Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

robertomaronezi

Dutos Triangulares Qual Comprimento Pro Caso?

Recommended Posts

galera montei meu som inteiro aqui no auto forum,

fiz um topico, aceitei sugestões, mudei muito meu conceito sobre varias coisa principalmente sobre amplificador e tals

 

varias pessoal ajudaram e muito principalmente o charles e agradeço pkct

 

mas nos mg ( selenium 12mb1200) eu axei que tava faltando aquela pancada mais seca sabe

 

resolvi ligar na seleniume ver se tinha solução..

 

pro meu expanto eles me disseram que minha caixa esta com o duto TOTALMENTE errado (caixa de 37,2 litros com 1 duto triangular de 12,7 x 12,7 com sua respectiva base de 18 cm e com comprimento de 15 cm) pra cada falante

 

Me disse que pra cada camara dessa tem que ter 2 dutos desses por 5 cm de profundidade

 

me disse que na faixa de 80hz a 150hz eu estava perdendo 3dbs e chegou a perguntar se meu duto não estava soprando :unsure:

 

e agora que eu faço????? mudo ou não????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
galera montei meu som inteiro aqui no auto forum,

fiz um topico, aceitei sugestões, mudei muito meu conceito sobre varias coisa principalmente sobre amplificador e tals

 

varias pessoal ajudaram e muito principalmente o charles e agradeço pkct

 

mas nos mg ( selenium 12mb1200) eu axei que tava faltando aquela pancada mais seca sabe

 

resolvi ligar na seleniume ver se tinha solução..

 

pro meu expanto eles me disseram que minha caixa esta com o duto TOTALMENTE errado (caixa de 37,2 litros com 1 duto triangular de 12,7 x 12,7 com sua respectiva base de 18 cm e com comprimento de 15 cm) pra cada falante

 

Me disse que pra cada camara dessa tem que ter 2 dutos desses por 5 cm de profundidade

 

me disse que na faixa de 80hz a 150hz eu estava perdendo 3dbs e chegou a perguntar se meu duto não estava soprando :unsure:

 

e agora que eu faço????? mudo ou não????

E ae meu amigo tudo bom?? Vem pra cá amanhã em Taquaritinga que vai ter MTM viu??

 

Falando sobre sua caixa pros MBs num sei não mas geralmente os MBs em geral pedem um volume de vazão bem maior que isto... como que estão eles?? Você ta querendo dizer que só estão dando médio e um gravezinho fraquin??

 

Os MBs da eros mesmo geralmente pedem dois dutos de 4 polegadas por falante..... pra vc ter uma noção....

 

Logo logo alguem que manja mais simula pra gente dar uma olhada dos dois modos (o seu e o citado pela selenium).

 

Vem pra cá amanhã hien!! rsrs

 

Abçx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se nao está saisfeito com seu MG...e depois ainda das intrucoes da Selenium <_<

 

Eu mudaria sem pensar duas vezes !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se nao está saisfeito com seu MG...e depois ainda das intrucoes da Selenium <_<

 

Eu mudaria sem pensar duas vezes !!!

Amigo posso até mudar de sub mais issu é mais pra frente....

 

agora quero arrancar o maximo de desempenho possivel do mesmo como eu disse a selenium disse que estava errado a sintonia da caixa

 

a questão é esssa qual dos dutos ?????

 

alguem pode simulaRRRRRRRRRRR?????????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ALGUEM PODE SIMULARAAAAA

 

TO FICANDO LOKO :banghead

PUXA NINGUEM????????

 

AJUDA AI GALERA ALGUEM PODE SIMULAR???????

 

Ta ai.

Verde sua caixa atual. 1 Duto triangular de 12,7x12,7 x 15 de comprimento.

Laranja a recomendada pela Selenium. 2 Dutos triangulares de 12,7x12,7 x 5 de comprimento.

Azul a que eu faria. 2 Dutos triangulares de 12,7x12,7 x 13 de comprimento.

 

Edit: Opa. simulei com dois dutos. hehehe ja vo corrigir e posto o correto.

Agora sim

aaa.jpg

bbb.jpg

ccc.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se nao está saisfeito com seu MG...e depois ainda das intrucoes da Selenium <_<

 

Eu mudaria sem pensar duas vezes !!!

