Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tato_Moura

[dúvida] Cortes De Frequência

Recommended Posts

O Estranho é que falei com o técnico da Eros hoje ele não aconselhou pra médio grave colocar duto em outra posição que nao seje frontal!! Porém nao tive tempo suficiente pra obter maiores embasamentos!

Abçx

Não tenho conhecimento técnico para explicar, mas prefiro usar o duto na mesma direção para o qual o falante esteja apontando.

Claro que há limitações x formato de caixa, que impediriam uma variação maior.

No caso do trio, com os falantes voltados para frente, também escolheria os dutos voltados para frente. Se as caixas ditas dutadas tem rendimento cerca de 3dB, em relação às seladas (há controvérsias o-o- ), creio que fará com a "contribuição" obtida, gere mais SPL na mesma direção onde os falantes estejam voltados.

Seja qual for a posição, o importante é que ele deva estar desobstruído.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, eu tava aqui com mais algumas dúvidas.

1º Eu devo utilizar no Woofer um corte capacitivo de 200uF afim de ter um passa-alta de 100hz?

2º Tenho 3 equips de 8 ohms, um drive, um st e um woofer. tenho que liga-los de maneira que fiquem o mais proximo possivel de 4 ohms.

Pensei no seguinte: Ligar ST + DRIVE em série depois em paralelo com o Woofer, assim totalizandp 5,33ohms, porem eu tenho uma dúvida, vou utilizar capacitor de 2,2uF no St e 22uF no Drive, só que tenho quase certeza que por estar em serie, mesmo eu ligando o positivo do amp no drive, o capacitor do st vai fazer corte no drive tb né?

se estou certo, tem algum jeito de eu resolver isso?

estou no aguardo!

Você pode ter até 10 falantes de tipos diferentes num amplificador.

Isso só é possível se houver divisão de frequência.

Suponha, que todos os 10 tipos, sejam de 08 ohms e haja a divisão de frequência feita corretamente, o amplificador "enxergará" como somente um tipo de falante, ou seja, ele vai liberar à potência correspondente aos 8 ohms, oriundos dessa associação. Se a potência for excessiva para um tipo de falante e fraca para outro, aí a estória é outra. Cabe ao técnico dimensionar outro(s) amplificador(es) paa diferentes tipos de falantes ou usando atenuação.

Para esses sistemas de 03 vias e um só amplificador, costumo a indicar um Crossover com a quantidade de vias igual à quantidade distintas de falantes.

Quando por exemplo, a potência é o suficiente para os Woofer e demasiada para os Drv e Stw, por exemplo, devemos escolher um divisor que faça ATENUAÇÃO nas vias que devem recer menos potência.

Compartilhar este post

Link para o post

1º Eu devo utilizar no Woofer um corte capacitivo de 200uF afim de ter um passa-alta de 100hz?

2º Tenho 3 equips de 8 ohms, um drive, um st e um woofer. tenho que liga-los de maneira que fiquem o mais proximo possivel de 4 ohms.

Pensei no seguinte: Ligar ST + DRIVE em série depois em paralelo com o Woofer, assim totalizandp 5,33ohms, porem eu tenho uma dúvida, vou utilizar capacitor de 2,2uF no St e 22uF no Drive, só que tenho quase certeza que por estar em serie, mesmo eu ligando o positivo do amp no drive, o capacitor do st vai fazer corte no drive tb né?

estou no aguardo!

Você pode ter até 10 falantes de tipos diferentes num amplificador.

Isso só é possível se houver divisão de frequência.

Suponha, que todos os 10 tipos, sejam de 08 ohms e haja a divisão de frequência feita corretamente, o amplificador "enxergará" como somente um tipo de falante, ou seja, ele vai liberar à potência correspondente aos 8 ohms, oriundos dessa associação. Se a potência for excessiva para um tipo de falante e fraca para outro, aí a estória é outra. Cabe ao técnico dimensionar outro(s) amplificador(es) paa diferentes tipos de falantes ou usando atenuação.

Para esses sistemas de 03 vias e um só amplificador, costumo a indicar um Crossover com a quantidade de vias igual à quantidade distintas de falantes.

Quando por exemplo, a potência é o suficiente para os Woofer e demasiada para os Drv e Stw, por exemplo, devemos escolher um divisor que faça ATENUAÇÃO nas vias que devem recer menos potência.

Humm, entendi... mas o meu problema não é a quantidade de potencia liberada, e sim casar as impedâncias.

o que eu falei acima sobre a ligação em serie ST + DRIVE tá certo? o capacitor do ST vai de fato fazer corte no drive tb, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

estou no aguardo!

No woofer não coloca nada.Deixa ele em full mesmo.No driver coloca 22 uF e se possivel um atenuador Lpad de 6 db pro driver, porque aquele domo do 12pw3 grita, e somado ao medio do driver sem atenuaçao sobrarao medios.no tweeter mantem o 2,2 uF mesmo.

Como tu tem 3 Drivers (digo drivers no sentido de que sao 3 transdutores) de 8 ohms, porém tens corte de frequencia no driver fenolico e no tweeter, a impedancia desses componentes sobe, e a impedancia final resultante será de aproximadamente a impedancia do woofer, não tendo tanta influencia do driver e tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

estou no aguardo!

No woofer não coloca nada.Deixa ele em full mesmo.No driver coloca 22 uF e se possivel um atenuador Lpad de 6 db pro driver, porque aquele domo do 12pw3 grita, e somado ao medio do driver sem atenuaçao sobrarao medios.no tweeter mantem o 2,2 uF mesmo.

Como tu tem 3 Drivers (digo drivers no sentido de que sao 3 transdutores) de 8 ohms, porém tens corte de frequencia no driver fenolico e no tweeter, a impedancia desses componentes sobe, e a impedancia final resultante será de aproximadamente a impedancia do woofer, não tendo tanta influencia do driver e tweeter.

Era exatamente a opinião de um técnico em eletrônica que eu gostaria de ouvir, sou técnico em eletrotécnica e sei um pouco sobre assossiações de resistores / capacitores, mas você sabe muito mais que eu com certeza.

Enfim, eu já tinha pensado nesse aspecto, eu já tinha uma ideia que os capacitores interferem na impedância, mas não sei de quanto é essa diferença, por isso nem falei nada.

Então vamos revisar, se eu fizer a assossiação em paralelo dos 3 componentes cada um com seus capacitores (menos o woofer), posso ligar no amp de 4 ohms?

se a impedância final chegasse mais ou menos aos 3,2 ohms eu já ficaria satisfeito, pois a distância das caixas pro amp são de quase 30 metros, ou seja, tem a resistividade do condutor ainda.

como faço esse filtro que você citou? uso um resistor em série?

grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...