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pgMlK

Baterias, Cargas, Energia

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Iê galera, blz!?

 

Surgiu-me a idéia de criar este tópico afim de sanar dúvidas referentes ao citado pelo título, sou muito n00b, porém interessado no assunto, agradeço postagens e mais ainda por explicações ao que venho questionar aqui;

 

1- O que é energia!? Não ao pé da letra, vou tentar explicar como me surgiu a dúvida:

Tenho um MP3-Player (desses simples, padrão FOSTON) que funciona 10Hr's a partir de pilhas de 1,2v recarregáveis de 900mAh, mas vejo que posso usá-lo também com pilhas de 1,5v de 3600mAh; daí surge:

a- O fato da voltagem poder variar (no caso: 0,3v) influencia em um desgaste também variável da carga e do aparelho?

b- Posso calcular (grotescamente) então que usarei o aparelho por 40Hr's com a pilha de 1,5v citada, do qual usei os valores de carga?

c- Por ter dado o exemplo do MP3', sabe-se então qual o limite para voltagem e carga (acho que definida por amperagem) em máx' e mín' para o mesmo?

d- Ligações em paralelo e em série influencia em quais valores (voltagem e carga)? Posso usar duas pilhas de 1,5v/3600mAh para alimentá-lo sem problema?

e- Caso invente usar uma bateria de 60Ah para fornecer energia ao aparelho, conseguindo um conversor para a voltagem de 1,2~1,5v (não sei se existe tal conversor / valores que acho padrão do aparelho) vou ter sucesso na gambiarra? Demoraria bem mais para o aparelho finar tal alimentação?

 

2- Tenho um amplificador que pede 200Ah para funcionar perfeitamente, e uma bateria de 100Ah totalmente carregada:

a- O fato de baterias serem de 12v (não tenho certeza se é o correto) influencia no teste? (Caso o amp' necessite uma voltagem maior, ex: 14v, para perfeito funcionamento)

b- Caso não influencie, ao conectá-lo a bateria, vou poder 'curtir o som' (exemplo para o uso da carga) por 1/2Hr com pleno funcionamento?

c- O alternador do carro não só recarrega a bateria, como também eleva a voltagem da corrente? (levado em conta um sistema com perfeitos equipamentos para funcionamentos entre si)

d- Caso use a bateria citada somente para o 'som', seria melhor eu usar 'calculadamente' (não sei se possível, mas tipo tendo previsão do funcionamento), seria melhor usá-la na mala do carro sem a conexão do alternador e recarregá-la de tempo em tempo com aquela carga mínima de 10%, ou não faz diferença?

 

3- Tenho um SubWoofer que diz poder receber 1000wRMS, trabalha na faixa de 20~1000Hz, e é de 12", tenho também a idéia de jericho de ligá-lo numa tomada normal de casa (220v, acho que o padrão é 60Hz):

a- Quanto tempo o Sub' vai 'durar' plugado na tomada?

b- O tamanho do Sub' influencia no desgaste?

 

O que eu consegui formular por agora foi isso, fica então o questionário.

Lembrando que está exposto em um fórum, quem quiser iniciar discussão, postar elementos referentes, até mais questões (eita p0rr4), com base no assunto, tá aí.

 

Vlw's & Flw's!

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1-

a- Pode influenciar na vida do aparelho sim. Mais acho que muito pouco mesmo.

b- eu ligaria sim.

d-se ligar em serie soma a voltagem das duas. e se ligar em paralelo soma a Amperagem.

e- se ligar uma bateria de 60Ah em um player desses, provavelmente ela vai dutar a vida toda. hehehehhehe

 

3-

a- Isso vai depender do conjunto mecanico, resfriamento da bobina, tipo da bobina e ligaçao na tomada. Ex.

220v = 48400 rms a 60Hz.

se o sub for 1 Ohm ele vai receber os 48400rms.

2 Ohms vai receber 24200 rms

4 Ohms vai receber 12100 rms

8 Ohms vai receber 6050 rms.

 

b- nao que eu saiba.

 

Achei legal a ideia da bateria... mais...

Pra que ligar o sub na tomada ??

 

Marcelo Spalenza

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opa, vlw aê...