Amigo posso até mudar de sub mais issu é mais pra frente....

 

agora quero arrancar o maximo de desempenho possivel do mesmo como eu disse a selenium disse que estava errado a sintonia da caixa

 

a questão é esssa qual dos dutos ?????

 

alguem pode simulaRRRRRRRRRRR?????????

Eu disse mudar a caixa !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resolvi ligar na seleniume ver se tinha solução..

 

pro meu expanto eles me disseram que minha caixa esta com o duto TOTALMENTE errado (caixa de 37,2 litros com 1 duto triangular de 12,7 x 12,7 com sua respectiva base de 18 cm e com comprimento de 15 cm) pra cada falante

 

Me disse que pra cada camara dessa tem que ter 2 dutos desses por 5 cm de profundidade

 

me disse que na faixa de 80hz  a 150hz eu estava perdendo 3dbs e chegou a perguntar se meu duto não estava soprando :unsure:

 

e agora que eu faço????? mudo ou não????

Olá!

 

Viu seu "errado"?

 

Respondendo a sua mensagem:

 

Caixa 1 atual Fb +- 77hz; 1 duto triangular medida dada;

 

Caixa 2 proposta pela ou por alguém da Selenium (é sempre bom dizer quem assinou a resposta); 2 dutos triangulares medida igual comprimento 5cm; mais um primor.

 

Eu não usaria nenhuma das duas nem o falante.

 

Simule-os e veja.

 

Caixa 1 com hump de 5 dBs ao redor de 100hz (shit);

Caixa 2 com hump de 10,7 dBs em 137hz (shit);

 

Olhe a máxima potência admissível; lhe parece que o falante pode tocar abaixo de 250hz?

 

É pra isso que temos ferramentas pra nos previnir...

 

600W com 1,35mm de x-máxima?

 

Saudações,

 

Paulo.

meu deus paulo naum entendo muito sua linguagem mas axo que saquei o que vc quer dizer....

 

haaaa quem me disse sobre a caixa foi o o André consultor tecnico da selenium

 

 

o que eu quiz dizer foi

 

qual configuração do duto vc acha que devo usar??????

 

se pode ajudar agradeço e oebrigado porenquanto

 

e o brigado tabem ao ANJO NEGRO que ajudou muito mesmo!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ALGUEM PODE SIMULARAAAAA

 

TO FICANDO LOKO :banghead

PUXA NINGUEM????????

 

AJUDA AI GALERA ALGUEM PODE SIMULAR???????

 

Ta ai.

Verde sua caixa atual. 1 Duto triangular de 12,7x12,7 x 15 de comprimento.

Laranja a recomendada pela Selenium. 2 Dutos triangulares de 12,7x12,7 x 5 de comprimento.

Azul a que eu faria. 2 Dutos triangulares de 12,7x12,7 x 13 de comprimento.

 

Edit: Opa. simulei com dois dutos. hehehe ja vo corrigir e posto o correto.

Agora sim

aaa.jpg

bbb.jpg

ccc.jpg

Amigo valew pela ajuda ai mas vc poderia me dizer pq usaria a caixa azul?

que tem um puta pico em 106 hz????

 

e não a laranja que tem 3 dbs a meno na faixa de 100????

 

pois sub garve tenho ja os dois tornado 1100 de 15 ?????

 

não estou criticando só estou questionando pois tenho bastante interesse de aprender e aprimora meu set

 

grato

 

Robert Maronezi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

Concordo com o anjonegro.

 

A sua caixa, pela curva, parece estar morta.

Sintonia em 54Hz, muito baixa pra MG.

 

A prosposta pela "Selenium", ficou muito picuda por volta dos 140Hz,

nao arriscaria!

 

Como disse, gostei da simulada pela curva azul, com sintonia em 80Hz, legal!

 

...agora, como notificou o Paulo Duto, um falante com 600W e

x-max de 1,37mm, pra mim, nao deveria vender duas unidades sequer, no Brasil.

 

flw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:+1

 

Concordo com o anjonegro.

 

A sua caixa, pela curva, parece estar morta.

Sintonia em 54Hz, muito baixa pra MG.

 

A prosposta pela "Selenium", ficou muito picuda por volta dos 140Hz,

nao arriscaria!

 

Como disse, gostei da simulada pela curva azul, com sintonia em 80Hz, legal!

