Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
JEK

Fonte Automotiva, Existe Diferença?

Recommended Posts

Oi,

 

 

Tô com essa dúvida... as fontes q vendem no mercado para som automotivo... tudo é igual ou é tipo os amplificadores com várias classes?

 

Tipo assim, uma fonte de 100 amperes despeja os 100 amperes de vez é isso? E não estraga a bateria? Ela não serve então para carregar a bateria tô certo? Tdas são assim?

 

Outra, ela é ligada na bateria e da bateria para o amplificador ou tipo um Y para bateria e amplificador?

 

 

Abraços e aguardo respostas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo q sei algumas delas carregam a amperagem q a bateria precisa, qdo vai caindo a amperagem ela aumenta a amperagem ate manter, isso foi oq eu entendi nos posts falando de fontes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pelo q sei algumas delas carregam a amperagem q a bateria precisa, qdo vai caindo a amperagem ela aumenta a amperagem ate manter, isso foi oq eu entendi nos posts falando de fontes...

Será? Quais por exemplo?...

 

 

Cade o povo!!! Ajuda!!!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Será? Quais por exemplo?...

 

 

Cade o povo!!! Ajuda!!!

 

Abraços!

Marcas de fontes nós temos:

 

JFA

GILSOM

MADSOM

STETSOM

BANDA

e por aí vai

 

Ao meu ver uma que não custa tanto e aparenta ser boa é a Madsom ao qual tem um user daqui que mora em Jampa que é representante delas.

 

Outra boa e que possivelmente teria em meu som por ter já mostrado ser boa e não custar tanto seria as Gilsom, tem um representante delas que também é user daqui o user DaviCarioca, e tem ali as JFA que nosso amigo Fábio Bonnati(Som-SC) usa e recomenda, que é linda, mais muito linda mesmo, e no som dele segura uma amperagem bem maior dá qual ela foi feita pra segurar, mas o preço dela não é muito convidativo.

 

Tem também a opção de mandar um cara bem fera em eletrônica mesmo, fazer uma bem parruda, que sai mais em conta do que uma dessas marcas, mas tem que ser um cara responsa e de confiança pra não te enrolar.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou usar umas fonte atx feito eu haeuhe

 

Aos pouco to melhorando meu projeto, mas como o objetivo é gasto zero, ando emorando um pouco... fora as ressacas que não me deixam pensar tipo hj... hahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado mas... não quero saber qual fonte existe... A gilsom é aqui do lado a fabrica e a extremo tbm... quero saber se ah diferença ou todas utilizam o mesmo sistema....entre as outros perguntas...

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada ? Ninguem?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nada ? Ninguem?

 

Abraços!

nao amigo. A fonte fornece "ATE" a amp maxima dela. E nao fica fornecendo essa amp o tempo todo nao. Na hora que pressisa... ela manda... intendestes ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JEK, a sua pergunta está um pouco confusa, mas vamos começar do começo...

uma fonte de tensão seja qual for fornece a corrente exigida por uma carga, no ex. a fonte alimenta um amplificador e não as baterias (considerando todas com plena carga), ou seja, num sistema com baterias e uma fonte de 100A, se o seu amplificador está consumindo pouco, p.ex. 10A, a fonte fornece 10A, se está consumindo 100A a fonte fornece 100A... na realidade há também um fornecimento por parte das baterias, fazendo uma combinação de correntes no nó positivo ou terra (pesquise no google sobre Primeira lei de Kirchhoff ou KCL)

quanto à construção das fontes creio que todas sejam controladas por Modulação de Largura de Pulso (pesquise no google sobre PWM-Pulse Width Modulation)

 

espero ter ajudado

abs :legal:

Editado por delimaju

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um... mais isso qualquer fonte? Qualquer modelo?

 

E pq não é indicada para carregar a bateria?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teixeira...... aí vai também na sua listinha pode adicionar uma fonte que tenho quase certeza que é muito boa e esta na minha lista pra compra daqui alguns mêses!

 

AudioFix - Esta aciona se não me engano a 12,8v e só para quando a tensão do sistema fica em 14,4v.... procurando sempre manter a tensão dentro desta faixa....... respeitando claro a quantidade de amperes do sistema...... Se não me engano eles tem na versão de 200A e de 300A...... mas são muito....... mas muito parrudas mesmo!!

 

;)

 

Abçx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um... mais isso qualquer fonte? Qualquer modelo?

 

E pq não é indicada para carregar a bateria?

 

Abraços!

não sei se todas as fontes operam nessa técnica ou algumas ou nenhuma heheh, seria uma boa questão aos fabricantes... agora pense se vc disser q dá pra carregar bateria com essa fonte vai ter cara carregando uma bateria q chegou aos 10V ou menos e aí a corrente de carga, sem nenhum controle, será muito alta no início podendo queimar a fonte, superaquecer a bateria e sem dúvida reduzir sua vida útil :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi,

 

 

Tô com essa dúvida... as fontes q vendem no mercado para som automotivo... tudo é igual ou é tipo os amplificadores com várias classes?

 

Tipo assim, uma fonte de 100 amperes despeja os 100 amperes de vez é isso? E não estraga a bateria? Ela não serve então para carregar a bateria tô certo? Tdas são assim?

 

Outra, ela é ligada na bateria e da bateria para o amplificador ou tipo um Y para bateria e amplificador?

 

 

Abraços e aguardo respostas!

 

Sim, existem varios tipos diferentes de fontes automotivas e vou colocar alguma coisa bem basica abaixo:

 

As melhores --> Fontes estabilizadas.

Elas podem tanto ser lineares ou chaveadas e o termo estabilizada significa que a saída se mantem estabilizada em uma determinada tensão, ex 12v 13,8v ou 14,4v. Eu ja ouvi cada besteira por ai, outro dia alguem falou que a fonte é estabilizada pois ela "estabiliza a bateria"... eu nao faco a mínima ideia da onde ele tirou isso; ou pior, o que significa estabilizar uma bateria???...

--> As lineares sao grandes e pesadas. Elas utilizam transformador com nucleo de ferro-silicio, independente do formato do nucleo ser em Chapas EI ou Toroidal. A regulagem é feita por transistor.

--> As chaveadas sao menores e bem mais leves. Elas utilizam transformador com nucleo de ferrite, independente do formato do nucleo ser EI ou toroidal. A regulagem da saída é feita por modulacao de pulso PWM (ou alguma outra tecnica semelhante). Nao existe nada de digital nisso e quem vende essas fontes como sendo digital esta se aproveitando da ignorancia alheia que acha "digital" uma palavra bonita pra ser usada em eletronicos. Se alguma fonte utiliza um microcontrolador, pic ou algo do tipo em sua regulagem entao pode ser chamada de "digital".

Obs. Tanto fonte linear como chaveada pode ter nucleo toroidal. Toroidal significa apenas o formato do nucleo. O que muda é o material do nucleo.

 

 

Intermediarias

Existem algumas fontes automotivas de marcas confiaveis que apesar de nao serem completamente estabilizadas a tensao de saida varia entre 12v e 14,4v e podem ser usadas sem dano ao som automotivo mesmo sem bateria. Sao fontes inferiores com relacao a fonte estabilizada e podem prejudicar um pouco a vida util das baterias. Vc consegue indentifica-las quando o fabricante vende como fonte automotiva mas nao especifica sua tensao de saida.

 

As Piores --> Nunca Comprar

O que existe de pior no mundo de fonte automotiva são fontes caseiras, fontes encomendadas e algumas fontes fabricadas no nordeste que nada mais sao que um transformador 12v com retificador e um filtro minimo. Essas fontes tem na saída sem carga mais de 16V e conforme aumenta a carga a saída cai pra baixo de 12v. Existem dois problemas basicos com essas fontes. Primeiro, elas detonam com a bateria. Segundo, elas queimam o som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha ai uma fonte calyton funcionando. Essa é uma fonte estabilizada ideal pra som que nao oferece risco para as baterias como acontece com as fontes nao estabilizadas.

 

Editado por Marione

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha ai uma fonte calyton funcionando. Essa é uma fonte estabilizada ideal pra som que nao oferece risco para as baterias como acontece com as fontes nao estabilizadas. O bacana tmb é o visor digital que mostra o consumo instantaneo em amperes. Alias, galera, quando se trata de fonte fala apenas A (amperes), e nao Ah (amperes.hora). Ah é uma medida de armazenamento de carga e é usada para definir a capacidade que uma bateria consegue armazenar de carga eletrica, já Ampere é uma medida de corrente. Sao coisas DIFERENTES. Uma fonte apenas fornece corrente, porem nao armazena corrente, assim é incorreto falar que uma fonte possui "tantos" Ah.

 

 

Vc é o fabricante da Calyton? Visualmente, a Calyton parece uma fonte ATX modificada... são mesmo confiáveis?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte é das mais confiáveis, saída estabilizada. Nao é fonte de pc modificada. Alias, desconheco de alguma modificacao pra que uma fonte de pc que forneça 50A na saída. Deve ser possivel, mas certamente nao com fontes genericas.

 

http://www.youtube.com/watch?v=LPLnrx6NfSo

Editado por Marione

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...