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Lunatico

Interpretando O Projeto De Caixa Nar12sw3.

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Bom dia senhores,

 

Gostaria de tirar algumas dúvidas, quanto da interpretação dos gráficos dos projetos de caixas para sub, mais especificamente para uso dos falantes NAR.

 

Estou para comprar um sub novo, e devo mandar fazer uma caixa dutada em MDF, pro NAR12SW3. Não sei se eu estou correto, mas olhando todos os projetos que estão disponíveis pro NAR, e visando não ocupar muito o portamalas do meu Gol Bola, eu vi que o projeto de 50L da caixa dutada é o melhor projeto pra ter um grave que desce legal, e com resposta plana, lógico que nos limites do falante e da caixa. O grafico segue abaixo:

 

 

grafico1np7.th.gif

 

Conforme eu interpretei, e me corrijam ou completem se eu estiver errado, o som começa a ser "bem ouvido" quando atinge db=0 no gráfico, que é na faixa dos 50Hz, que seria uma frequência boa pro subwoofer... e a resposta é mais plana no meu limite de tamanho de caixa, já que caixas menores ele costuma ter um faixa mais alta no início do gráfico. As outras linhas eu não sei muito bem do que se tratam, mas acredito que a "cabin gain" tenha algo a ver com a melhoria de performance do subwoofer dependendo do carro em que ele é utilizado, algo relacionado com a acustica e o espaço total onde ele está sendo usado. Sei lá... esclareçam, por favor. ;P

 

Outra dúvida: lendo o projeto, ele indica um duto com comprimento de 33,05cm. Se a distância da base maior da caixa mede 26cm, a unica localização pra instalar esse tudo seria em uma das laterais. Isso procede, ou os dutos devem ser instalados sempre na frente da caixa ??

 

E a última dúvida... Quando eu for mandar fazer a caixa, tenho que obviamente mandar o marceneiro instalar na lateral da caixa os plugues onde eu vou ligar os falantes internamente, e os fios que saem do módulo externa e respectivamente. Tem algum problema eu instalar esses conectores na lateral do sub, ou precisa ser necessariamente na parte de trás ?? Porque como eu pretendo deixar a caixa encostada no banco traseiro, do lado esquerdo (olhando para o porta-malas), acho que seria melhor instalar os conectores do lado direito da caixa, para os fios não atrapalharem o posicionamento da mesma, e não ficar batendo no banco traseiro, gerando no futuro um mal contato, quebra por dobras, etc. Existe algum conector de encaixe/engate rápido, que vocês indiquem (tipo uma tomada) para utilizar como conectores, ou é melhor usar aquele conector mesmo onde você pressiona e enfia o fio desencapado no plugue ??

 

Obrigado!!!

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Bom Primeiramente eu achei meio estranho esse negócio de "bem ouvido"....hehehe, mas não tem problemas, na verdade não se considera o "0 dB" como marco inicial da resposta audível, mas sim o marco "-3 dB", logo, nessa caixa você ouvirá o som acima de 40Hz (isso em uma câmara anecóica).

"Cabin Gain" (ou ganho de cabine), é a curva que se refere ao som reproduzido dentro da cabine de um carro, que demaonstra maior intensidade sonora dentro do veículo devido à interação entre a cabine do carro e o subwoofer.Nesse caso a curva verde representa o som que você vai ouvir dentro do carro.Então considerando a mesma, nessas configurações, teoricamente você vai ouvir o som dentro da cabine a partir de 20Hz aproximadamente, tendo um pico de quase 6dB na faixa dos 50Hz.

A linha azul e plana é o Limite de excursão dos subwoofer(Xmáx), e a outra é a excursão em função da frequência nessa caixa.

Caixas menores trariam o ponto -3dB para frequencias mais altas, e o pico da resposta, em caixas dutadas está relacionado com a frequencia de sintonia da caixa, nesse caso eu arrisco dizer que está por volta dos 50Hz.

Quanto à localização do duto, o ideal seria que fosse na parte da frente da caixa (para onde o sub ta virado), mas também o ideal seria que não tivesse curvas.Então eu pessoalmente colocaria um cotovelo no duto, porém diminuiria, nesse caso em uns 1,5 a 2 cm, já que o cotovelo proporcionaria uma resistência à passagem do ar, diminuindo assim a frequencia de sintonia da caixa.Vale lembrar também que é bom que não haja obstáculos como paredes à uma distância de pelo menos 5cm da saída do duto.

Quanto às conexões, eu não vejo o porque de restrições.Vai mais do seu gosto.

