Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Maurice

Ajuda Para Escolher Amplificador.

Recommended Posts

Postado em

Tenho os seguintes equipamentos:

02 - 6x9 150w - 4 ohms cada - crhome sub Bomber

04 - Driver D250x 75w - 8 ohms cada - Selenium

02 - Super tweeter ST350 200w - 8 ohms cada - Selenium

02 - Subwoofer 12" 650w Bobina dupla - 4 x 4 ohms cada - Bicho Papão Evolutions - Bomber

Primeiramente gostaria de utilizar apenas 1 módulo.

Queria colocar um desses módulos:

1º - Banda 9.8 Performance 2/3/4CH - 1200w

2º - Megacharge 2/3/4CH - 1500w

3º - Falcon 2/4CH - 1100w

4º - Alguem tem uma sugestão melhor sabendo q a média de valor de todos é entre 900 - 1200 reais.

Com qual desses poderia obter melhor resultado sabendo que já tenho o equipamento listado acima?

Desde já agradeço a todos.

Postado em

02 - Subwoofer 12" 650w Bobina dupla - 4 x 4 ohms cada - Bicho Papão Evolutions - Bomber

4º - Alguem tem uma sugestão melhor sabendo q a média de valor de todos é entre 900 - 1200 reais.

Com qual desses poderia obter melhor resultado sabendo que já tenho o equipamento listado acima?

Cara, de sub vc tem 1300W, como querer "resultado" com um modulo apenas?

Dos tres citados, nao sei qual é o ( o-o- )pior, eita, nao sei qual é o melhor! hehehehehe.

A galera vai ajudar, flw!

hand26

Postado em

Cara, de sub vc tem 1300W, como querer "resultado" com um modulo apenas?

Dos tres citados, nao sei qual é o ( o-o- )pior, eita, nao sei qual é o melhor! hehehehehe.

A galera vai ajudar, flw!

hand26

qq vc sugere então?

Postado em
qq vc sugere então?

Eu sugiro o que a "maioria" do Forum, tb, deve sugerir.

Um SD1800.1D 4ohms para os Evolution e

um modulo 4 canais(HBM 4300, seria uma boa escolha)

para os 6X9, drivers e tweeters.

flw!

Postado em

Eu sugiro o que a "maioria" do Forum, tb, deve sugerir.

Um SD1800.1D 4ohms para os Evolution e

um modulo 4 canais(HBM 4300, seria uma boa escolha)

para os 6X9, drivers e tweeters.

flw!

Poxa vida acho q estou mal acessorado, a verdade maior de pedir um help é que acho q comprei um sub errado pois ele tem 4x4 ohms, segundo o instalador não seria um problema eu ter sub a mais, por isso q comprei os de 650w, só q fazendo a conta eles tem 4 ohms no final os dois juntos ou vira 4 ou 1 isso se for ligado no mesmo canal meu desejo era comprar realmente apenas 1 módulo, tava pensando no banda q é 1200w ai eu deixava 1 canal de 600w para os subs e os outros para o restante do equipamento. só q o que acontece é q esses 600w só funcionam em 2 ohms.

Novas perguntas:

1º - Tem como eu colocar eles em uma caixa fazendo uma ligação que o resultado seria de 2 ohms?

2º - Qual seria o problema de usar 600w se eles fornecem 1300w?

3º - 1800w como sugerido não iria queimar meus subs?

Ajuda ae amigão.

Postado em
Poxa vida acho q estou mal acessorado, a verdade maior de pedir um help é que acho q comprei um sub errado pois ele tem 4x4 ohms, segundo o instalador não seria um problema eu ter sub a mais, por isso q comprei os de 650w, só q fazendo a conta eles tem 4 ohms no final os dois juntos ou vira 4 ou 1 isso se for ligado no mesmo canal meu desejo era comprar realmente apenas 1 módulo, tava pensando no banda q é 1200w ai eu deixava 1 canal de 600w para os subs e os outros para o restante do equipamento. só q o que acontece é q esses 600w só funcionam em 2 ohms.