 

então galera, querendo discutir aê, já temos algumas respostas...

 

flw's!

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vo tentar dar uma colaboração tambem. Não sou nenhum expert, é apenas conhecimento adiquirido.

 

2a - uma bateria em sua perfeita saude e carga, vai estar com uma voltagem proxima a 12.3v até 12.6v. Quando vc liga algo nela (um módulo por exemplo) e poe pra tocar, essa voltagem vai cair obviamente, com os graves ela vai cair mais e em musicas mais calmas, cair menos. Ela não se estabiliza em uma tensão X intende? Então um módulo que de acordo com o fabricante tenha seu total desempenho em 14.4v, com o carro desligado (e dificilmente ligado tambem..) nunca vai ser capaz de atingir tais valores (salvo algumas marcas ok?).

 

 

b - Voce não tem como fazer tal comparação, pois esses 200a que o módulo pede é o consumo de pico e o tempo em que a abteria pode segura-lo depende do volume, da musica e da bateria (vc pode deixar ela ligada ao módulo até se acabar, mais isso não é nem um pouco indicado..acaba com a vida util da bateria)

 

c - uma bateria para ser carregada precisa receber carga em uma voltagem de 13.8v até uns 14.2v, isso é o ideal, acima disso pode ser prejudicial e abaixo dificilmente vai carregar. O alternador não é somente para se carregar a bateria, ele que mantem os equipamentos do carro funcionando, a bateria seria somente para dar a partida e para quando fosse necessario mais energia. Quando vc tme um som forte, o alternador não consegue segurar o consumo do carro e o do som (não foi feito pra isso..), então essa voltagem vai caindo e dai a bateria entra em ação pra suprir esse consumo de energia.

 

Uma coisa muito errada que vejo MUITOS fazerem é deixar o som tocando com o carro desligado e depois de um tempo ligar o carro 20 minutinhos com o intuito de "carregar a bateria". Isso não existe, pois (depende do sistema de som), o alternador não consegue dar conta de tudo e supri apenas o som, ALIVIANDO o consumo que estava sendo feito na bateria. Como uma bateria trabalha encima de um processo quimico, se vc deixar ela parada por um tempo ela vai "trabalhar" sua solução e levantar um pouco a carga. Depois o cara desliga o carro e pensa "ja carreguei a bateria". Carrego nada, só deixo ela descançar um pouco.

 

Para se carregar uma bateria no carro, deve-se usar o veiculo sem o som alto por um tempo e depois deixa-lo parado (de noite por exemplo), no outro dia a bateria ja vai estar bem melhor. Deixar o veiculo direto ligado não é 100% efetivo.

 

d - se vc usar uma bateria auxiliar vc deve liga-la ao alternador sim, pois ela recebera carga. Não da certo vc usar ela até zerar e depois dar carga lenta, é um tanto inviavel (pelo menos eu acho), compromete MUITO a vida da bateria e em um momento que vc possa precisar ela vai estar com uma falta de carga.

 

 

 

eita, que fico um post grande, mais é uma leitura interessante. Mais lembre-se, bateria, quanto mais, MELHOR! :legal:

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Pô bixo, tem coisa que tá na cara, mas é difícil lembrar [salvo também que não tenho prática], tipo a da bateria, ainda foi ressaltado isso no curso de direção que fiz bem recentemente, a bateria é um equipamento que armazena carga para necessidades que vem a aparecer no cotidiano [partida no carro, o próprio som, etc.], inclusive tem uma questão de prova que é sobre isso.

 

Sabendo isso, e tendo conhecimento já era metade do caminho pra responder o resto.

 

Fica aí pra debate, povo entra, mas nem pra flammear o baguio, heh'...

 

flw's!

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Pô bixo, tem coisa que tá na cara, mas é difícil lembrar [salvo também que não tenho prática], tipo a da bateria, ainda foi ressaltado isso no curso de direção que fiz bem recentemente, a bateria é um equipamento que armazena carga para necessidades que vem a aparecer no cotidiano [partida no carro, o próprio som, etc.], inclusive tem uma questão de prova que é sobre isso.

 

Sabendo isso, e tendo conhecimento já era metade do caminho pra responder o resto.

