Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
mahatz

Preparação P/ Montana 1.4 Econoflex

Recommended Posts

Bem pessoal ja participava do forum de som, mas aqui sou novo, estou pensando em um projeto legal para uma montana, como ja li antes no forum, não estou preocupado com consumo, meu palio faz 5 km/l =D, entao, estive conversando com um conhecido que conhece de motor aqui em recife ele deu uma ideia de fazer o seguinte:

trocar a arvore p/ maior e direcionar o escapamento, n sei qtas polegadas, e disse tb em trocar o comando, ja ganharia uns 20cv ou talvez mais, gostaria de passar dos 104 cv originais para unas 140. o quer vocês me indicao p/ fazer. Sim, antes que esqueca, penso em investir uns 1000 a 1500 reais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Virge!!!!

Aumentar o curso, eu não sei quais são os impedimentos desse bloco. Creio que dê. Mas vc terá que trocar as bielas tmb, o que será um gasto sem retorno algum em potência.

Aumentar o escape, para esse nível de prep, é ainda algo caro que pouca potência trará.

Comando para o 1.4 render 140cv ASPRO seria um comando ignorante que não deixaria vc com marcha-lenta normal, muito menos consumo condizente para um carro de rua. Torque em baixa então, longe de ser realidade. Sem dizer nos "arredores" que ele pediria, como retrabalho no cabeçote, dutos, power box, coletores, escape, taxa, balanceamento do motor, etc, etc, etc... Ficaria BEEEM além dos 1500 dinares.

Com uns 3,5k vc adotaria um turbo com 0,5 bar e teria fácil seus 150/160cv sem perder muito do consumo, torque em baixa e sem precisar abrir o motor para aumentar a cilindrada.

Chegar nos 140cv aspro, com certesa vai mais de uns 5000... Em uma prep bem feita.

Compartilhar este post

Link para o post
Virge!!!!

Aumentar o curso, eu não sei quais são os impedimentos desse bloco. Creio que dê. Mas vc terá que trocar as bielas tmb, o que será um gasto sem retorno algum em potência.

Aumentar o escape, para esse nível de prep, é ainda algo caro que pouca potência trará.

Comando para o 1.4 render 140cv ASPRO seria um comando ignorante que não deixaria vc com marcha-lenta normal, muito menos consumo condizente para um carro de rua.  Torque em baixa então, longe de ser realidade. Sem dizer nos "arredores" que ele pediria, como retrabalho no cabeçote, dutos, power box, coletores, escape, taxa, balanceamento do motor, etc, etc, etc... Ficaria BEEEM além dos 1500 dinares.

Com uns 3,5k vc adotaria um turbo com 0,5 bar e teria fácil seus 150/160cv sem perder muito do consumo, torque em baixa e sem precisar abrir o motor para aumentar a cilindrada.

Chegar nos 140cv aspro, com certesa vai mais de uns 5000... Em uma prep bem feita.

vixe, o negocio é bem maior do que eu imaginava... dimencionar o escapamento eu ja n ganho uns cv ? e se eu remapear o chip para trabalhar melhor ? O ruim q eu n queria gastar mais de 1500 conto, 3,5 k fica pesado, parcela de carro, essa coisas, ipva seguro, ai quebra saca, por isso q pensei algo mais simples , n tem algo mais facil n ?

Editado por mahatz

Compartilhar este post

Link para o post

O maior problema está no fato dele já ser um motor potente pelo tamanho dele. ( 104cv com 1.4l = 74,3cv/l )

Ou seja, se esse motor fosse um 2.0, por exemplo, ele teria aproximadamente 148cv!!! Percebe o quão "potente" ele já é? Não me recordo de nenhum manco 2.0 com 8V, sem "truques" ( sobre-alimentação ou preparação ) com tal potência. Bons 2.0 16V já começam com essa potência... Mas são cabeçote "multi-válvulas".