Novas perguntas:

1º - Tem como eu colocar eles em uma caixa fazendo uma ligação que o resultado seria de 2 ohms?

Ajuda ae amigão.

Mal acessorado é pouco, ( [o_] )"estaladores" do Brasil!

Vamos lá:

1- Nao. As impedancias finais, possiveis, seriam: 1, 4 e 16ohms.

2- Teria que mante-los à baixissimo volume.

Aumentando, iria gerar(alta) distorçao(nos picos de grave) e

possivelmente a queima dos subs(ainda mais Bicho Papao, conhecidos por sua fragilidade).

3- Muito pelo contrario!

O risco(maior) de queima estar no uso com potencia inferior.

Alguns fabricantes recomendam, até,

duas vezes o valor da potencia(RMS) dos falantes para os modulos.

O headroom, se bem usado, traz clareza no som e altissima qualidade nos graves.

Espero ter ajudado, abraço!

hand26

EDIT: Mudança na resposta 1.

Postado em

Novas perguntas:

Ajuda ae amigão.

Mal acessorado é pouco, ( [o_] )"estaladores" do Brasil!

Vamos lá:

1- Nao. As impedancias finais, possiveis, seriam: 1, 4 e 16ohms.

2- Teria que mante-los à baixissimo volume.

Aumentando, iria gerar(alta) distorçao(nos picos de grave) e

possivelmente a queima dos subs(ainda mais Bicho Papao, conhecidos por sua fragilidade).

3- Muito pelo contrario!

O risco(maior) de queima estar no uso com potencia inferior.

Alguns fabricantes recomendam, até,

duas vezes o valor da potencia(RMS) dos falantes para os modulos.

O headroom, se bem usado, traz clareza no som e altissima qualidade nos graves.

Espero ter ajudado, abraço!

hand26

EDIT: Mudança na resposta 1.

Anilson,

Cara desculpe ficar lhe importunando mas é q algumas coisas não ficaram claras para mim e outras divergem com as informações q tenho.

Primeira coisa q quero esclarecer:

meus Subs são de 4 ohms cada bobina se eu colocar em paralelo vai não para 2?

ficando assim:

sub1 - 4 x 4 = 2 ohms

2 x 2 = 1 ohms

sub2 - 4 x 4 = 2 ohms

Segunda coisa:

No site da Falcon achei isso:

1. Escolha incorreta do amplificador

Antes de tudo leia atentamente as especificações técnicas do amplificador para saber se o mesmo é compatível com os alto falantes a serem instalados, em relação à potência e impedância. No mercado de som automotivo, encontramos amplificadores de vários tipos e categorias tanto em potência quanto em número de canais. Ex.: Stereo 2 canais, 4 canais, modelos específicos para subwoofers e amplificadores conjugados que consistem em um mix (stereo e mono) em um único gabinete. Como exemplo temos amplificadores de 3 canais, 5 canais e do tipo mosfet que são amplificadores mais sofisticados pois possuem normalmente controles de corte de freqüência (crossover) e controle de ganho. Estes modelos são dotados de sistema bridge que possibilita a ligação stereo e mono simultâneo. Seguindo estas indicações, procure utilizar o amplificador ideal para obter o maior rendimento de sua instalação.

Obs.: Sempre procure amplificadores com potência cerca de 10% menor do que a dos alto falantes.

o link disso está em:

http://www.falcon.com.br/dicas.asp

Que q eu faço será q vc entendeu? será q eu entendi errado? vejo q vc é uma pessoa muito entendida do assunto e q responde todas as perguntas do forum :)

Postado em
Anilson,

Cara desculpe ficar lhe importunando mas é q algumas coisas não ficaram claras para mim e outras divergem com as informações q tenho.

