o JHBauer citou. Tem muita "bitola" que não batem por aí.

Não irei citar marcas, mas teve um cabo que o 21mm2 alegado nele, só se contar a capa. Entrou que foi um doce no amp. O Pirelli foi um rebolo para entrar no conector.

Nem preciso comentar com qual fiquei.

;)

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Olha a confusão...

 

De onde vcs tiraram essa história de q o cabo automotivo passa mais corrente, e q a corrente passa pela superficie do cabo???

 

A corrente só vai passar pela periferia(superficie) do cabo quando se utlizam frequencias coisa de 400hz pra cima, e isso é chamado de efeito skin.

 

Em DC ñ existe efeito skin, então nada de corrente "viajar" pela superficie do cabo, correto!

 

Em 12v e 220(60hz) oq vale é a secção do cabo e nada mais de diferença, existe sim uma diferença na isolação do cabo q é outra coisa.

 

Ai sim o cabo deve ser comprado de acordo com a corrente q se vai passar por ele. É indiferente se vc comprar um cabo de 21mm com 1000 fios ou com 10fios, se ele estiver na normal do inmetro os 2 suportam a mesma corrente, agora tente passar pelo carro o de 10 fios hehehe...

 

Oq existe é umas marcas q fabricam cabos "desbitolados" possuem a mesma expessura externa de cabos aprovados pelo Inmetro mas de fio(cobre) ñ vem nem a metade...

 

Por exemplo: Cabos Pompeia o de 21 se tiver 10mm² é muito.

A Thevear q fabrica antenas tem duas tabelas pra venda de cabos, cabos bitolados e cabos desbitolados. O cabo de 10mm² é mais fino em cobre q um cabo de 4mm² da Tiaflex Pirelli.

 

Em DC cobre é cobre, mais tem muita marca q mente a espessura, abram o olho...

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

Mas com relação ao ki um amigo disse em uma das respostas.. Quem utiliza por exemplo, 4 cabos de 6mm tem mais vantagem doq kem utiliza 1 cabo de 25mm? Ouví isso uma vez.. Acredito ki seja pq os 4 cabos tem uma dissipação térmica melhor ki 1 cabo apenas! Oq acham?

Abraços . . .

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So sei que to com a mao toda fudida, acabei de passar o cabo de 25mm pelo carro...O mais chato é a parte de ligar na bateria e ligar os 16mm do modulo e no Porta Fuse... :banghead

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Poderia aproveitar ???

 

 

Este pirelle então que o amigo citou, seria melhor, certo?

Será que encontro estes na net pra comprar?

 

@ beraldo?

"O Pirelli foi um rebolo para entrar no conector." ---> Logo, você pegou o Pirelli, certo? [^]

 

 

2 - tenho 2 amps no meu carro, cada 1 deles eu puxo o positivo, direto da bateria... Não puxo 1 só da bateria e divido na mala... Este método que faço é melhor ???

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Poderia aproveitar ???

 

 

Este pirelle então que o amigo citou, seria melhor, certo?

Será que encontro estes na net pra comprar?

 

@ beraldo?

"O Pirelli foi um rebolo para entrar no conector." ---> Logo, você pegou o Pirelli, certo? [^]

 

 

2 - tenho 2 amps no meu carro, cada 1 deles eu puxo o positivo, direto da bateria... Não puxo 1 só da bateria e divido na mala... Este método que faço é melhor ???

O certo certo é dividir ja perto da bateria...

 

Mas por questoes de custo muita gente puxa um cabo ate o PM e divide lá...

 

No meu caso, como tenho apenas um kit 2 vias e um sub de 125RMS, meu som é voltado pra SQ não vejo necessidade de dois cabos de forca passando pelo meio do carro..

 

Em caso de som pra SPL acredito que dividir perto da bateria seja mais indicado, mas ai o custo sobe tambem...

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Compreendo!

Grato pelas explicações Vitão!

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Pelo o que tenho de conhecimento, cabos automotivos são mais maleáveis não só para facilitar o manuseio ou porque são de bitola inferior, eles "em sua maioria" tem mais cobre do que outros cabos por ex: residenciais.

