Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Girafa

CÁster E Cambagem No OrÇamento PrÉvio!

Recommended Posts

Postado em

Neste fórum, há uma pergunta que envolve cambagem.

No entanto, estou retomando o assunto!

Ontem, levei meu carro a uma oficina. Queria, justamente, que fossem trocados os amortecedores e feitos os alinhamentos.

Os mecânicos do local disseram que só é possível avaliar a necessidade de ajuste de CÁSTER e CAMBAGEM depois de trocados os amortecedores e peças acessórias.

No outro tópico, um dos participantes sugere até um teste com pano molhado e cimento ou areia fina no chão para a verificação da cambagem.

Pergunto, pois:

Não é mesmo possível saber se haverá ou não necessidade de ajuste de CAMBAGEM e CÁSTER antes da troca do amortecedor?

Pode dar diferença, nestes itens, com a substituição das peças desgastadas pelas peças novas ou não?

Segundo os mecânicos daquela oficina, sim. A troca de peças pode alterar tais ajustes!

Em suma, deveria o mecânico incluir, com certeza, após verificação prévia na máquina, no ORÇAMENTO PRÉVIO, antes de trocar qualquer peça, o custo e a necessidade de CAMBAGEM e CÁSTER?

Obrigado!

Obs.: MEU CARRO É UM UNO C.S. 1.5 i.e , ANO 95

Postado em

Não é mesmo possível saber se haverá ou não necessidade de ajuste de CAMBAGEM e CÁSTER antes da troca do amortecedor?

Pelo que sei, o amortecedor nada tem a ver com cambagem, muito menos com caster. O que tem haver com essa geometria são os pivôs, que sustentam as bandejas. Se esses pivôs e terminais estiverem muito desgastados, ficam inviável de se fazer essas regulagens. Então troque-as, daí sim farão as devidas cambagens e caster. Agora, na parte superior da torre onde estão os amortecedores, existe umas borrachas, tipo um batente. Se esse batente estiver estourado, com certeza deverá trocá-los para que possa fazer essas regulagens.

Então, nada tem haver o amortecedor com essas regulagens mas sim, os batentes, coxins, terminais e pivôs, porque eles dão a sustentabilidade e correto direcionamento ao veículo.

Markto

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...