Ao que eu tenho visto por aí, o pessoal curte muito utilizar algumas peças da Montana, justamente por serem "superdimensionadas" ( Não que sejam grandes em tamanho físico... Mas que são "devidamente projetadas" ), como o coletor de escape.

Trocar ele, pode ser "um tiro no pé". Pode-se até ganhar alguma coisa em alta... Mas deixará a baixa mais fraca.

É claro que vc pode trocar comando, fazer um escape menos restritivo, alterar o chip, usar um filtro menos restritivo e talz... Mas não espere 140cv... Chutando ALTO, 120/125cv será uma estimativa MUITO boa já.

Salvo se vc quiser partir para a "patifaria" e mandar um cabeçote de competição nele... Taxa na casa dos 15:1, rodar exclusivamente álcool, ignição mais forte, válvulas maiores, aumento do limite de giro ( Corte ), comando nervoso, novos bicos injetores, escape praticamente aberto, tralho no coletor de admissão ou uma nova power-box, alívio e balanceamento das peças móveis, novas relações de marchas, etc... Aí sim vc terá um conjunto aspro "de respeito" que deixará muito "turbo básico" comendo poeira...

Mas mesmo assim, vc teria que partir para algo bem além dos 1500... :/

Uma prep aspro BEM executada, vai GRANA.

Experimente trocar o escape... Experimente trocar o filtro, alterar um chip, fazer uma nova admissão, trocar o comando, etc... O carro é seu, não é mesmo?!? :legal: Mas não ache que vc conseguirá 140cv tão facilmente... :( Pois terá preparador que CERTAMENTE dirá que é possível... Mas ele nunca o aconselhará a medir em dinamômetro a prep realizada...

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Gastar 1500 , e chegar nos 140CV , eskece nem em 130CV.....se chegar em 120CV se de por satisfetio.........a melhore receita ai , eh turbo , q vai te levar uns 3500reais.................porem um carro gostoso de dirigir e com seus 160-170CV......... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Galera, tudo certo ?

Seguinte.. eu tenho uma montana 1.4 e observei as respostas acima sobre turbinar ela e bater uns 150 cv. com 0,5 bar

Alguém teria uma receita do que preciso para fazer isto ?

As peças a serem compradas e +/- uma mão de obra... Estou trabalhando em SP e posso comprar por aqui. Acredito que seja mais barato do que na minha cidade.

abs e obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Galera, tudo certo ?

Seguinte.. eu tenho uma montana 1.4 e observei as respostas acima sobre turbinar ela e bater uns 150 cv. com 0,5 bar

Alguém teria uma receita do que preciso para fazer isto ?

As peças a serem compradas e +/- uma mão de obra... Estou trabalhando em SP e posso comprar por aqui. Acredito que seja mais barato do que na minha cidade.

abs e obrigado

Eu não sou muito fã de turbo... acaba com a vida útil do motor.

O que é bom é o supercharger, que é aquele blower que tem nos muscle cars, mas não naquelas dimensões!

É um compressor ligado diretamente ao motor. Em relação ao turbo ele tem a vantagem de ter potência em baixas rotações, consumo pouco afetado e não afeta a vida útil.

Acredito que seja mais caro que o turbo, mas compensa mais.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou muito fã de turbo... acaba com a vida útil do motor.

O que é bom é o supercharger, que é aquele blower que tem nos muscle cars, mas não naquelas dimensões!

É um compressor ligado diretamente ao motor. Em relação ao turbo ele tem a vantagem de ter potência em baixas rotações, consumo pouco afetado e não afeta a vida útil.

Acredito que seja mais caro que o turbo, mas compensa mais.

Abs.

:blink: Supercharger tem a mesma função do turbo, SOBREALIMENTAR o motor, em regimes moderados e semelhantes de preparação o desgaste prematuro sera praticamente idêntico. Além disso o turbo se utiliza de energia que teóricamente seria descartada( Gases de escape) com um bom acerto e dimensionamento de carcaça o LAG nem é sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...