Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nilldo

Som Corsa Hatch - Nar E Whar Audio

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal

É com muita alegria que venho mostrar o som que irei contar no meu carro e pedir a ajuda de vocês. Já faz um bom tempinho que venho comprando os produtos por partes mas agora consegui finaliza tudo. Fui em busca de um SQPL, meu equipamentos não são hi-fi, hi-end mas acredito que vão me agradar e também foi o que o bolso pode comprar. E optei tb por produtos NACIONAIS.

Aproveito e agradeço também a atenção dos usuários do fórum e vendedores sendo eles Paulo Squizzito, Beraldo, Diniz83, Capone, Noisesteel e Rodrigo da Rodizzi Imports, Wagner da Somcuritiba, Wendell e Felipe da Boomp. O Felipe foi um cara que me ajudou muito, pessoa gente fina d+. Assim agradeço a todos pelas ajudas e dúvidas tiradas durante o tempo que levei para comprar os produtos. Agora to quebrado hehehe.

Então gente meu carro é um corsa hatch 2007/2008 e comprei os seguintes equipamentos:

CD Player – Pioneer 6900UB

Amplificador estéreo – Whaf Flex

Kit 2 vias – NAR Kevlar 6”

Coaxial – NAR Kevlar 6”

Amplificador grave – Wharf SPX666A (modelo novo)

Subwoffer’s – 02 NAR SW3 10”

Bateria – MXR Impact de 80A

Cabos energia – 05m de 35mm² e 05m de 25mm² da Nambei

Cabos falantes – 05m de 2x4,0mm² da Pompéia e 22m de 2x2,5mm² da Uniq

Cabos RCA – 03 pares da Uniq TOP

E tem os terminais, distribuidores de energia, porta fusíveis etc etc etc

O Pioneer e o kit 2 vias já instalei no meu carro só pra fazer um barulhinho. Gostei do cd-player achei bem funcional. O kit NAR me surpreendi, caramba como toca gostoso o mid hehehe parece um subzinho. Quando olhei o kit fiquei meio assim com o acabamento, bem simples em comparativo com os da bravox. Mas como toca bem, isso porque liguei ele direto no player sem usar o cross (o carro já vem com fiação pronta). Os sub’s da NAR tb tem um acabamento bem simples, quem olha o imã, as bobinas, o cone hehehe fica meio com o pé atrás. Eu tinha um MTX 5512-04 vendi ele pq queria 02 subs de 10” e tb pq gostei bastante do mid do kit 2 vias da NAR. Espero que o sub toque o que espero. Os amplificadores adorei o estilo, o bom que o Flex e o 666 são praticamente idênticos daí bom que fica algo meio padrão o carro.

Então gente minha dúvida é a litragem das caixas para o sub e o diâmetro e comprimento do duto (caixa dutada). Gosto de todo estilo de música: dance, eletrônico, pagode, axé, sertanejo, mpb, instrumental, reggae, rock, hip-hop, black music e por aí vai. Queria uma caixa que tocasse uns graves bom tb do tipo buuuuuuuuuuuuuuuummmm se é que alguém me entende.

Então pessoal fico aguradando a ajuda de vcs mais uma vez

As fotos estão aí (os sub’s veio trocados, mas já foi tudo resolvido, veio de 12”).

O player e o kit já estão instalados no carro.

post-50-1211401033.jpg

Postado em
Não sei colocar fotos grande :(

O Buuuuummmm seria uma reposta com extensão de grave?Acho que sim né...

Então a escolha tá certa, vai de dutada mesmo.Acredito que a caixa que a própria NAR indica seja boa, é não me lembro do manual desse sub, mas deve ter dois tipos de sintonia, uma pra resposta normal e uma pra resposta com extensão de graves.Mas por ser dutada dá pra ir fazendo testes com comprimentos diferentes de duto.

Pra colocar foto grande é só você colocar pelo photobucket, imageshack ou afins.

Postado em
O Buuuuummmm seria uma reposta com extensão de grave?Acho que sim né...

Então a escolha tá certa, vai de dutada mesmo.Acredito que a caixa que a própria NAR indica seja boa, é não me lembro do manual desse sub, mas deve ter dois tipos de sintonia, uma pra resposta normal e uma pra resposta com extensão de graves.Mas por ser dutada dá pra ir fazendo testes com comprimentos diferentes de duto.

Pra colocar foto grande é só você colocar pelo photobucket, imageshack ou afins.

Então Marco o manual pede 02 caixas:

28L com duto de 3" (interno??) e 18,59cm

e

31L com duto de 3" (interno) e 36,93cm

Qual ficaria melhor para o meu caso?

Obrigado aí pela atenção valeu :legal:

Postado em

É difícil dizer assim, sem olhar as curvas de reposta do AF em cada caixa.

Mas utilizando as regras básicas, com essas informações eu diria que a maior diferença entre elas é a F3 dos subs.Provavelmente na maior o sub vai descer mais, pois além de maior em volume, possui duto maior, o que nos permite inferir que o duto possui uma sintonia mais baixa.Eu pessoalmente iria na configuração maior, mas pra você conseguir o "Boom", um duto menor é melhor.Por que não testar uma "mescla" entre elas?A caixa maior com um duto um pouco mais curto, tipo até uns 30 a 40%.

Postado em

o set tá bem legal.. mas acho q vc exagerou na fiação.. 22m de cabos pra falante? e 10m de cabo de alimentação?? é um Corsa ou uma Sprinter o seu carro?? hehehe

como vc vai fazer a ligação dos subs?? vai ficar com qual impedância no final?

Postado em

Nildo bblz, com essa diferença de 3L de caixa para caixa ,vc não sentirá tanta diferença no Bumm do sub, pode diminur 2 a 5Hz não mais que isso, o que eu posso te sugerir e vc faça um caixa de 64L TOTAL e desconta 2L de cada falante que dará de caixa 60L livres, com essse 60L vc aplica 2 dutos de 3pol. agora o comprimento do duto vai depende da frequência que vc queira a caixa, com mais comprido o duto menor será a Frequência da caixa e quanto menor o duto maior a frequência da caixa e aumentará o SPL (óbvio) então vc precise montar e estudar cada tipo de duto que vc fará na caixa corte uns 3 ou 4 canos direfentes e veja qual a sua preferência musical.

T+

Postado em
o set tá bem legal.. mas acho q vc exagerou na fiação.. 22m de cabos pra falante? e 10m de cabo de alimentação?? é um Corsa ou uma Sprinter o seu carro?? hehehe

como vc vai fazer a ligação dos subs?? vai ficar com qual impedância no final?

Hehehe ... Sou da teoria de antes sobrar que faltar ainda mais que moro no interior de mato grosso cidade de lucas do rio verde aí se faltar algo ferrou tudo :-)

vou ligar cada sub em paralelo fechando em 3 ohms vou ligar cada sub num canal do spx666 acho que vai da uns 225w pra cada sub.

Postado em
Nildo bblz, com essa diferença de 3L de caixa para caixa ,vc não sentirá tanta diferença no Bumm do sub, pode diminur 2 a 5Hz não mais que isso, o que eu posso te sugerir e vc faça um caixa de 64L TOTAL e desconta 2L de cada falante que dará de caixa 60L livres, com essse 60L vc aplica 2 dutos de 3pol. agora o comprimento do duto vai depende da frequência que vc queira a caixa, com mais comprido o duto menor será a Frequência da caixa e quanto menor o duto maior a frequência da caixa e aumentará o SPL (óbvio) então vc precise montar e estudar cada tipo de duto que vc fará na caixa corte uns 3 ou 4 canos direfentes e veja qual a sua preferência musical.

T+

Opa rodizzi tranqüilão

então não entendi seria 60 litros pra cada sub ou seria 32 litros pra cada sub?

Postado em
Nildo bblz, com essa diferença de 3L de caixa para caixa ,vc não sentirá tanta diferença no Bumm do sub, pode diminur 2 a 5Hz não mais que isso, o que eu posso te sugerir e vc faça um caixa de 64L TOTAL e desconta 2L de cada falante que dará de caixa 60L  livres, com essse 60L vc aplica 2 dutos de 3pol. agora o comprimento do duto vai depende  da frequência que vc queira a caixa, com mais comprido o duto menor será a Frequência  da caixa e quanto menor o duto maior a frequência da caixa e aumentará o SPL (óbvio) então vc precise montar e estudar cada tipo de duto que vc fará na caixa  corte uns 3 ou 4 canos direfentes e veja qual a sua preferência musical.

T+

Opa rodizzi tranqüilão

então não entendi seria 60 litros pra cada sub ou seria 32 litros pra cada sub?

isso 32L para cada

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...