Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lunatico

Sub Bob. Dupla, Pode-se Usar 1ch. Em Cada Bobina?

Recommended Posts

Srs, boa noite!

Após o furto do meu som, volto ao planejamento da compra dos meus novos equipamentos. Não vai ter jeito, cada mês eu vou comprando cada peça (sub, caixa pro sub, amp e hu), e esse mês eu pretendo comprar o amp pro sub, pois devo certamente pegar um player que faz 3-way.

Já com o Alpine 4 canais pro kit 2 vias, estou na pesquisa e olhando todo dia no ebay por boas oportunidades pra um módulo mono pro sub, na faixa máximo de us$ 150. Estou vislumbrando mais módulos da própria Alpine ou Rockford Fosgate, nessa faixa de preço preferencialmente com frete incluso, hehe!

Minha pergunta é a seguinte: Meu último amp era um Bravox PSW 10 de 180W RMS numa caixa de fibra, de uns 20l mais ou menos, e eu achava o som do sub fraco. Lógico que meu módulo Stetsom não ajudava, então eu estou pretendendo comprar um sub legal no futuro, entre 300 e 400W RMS, embora esteja com medo de 400W RMS ficar muito forte pra um som SQ interno apenas com um kit 2 vias. Enfim, voltando à dúvida... praticamente todos os subs nessa faixa de 300~400W RMS são de bobina dupla.

Minha dúvida: Os subs bobina dupla, eu posso ligar lógico as bobinas em paralelo, dividindo a amperagem por 2, e em série dobrando-a. Mas, poderia eu ligar cada canal do amp diretamente em cada bobina, sem precisar ligar em série ou em paralelo?

Porque pelo menos quando conversamos sobre qualidade, a tendência é de falantes que funcionam a 4 Ohms terem menos distorção do que falantes que funcionam em 2 Ohms. E nos módulos mono (normalmente desenvolvidos para serem utilizados em sub), a potência máxima é atingida em 2 Ohms. Já em módulos 4 canais, funcionando em bridge, temos 2 canais mandando o máximo de potência deles, mas em 4 Ohms. Não sei se eu estou sendo muito claro, mas irei exemplificar. Por exemplo:

* Amp1 - Mono: manda 400W RMS em 4 Ohms, ou 800W RMS em 2 Ohms.

* Amp2 - 4 canais: manda 4x100W RMS em 4 Ohms, 4x200RMS em 2 Ohms, ou 2x400W Bridged em 4 Ohms.

Pergunto isso porque, primeiro: eu quero comprar o meu sub de acordo com o amp, e não o inverso, pois aí tenho mais liberdade de escolha e compra do amp. Se eu já comprar o sub, terei que ficar restrito às possibilidades das bobinas. E comprando o amp primeiro, depois é só escolher a configuração do sub e das bobinas, e pronto.

E segundo: Se o que eu disse lá na dúvida está correto, seria melhor (pelo menos teóricamente) utilizar o amp de 4 canais, pra usar o sub em 4 Ohms, correto ? Porque aí, eu compraria um Bravox UXP Power ou outro sub, de bobina dupla de 4 Ohms, e ligaria cada canal bridged do Amp2 em cada bobina, fazendo o sub funcionar integralmente em 4 Ohms.

Ou teria o mesmo efeito se eu comprasse o Amp1, e utilizasse o mesmo sub mas com bobina dupla de 2 Ohms, usando as bobinas em paralelo ?

Está meio confuso, mas acho que é passível de entendimento... desculpem-me caso tenha ficado confuso.

Abraço a todos!!

Lunatico

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Embora a perda de qualidade para um sub seja muito pouco perceptível em matéria de impendância (isso fica mais "visível" nos kits componentes) você pode sim ligar cada bobina em uma bridge do ampli.

Agora, se você quer um sub pra um SQ interno como você mesmo disse, dá pra usar um ampli pro sistema todo, usando a bridge pro sub.

Se for o caso de 3 way, aí realmente precisará de um ampli exclusivo pro sub.