 

...agora, como notificou o Paulo Duto, um falante com 600W e

x-max de 1,37mm, pra mim, nao deveria vender duas unidades sequer, no Brasil.

 

flw!

amigo o que seria 137mm?????

 

vc acha que eu devo trocar os falantes?????

 

o que poderia acontecer se eu fisseçe a caixa da selenium????

não seria legal uma caixa com um pico em 140 hz?????

 

uma pancada m,esmo??????

 

quero um som mais agressivo

 

que de mais pancada mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
galera montei meu som inteiro aqui no auto forum,

fiz um topico, aceitei sugestões, mudei muito meu conceito sobre varias coisa principalmente sobre amplificador e tals

 

varias pessoal ajudaram e muito principalmente o charles e agradeço pkct

 

mas nos mg ( selenium 12mb1200) eu axei que tava faltando aquela pancada mais seca sabe

 

resolvi ligar na seleniume ver se tinha solução..

 

pro meu expanto eles me disseram que minha caixa esta com o duto TOTALMENTE errado (caixa de 37,2 litros com 1 duto triangular de 12,7 x 12,7 com sua respectiva base de 18 cm e com comprimento de 15 cm) pra cada falante

 

Me disse que pra cada camara dessa tem que ter 2 dutos desses por 5 cm de profundidade

 

me disse que na faixa de 80hz a 150hz eu estava perdendo 3dbs e chegou a perguntar se meu duto não estava soprando :unsure:

 

e agora que eu faço????? mudo ou não????

Bem pelo que simulei, eles estão até que certos, fazendo as modificações dele, vai haver uma melhora sim, mas uma melhora que por muitos, não é bem vista, como por mim e pelo Paulo Duto, mas se vc está sentindo falta de um grave mais seco, vai fundo Roberto.

 

Ah uma dica, se quizeres ver como vai ficar a respota com a indicação da selenium, manda arrancar o prolongador do duto, deixando ele só na espessura da madeira, isso vai fazer com que a resposta fique vem próxima da dita pela selenium, mas ainda assim não vai ficar tão seca quanto a selenium te indicou.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
galera montei meu som inteiro aqui no auto forum,

fiz um topico, aceitei sugestões, mudei  muito meu conceito sobre varias coisa principalmente sobre amplificador e tals

 

varias pessoal ajudaram e muito principalmente o charles e agradeço pkct

 

mas nos mg ( selenium 12mb1200) eu axei que tava faltando aquela pancada mais seca sabe

 

resolvi ligar na seleniume ver se tinha solução..

 

pro meu expanto eles me disseram que minha caixa esta com o duto TOTALMENTE errado (caixa de 37,2 litros com 1 duto triangular de 12,7 x 12,7 com sua respectiva base de 18 cm e com comprimento de 15 cm) pra cada falante

 

Me disse que pra cada camara dessa tem que ter 2 dutos desses por 5 cm de profundidade

 

me disse que na faixa de 80hz  a 150hz eu estava perdendo 3dbs e chegou a perguntar se meu duto não estava soprando :unsure:

 

e agora que eu faço????? mudo ou não????

Hummm o plausível ( [-] ) e esplendido atendimento da Selenium , sempre de forma atenciosa e respeitosa para com seus clientes ,

 

Deveria ser invejado por outros fabricantes, mas, infelizmente ...

 

>>>>>>>>>>

 

Bem, volta a prancheta novamente ... ou melhor ao WinISD

 

Um Triangulo de 12,5 x 12,5 é igual a um quadrado de 9x9 cm !!!

 

È só calcular no soft sua litragem, seu falantes com esses dois dutos quadrados (9x9) !

 

Pra ver se chegar perto do que eles te indicaram !!!!

 

***Só lembrando, a Selenium usa softs bem melhores que o que usamos (esses Free ...)

 

as vezes eles chegam perto,mas na mioria, "quando nao é 8 é 80" entande ?/!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

***Só lembrando, a Selenium usa softs bem melhores que o que usamos (esses Free ...)

Eles usam o Leap.

 

Não muda tanta coisa para o WinISD véio de guerra.

 

A diferença é que o Leap consegue ser mais preciso quando comença a se afastar de Fs (devido aos paramos que só ele lê: Krm, Kxm, Erm, Exm) e também ele simula algumas anomalias na resposta influenciadas pela area/comprimento do duto e plota e simula o falante em camara anecóica, half space e ground.