Primeira coisa q quero esclarecer:

meus Subs são de 4 ohms cada bobina se eu colocar em paralelo vai não para 2?

ficando assim:

sub1 - 4 x 4 = 2 ohms

2 x 2 = 1 ohms

sub2 - 4 x 4 = 2 ohms

Segunda coisa:

No site da Falcon achei isso:

1. Escolha incorreta do amplificador

Antes de tudo leia atentamente as especificações técnicas do amplificador para saber se o mesmo é compatível com os alto falantes a serem instalados, em relação à potência e impedância. No mercado de som automotivo, encontramos amplificadores de vários tipos e categorias tanto em potência quanto em número de canais. Ex.: Stereo 2 canais, 4 canais, modelos específicos para subwoofers e amplificadores conjugados que consistem em um mix (stereo e mono) em um único gabinete. Como exemplo temos amplificadores de 3 canais, 5 canais e do tipo mosfet que são amplificadores mais sofisticados pois possuem normalmente controles de corte de freqüência (crossover) e controle de ganho. Estes modelos são dotados de sistema bridge que possibilita a ligação stereo e mono simultâneo. Seguindo estas indicações, procure utilizar o amplificador ideal para obter o maior rendimento de sua instalação.

Obs.: Sempre procure amplificadores com potência cerca de 10% menor do que a dos alto falantes.

o link disso está em:

http://www.falcon.com.br/dicas.asp

Que q eu faço será q vc entendeu? será q eu entendi errado? vejo q vc é uma pessoa muito entendida do assunto e q responde todas as perguntas do forum :)

1- Antes de vc responder, eu ja tinha editado o que escrevi antes, desculpe!

2- Quem tem mais propriedade para discutir potencia em alto-falantes,

a "imensa" Falcon ou a "pequenina" Selenium?

Leia o PDF(disponivel no site da Selenium) e entenderá o que falei antes.

http://www.selenium.com.br/site2004/downlo...abalhos/AMP.pdf

Dica sobre o PDF:

Procure na segunda pagina o parágrafo:

"Se , no seu sistema de som, existir um processador digital........."

Abraço!

hand26

Postado em
1- Antes de vc responder, eu ja tinha editado o que escrevi antes, desculpe!

2- Quem tem mais propriedade para discutir potencia em alto-falantes,

a "imensa" Falcon ou a "pequenina" Selenium?

Leia o PDF(disponivel no site da Selenium) e entenderá o que falei antes.

http://www.selenium.com.br/site2004/downlo...abalhos/AMP.pdf

Dica sobre o PDF:

Procure na segunda pagina o parágrafo:

"Se , no seu sistema de som, existir um processador digital........."

Abraço!

hand26

:+1

essa da Falcon foi cascuda. o-o- kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postado em

Cara o ideal como já foi dito é vc ter um módulo com potência superior a dos falantes ( headroom ) pois assim a probabilidade de vc mandar sinal clipado ( distorção ) para os falantes é menor, além do fato q vc vai trabalhar com um sinal limpo com mais força melhorando assim o rendimento e qualidade do seu som.

Funciona assim:

Com um módulo mais fraco q os falantes vc tende a distorcer o sinal enviado aos mesmos pelo fato da pouca potencia do módulo, enviando assim sinal clipado pra eles, o q queima o falante ñ é a potência a mais e sim a distorção, aí vc pergunta pro que?

A distorção ou onda quadrada gera picos sem intervalos do máximo positivo pro máximo negativo, isso faz com q o falante entre em uma aceleração infinita, nos graves, com isso a bobina fica muito tempo fora do gap, perdendo assim a sua capacidade de refrigeração, podendo e provavelmente chegar à queima, essa é uma das possibilidades, fora de q ela pode bater a arruela no fundo do falante e se deformar... Enfim isso é o q a distorção provocada, principalmente com módulos mais fracos q os falantes.

Com o módulo mais forte q os falantes em pelo menos 50%, vc tende a trabalhar com o ganho mais baixo enviando assim pra eles um sinal limpo e com força.

E o ideal é q o módulo pra tocar os subs seja dedicado somente a eles, módulo pra voz somente pra voz, ou seja, um módulo pra cada faixa de freqüência, esse é o ideal pra mais qualidade no som.

E a questão das bobinas é exatamente assim como vc perguntou...

:legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...