 

Pois são projetados para maior condução de corrente e por isso são mais caros.

 

Exemplo prático para verificar se um cabo tem boa quantidade de cobre seria, maleabilidade e outro descascar um pouco e apertar as pontas contra o dedo se dobrar tem bastante cobre se machucar ou até furar tem pouco cobre.

 

Já tive problemas com oxidação e com cabo torrado, garanto que cabo automotivo é melhor, mas com algumas marcas tem que abrir o olho.

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@ beraldo?

"O Pirelli foi um rebolo para entrar no conector."  --->  Logo, você pegou o Pirelli, certo?  [^]

Sim, fiquei com o Pirelli.

Comprei um automotivo ("marca") só para encher os olhos e me dei mal. Tem quase a metade que o 25mm2 do Pirelli... <_<

 

hertz.sa, o problema é como citei acima. Tem trocentas "marcas" no mercado. E como geralmente a compra é só via on-line, prefiro não dar mais um tiro no escuro e ficar com um bom que tem pelo menos o selo da Inmetro.

 

O problema de dividir no malas é a bitola.

Ex: 18+21= 39 (??) !!

Fio de poste até o malas é dose para alguns carros (!)

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Pelo o que tenho de conhecimento, cabos automotivos são mais maleáveis não só para facilitar o manuseio ou porque são de bitola inferior, eles "em sua maioria" tem mais cobre do que outros cabos por ex: residenciais.

 

Pois são projetados para maior condução de corrente e por isso são mais caros.

 

Exemplo prático para verificar se um cabo tem boa quantidade de cobre seria, maleabilidade e outro descascar um pouco e apertar as pontas contra o dedo se dobrar tem bastante cobre se machucar ou até furar tem pouco cobre.

 

Já tive problemas com oxidação e com cabo torrado, garanto que cabo automotivo é melhor, mas com algumas marcas tem que abrir o olho.

Opa! Sem querer ofender, mas discordo da sua teoria...

 

Vamos ver se consigo explicar.

 

Se vc pegar um tiaflex de 21mm e contas quantas "pernas"(pernas são os fios q formam o cabo) ele tem, vc vai ver q é quase impossivel contar, agora se pegar um cabo soldaflex de 21mm e contar as pernas, vc vai ver q ele ñ tem nem 1/4 das pernas do Tiaflex, mas tem os mesmos 21mm²

 

Com isso concluo q as perninhas do soldaflex são pelo menos 4x mais grossas q o cabo da tiaflex e com isso ele é 4x mais duro tbm, e se apertado com o dedo é bem capas de furar mesmo.

 

Mas sera q isso significa q o tiaflex tenha cobre mais puro? só pq é mais macio?

Ou ele é mais macio pq os fios q o constituem são mais finos???

 

A respeito da grande diferença de preço, quem ja viu algum video de produção de cabos, sabe q ele é montado de fios q estão em bobinas, cada perna vem de uma bobina, o tiaflex tem no minimo o dobro de trabalho pq eles fazem grupos de perninhas, pra depois juntar esses grupos na montagem do cabo, fora q a sua capa é de silicone super flexivel, q deve ser mais caro q o plastico dos cabos comum.

 

Essa é a diferença de preço, ñ pq ele possa ter mais cobre. Pelo menos essa é minha conclusão. Nome tbm custa caro, tiaflex "Pirelli"

 

Aceito opniões.

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

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É.

Dá pra ficar confuso.

Acho que vou continuar com meu pompéia :mac1

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Pelo o que tenho de conhecimento, cabos automotivos são mais maleáveis não só para facilitar o manuseio ou porque são de bitola inferior, eles "em sua maioria" tem mais cobre do que outros cabos por ex: residenciais.

 

Pois são projetados para maior condução de corrente e por isso são mais caros.

 

Exemplo prático para verificar se um cabo tem boa quantidade de cobre seria, maleabilidade e outro descascar um pouco e apertar as pontas contra o dedo se dobrar tem bastante cobre se machucar ou até furar tem pouco cobre.

