Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jcasquilho

Ajuda Caixa Acustica

Recommended Posts

boas

adquiri o meu sub hoje um blaupunkt vw380 e agora queria fazer uma caixa dutada para ele. pesquisei pelo fórum para encontrar um programa que fizesse os cálculos e encontrei o winisd mas n o sei utilizar ;) . quando fasso um novo projecto ele n aceita alguns valores e tambem n sei como encontrar todos aqueles valores como o "xlim" "cms" e outros. alguem conhece outro programa mais facil de trabalhar ou me pode dar uma ajudinha cm este??? :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
boas

adquiri o meu sub hoje um blaupunkt vw380 e agora queria fazer uma caixa dutada para ele. pesquisei pelo fórum para encontrar um programa que fizesse os cálculos e encontrei o winisd mas n o sei utilizar ;) . quando fasso um novo projecto ele n aceita alguns valores e tambem n sei como encontrar todos aqueles valores como o "xlim" "cms" e outros. alguem conhece outro programa mais facil de trabalhar ou me pode dar uma ajudinha cm este??? :rolleyes:

Cara ñ é tão simples, é mais ou menos assim:

Mesmo q vc entre com os parâmetros corretamente o Win ISD ñ vai te dar o volume e as medidas da caixa ideal, vc teria q alterar o volume e a sintonia até chegar a um Vb q seja viável para o espaço disponível e o tipo de grave q vc deseja e respeitando os limites do sub, enfim tem vários fatores q envolvem a chegada da caixa com um volume ideal e a sintonia adequada...

Mas vou tentar te ajudar:

Vc precisa dos seguintes parâmetros: Qes, Qms, Fs, Vas, Re, Sd, Xmax, Pe, os outros dependendo da versão do Win ISD ele calcula sozinho, mas vc tem q tomar cuidado para entrar com as medidas no programa com as mesmas unidades de medida q está no manual, tipo se no manual estiver em Litros no programa vc tem q colocar também em Litros e aí por diante...

Pra começar eu aconselho vc usar a versão beta e depois vc parte pra versão Pro.

Se vc ñ conseguir coloca esses parâmetros q eu citei acima aí q a gente calcula uma caixa pra vc...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

com o winisd beta ja sei trabalhar +/- mas n consigo achar a caixa certa para ele. se vosse ou alguém me desse uma ajuda nisso agradecia!

os parâmetros sao os seguintes:

Thiele/Small-parameter

Fres 36 Hz

Qts 0,83

Qes 0,92

Qms 8,36

Vas 44,0 l

Xmax + / - 15 mm

conseil box

Bass Reflexe 100 litres

Tunnel-Ø 2 x 10 cm

Longueur de tunnel 2 x 45 cm

Fb 30 Hz

F3 25 Hz

100 litres fermé

F3 37 Hz

queria k fosse uma caixa dutada apenas km um sub.

desculpem o trabalho mas eu nunca usei nenhum programa para o calculo de caixas

normalmente faço a olho :rolleyes: mas desta vez como é um bom sub kero fazer uma coisa boa.

Compartilhar este post

Link para o post
com o winisd beta ja sei trabalhar +/- mas n consigo achar a caixa certa para ele. se vosse ou alguém me desse uma ajuda nisso agradecia!

os parâmetros sao os seguintes:

Thiele/Small-parameter

Fres 36 Hz

Qts 0,83

Qes 0,92

Qms 8,36

Vas 44,0 l

Xmax + / - 15 mm

conseil box

Bass Reflexe 100 litres

Tunnel-Ø 2 x 10 cm

Longueur de tunnel 2 x 45 cm

Fb 30 Hz

F3 25 Hz

100 litres fermé

F3 37 Hz

queria k fosse uma caixa dutada apenas km um sub.

desculpem o trabalho mas eu nunca usei nenhum programa para o calculo de caixas

normalmente faço a olho :rolleyes: mas desta vez como é um bom sub kero fazer uma coisa boa.

Ta faltando parâmetro aí, coloca aí o Sd(área efetiva de cone), Pe(potência), Re(resistência da bobina), E diz aí qual vai ser a utilização pra ele, vc quer um grave mais voltado a SPL e som interno ou um grave mais pra fora com a mala aberta?

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe a demora mas esse sub foi para traz era de uma linha antiga e como saio novos foi buscar o vw 1500 é mais fraco mas tem melhores acabamentos e tambem cheguei a conclusao que o outro tinha potencia a mais para mim o-o- (e ia ficar muito caro o amp). agora tenho 1 vw 1500 e quero fazer uma caixa dutada mas no manual so diz uma caixa selada de 106 litros e ainda nao sei trabalhar com o programa se vosse ou alguem me fizesse o favor de me fazer uma ficava mt agradecido :rolleyes:

os valores sao os seguintes:

Vw 1500

Miscellaneous

Diameter (mm): 380

Number of ways: 1

Technology: passive

Category: Loud speaker

Power output

Nominal power handling (Watt): 350

Maximum power handling (Watt): 1.400

Frequency response (Hz) -10 dB: 25-500

Efficiency (dB / Watt / 1m): 89

Efficiency (dB / 2,83 V / 1m): 92

Nominal impedance (Ohm): 2x2

Woofer

Total height (mm): 179,5

Installation depth (mm): 165

Panel thickness (mm): 14,5

Diameter installation hole (mm): 356

Diameter cut out (mm): 375

Outer measurements (mm): 380

Material loudspeaker basket: Steel

Colour loudspeaker basket: Transparent black

Vehicle specific loudspeaker basket: No

Diameter membrane (mm): 380

Membrane material : Injected PP

Membrane form: Konus

Mambrane colour: black

Beading material: Rubber

Sewn seam: No

Size voice coil (mm): 50

Material voice coil body: Kapton

Wire material voice coil: Copper

Vented voice coil: Yes

Double centre spine: No

Magnet material: Ferrit

Extended pole core (EXP): Yes

Vented pole core: Yes

Integrated Magnet System (IMS): No

Detachable magnet caps: Yes

Connector type: Clamp

Surface Material: Silver

Loudspeaker grill: No

Thiele-Small-Parameter fs (Hz): 25

Thiele-Small-Parameter Qts: 0,58

Thiele-Small-Parameter Qes: 0,63

Thiele-Small-Parameter Qms: 6,5

Thiele-Small-Parameter Vas (l): 154/5.44 cubic ft

Thiele-Small-Parameter Xmax (mm): +/- 8

resonance frequency (re) 2x1.8 ohms

so tenho estas informaçoes espero que cheguem!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara aí ñ tem o SD q é a área de cone, ve se vc acha aí pro resultado da simulação ficar mais exato, e me diz aí qual o tipo de resultado de grave q vc procura, grave pra dentro do carro com a mala fechada ou pra fora com a mala aberta? Um grave visando à qualidade e definição sonora ou um grave mais voltado à pressão com ênfase em uma determinada freqüência?

O tipo de caixa mais recomendada pra ele é mesmo selada, pois o EBP dele é baixo...

Mas responde aí pra eu poder te ajudar melhor, e dê uma olhada no manual se vc acha o valor do SD dele e se está em m², cm²...

Compartilhar este post

Link para o post

xa procurei pelo manual mas nao tem nada sobre sd...

ha algum calcula para obter o sd?

eu queria um som mais para spl, queria que se sentisse todo o carro a tremer...mas claro que também tivesse alguma qualidade

obrigado por tudo!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...