 

Fica aí pra debate, povo entra, mas nem pra flammear o baguio, heh'...

 

flw's!

exato! em um carro original, a bateria não é quem alimenta o sistema eletrico do carro e sim o alternador. A bateria sera apenas para alguma necessidade como vc mesmo disso..

 

o problema é que ninguem projeta algum carro pensando que vai ter uns doidos que vão inxer de som, dai o sistema pode sofrer um pouco, fazendo-se necessidade de uma bateria mais forte (ou uma auxiliar), mega-capacitores, alternador mais forte e etc..

 

o steve meade por exemplo, no humilde som dele (procura uns videos no youtube haha) tem acho que 3 alternadores de 300a na caminhonete dele...isso com certeza é muito util, ainda mais pra ele que usa 2 potencias RF de 15k rms :pirou:

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a tal da questão eu fui atrás aqui e encontrei:

A principal função deste componente é armazenar a energia necessária para o arranque do motor:

-Bobina

-Condensador

-Bateria

-Vela

 

-

 

o tale Steve Meade mesmo eu conheço faz um tempo já, da época das brincadeiras com o povo testando o som de sua TAHOE [inclusive tem um cara que sai correndo da camioneta], o dos cabelos da muiezada e dos vidros que a pressão faz vibrar, e talzzz...

 

agora o cara tá com uma Caddy Escalade né!? o dobro de 'Fi's' de sua TAHOE, aquilo sim é SPL...

 

referente ao assunto, existe um vídeo dele fazendo um teste com alternadores de uma empresa lá, AUTOZONE, entendo pouco de inglês, e pela descrição e pelas próprias imagens cita-se um fato cômico, porém não peguei ainda...

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a tal da questão eu fui atrás aqui e encontrei:

A principal função deste componente é armazenar a energia necessária para o arranque do motor:

-Bobina

-Condensador

-Bateria

-Vela

 

-

 

o tale Steve Meade mesmo eu conheço faz um tempo já, da época das brincadeiras com o povo testando o som de sua TAHOE [inclusive tem um cara que sai correndo da camioneta], o dos cabelos da muiezada e dos vidros que a pressão faz vibrar, e talzzz...

 

agora o cara tá com uma Caddy Escalade né!? o dobro de 'Fi's' de sua TAHOE, aquilo sim é SPL...

 

referente ao assunto, existe um vídeo dele fazendo um teste com alternadores de uma empresa lá, AUTOZONE, entendo pouco de inglês, e pela descrição e pelas próprias imagens cita-se um fato cômico, porém não peguei ainda...

pois é, nunca corri mto atraz pra saber da história do cara, só sei que ja vi tantos videos dele, sempre superando...fico de cara mesmo.

 

a respeito de alternadores, infelizmente são uns equipamentos meio carinhos e o comum é meio limitado (hj, se encontra mais facilmente alternadores de até no maximo 120a/h, de vectra por exemplo). Mais esses alternadores são fo**, um alternador desse nivel quando exigido ao seu maximo fica pesado pra ca*****!

 

por exemplo, na minha pickup corsa, ouvindo o som no talo, quando do um grave punk mesmo o carro até da uma "freiada" do peso do alternador no motor (é igual ligar o AC por exemplo)..alem que isso contribui pro aquecimento do motor. Seria MARAVILHOSO se tivesse alternador que fosse sempre levinho como se nunca tivesse sendo exigido..

 

 

 

 

um fato curioso que descobri esses dias, é que todos esses caminhões grandes, carretas e etc, que tem no minimo 2 baterias de 150a em série (eu imaginava que tinham alternadores bem fortes), possuem no maximo alternadores de 55ah. Os comuns são 30, 35...se carrega pelo longo tempo de uso mesmo. Apenas carros possuem alternadores mais fortes pelo fato de pararem muito, nem sempre serem usados por longos periodos e etc...porem quem possui uns alternadores PUNKs são aquelas colheitadeiras e maquinas do genero, é coisa que passa dos 300a (deve ser do tamanho dum motor 1.0 sauehuaea), mais ta certo, um equipamento que tem uma puta iluminação alem de milhares de motores trabalhando simultaneamente e etc..

 

queria um alternador desses no meu carro! sauheuahe :(

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