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Bom Primeiramente eu achei meio estranho esse negócio de "bem ouvido"....hehehe, mas não tem problemas, na verdade não se considera o "0 dB" como marco inicial da resposta audível, mas sim o marco "-3 dB", logo, nessa caixa você ouvirá o som acima de 40Hz (isso em uma câmara anecóica).

"Cabin Gain" (ou ganho de cabine), é a curva que se refere ao som reproduzido dentro da cabine de um carro, que demaonstra maior intensidade sonora dentro do veículo devido à interação entre a cabine do carro e o subwoofer.Nesse caso a curva verde representa o som que você vai ouvir dentro do carro.Então considerando a mesma, nessas configurações, teoricamente você vai ouvir o som dentro da cabine a partir de 20Hz aproximadamente, tendo um pico de quase 6dB na faixa dos 50Hz.

A linha azul e plana é o Limite de excursão dos subwoofer(Xmáx), e a outra é a excursão em função da frequência nessa caixa.

Caixas menores trariam o ponto -3dB para frequencias mais altas, e o pico da resposta, em caixas dutadas está relacionado com a frequencia de sintonia da caixa, nesse caso eu arrisco dizer que está por volta dos 50Hz.

Quanto à localização do duto, o ideal seria que fosse na parte da frente da caixa (para onde o sub ta virado), mas também o ideal seria que não tivesse curvas.Então eu pessoalmente colocaria um cotovelo no duto, porém diminuiria, nesse caso em uns 1,5 a 2 cm, já que o cotovelo proporcionaria uma resistência à passagem do ar, diminuindo assim a frequencia de sintonia da caixa.Vale lembrar também que é bom que não haja obstáculos como paredes à uma distância de pelo menos 5cm da saída do duto.

Quanto às conexões, eu não vejo o porque de restrições.Vai mais do seu gosto.

Maravilha!! Esclareceu praticamente todas as minhas dúvidas.

 

Peço perdão pelo "bem ouvido", eu tinha usado o termo correto, entretanto fiquei com receio de falar asneira e troquei o ouro pelo bronze, hehehehe! Mas Aurélio não rolou tanto assim no túmulo. ;P

 

Pelo visto então, segundo tuas informações, essa caixa seria muito boa (para o meu gosto, acredito)... só achei estranho mesmo eles recomendarem um duto que não cabe na caixa se for usando horizontalmente, sem adaptadores ou curvas.

 

Isso é normal ?? Pois eu pretendia realmente seguir a risca do projeto da caixa, justamente pra manter o melhor de qualidade (embora seja uma caixa dutada).

 

Vou procurar algum conector então... acho que tinha um no site do Leosound ou Somcuritiba, tipo "fast connector type" ou algo semelhante, rs!

 

Abração! Obrigado pela explanação!

 

Lunatico

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entao, pelo q eu sei , oq importa no duto eh a Area do duto...

tpo vc pode diminuir o comprimento, se aumentar o diametro do duto, entendeu?

 

q eu saiba eh soh vc calcular a area de contato do duto "original" e dpois fixando um novo comprimento (q seria o limitador do proj) vc acha o novo diametro do duto

 

 

se falei asneira... mal hehe

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entao, pelo q eu sei , oq importa no duto eh a Area do duto...

tpo vc pode diminuir o comprimento, se aumentar o diametro do duto, entendeu?

 

q eu saiba eh soh vc calcular a area de contato do duto "original" e dpois fixando um novo comprimento (q seria o limitador do proj) vc acha o novo diametro do duto

 

 

se falei asneira... mal hehe

É vero, vou ver se algum dos entendidos nesses programas de simulação de caixa, se eles indicam alguma alternativa para encolher esse duto, para que eu possa instalá-lo na frente.

 

Já o conector do falante, vou ver se converso com o marceneiro pra localizá-lo na lateral, pois ficará mais fácil de mexer, retirar e recolocar o mesmo.

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entao, pelo q eu sei , oq importa no duto eh a Area do duto...

tpo vc pode diminuir o comprimento, se aumentar o diametro do duto, entendeu?

 

q eu saiba eh soh vc calcular a area de contato do duto "original" e dpois fixando um novo comprimento (q seria o limitador do proj) vc acha o novo diametro do duto

 

 

se falei asneira... mal hehe

É vero, vou ver se algum dos entendidos nesses programas de simulação de caixa, se eles indicam alguma alternativa para encolher esse duto, para que eu possa instalá-lo na frente.

 

Já o conector do falante, vou ver se converso com o marceneiro pra localizá-lo na lateral, pois ficará mais fácil de mexer, retirar e recolocar o mesmo.

O negócio do duto é o seguinte...

Não sei se o principal ponto é a área ou a restrição ao fluxo, mas na verdade acho que acaba indo pro mesmo lado.

