Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

loreaota

Projeto Sub-drive Direto (cancelado)

Recommended Posts

Olá pessoal,

acabei de ganhar de presente um parati surf 2008 e to querendo montar um somzinho melhor possivel mas sem gastar...

pensei em comprar (vou ganhar tb) um pioneer P5980-IB e usar a saida traseira como sub-drive direto, mas surgiu umas duvidas, eu li aki no forum que poderia usar um sub de ateh 10" mas com sensibilidade maior que 91 dB/m, bom como eu to meio sem grana pra gastar, queria comprar um sub de mais ou menos 100 reais.

minhas duvidas:

1)existe um sub tao barato com essa sensibilidade?

2)voces poderiam me indicar algum?

3)qual seria melhor, um de 8" ou um de 10" ? (pelo espaço e rapidez de resposta, um de 8" nao seria melhor?)

4)qual a melhor potencia para usar num sub-drive direto? 80, 100, 120w?

5)nao entendi a parte das impedancias, quantas entradas tem um sub? da pra ligar em paralelo?

6)se puderem, pelo menos especifiquem o tamanho, potencia e impedancia de um sub que melhor se adeque ao meu projeto.

to pensando em por enquanto ficar com os falantes dianteiros originais e posteriormente colocar um 2 vias da selenium, tb existe a possibilidade de, mais pra frente, eu adquirir um módulo, mas mesmo assim, seria um de baixa potencia, jah que eu vou usar o som soh pra escutar dentro do carro...

bom acho q por enquanto eh isso, sou novato em sons automotivo, entao se puderem enumerar as resposta, vai facilitar pra mim...

desde jah agradeço

um abraço

otavio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

qtos watts tem a saida sub-drive do player????

pq acho q seja bem peqena a potencia dessa saida.. vai ser bem dificil achar sub q de pra usar com a saida do player ... o ideal seria um sub de 6" ou 8" no máximo e de no máximo uns 50W.. mas não espere muito grave dele não..

achoq talvez vc consiga alguma coisa se procurar por subs q vem original em alguns carros mais "tops"...

Compartilhar este post

Link para o post

Royo , toca bem pra caramba essa saída do pioneer cara ...

liguei no carro de meu cunhado 2 subs residenciais de 6" no tampão do Classic dele e ficou um grave MUITO bom ... Gordo , presente ... sem distorção !

é só saber qual falante colocar , que fica SHOW !

Claro que um amp. ajuda muito ... mas pra quem tá liso , fica MUITO bacana

Compartilhar este post

Link para o post

Ae pessoal,

eu me basiei nesse link aki do autoforum

http://www.autosom.net/instala2.asp

a minha ideia, mesmo q depois adquirisse um modulo, seria não mais que um sub de 100w, 8"...

Guto, ligando 2, voce ligou um de cada lado nas saídas traseiras? qual a potencia de cada um? serah q precisa ter uma resposta maior que 91dB/w/m como diz o tutorial?

abraço

otavio

Compartilhar este post

Link para o post

olha ... num é que PRECISA ser 91 DB tendeu ??? é RECOMENDÁVEL que seja ...

sabe um falante BOM que vc pode usar ??? Revenge da Bravox ... ele é leve e toca um grave Bom ... Não é nada ótimo , mas é bom pra essa aplicação que vc quer !

Compartilhar este post

Link para o post

sabe um falante BOM que vc pode usar ??? Revenge da Bravox ... ele é leve e toca um grave Bom ... Não é nada ótimo , mas é bom pra essa aplicação que vc quer !

Ae guto,

eh realmente eh mais ou menos isso q eu to procurando, mas ainda to na duvida da impedancia, pelo tutorial seria 1,5 a 2 ohms, entao, teria que ser um bobina dupla de 4 ohms, eu achei um otro vagabundo no mercadolivre, mas eh de 12", você jah escutou um de 12" com soh 120Wrms? fica direitinho ou muito fraco?

outra coisa, essa foto eh do manual do pioneer, qual impedancia de saída eu usaria, da pra saber? nao entendi muito bem, acho q seria o auto-falante de graves secundario...

manualvz2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

eh isso mesmo vc liga em apenas uma das saidas traseiras, tem q ser 2ohms de impedancia...

bom, o Citroen C3 tem uma versao que já vem com som completo, (C3 MUSIQUE)

na verdade é um player da pioneer(7880), ipod, alto falantes na dianteira, tweeters no local original, em cima do painel e com ESTE subwoofer ligado na saidas de graves secundarias do player pioneer

especificacoes do carro e do som nesse site:

http://www.citroenc3musique.com.br/

subwoofer:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=1253

obs, quando eu fui revisar meu carro, tinha um desses lá zero, entrei liguei o som (na FM) aumentei um pouco, achei normal, gravezinho básico, mas muito bom e agradavel de se escutar, com CD o desempenho do som deve melhorar bastante né...

só fiz ligar por curiosidade, nao testei direito...

espero ter ajudado....

Compartilhar este post

Link para o post

O sistema de som do C3 Musique é diferenciado também ao incorporar um CD Player Pionner de alto de gama (modelo DEH-P7880MP, com frente motorizada, várias opções de animação, controle remoto e apto a reproduzir arquivos de MP3) e um conjunto de novos alto-falantes, composto por 2 triaxiais (woofer, médio e tweeter), 2 woofer de 61/2" (para a reprodução de médios-graves), 2 tweeters e um subwoofer de 10" (localizado sob o banco do passageiro). Com isto, tem-se uma reprodução perfeita de todo o espectro sonoro audível, com ênfase aos sub-graves (responsáveis pela marcação da música). Ao escutar uma música reproduzida por este sistema, os ocupantes do C3 Musique desfrutarão de toda a plenitude e intensidade musical disponíveis.

.

OBS: corrigindo, o subwoofer é de 10, este que eu botei o link é de 8", mas acredito q fique bom tmb...

obs2: esses triaxiais sao nas portas traseiras

obs3: esses 2 woofers de 6,1/2 sao na frente e os tweeters na frente tmb, nos locais originais.

bom, parece uma propaganda do carro mas nao é..

estou querendo mostrar que este subwoofer foi usado neste caso, e que é um sistema de som SEM AMPLIFICADOR EXTERNO, usando apenas a potencia fornecida pelo pioneer....

review:

http://yahoo.carros.com.br/icarros/noticia...cia.jsp?id=2740

espero ter ajudado, abs...

Compartilhar este post

Link para o post

outra obs, hehhee

esse sub(só o sub) custa 129 reais em leosound tmb...

esse preço(219) ai eh pq eh com a caixa já....

vc pode comprar soh o sub e fazer a caixa selada por fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae guto,

eh realmente eh mais ou menos isso q eu to procurando, mas ainda to na duvida da impedancia, pelo tutorial seria 1,5 a 2 ohms, entao, teria que ser um bobina dupla de 4 ohms, eu achei um otro vagabundo no mercadolivre, mas eh de 12", você jah escutou um de 12" com soh 120Wrms? fica direitinho ou muito fraco?

outra coisa, essa foto eh do manual do pioneer, qual impedancia de saída eu usaria, da pra saber? nao entendi muito bem, acho q seria o auto-falante de graves secundario...

manualvz2.jpg

era o q eu imaginava..

se tem potencia máxima de 70W.. a potencia real naõ deve passar de uns 35Wrms..

por isso q falei em um sub de no máximo 50W...

até dá pra usar com mais potencia.. mas qto maior a potencia do sub..maior vai ser a fome q ele vai passar..

nesse caso um sub com alta sensibilidade é altamente recomendado...

pois fazendo uma conta rápida, pra ter 3db de aumento , é necessário usar o dobro de potencia

um sub com sensibilidade de 91db ficarai o seguinte:

1w - 91 db

2w - 94 db

4w - 97db

16w - 100db

32w - 103db.

já pra um sub com sensibilidade de 88db :

1w - 88db

2w - 91db

4w - 94db

16w - 97db

32w - 100db

parece pouca diferença.. mas se vc usar um sub de 88db ao inves de um de 91db.. vc vai precisar do dobro da potencia pra ter o mesmo "volume" de graves.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae pessoal,

primeiro eu quero agradecer ao guto, arthur e royo, voces tao me ajudando demais.... :legal:

- royo, eh, realmente eu vou ter q procurar um sub com a maior sensibilidade possivel... eu nao tenho muita noção do "volume" que chegaria um sub com 103dB, dá pro gasto?

- eu tinha gostado desse modelo, mais pelo preço, tem todas as especificaçoes, mas nao sei se nao eh muito vagabundo, pena que eh de 12"...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735...la-150-wrms-_JM

- outra coisa, eu tava vendo aki em casa e eu tenho 2 caixas 3 vias da gradiente (50wrms~4ohms) com um woofer interessante, ai surgiu a duvida, se eu colocasse esses woofers, nao ficaria melhor q este sub do anuncio aí de cima, em termos de graves? acho q continuaria usando o subdrive e ligava os dois em paralelo, o que vocês acham?

- outra duvida, como os falantes originais sao muito fracos (20wrms máx - imagino) eu nao poderia ligar os 4 na saída dianteira? como ficaria essa ligaçao, paralelo ou em série?

bom galera, mais uma vez obrigado pela participaçao !!

abração, otavio

editado

Compartilhar este post

Link para o post

Atente para o fato de que muitos fabricantes "mentem" também sobre a sensibilidade de seus falantes. Esse aqui ó: http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=252

Vou colocar todos os parâmetros no winsd para ver se confere essa sensibilidade.

mas acredito que ele seja o que você quer: baixo custo, alta sensibilidade, necessidade de pouco espaço e suporte a baixas potências. Ou isso ou entao inventar um falante de 6 (tipo residencial) em uma caixa dentro do carro mesmo. Tenho um camarada que fez isso e ficou bacana. Tem um grave ambiente interno sem ocupar quase nenhum espaço. Pra quem tá curto de grana, é uma boa saída.

Compartilhar este post

Link para o post

tb acho q um "sub residencial" seja uma boa opção..

Compartilhar este post

Link para o post

é.. gostei desse audiobank, realmente parece ser uma boa opcao..

esses subs residenciais se vc for usar tem que ser em paralelo a ligacao +com+ e -com-

testa pra ver como fica com eles, ta me parecendo ser uma boa tmb.

em relacao a ligar os 4 falantes nas saidas dianteiras, é um pouco complicado, pois vai cair a impedancia pra 2ohms, ai o player nao vai aguentar...

a nao ser que use resistores pra subir a impedancia pra 4ohms denovo, mas nao sei se rola isso ai nao, era bom que alguem q ja fez isso comentasse......

Compartilhar este post

Link para o post

juliox, eh isso mesmo que eu tava pensando, soh q esse sub eh de 4 ohms, e eu soh posso usar no maximo de 2ohms (4+4)....

arthur, se eu ligasse os 4 falantes em serie, teria uma impedancia de 8ohms, aí teoricamente daria, nao?

bom, vai demorar um poko pra chegar o carro, mais uns 15 dias, mas vou esperar entao pra testar com esses woofers, ligados em paralelo...

alguem tem ideia de uma litragem de caixa que eu usaria para esses woofer? colocaria os 2 na mesma? da pra fazer selada?

obs.: tinha colocado q os woofers seriam em serie quando na verdade sao em paralelo, vo edita o post de cima...

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

To olhando aki na leosound, tem o de bobina dupla tb, uma boa opção realmente, mas agora to pensando em testar os wooferprimeiro, e de repente, guardaria o dinheiro pra fazer um projetinho mais potente no futuro

Compartilhar este post

Link para o post

pra usar a saida subdrive eu procuraia 01 sub bobina dupla de 04 ohms..

pq se for usar 02 subs de bobina simples de 04 ohms.. a potencia que ja é baixa , ainda vai ser dividida entre os 02 subs. suponde q a saida tenha 35Wrms em 02 ohms.. se usar 02 subs.. vai ficar 17,5W pra cada sub.. eu acho q seja muito baixo esse valor de potencia pra tocar os subs.

Compartilhar este post

Link para o post
pra usar a saida subdrive eu procuraia  01 sub bobina dupla de 04 ohms..

pq se for usar 02 subs de bobina simples de 04 ohms..  a potencia que ja é baixa , ainda vai ser dividida entre os 02 subs.  suponde q a saida tenha 35Wrms em 02 ohms.. se usar 02 subs.. vai ficar 17,5W pra cada sub..  eu acho q seja muito baixo esse valor de potencia pra tocar os subs.

sim royo, eu tava procurando mesmo um bobina dupla de 4 ohms, mas antes de comprar algum sub, vou testar os woofer que eu tenho em casa....

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=254

alguem sabe se eu posso coloca os 2 numa caixa soh? selada?

quantos litros mais ou menos? 10?

Compartilhar este post

Link para o post

vc até q teria 8ohms de impedancia em cada par de falantes, sendo que ai quando vc ligar esses 2falantes em serie(8ohms) na saida do player qué de 22Wrms a 4ohms, ela vai mandar menos potencia ainda e tem que dividir pra 2 falantes, vai cair bastante o rendimento....

é melhor ligar somente os dianteiros nesse caso....

em relacao aos subs residenciais, pode testar em uma caixa selada para os 2, divide a caixa no meio q fica melhor... e a litragem ta complicado pra mim xutar um valor, o sub é de 6?

nao sei, mas tem q ser baixa mesmo a litragem, se alguem puder dar uma luz ai!!!

esses residenciais tem caixa original? qual volume dela?

Compartilhar este post

Link para o post
vc até q teria 8ohms de impedancia em cada par de falantes, sendo que ai quando vc ligar esses 2falantes em serie(8ohms) na saida do player qué de 22Wrms a 4ohms, ela vai mandar menos potencia ainda e tem que dividir pra 2 falantes, vai cair bastante o rendimento....

é melhor ligar somente os dianteiros nesse caso....

em relacao aos subs residenciais, pode testar em uma caixa selada para os 2, divide a caixa no meio q fica melhor... e a litragem ta complicado pra mim xutar um valor, o sub é de 6?

nao sei, mas tem q ser baixa mesmo a litragem, se alguem puder dar uma luz ai!!!

esses residenciais tem caixa original? qual volume dela?

eh que olhando ali nas especificaçoes do som acima, na aprte impedancia diz que eh de 4 a 8ohms x 2 + 2ohms x 1...

nao tenho ideia da potencia dos falantes originais, mas acho q devem ser 20wrms max(10wrms - nominal - chutado) e a saída eh 22wrms (50 wrms max), bom mas pode fica pra teste tb...

a foto aí eh do som que eu queria usar os falantes (nem sei se da pra chamar de sub), eles são de 6", a caixa tem 30x30x22 (AxPxL), mais ou menos 18 litros dutada, voces acham q vale a pena usar a caixa inteira? numa dessas eu nem desmancho, soh coloco direto com as 3 vias...

imagembk4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

tenta desmontar a caixa pra ver como é por dentro.. pq acho q o volume usado pro "sub" não seja realmente o volume da caixa toda.. deve ter uma outra caixa interna só pro "sub"..

Compartilhar este post

Link para o post
tenta desmontar a caixa pra ver como é por dentro.. pq acho q o volume usado pro "sub" não seja realmente o volume da caixa toda..  deve ter uma outra caixa interna só pro "sub"..

eh q a caixa eh colada, aí se eu desmontar, nao monto de novo, eehhe, mas to pensando em testar as caixas assim mesmo, aí poderia deixar as duas no porta malas provisoriamente....

as medidas eu fiz da parte de madeira, a parte de plastico (cabeça) encima eu nao contei...

Compartilhar este post

Link para o post

Ae pessoal,

boas noticias, :vts , ganhei um dinheirinho de aniversario da minha vó, e vai da pra fazer um projetinho melhor, com um sub e um modulozinho....

vo encerra esse topico e abri um novo....

valeu pela ajuda de vocês, mesmo não saindo o projeto, aprendi muito nesse topico...

obrigado,

otavio

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...