 

Já tive problemas com oxidação e com cabo torrado, garanto que cabo automotivo é melhor, mas com algumas marcas tem que abrir o olho.

Opa! Sem querer ofender, mas discordo da sua teoria...

 

Vamos ver se consigo explicar.

 

Se vc pegar um tiaflex de 21mm e contas quantas "pernas"(pernas são os fios q formam o cabo) ele tem, vc vai ver q é quase impossivel contar, agora se pegar um cabo soldaflex de 21mm e contar as pernas, vc vai ver q ele ñ tem nem 1/4 das pernas do Tiaflex, mas tem os mesmos 21mm²

 

Com isso concluo q as perninhas do soldaflex são pelo menos 4x mais grossas q o cabo da tiaflex e com isso ele é 4x mais duro tbm, e se apertado com o dedo é bem capas de furar mesmo.

 

Mas sera q isso significa q o tiaflex tenha cobre mais puro? só pq é mais macio?

Ou ele é mais macio pq os fios q o constituem são mais finos???

 

A respeito da grande diferença de preço, quem ja viu algum video de produção de cabos, sabe q ele é montado de fios q estão em bobinas, cada perna vem de uma bobina, o tiaflex tem no minimo o dobro de trabalho pq eles fazem grupos de perninhas, pra depois juntar esses grupos na montagem do cabo, fora q a sua capa é de silicone super flexivel, q deve ser mais caro q o plastico dos cabos comum.

 

Essa é a diferença de preço, ñ pq ele possa ter mais cobre. Pelo menos essa é minha conclusão. Nome tbm custa caro, tiaflex "Pirelli"

 

Aceito opniões.

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

Caro JHBauer

 

Discordar é debater, ofensas estão longe disto. Estamos aqui para debater e aprimorar conhecimentos então vamos lá.

 

Não discordo em certo ponto que tendo mais fios e sendo eles mais finos o cabo ficará mais macio.

Mas pegue um fio tipo (residencial não flexível) de bitola X de marca A e compare a um de mesma bitola de marca B (inferior) e compare qual deles terá mais maleabilidade.

O cobre quanto mais puro mais mole será.

 

É óbvio que "marca" sempre aumenta custo. Mas para uma empresa que trabalha com fios, cabos, etc, só o nome não se paga. O lucro deles está na quantidade de venda e o nome vem aliado a qualidade dos materiais empregados no produto.

 

E tenham cuidado pelo alto valor em que está o cobre, as empresas (até as de renome) estão diminuindo a quantidade de cobre nos cabos para conseguir sobreviver.

 

Este é meu ponto de vista.

 

Rafael - Hertz Autosom

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Olha a confusão...

 

De onde vcs tiraram essa história de q o cabo automotivo passa mais corrente, e q a corrente passa pela superficie do cabo???

 

A corrente só vai passar pela periferia(superficie) do cabo quando se utlizam frequencias coisa de 400hz pra cima, e isso é chamado de efeito skin.

 

Em DC ñ existe efeito skin, então nada de corrente "viajar" pela superficie do cabo, correto!

 

Em 12v e 220(60hz) oq vale é a secção do cabo e nada mais de diferença, existe sim uma diferença na isolação do cabo q é outra coisa.

 

Ai sim o cabo deve ser comprado de acordo com a corrente q se vai passar por ele. É indiferente se vc comprar um cabo de 21mm com 1000 fios ou com 10fios, se ele estiver na normal do inmetro os 2 suportam a mesma corrente, agora tente passar pelo carro o de 10 fios hehehe...

 

Oq existe é umas marcas q fabricam cabos "desbitolados" possuem a mesma expessura externa de cabos aprovados pelo Inmetro mas de fio(cobre) ñ vem nem a metade...

 

Por exemplo: Cabos Pompeia o de 21 se tiver 10mm² é muito.

A Thevear q fabrica antenas tem duas tabelas pra venda de cabos, cabos bitolados e cabos desbitolados. O cabo de 10mm² é mais fino em cobre q um cabo de 4mm² da Tiaflex Pirelli.