As opções são tão variadas ... Acho melhor você dizer qual a pretensão que você tem, o que pretende comprar, etc. Aí fica mais fácil opinar.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

eu não recomendo usar um bridge pra cada bobina..

a intenção do sub ser bobina dupla é vc ter mais opção de impedancias.. mas as duas bobinas devem receber apenas 1 sinal de audio.. ou elas ficam em série .. ou em paralelo.

usando um bridge pra cada bobina vão ter 02 sinais diferentes.. é são diferentes sim.. mesmo q vc use saida sub em mono ou cabo "y" pra alimentar todos os canais com o mesmo sinal.. a saida vai ter diferença.

pois os componetes do amp tem variação de um pra outro.. o sinal de audio de um canal não é igual ao do outro... ai vc vai ter alem de diferença de potencia.. diferença de fase tb.

pra acertar tentar acertar a potencia , vc teria q usar um osciloscópio... mas conversado com o zé fosgate , ele disse q mesmo com osciloscópio não resolve muito.. pois vc vai regular isso pra uma determinada situação.. digamos volume 22 do player.. só q qdo mudar o volume pra 21 ou 23 a regulagem já é outra..

pra fase é pior ainda , pois não tem muito como ajustar.. qdo vc usa 02 bridges.. um pra cada sub por exemplo.. a situação vai ser a mesma.. diferença de potencia e de fase... só q em subs diferentes.. ai vai haver cancelamento das ondas sonoras... so q qdo é em bobinas diferentes do mesmo sub. vai haver cancelamento eletrico tb...

com a diferença de fase, cada sinal vai ser produzido em tempos diferentes.. ai em um determinado momento, um sinal vai estar mandando o sub excursionar pra frente e outro sinal mandando excursionar pra tras...

e com a diferença de potencia.. o sinal vai mandar excursionar pro mesmo lado.. mas com intensidades diferentes..

e tb segundo o zé, essas diferenças não são tão pequenas não... ele disse q em alguns casos "chegam a assustar"

ou seja.. eu não usaria assim não.

se vc tá querendo ganhar em qualidade usando as duas bobinas em 04 ohms... esse não é a melhor opção .. ai invés de ter ganho de qualidade . vc vai ter é perda.

a melhor opção seria um sub de bobina dupla de 02 ohms ligado em série pra obter 04 ohms no final..

Compartilhar este post

Link para o post
eu não recomendo usar um bridge pra cada bobina..

a intenção do sub ser bobina dupla é vc ter mais opção de impedancias.. mas as duas bobinas devem receber apenas 1 sinal de audio.. ou elas ficam em série .. ou em paralelo.

usando um bridge pra cada bobina vão ter 02 sinais diferentes.. é são diferentes sim.. mesmo q vc use saida sub em mono ou cabo "y" pra alimentar todos os canais com o mesmo sinal.. a saida vai ter diferença.

pois os componetes do amp tem variação de um pra outro.. o sinal de audio de um canal não é igual ao do outro... ai vc vai ter alem de diferença de potencia.. diferença de fase tb.

pra acertar tentar acertar a potencia , vc teria q usar um osciloscópio... mas conversado com o zé fosgate , ele disse q mesmo com osciloscópio não resolve muito.. pois vc vai regular isso pra uma determinada situação.. digamos volume 22 do player.. só q qdo mudar o volume pra 21 ou 23 a regulagem já é outra..

pra fase é pior ainda , pois não tem muito como ajustar.. qdo vc usa 02 bridges.. um pra cada sub por exemplo.. a situação vai ser a mesma.. diferença de potencia e de fase... só q em subs diferentes.. ai vai haver cancelamento das ondas sonoras... so q qdo é em bobinas diferentes do mesmo sub. vai haver cancelamento eletrico tb...

com a diferença de fase, cada sinal vai ser produzido em tempos diferentes.. ai em um determinado momento, um sinal vai estar mandando o sub excursionar pra frente e outro sinal mandando excursionar pra tras...

e com a diferença de potencia.. o sinal vai mandar excursionar pro mesmo lado.. mas com intensidades diferentes..

e tb segundo o zé, essas diferenças não são tão pequenas não... ele disse q em alguns casos "chegam a assustar"

ou seja.. eu não usaria assim não.

se vc tá querendo ganhar em qualidade usando as duas bobinas em 04 ohms... esse não é a melhor opção .. ai invés de ter ganho de qualidade . vc vai ter é perda.

a melhor opção seria um sub de bobina dupla de 02 ohms ligado em série pra obter 04 ohms no final..

Julio, é que meu amp em bridge fica com 200W RMS, o que seria pouco pra um Bravox UXP, ou um Fosgate P2 (se eu conseguir alguém pra trazer do PY), por exemplo. Eu queria deixar pelo menos 50% de potência sobrando pro amp não trabalhar no máximo.

Royo, então o ideal seria o amp mono realmente. Vou continuar olhando e caso apareça uma boa oportunidade, eu mando bronca na compra, hehehe!

Muito obrigado pelas explicações.

Lunatico

Compartilhar este post

Link para o post

Lunatico, por que você não compra o mesmo Alpine que eu comprei? É o MRP-M500. Ele dá 500 w RMS @ 2 ohm. Para um sub de 400 w é pouco, mas para um de 300 w já é legal. Se realmente quiser um sub mais potente tem o MRP-M1000.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Lunatico, por que você não compra o mesmo Alpine que eu comprei? É o MRP-M500. Ele dá 500 w RMS @ 2 ohm. Para um sub de 400 w é pouco, mas para um de 300 w já é legal. Se realmente quiser um sub mais potente tem o MRP-M1000.

[]´s

Crawling Chaos

Fala crawling, tudo na paz ??

Pois é, eu to pensando exatamente em algo por aí. Por quanto você conseguiu o teu ?

Pra ser mais exato, eu estou de olho num Alpine M650, que tem 600W em 2 Ohms, e num Fosgate Punch 500A2, que tem 500W em bridge à 4 Ohms.

Pelo menos to tentando comprar algo nessa faixa de potência, pra sobrar um pouco já que o sub que comprarei terá no máximo 400W. Não to querendo necessariamente estes dois, mas são os que parecem mais disponíveis no momento, hehehe!

Vamos ver se eu dou sorte deles terem poucos lances, pra eu comprar por um preço módico, rs!

De qualquer forma, valeu pela dica. Eu se puder, realmente manteria os módulos Alpine, rs!

Abração!

Lunatico

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já usei um canal pra cada bobina e nem deu nada.... funcionava normal!!

só regular o ganho direitinho e boa!!

Mas prefiro, claro, um canal exclusivo para o sub!!!dá mais segurança!!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Markto

Fala Markto,

não é q o sub não vá funcionar .. funciona normal... mas vai ter cancelamento de parte do sinal... não vai tocar o mesmo q tocaria se estivesse ligado em um canal só.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu to pensando exatamente em algo por aí. Por quanto você conseguiu o teu ?

Pra ser mais exato, eu estou de olho num Alpine M650, que tem 600W em 2 Ohms, e num Fosgate Punch 500A2, que tem 500W em bridge à 4 Ohms.

Pelo menos to tentando comprar algo nessa faixa de potência, pra sobrar um pouco já que o sub que comprarei terá no máximo 400W. Não to querendo necessariamente estes dois, mas são os que parecem mais disponíveis no momento, hehehe!

Vamos ver se eu dou sorte deles terem poucos lances, pra eu comprar por um preço módico, rs!

De qualquer forma, valeu pela dica. Eu se puder, realmente manteria os módulos Alpine, rs!

Abração!

Lunatico

Consegui por 159,00 sem o frete. O preço do MRP-M600 é quase igual ao do MRP-M1000. Por isso acho que se for o caso, vá de M1000 mesmo. Mas aí já vai para a casa dos 250,00.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Abração!

Lunatico

Consegui por 159,00 sem o frete. O preço do MRP-M600 é quase igual ao do MRP-M1000. Por isso acho que se for o caso, vá de M1000 mesmo. Mas aí já vai para a casa dos 250,00.

[]'s

Crawling Chaos

Pois é, vamos ver em qual limite pára o leilão, rs!

Estou de olho lá nas oportunidades, e por enquanto pelo menos pra mim só encontrei essas... Mas pelo menos não estou com pressa, hehehehe! Se não tiver nada lá agora, semana que vem aparece alguma opção boa!

Abração!

Lunatico

Compartilhar este post

Link para o post

Markto

Fala Markto,

não é q o sub não vá funcionar .. funciona normal... mas vai ter cancelamento de parte do sinal... não vai tocar o mesmo q tocaria se estivesse ligado em um canal só.

Nada Royo, liga um sinal só! Pega só um RCA e coloca Y se for o caso. Ele mandará o mesmo sinal, não cancelando as fases!! Já utilizei dois bridges no mesmo sub e ficou muito bom!! É....experimentando que se experimenta!! :vts

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Estou de olho lá nas oportunidades, e por enquanto pelo menos pra mim só encontrei essas... Mas pelo menos não estou com pressa, hehehehe! Se não tiver nada lá agora, semana que vem aparece alguma opção boa!

Abração!

Lunatico

Em quais sites você olhou?

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Abração!

Lunatico

[]´s

Crawling Chaos

Basicamente o ebay mesmo, e o soniceletronix, mas costuma ser mais caro nesse último.

Compartilhar este post

Link para o post

Abração!

Lunatico

[]´s

Crawling Chaos

Basicamente o ebay mesmo, e o soniceletronix, mas costuma ser mais caro nesse último.

Depois dê uma olhada na woofersetc. Tem também a onlinecarstereo, mas eles costumam não ter as coisas em estoque e enrolar para enviar. Parece que é a Leosound americana o-o-

[]´s

Crawling Chaos

edit: erro de pontuação

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...