 

 

Ou seja, se você comparar a resposta do WinISD com a do Leap sem levar em conta a influência das ressonâncias no duto, terá essencialmente a mesma resposta.

 

Como já disseram, é impressionante como a maioria dos alinhamentos sugeridos pelos fabricantes ficam uma verdadeira droga nas simulações.

 

Nessa AES o Homero vai apresentar uma palestra falando sobre o uso do winISD. Quetiona-lo-ei sobre isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior Ferrari, é que justamente esse "começa a se afastar" como você citou, faz uma diferença enorme, quando devido a outros fatores o fator de “Fs” assim como outro (dependendo do caso) deixa de ser primário, e deve ser deixado talvez como secundário, terciário, quaternário ... sei lá

 

Um exemplo disso é calcular no Win Isd , fazendo uso de paramentros como os do JBL - 2226H ou o RCF - LF15X400

 

 

E em outros casos, o traçado que mostra a resposta (nível de SPL) é bastante coerente, entretanto, muitas vezes “descendo demais” mostrando uma resposta nas mais baixas freqüências que na pratica não existem , ou as vezes uma deficiência incoerente

 

Como eu falei acima, com uma expressão muito usada em minha região : “ quando não é 8 é 80 ”

 

 

E nem é preciso falar que:

 

E ele só serve para nos dar “uma noção” das baixas freqüências , nem vou comentar o notório fato de que as medias é impossível !!! vc muda milésimos o valor de Le_mH , e o falante muda da augua pro vinho !! heheheh

 

mas, tambem elas nao sofrem quase nenhuma alteração mesmo, sendo selada ou dutada a caixa. Isso é sem importancia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nessa AES o Homero vai apresentar uma palestra falando sobre o uso do winISD. Quetiona-lo-ei sobre isso.

Por favor, depois diga-nos o que o Professor H7 lhe informou !! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

***Só lembrando, a Selenium usa softs bem melhores que o que usamos (esses Free ...)

Eles usam o Leap.

 

Não muda tanta coisa para o WinISD véio de guerra.

 

A diferença é que o Leap consegue ser mais preciso quando comença a se afastar de Fs (devido aos paramos que só ele lê: Krm, Kxm, Erm, Exm) e também ele simula algumas anomalias na resposta influenciadas pela area/comprimento do duto e plota e simula o falante em camara anecóica, half space e ground.

 

 

Ou seja, se você comparar a resposta do WinISD com a do Leap sem levar em conta a influência das ressonâncias no duto, terá essencialmente a mesma resposta.

 

Como já disseram, é impressionante como a maioria dos alinhamentos sugeridos pelos fabricantes ficam uma verdadeira droga nas simulações.

 

Nessa AES o Homero vai apresentar uma palestra falando sobre o uso do winISD. Quetiona-lo-ei sobre isso.

Opa Caio

tu andas por aqui tbm?

to sumido da audiolist, ficou meio chato aquilo.

 

 

Ao dono do topico.Eu ficaria com a caixa que o Anjonegro simulou.Acho que via melhorar bastante pra ti.

 

Já sobre os comentarios anteriores , queria dizer uma coisa pro pessoal em geral.

Basicamente timbre, é a soma da frequencia fundamental, suas harmonicas e ressonancias.

Analisar graficos de resposta de frequencia é uma coisa.O conjunto pode parece bem flat, só analisando isso, porém o timbre as vezes não agrada.

 

queria ver esses sons bombados, cheios de picos, tocando um acustico por exemplo, ou uma simples trilha de violão.

 

hehehehee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um exemplo disso é calcular no Win Isd , fazendo uso de paramentros como os do JBL - 2226H  ou o  RCF - LF15X400

 

Qual o problema com esses falantes? Eu simulei o RCF aqui utilizando a caixa que eles recomendam no site

 

http://www.rcf.it/download.phtml?id=1853

 

120L @ 37Hz

 

Fica idêntica a curva simulada por eles que é mostrada no próprio PDF. Talvez eles usem um programa que utilize o mesmo algorítimo que o WinISD.

 

A "deficiência" que notei é que com o alinhamento sugerido pelo fabricante o falante ultrapassa o xmax. Mas como é muidificil ficar dentro do xmax tocando a 800W ..