Dutos mais estreitos para uma mesma sintonia são também mais curtos, porém você muda a frequência da primeira harmônica no duto e aumenta a velocidade do ar que passa pelo mesmo.

Com isso você aumenta o risco também de causar o chamado "vent noise", que é quando o duto faz barulho de sopro durante o trabalho do Alto falante.

Essa caixa que a NAR indica é uma caixa comercial, que traz segurança pra o ussuário e o fabricante, já que se aumentar muito o volume da caixa facilita a danificação do subwoofer por maior excursão mecânica, etc.Quem realmente busca um SQ geralmente nem liga pra o que a fábrica recomenda no que diz respeito à caixa, faz logo uma simulação no WinISD e analiza (bem ou mal) todos os fatores e constrói a caixa da maneira como quer.

Caixas grandes demais não permitem a aplicação da potência total declarad pelo fabricante devido á motivos anteriormente citados.

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entao, pelo q eu sei , oq importa no duto eh a Area do duto...

tpo vc pode diminuir o comprimento, se aumentar o diametro do duto, entendeu?

 

q eu saiba eh soh vc calcular a area de contato do duto "original" e dpois fixando um novo comprimento (q seria o limitador do proj) vc acha o novo diametro do duto

 

 

se falei asneira... mal hehe

É vero, vou ver se algum dos entendidos nesses programas de simulação de caixa, se eles indicam alguma alternativa para encolher esse duto, para que eu possa instalá-lo na frente.

 

Já o conector do falante, vou ver se converso com o marceneiro pra localizá-lo na lateral, pois ficará mais fácil de mexer, retirar e recolocar o mesmo.

O negócio do duto é o seguinte...

Não sei se o principal ponto é a área ou a restrição ao fluxo, mas na verdade acho que acaba indo pro mesmo lado.

Dutos mais estreitos para uma mesma sintonia são também mais curtos, porém você muda a frequência da primeira harmônica no duto e aumenta a velocidade do ar que passa pelo mesmo.

Com isso você aumenta o risco também de causar o chamado "vent noise", que é quando o duto faz barulho de sopro durante o trabalho do Alto falante.

Essa caixa que a NAR indica é uma caixa comercial, que traz segurança pra o ussuário e o fabricante, já que se aumentar muito o volume da caixa facilita a danificação do subwoofer por maior excursão mecânica, etc.Quem realmente busca um SQ geralmente nem liga pra o que a fábrica recomenda no que diz respeito à caixa, faz logo uma simulação no WinISD e analiza (bem ou mal) todos os fatores e constrói a caixa da maneira como quer.

Caixas grandes demais não permitem a aplicação da potência total declarad pelo fabricante devido á motivos anteriormente citados.

Pois é, mas a caixa pelo menos nos gráficos parece que ficou até com uma sintonia boa.

 

Mas não vou pentelhar muito não, já que ainda estou esperando o módulo alpine chegar pra reinstalar toda a fiação atual, e só depois de uns 2 meses que devo trocar o HU, sub e comprar o outro módulo mono pro Nar12sw3.

 

Como ainda tem um tempo restando, vou me ater por enquanto às explicações dos gráficos que tu já me forneceu, e mais tarde, quando eu estiver com tudo pronto pra encomendar os equipamentos, eu pentelho sobre uma caixa mais adequada pro meu estilo músical, onde devo tentar encontrar o tão procurado ponto G do SPQL, hehehe! (as músicas que costumo mais ouvir são mais pro lado do techno, hip hop e funk, embora ouça de tudo um pouco).

 

Obrigado novamente!

 

Lunatico

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Conector eu sugiro esse aqui:

link

 

Eu uso e acho muito bom, acredito que não perca em qualidade de aúdio visto que é utilizado nas melhores caixas de som profissional. Mas não precisar comprar na net não pq aqui em vitória deve ter, procura na gorza.

 

Vlw

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Conector eu sugiro esse aqui:

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Eu uso e acho muito bom, acredito que não perca em qualidade de aúdio visto que é utilizado nas melhores caixas de som profissional. Mas não precisar comprar na net não pq aqui em vitória deve ter, procura na gorza.

 

Vlw

É, vou dar uma procurada, embora eu vá utilizar apenas 1 sub. Vou procurar esses conectores Speakon ou Neutrix, mas de 2 polos apenas. Espero que aceite cabos um pouco mais finos, pois eu comprei cabeamento 2x2,5 pro sub!

 

Com certeza lá nas lojas de componentes eletrônicos, eles me dirão o correto (espero). :P

 

Valeu pela dica!

 

Lunatico

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