Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

smooking

Litragem Para Over 15" 500

Recommended Posts

Galera vou fazer uma caixa pra 2 Oversound 15" 250 rms 8ohms que tenho aqui;

só que eu tava precisando da litragem para eles, no site da oversound pede 110ltrs para cada falante, a caixa vai ficar enorme O.O, e não vai dar dentro da mala ... Queria um Help de vc's pra construir uma boa caixa.

Impedância nominal: 04 ou 08 Ohms

Resposta de freqüência: 50 ~ 5.000 Hz

Sensibilidade 1w/1m: 97 dB

Potência: 250 W

Potência de programa: 500 W

Diâmetro da bobina: 63,5 mm (2 1/2 pol.)

PARÂMETROS TS

Frequência de ressonância: Fs 35 Hz

Resistência da bobina: Re 6,3 Ohms

Fator de qualidade elétrica: Qes 0,50

Fator de qualidade total: Qts 0,47

Fator de qualidade mecânica: Qms 10,8

Volume equivalente do falante: Vas 300 L

Área efetiva do cone: Sd 0,085 m²

Deslocamento máximo: Xmax ± 2 mm

Especificações do Woofer

Desde já, Obrigado :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

só que eu tava precisando da litragem para eles, no site da oversound pede 110ltrs para cada falante, a caixa vai ficar enorme O.O, e não vai dar dentro da mala ... Queria um Help de vc's pra construir uma boa caixa.

PARÂMETROS TS

Especificações do Woofer

Desde já, Obrigado :rever1:

Cara vc quer utilizar ele com q finalidade, ele responde bem em várias freqüências, mas eu ñ o utilizaria em freqüências muito baixas, pois ele tem um Xmax muito pequeno, eu colocaria ele pra trabalhar com uma resposta mais plana possível em freqüências um pouco mais altas sem picos muito acentuados, e se vc acha q os 110L muito grande vou te dizer q pra ele ter uma resposta plana, a caixa fica com nada menos q 496,7 L, olhando assim os 110 L nem parecem mais tão grandes né... Mas me diz aí qual a idéia q vc tem pra ele e quanto vc tem de espaço pra eu ver como fica...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

PARÂMETROS TS

Especificações do Woofer

Desde já, Obrigado  :rever1:

Cara vc quer utilizar ele com q finalidade, ele responde bem em várias freqüências, mas eu ñ o utilizaria em freqüências muito baixas, pois ele tem um Xmax muito pequeno, eu colocaria ele pra trabalhar com uma resposta mais plana possível em freqüências um pouco mais altas sem picos muito acentuados, e se vc acha q os 110L muito grande vou te dizer q pra ele ter uma resposta plana, a caixa fica com nada menos q 496,7 L, olhando assim os 110 L nem parecem mais tão grandes né... Mas me diz aí qual a idéia q vc tem pra ele e quanto vc tem de espaço pra eu ver como fica...

Rapaiz 496L fica um pouco inacessível, Me da uma idéia e uma caixa que eles toquem bem, se fossivel com um grave macio pra fora, vou alimenta-los com um b52 1400rms( que ja póssuo ), Com 2 ST e 2 D250x num Hurricane 4.120 :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ai pedro,

Passa as medidas do porta mala do seu carro para ficar melhor de fazer os calculos.

da uma olhada nesse link ai:

http://www.autosom.net/artigos/box_design.htm

Eu tb achei essa litragem: 496.67 Litros.

Mais olhando uma caixa de na faixa de 110 litros, so para voce ter ideia do tamanho olha as medidas:

Essa medida com uma caixa retangular da 112,5 litros

Largura: 50 cm

Altura: 50 cm

Profundidade: 45 cm

Espessura da madeira: 18mm

Compartilhar este post

Link para o post

PARÂMETROS TS

Especificações do Woofer

Ai pedro,

Passa as medidas do porta mala do seu carro para ficar melhor de fazer os calculos.

O carro é um Palio 06/06 Completo 4p

Medidas:

Altura=50

Largura=85

Profundidade=30

Essas medidas são pra não ultrapassar a tampa da mala

Compartilhar este post

Link para o post

PARÂMETROS TS

Especificações do Woofer

Ai pedro,

Medidas:

Altura=50

Largura=85

Profundidade=30

Com essas medidas que me passou voce conseguira ter 127,5 litros com madeira na espessura de 18 mm.