 

Em DC cobre é cobre, mais tem muita marca q mente a espessura, abram o olho...

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

:+1

o melhor é verificar a amperagem que o cabo suporta e a voltagem de isolamento diretamente com o fabricante ou na embalagem se for possível, se o fabricante for honesto o problema ta resolvido

 

:legal:

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Cai na mesma. Como citei acima, "automotivos" já é difícil "ver" para comprar, quanto mais conseguir maiores infos sobre os cabos.

Tem muito fabricante que mal te responde onde comprar, quanto mais infos "técnicas" sobre o produto. É o que consta no site e acabou... se não tem, terá que correr muito atrás para conseguir além site. Quando consegue.

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:vts eu mesmo não consegui comprar cabo automotivo de 21mm aqui na minha cidade, o máximo que achei foi de 16mm e custa R$16,00 o metro......depois de ler algumas opiniões aqui no forum, optei para o cabo de 25mm residencial, que custa R$9,00 o metro.

 

Opinião que tive, não muda nada, a diferença é que o cabo automotivo é mais flexivel, e o residencial, essa impressão que tive....

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:vts eu mesmo não consegui comprar cabo automotivo de 21mm aqui na minha cidade, o máximo que achei foi de 16mm e custa R$16,00 o metro......depois de ler algumas opiniões aqui no forum, optei para o cabo de 25mm residencial, que custa R$9,00 o metro.

 

Opinião que tive, não muda nada, a diferença é que o cabo automotivo é mais flexivel, e o residencial, essa impressão que tive....

Pude ver com meus proprios olhos essa informacao..no encontro um user do forum levou um "21 mm" pompeia...de cobre ali tem no maximo 10mm, um absurdo...

 

A vantagem é que eh mais flexivel sim...O cabo da Knuconceptz tinha 29mm e ali tinha 29 mesmo, aquele cabo sim eh de verdade..Porem os nacionais automotivos sao um enganacao...

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Olha a confusão...

 

De onde vcs tiraram essa história de q o cabo automotivo passa mais corrente, e q a corrente passa pela superficie do cabo???

 

A corrente só vai passar pela periferia(superficie) do cabo quando se utlizam frequencias coisa de 400hz pra cima, e isso é chamado de efeito skin.

 

Em DC ñ existe efeito skin, então nada de corrente "viajar" pela superficie do cabo, correto!

 

Em 12v e 220(60hz) oq vale é a secção do cabo e nada mais de diferença, existe sim uma diferença na isolação do cabo q é outra coisa.

 

Ai sim o cabo deve ser comprado de acordo com a corrente q se vai passar por ele. É indiferente se vc comprar um cabo de 21mm com 1000 fios ou com 10fios, se ele estiver na normal do inmetro os 2 suportam a mesma corrente, agora tente passar pelo carro o de 10 fios hehehe...

 

Oq existe é umas marcas q fabricam cabos "desbitolados" possuem a mesma expessura externa de cabos aprovados pelo Inmetro mas de fio(cobre) ñ vem nem a metade...

 

Por exemplo: Cabos Pompeia o de 21 se tiver 10mm² é muito.

A Thevear q fabrica antenas tem duas tabelas pra venda de cabos, cabos bitolados e cabos desbitolados. O cabo de 10mm² é mais fino em cobre q um cabo de 4mm² da Tiaflex Pirelli.

 

Em DC cobre é cobre, mais tem muita marca q mente a espessura, abram o olho...

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

só complementando o que o Josias disse não só mentem a espessura do cabo como usam ligas de cobre com alto teor de chumbo o que atrapalha em muito a passagem de corrente, mas ajuda muito a redusir o custo do cabo. certa vez comprei um rolo de fios 2x2,5mm e deixei guardado quando fui usar ele estava todo oxidado, foi assim que descobri o que era chumbo no fio de cobre!!!

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Cobre oxida. Isso é fato.

Dependendo das condições do local, umidade do ar, etc, mais rápido será.

E por isso que temos o cabo OFC.

Eu sem querer já fiz teste de a x b. O vagabundo digamos assim, ficou "verde".

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Eu penso o seguinte:

Um quilo de chumbo é igual a um quilo de pena. A única diferença é que tem que ter bastante pena pra se ter um quilo, diferentemente do chumbo. Hoje mesmo instalei um som com um fio de 6mm residencial, e há um tempo atrás com um fio de 6mm automotivo.

Diferença? Sim! O residencial é bem menos maleável e saiu R$ 8 mais barato que o automotivo no total.

 

Se fio fino passasse mais corrente, qualquer transformador de 100 ampéres seria feito com uns 652851 fios finos ao invés de um grosso.

Penso eu que o fio fino é mais caro de se fazer, pois são necessárias várias máquinas, as tais estrusoras, que afinam tanto o fio, o que deve dar um p.uta trabalho. Trabalho menor esse no fio mais grosso.

 

2+2=4 assim como 1+1+1+1=4........e por aí vai...Pelo menos eu penso assim!

Editado por BigNoseMan

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concordo que os automotivos são mais maleáveis e tal, o que foi comentado sobre o efeito skin também é verdade, mas só é relevante para frequencias mais altas(tanto que bons transformadores de saída para amps valvulados usam sim alguns fios entrelaçados, pois precisam de boa linearidade até pelo menos 20khz).

 

Também acho que mentem na bitola de muitos cabos automotivos.

 

Discodo que cabos automotivos teem mais cobre do que os residenciais. é sim caro ter o cobre puro mas normalmente os cabos não possuem mais que 1% de impurezas e outros fatores contribuem para uma boa condução, como a cristalinidade(quem estudou algo de engenharia de materiais sabe do que estou falando), quanto mais cristalino=melhor condução=processo de fabricação mais caro.

 

No caso de cabos pra som automotivo não faz diferença o cabo possuir 1 filamento ou 10000 filamento, alias o de 1 filamento terá mais área real de cobre, pois os cabos com vários fillamentos possuem mais espaços livres(entre cada filamento) o problema seria dobrar um cabo de 1 filamento (cabo sólido ou rígido)

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Pra alta definição, acredito que o automotivo seje ainda a melhor opção principalmente os modelos mais específicos como o "Hi Definition" da DisCabos.... se vocês verificarem a bitola é real e extremamento fino...... com uma bela capa de proteção!

Estou me referindo com relação aos fios para os alto falantes, pois com relação aos fios de alimentação é tudo a mesma coisa só muda realmente a flexibilidade e por isto os automotivos custam mais!!

 

Agora para um trio elétrico a melhor opção hoje é o cabo PP que possui uma grossa capa e não deixa a desejar em nada nas ligações da caixa até o módulo!

 

Dêem uma olhada neste tópico antigo:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...5481&hl=cabo+pp

 

Abçx

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com tantos mestres aki no forum poderia alguem fazer uns testes dos cabos pra ver se realmente tem diferença heim...

res. flexivel x automotivo

res. flexivel x res. comum(poucos filamentos porém grossos)

res. comum(poucos filamentos porém grossos) x automotivo

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com tantos mestres aki no forum poderia alguem fazer uns testes dos cabos pra ver se realmente tem diferença heim...

res. flexivel x automotivo

res. flexivel x res. comum(poucos filamentos porém grossos)

res. comum(poucos filamentos porém grossos) x automotivo

é um pouco complicado pois nenhum multímetro comercial mede resistências menores que 1ohm com precisão.

 

Então têm-se 2 alternativas:

- medir a resistência de uns 10km de cabo(praticamente impossível);

 

- colocar os cabos em um sistema potente, como um cabo de 16mm alimentando um amplificador de 1000w, aí medir a corrente que passa e a queda de tensão no fio(provavelmente menor que meio volt), assim se consegue calcular a "potência do cabo" causada pelo efeito joule(ele esquenta quando uma corrente alta passa por ele). Com essa tensão e corrente consegue-se o valor da resistência do cabo.

 

não é muito simples mas dá pra fazer sim, só precisa ter 2 multimetros, 1 comum pra medir a tensão e outro do tipo alicate(aqueles que mede corrente por fora do fio) pra medir a corrente.

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