Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ricardo_Pick_Corsa

Dúvida Dos Fúsiveis E Bitolas De Cabos!

Recommended Posts

Galera,

Sou fã desse forum, gosto demais das informações aqui, já sou membro a uns 4 anos, mas na maior parte do tempo fico apenas lendo tópico e estudando.

Estou montando um som no meu corsa sedan:

Os Itens que eu tenho abaixo:

1 Radio Clarion DXZ 775MC Pró Audio

1 Roadstar 1200d

1 Wharf Clean Flex (480wrms)

1 kit duas vias Beyma RF One 6.5 (dianteira)

1 Par de Full Range AudioBanh (traseira)

2 Subs MTX d4 400 wrms

1 Cabos RCA 4 vias da monster cable (stereo)

1 cabo RCA RFC59 santo angelo com plugs rca santo angelo (mono)

Agora estou em dúvida em dois fatores que julgo importantíssimos no meu projeto.

1º- Vou colocar um mega capacitor, estou na dúvida em relação a marcas. Encontrei na som curitiba um da Booster de 2F em promoção por 225 reais. Perguntei para um colega ele falou que nao presta e o bom mesmo era da DB Link. Mas analisando os dois percebi que ambos possuem o ESR. 0.0015... Então a pergunta é existe realmente diferença entre marcas?!!?? Posso comprar esse da Booster tranquilamente ou melhor comprar de outra marca?!?!

2º- Estive fazendo os calculos de fusíveis e bitolas de cabos para Positivo e cheguei nesses números

Fúsivel da Bateria: 200 Amperes

Bitola do Cabo positivo para os dois modulos: 35mm

Fusivel original dos modulos:

Roadstar digital: 80 amperes

Wharf: 35 amperes

Fusíveis extras (vou colocar um porta fusivel que entra um cabo e sai dois)

Para o Roadstar: 100 Amperes

Para o Wharf: 40 amperes

Está certo esses parametros?!?!?!

Esses fusiveis estão superdimensionados!??!?!

Me ajudem galera!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, acho que o fusível do Roadstar está superdimensionado. É que amplificadores digitais têm uma eficiência muito melhor que os classe AB e os programas que fazem esse cálculo de bitola não levam isso em consideração. Mas vamos esperar uma resposta de mais alguém aqui no seu tópico.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
http://www.autosom.net/instala.asp

Calcula bitola da alimentacao e amperagem do fusivel pela potencia, classe e distancia a ser alimentado, abcs

O problema aqui é que são dois amplificadores, um AB e um D.

[]´s

Crawling Chaos

eu enfrentei exatamente esse problema Crawling Chaos!!!

ta fogo para fazer o cáculo de bitola devido um modulo ser de classe AB e o outro D.....

Fiz um cálculo com essa pagina só para ter base, mas fiquei meio em dúvida!! :legal:

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, acho que você vai ter que tapear o algorítimo. Veja qual é o consumo do digital e coloque no cálculo a potência de um AB de mesmo consumo. Deve resolver.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Para o primeiro cabo, calcule como os dois AB, melhor superdimensionar, depois so separe. Fusivel principal some os dois, fusivel secundario calcule separado ué.

Compartilhar este post

Link para o post
Para o primeiro cabo, calcule como os dois AB, melhor superdimensionar, depois so separe. Fusivel principal some os dois, fusivel secundario calcule separado ué.

Seguindo essa linha vou ter então?

CAbo Positivo: 54.4mm

Fusivel na Bateria: 120 amperes

Fusivel Extra para Wharf: 40 amperes

Fusivel Extra para o Roadstar: 70 amperes

Vixi isso aqui ta me deixando cada vez mais confuso!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Seguindo essa linha vou ter então?

CAbo Positivo: 54.4mm

Fusivel na Bateria: 120 amperes

Fusivel Extra para Wharf: 40 amperes

Vixi isso aqui ta me deixando cada vez mais confuso!

Abraços

não leve ao pé da letra ...

54 mm é MUITA coisa !

Compartilhar este post

Link para o post

A eficiência dos AB é menor que a dos D!!! Se calcular tudo como AB vai ficar superdimensionado mesmo. Faça um teste e calcule como eu disse acima.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
A eficiência dos AB é menor que a dos D!!! Se calcular tudo como AB vai ficar superdimensionado mesmo. Faça um teste e calcule como eu disse acima.

[]'s

Crawling Chaos

tb achei muita coisa.... fiquei um pouco assutado!!!

Agora fazendo uns calculos, sem muita matematica hauhauahau.....

Cheguei nessa conf....

Cabo Positivo: 35.5mm

Fusivel na Bateria: 100 amperes

Fusivel Extra para Wharf: 30 amperes

Lembrando que os fusíveis originais para o Wharf é de 40 e o do Roadstar 80...

O que acham?!?!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vendo seus calculos ficou coisa pra ca**** mesmo! hehe

Fusiveis eu mantenho 10a abaixo da soma dos fusiveis do amp, para evitar deles ficarem abrindo, e conhecendo um 1200d acho que 35mm ficou legal sim... Estou acostumado a simular este calculo com o amp de classe D sendo menos potente que o AB, entao fica menor a relacao... Agora um wharf com 1200d puxou muito para o roadstar

Compartilhar este post

Link para o post
Agora vendo seus calculos ficou coisa pra ca**** mesmo! hehe

Fusiveis eu mantenho 10a abaixo da soma dos fusiveis do amp, para evitar deles ficarem abrindo, e conhecendo um 1200d acho que 35mm ficou legal sim... Estou acostumado a simular este calculo com o amp de classe D sendo menos potente que o AB, entao fica menor a relacao... Agora um wharf com 1200d puxou muito para o roadstar

colocando o mega capacitor resolve essa questao???

colocarei um mega capacitor de 2f para o Roadstar, pra quando der os picos, o roadstar não roubar a "comida" do wharf....o q acha?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O megacapacitor deve ficar antes da divisão do cabo de alimentação, acredito que 2farad segure seu sistema todos, mas não tenho experiência em capacitores, aguarde resposta de alguém mais indicado... abcs

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...