Ai voce tira a litragem do alto falante, dos dutos e talz. ai cai mais um bucado ai.

Acho que voce nao vai conseguir colocar mais que 60 litros para cada alto falante nao.

=]

Ai se tem problema ou nao. se o som fica bom ou nao ai tem que perguntar pra quem entende mesmo.

Estou apenas te passando a litragem que cabe no seu porta mala a partir das medidas que foi me passado. entendeu ?

Compartilhar este post

Link para o post

Medidas:

Altura=50

Largura=85

Profundidade=30

O menor volume de caixa q eu achei aqui sem muitos extremos é de 85L as medidas ficariam assim:

Medidas externas com madeira de 18 mm

Largura: 42 cm para os dois = 85,8 cm

Profundidade superior: 45 cm

Profundidade inferior: 57,61 cm

2x dutos de 4" x 16,16 cm

Medidas internas para calculo do volume:

Alt: 46,4 cm

Larg: 38,4 cm

Prof. Sup: 41,4 cm

Prof. Inf: 54,01 cm

Isso cada câmara, para os dois fazer a caixa com as mesmas medidas só q com o dobro da largura + 18 mm da madeira q vai dividir no meio como está citado acima.

Vê se essas medidas cabem dentro da mala se ñ couber vc mexe nas medidas tirando de uma e colocando na outra...

Compartilhar este post

Link para o post

Medidas:

Altura=50

Largura=85

Profundidade=30

O menor volume de caixa q eu achei aqui sem muitos extremos é de 85L as medidas ficariam assim:

Medidas externas com madeira de 18 mm

Largura: 42 cm para os dois = 85,8 cm

Profundidade superior: 45 cm

Profundidade inferior: 57,61 cm

2x dutos de 4" x 16,16 cm

Medidas internas para calculo do volume:

Alt: 46,4 cm

Larg: 38,4 cm

Prof. Sup: 41,4 cm

Prof. Inf: 54,01 cm

Isso cada câmara, para os dois fazer a caixa com as mesmas medidas só q com o dobro da largura + 18 mm da madeira q vai dividir no meio como está citado acima.

Vê se essas medidas cabem dentro da mala se ñ couber vc mexe nas medidas tirando de uma e colocando na outra...

Tava medindo as medidas passadas, e não da no carro, as que deram foram essas:

Altura: 60 cm

Largura: 85,8

Parte Superior: 33 cm

Parte Inferior: 42 cm

Da cerca de 80 ltrs por câmara com MDF de 15mm

Falei com um amigo que tem o msm Woofer, eu medi a caixa dele ela tem

60 x 91,5 x 43 = 118,0 ltrs por câmara, mais o carro dele é uma Parati 03, ai a caixa cabe... [-]

Ele usa 2 Dutos de 3" com 7,6cm por câmara

Empurrados por um banda 4.8

Correta a caixa dele ?

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

60 x 91,5 x 43 = 118,0 ltrs por câmara, mais o carro dele é uma Parati 03, ai a caixa cabe... [-]

Correta a caixa dele ?

pasmafaute

Então coloca a caixa com essas medidas aí mesmo, sobe um pouco a sintonia dela, mas se ñ tem jeito...

A caixa do seu amigo aí, teoricamente está boa respondendo bem aos 80 hz sem picos muito acentuados... Mas isso é teoricamente.

Vc ouviu o som dele tocando?

Compartilhar este post

Link para o post

60 x 91,5 x 43 = 118,0 ltrs por câmara, mais o carro dele é uma Parati 03, ai a caixa cabe...  [-]

Correta a caixa dele ?

pasmafaute

Então coloca a caixa com essas medidas aí mesmo, sobe um pouco a sintonia dela, mas se ñ tem jeito...

A caixa do seu amigo aí, teoricamente está boa respondendo bem aos 80 hz sem picos muito acentuados... Mas isso é teoricamente.

Vc ouviu o som dele tocando?