 

 

Qual o problema que encontrou com ele nas simulações? Eu nunca tive a oportunidade de medir para comparar as curvas simuladas com a real.

 

 

Opa Caio

tu andas por aqui tbm?

to sumido da audiolist, ficou meio chato aquilo.

 

Eu continuo por lá, mas postando pouco como sempre. Percebi que o pessoal realmente deu uma sumida. Eu fiquei fora uns tempos devido a uma doença grave.

 

 

Ao autor do tópico: Me parece que você está procurando "porrada" com o falante errado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

foi o que me disseram desse falante

 

muita qualidade e pouca agressividade

 

mas vou bem a funda pra ver se sai um pancadã dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o problema com esses falantes? Eu simulei o RCF aqui utilizando a caixa que eles recomendam no site

 

http://www.rcf.it/download.phtml?id=1853

 

120L @ 37Hz

 

Fica idêntica a curva simulada por eles que é mostrada no próprio PDF. Talvez eles usem um programa que utilize o mesmo algorítimo que o WinISD.

 

A "deficiência" que notei é que com o alinhamento sugerido pelo fabricante o falante ultrapassa o xmax. Mas como é muidificil ficar dentro do xmax tocando a 800W ..

 

 

Qual o problema que encontrou com ele nas simulações? Eu nunca tive a oportunidade de medir para comparar as curvas simuladas com a real.

 

 

Tem razao, eu devo ter me enganado , faz tempo que olhei esses subs

 

Mas , com o JBL, a resposta nao é tao parecida nao !!! **Só lembrando que eu nao estou apenas analisando de 20Hz a 100Hz !!

 

http://catalogs.infocommiq.com/AVCAT/image...ion%20Sheet.pdf

 

>>>>> >>>>>

 

Eu nao comparei com a real curva, pois, acabei desistindo da aquisição de ambos e terminei ficando na época, com nacionais mesmo.

 

Mas, to pra receber o Beyma 15G40 , esse eu já ouvi, é fantastico , nas simulaçoes do Winisd e na pratica !!

 

**como os franceses dizem: " a beyma é a JBL Européia " hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas , com o JBL, a resposta nao é tao parecida nao !!! **Só lembrando que eu nao estou apenas analisando de 20Hz a 100Hz !!

 

 

[...]

 

Mas, to pra receber o Beyma 15G40 , esse eu já ouvi, é fantastico , nas simulaçoes do Winisd e na pratica !!

 

**como os franceses dizem: " a beyma é a JBL Européia " hehehe

Caro Trovac,

comparei o 2226H com a curva da JBL.

 

É a mesma coisa que o WinISD mostra, analizando até os 100Hz mais ou menos. Lembrando que a escala do gráfico no folder deles está bem ruim, cada linha são 5db.

 

Lembre-se que o modelo proposto por Thiele Small se propoe a simular o comportamento do falante nas regiões da frequência de ressonância. Veja que os fatores Q (Qts, Qms, Qes) estão ligados com a largura do pico de ressonância do falante, seu conjunto mecanico e seu conjunto elétrico, respectivamente.

 

 

Quanto ao Beyma, pelo que ouvi nos sistemas desenvolvidos pelo figura - Carlos Correa - são muito bons mesmo. Não trabalho com shows e não sei como é a vida deles no dia a dia de trabalho duro, mas o desempenho em testes laboratoriais são excelentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu falante mudeou da agua pro vinho!!!!!!!!!!!!!!!!

 

MUITO BOM MESMO!!!!

 

MAS NÃO FOI SÓ TROCANDO MUDANDO A CONFIGURAÇÃO DA CAIXA NÃO..

 

fiz a caixa como a selenium tinha dito dois dutos por camara e profundidade de 5 cm, mais ai acabou o grave ficou só falando...

 

liguei novamente lah e eles me falaram que tinha que alterar a regulagem...

 

o subsonico no flat, e corta na hpf do player 63 hz como meu palyer nãotinha exatos 63hz me falou pra cortar no 50 mesmo..

 

 

meu amigos meu falate ta tocando muito!!!

 

to até com medo de queimarem de tanto que ta tocando

 

será que tem risco???

 

mas estou super satisfeito!! :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...