Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mekatron

[fotos] Módulo Queimado...ajudem!

Recommended Posts

Galera que entende de reparo em módulos aí, por favor, me dêem uma mãozinha para que eu possa tentar consertar este módulo, cujas especificações estarão logo abaixo.

COMO ACONTECEU: Ele já estava muito mechido quando eu o comprei, e no decorrer do uso, sempre ficava dando uns estalos do nada... :pirou: Parecia fogos de são joão....depois de uns 4 segundos voltava ao normal...rsrs. Depois de um tempo 2 canais começaram a ficar com muito chiado na saída das 2 D305 que estavam ligadas neles em bridge, o som era como se estivesse fritando ovos. Quanto mais aumentava, eles iam junto....Deixava de usar ele por alguns dias e ele ficava normal...depois voltava à mesma coisa, até que....pifou de vez os canais. Então passei a usar os outros 2 canais que estavam parados....tava tocando normal e depois de alguns dias fui ligar o som e simplesmente o módulo não ligou mais. Resumindo, é isso!

Alguns vão mandar eu levar na assistência....então é o seguinte:

Já levei e o cara disse q ten uns transistores 2 TIP35 C e 1 TIP36 C ruins, alguns outros transistores que são drivers deles (1 2SB 649A + 2 2SB 669A). Além disso, ele falou que a fonte tb tinha pifado.

Bom, peguei o módulo de volta e decidi fazer eu mesmo o serviço, porque o valor que ele cobrou era praticamente o valor de um igual zerado. Pra mim não valia à pena pagar. [¨]

Portanto, eu estou eu aqui com alguns conhecimento em eletrônica (curso técnico) e muita vontade em aprender mais sobre reparos de amplificadores e com um grande entusiasmo para poder reparar este meu, com a importante ajuda de vocês, amigos da comunidade!

Já comprei os componentes que ele tinha indicado (estão marcados na placa).

Já os troquei, mas ele não ligou. Assim que puder (este fds) colocarei fotos da placa aqui pra vcs analisarem melhor. :banghead

Aguardo opiniões e orientações de todos que conhecem a respeito.

Desde já agradeço a todos!

Podem ver fotos dele no link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-746...dedor-gold--_JM

DADOS DO AMPLIFICADOR:

B-BUSTER 1200 GL

Crossover low-pass, high-pass ou full-range com regulagem da frequencia de corte.

Filtro low-pass variável: 40Hz-250Hz

Filtro high-pass variável: 80HZ-400HZ

Bass Boost: +6/+12 dB a 45Hz

Distorção harmônica total: <0.08% (1KHz)

Relação sinal-ruído: >90dB

Resposta de frequencia: 10Hz-50kHz

Sensibilidade de entrada: 100mV-4V

Impedância de entrada 20Kohm

Fusiveis: 2 de 25A

Somente na cor azul com prata!!

Funciona em bridge 4 ohms, estereo 2 ohms (impedancia mínima)

Operação em 2, 3 ou 4 canais

4 entradas RCA independentes para os 4 canais

Ajuste de ganho independente para cada par de canais

Laterais de proteção cromadas

Potência total PMPO: 1200 Watts

Potência RMS: 4 canais de 90 Watts RMS @ 2 ohms

ou podendo ser ligado nas diversas configurações abaixo:

4 canais de 50 Watts RMS @ 4 ohms ou

(Amplicador lateral)

http://img133.imageshack.us/my.php?image=d...sc007971eo6.jpg

(Amplicador CIMA)

http://img112.imageshack.us/my.php?image=d...sc007951hv8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
se quiser me add no msn que eu te ajudo a arrumar

Pô Carlos, quero sim. E te agradeço muito pela disponibilidade pra mim ajudar!

:rever1:

Meu MSN: danadodebom@click21.com.br

Me adicione ou mande o seu pra eu te add.

Abração cara :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, consegui um colega da área de eletrônica que está tentando me ajudar. Ele não faz parte desta comunidade, mas de uma que existe no orkut. (Vlw grande Albert, perdendo horas e horas comigo no msn....obrigado cara!)

Aqui, ainda não apareceu ninguém pra me ajudar. É uma pena! Mas vamos lá. pasmafaute

Eu isolei a fonte do restante da placa do módulo, medi as tensões na entrada e elas continuam medindo cerca de 1,5V. Nosso colega me sugeriu trocar o CI PWM da fonte (TL494 CN), já que não tenho osciloscópio pra ver se o mesmo encontra-se defeituoso. (veja foto)

modqc1.jpg

Trocarei ele hoje e postarei resultados. :legal:

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Se nao tem tensao na fonte, troca o TL e os fets chaveadores.

Se nao adiantar, ve se o TL chega a iniciar, pois pode ter algo em curto e alguma proteção impede ele de iniciar.

Ve os retificadores da fonte tb, com multimetro. Eles devem marcar 0,1xx de queda, e nao 0,7 como um diodo normal, se der 0,00x troque-os.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, consegui um colega da área de eletrônica que está tentando me ajudar. Ele não faz parte desta comunidade, mas de uma que existe no orkut. (Vlw grande Albert, perdendo horas e horas comigo no msn....obrigado cara!)

Aqui, ainda não apareceu ninguém pra me ajudar. É uma pena! Mas vamos lá. pasmafaute

Eu isolei a fonte do restante da placa do módulo, medi as tensões na entrada e elas continuam medindo cerca de 1,5V. Nosso colega me sugeriu trocar o CI PWM da fonte (TL494 CN), já que não tenho osciloscópio pra ver se o mesmo encontra-se defeituoso. (veja foto)

modqc1.jpg

Trocarei ele hoje e postarei resultados. :legal:

Abraços

tira fora os diodos retificadores do secundario(aqueles mospec ali catodo e anodo comum) e liga o bicho

dae basta medir a tensao AC no secundario

se tiver proximo aos 20 VAC tá beleza

Compartilhar este post

Link para o post

Se nao adiantar, ve se o TL chega a iniciar, pois pode ter algo em curto e alguma proteção impede ele de iniciar.

Ve os retificadores da fonte tb, com multimetro. Eles devem marcar 0,1xx de queda, e nao 0,7 como um diodo normal, se der 0,00x troque-os.

Caro Paladinox, já que vc me ajudou no power one, decidi meter as mãos novamente nesse modulo, que esta aqui parado há um tempão....(desenterrando o tópico) [¨] e junto com vc e outros colegas, ver se resolvo esse caso. :legal:

Eh o seguinte agora....

1) Troquei o TL como vc havia falado

2) Testei os fets e dois estavam em curto, que foram trocados também.

3) Retirei todos os TIPs da placa (4 TIP's 35C e 4 TIP's 36C). Testei todos e td blz.

Liguei o módulo sem os tips de saída e mesmo assim ele entrou em proteção, então acredito que seja problema na fonte mesmo.

O que devo fazer agora? O que sugerem?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Paladinox, já que vc me ajudou no power one, decidi meter as mãos novamente nesse modulo, que esta aqui parado há um tempão....(desenterrando o tópico) [¨] e junto com vc e outros colegas, ver se resolvo esse caso. :legal:

Eh o seguinte agora....

1) Troquei o TL como vc havia falado

2) Testei os fets e dois estavam em curto, que foram trocados também.

3) Retirei todos os TIPs da placa (4 TIP's 35C e 4 TIP's 36C). Testei todos e td blz.

Liguei o módulo sem os tips de saída e mesmo assim ele entrou em proteção, então acredito que seja problema na fonte mesmo.

O que devo fazer agora? O que sugerem?

Abraços

Vc retirow os transistores de Saída.. Mas se tíver algum transistor excitador em curto(depende do circuito de analise da proteção do módulo) ele tmb não vai armar.. Não vai oscilar!

O certo é testar os excitadores e prés.. Ow então vc isola a alimentação ki é retificada pelos diodos(akeles mospec) ki tem o formato de transistor..

Pra não deixar a tensão de fonte ir para a Etapa de Saída.. Daí vc vê se a fonte arma!

Add vc no msn..

Abração!!!

:legal::legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post
' date='Sep 18 2008, 09:32 PM'] Vc retirow os transistores de Saída.. Mas se tíver algum transistor excitador em curto(depende do circuito de analise da proteção do módulo) ele tmb não vai armar.. Não vai oscilar!

O certo é testar os excitadores e prés.. Ow então vc isola a alimentação ki é retificada pelos diodos(akeles mospec) ki tem o formato de transistor..

Pra não deixar a tensão de fonte ir para a Etapa de Saída.. Daí vc vê se a fonte arma!

Add vc no msn..

Abração!!!

:legal::legal::legal:

Pow cara, muito obrigado por ter me add, já te aceitei lá...

Tenho certeza que irá me ajudar muuuuito!!! :legal:

Os resultados postarei aqui pra galera q tá acompanhando.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
esse módulo já trabalha em excesso!

se der pau dele, ai queima mesmo.

:(

Fala GUTODOIDO....blz cara?

Velho naum entendi quando vc diz q ele trabalha em excesso.

Como assim?Excesso de que?

Abraços cara

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...