Não, não cheguei a ouvir o som dele, só o consultei em quetão da caixa msm ... :legal:

de qualquer forma vou no que da aqui, vou dar mais um estudada, qualquer coisa eu retorno ao forum

pedrolmathias Qualquer coisa tamo aê, vc é parceiro, sempre nos ajudando no possivel aqui :vts

Compartilhar este post

Link para o post
pedrolmathias Qualquer coisa tamo aê, vc é parceiro, sempre nos ajudando no possivel aqui :vts

Já é qualquer coisa estamos aí... Seria bom q vc pudesse ouvir o som dele pra vc ter uma idéia de como tocaria...

Compartilhar este post

Link para o post
Já é qualquer coisa estamos aí... Seria bom q vc pudesse ouvir o som dele pra vc ter uma idéia de como tocaria...

Rapaz, escutei o som dele e ta tocando 'redondinho', acho que vou fazer a caixa na msm litragem da dele , vai ultrapassar o tampão mais não tem problema, só uma dúvida, devo usar os 2 dutos de 3" por 7,6 igual a dele, ou usar os dutos de 4" com 16,16 que vc recomendou ?

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz, escutei o som dele e ta tocando 'redondinho', acho que vou fazer a caixa na msm litragem da dele , vai ultrapassar o tampão mais não tem problema, só uma dúvida, devo usar os 2 dutos de 3" por 7,6 igual a dele, ou usar os dutos de 4" com 16,16 que vc recomendou ?

Se vc ouviu o som dele e gostou e os dutos dele ñ estiverem soprando, ou seja, fazendo barulho com a passagem do ar, deixa igual ao dele, lembrando q se vc aumentar o comprimento dos dutos a freqüência da caixa baixa e diminuindo ela sobe...

Obs.: Essas medidas da caixa do seu colega q vc colocou aí são as medidas internas ou externas? Se forem externas e madeira de 15mm da uma diferença, se vai passar do tampão coloca um caixa de 110 L livres pra cada com 2x dutos de 3" x 9,55 cm assim ela vai tocar bem pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Se vc ouviu o som dele e gostou e os dutos dele ñ estiverem soprando, ou seja, fazendo barulho com a passagem do ar, deixa igual ao dele, lembrando q se vc aumentar o comprimento dos dutos a freqüência da caixa baixa e diminuindo ela sobe...

Obs.: Essas medidas da caixa do seu colega q vc colocou aí são as medidas internas ou externas? Se forem externas e madeira de 15mm da uma diferença, se vai passar do tampão coloca um caixa de 110 L livres pra cada com 2x dutos de 3" x 9,55 cm assim ela vai tocar bem pra fora.

São medidas externas, reparei que quando ele aumenta MUITO o som, o auto falante faz um barulho, "ploc" "ploc" , na hora que o bumbo bate (forró) , isso é regulagem dos dutos ? ou pode ser algum outro fator ?

Compartilhar este post

Link para o post

São medidas externas, reparei que quando ele aumenta MUITO o som, o auto falante faz um barulho, "ploc" "ploc" , na hora que o bumbo bate (forró) , isso é regulagem dos dutos ? ou pode ser algum outro fator ?

Isso daí é o resultado dá sobreexcursão, bobina batendo, graças ah ele não usar filtro subsônico provavelmente, ou então, estar mandando muito, mas muito sinal clipado pro falante.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Foi isso q eu tinha falado pra vc tomar cuidado com o sinal q vc vai jogar nesse falante porque o Xmax dele é muito baixo e com certeza o Xlim também deve ser, se vc jogar distorção, exagerar no ganho... Com certeza vc vai queimá-los.

Compartilhar este post

Link para o post
Foi isso q eu tinha falado pra vc tomar cuidado com o sinal q vc vai jogar nesse falante porque o Xmax dele é muito baixo e com certeza o Xlim também deve ser, se vc jogar distorção, exagerar no ganho... Com certeza vc vai queimá-los.

Fiz a caixa como especificada pela Oversound, o som ta filé, mais ta faltando akela pancada que da quando bumbo bate (forró), se baixar um pouco a frequência da caixa , será que da uma melhorada nisso ? to usando 2 dutos de 3" com 7,6cm (pedido pela over)

Compartilhar este post

Link para o post
Qual o volume da caixa q está usando?

O máximo que consegui, foi 98 ltrs pra cada falante

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis