Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Palamar

Cabos Para Falantes...

Recommended Posts

Salve Salve pessoal do fórum, amantes de um som de qualidade hehe..

Então, estou criando este tópico para discutirmos sobre cabos para falante (speaker cable) hehe pois pelo que tenho visto aqui, este importante item que é fundamental para nossos sistemas não vem sendo muito discutido aqui ultimamente e eles podem influenciar sim, na qualidade do som...

Quando eu estava comprando os produtos para finalizar meu set apareceram dicas de vários usuários como noise steel, beraldo e royo.. no entanto, ainda não comprei os cabos =/....mas, semana que vem quero ver se já finalizo tudo...

alguns cabos que citados foram:

# Ecosse (excelente qualidade, mas o preço não ajuda muito e acredito que começa a valer a pena para sets mais elaborados)

# Pirelli - Cordplast PP ou Sintenax 4x2,5mm2

# Santo Angelo 2,5mm² PSW-XP12

#Discabos - Paralelos hi-definition 4x1,50mm2 PP

# Acoustic Research PR224 12 AWG

#Monster Cable XLN

# Cabo Rockford fosgate - não sei o modelo, mas ele é preto transparente e os lojistas de cwb me indicaram ele.. R$ 6,50 o metro..

Outra coisa pessoal, como sei qual o tamanho do cabo que será usado (ex: 1,50mm² ou 2,5mm² ?... 12/14/16 AWG é a mesma coisa só que nomenclatura em inglês ?

achei esta loja que pelo que me parece vende uns cabos bons, alguem conhece ?

http://www.logicalcables.com.br

Sendo assim, gostaria que comentassem se já tiveram experiencias boas/ruins com alguns desses cabos...? se há outras sugestões ? se alguem já ouviu tbm opinioes em outros fóruns como no HT..?

Acho que é isso pessoal...

Grande abraço..

Editado por Palamar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ehhhhhh Palamar, interessante mesmo esse tópico!!

Ow, cabos de energia, só uso os residenciais mesmo. Comprei recentemente o pirelli 21mm 1Kva. Vem com dupla isolação. Barato e faz bem a ligação entre a bateria da mala e a do cofre.

Dos amplificadores utilizei para positivo e aterramento 25mm, dupla isolação, pirelli também.

RCA'S: esses sim merecem uma atenção redobrada. Utilizei os famosos xing lings da vida.... até aprontar um jogo com 6 cabos KMP RFS da pirelli. Excelentes em todas as frequencias!! rapidez e brilho, velocidade e definição.

Para os falantes, pirelli Cordplast tbém!!

Entaum, recomendo para energia os Pirelli de engenharia dupla isolação, e os KMP RFS Pirelli para os RCA'S.

Essa são minhas experiências. Cabos muito baratos, de procedência e garantia Pirelli.

Markto

Editado por Markto

Compartilhar este post

Link para o post
Salve Salve pessoal do fórum, amantes de um som de qualidade hehe..

Então, estou criando este tópico para discutirmos sobre cabos para falante (speaker cable) hehe pois pelo que tenho visto aqui, este importante item que é fundamental para nossos sistemas não vem sendo muito discutido aqui ultimamente e eles podem influenciar sim, na qualidade do som...

Quando eu estava comprando os produtos para finalizar meu set apareceram dicas de vários usuários como noise steel, beraldo e royo.. no entanto, ainda não comprei os cabos =/....mas, semana que vem quero ver se já finalizo tudo...

alguns cabos que citados foram:

# Ecosse (excelente qualidade, mas o preço não ajuda muito e acredito que começa a valer a pena para sets mais elaborados)

# Pirelli - Cordplast PP ou Sintenax 4x2,5mm2

# Santo Angelo 2,5mm² PSW-XP12

#Discabos - Paralelos hi-definition 4x1,50mm2 PP

# Acoustic Research PR224 12 AWG

#Monster Cable XLN

# Cabo Rockford fosgate - não sei o modelo, mas ele é preto transparente e os lojistas de cwb me indicaram ele.. R$ 6,50 o metro..

Outra coisa pessoal, como sei qual o tamanho do cabo que será usado (ex: 1,50mm² ou 2,5mm² ?... 12/14/16 AWG é a mesma coisa só que nomenclatura em inglês ?

achei esta loja que pelo que me parece vende uns cabos bons, alguem conhece ?

http://www.logicalcables.com.br

Sendo assim, gostaria que comentassem se já tiveram experiencias boas/ruins com alguns desses cabos...? se há outras sugestões ? se alguem já ouviu tbm opinioes em outros fóruns como no HT..?

Acho que é isso pessoal...

Grande abraço..

Vo poder te ajudar só na questão das medidas, já que na verdade até meu último projeto(ainda não montado) eu sempre usei cabos pompéia.

AWG é uma unidade de medida, e pode ser convertida pra mm² naturalmente.

Pra falantes dianteiros, devido à impedância dos mesmos e potência que geralmente aguentam não é necessário usar mais do que cabos com mais de 1,5mm²/2mm², incluindo os Tw.

Pra subwoofers, o legal e se usar cabos mais espessos tipo de 2,5mm² pra mais.

Sobre a loja, não conhecia até hj.

Bem como vc espero que não seja só "placebo".

Existem outras marcas:

pear cables, ixos , streetwires, stinger, phoenix gold, dentre outras...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta que sempre tive, quanto que uma pessoa deve gastar com cabos para falante e rca?

meu exemplo gastei R$: 3.750,00 para compra os ampli, sub, kit e player, quanto devo gastar em cabeamento para meu set? 10 % do valor do set ?

Seria essa a matemática do Sq? 10% do valor do set reservado para ser gasto com cabos de alimentação, fuse, speaker cable e rca?

Compartilhar este post

Link para o post

Ow, cabos de energia, só uso os residenciais mesmo. Comprei recentemente o pirelli 21mm 1Kva. Vem com dupla isolação. Barato e faz bem a ligação entre a bateria da mala e a do cofre.

Dos amplificadores utilizei para positivo e aterramento 25mm, dupla isolação, pirelli também.

RCA'S: esses sim merecem uma atenção redobrada. Utilizei os famosos xing lings da vida.... até aprontar um jogo com 6 cabos KMP RFS da pirelli. Excelentes em todas as frequencias!! rapidez e brilho, velocidade e definição.

Entaum, recomendo para energia os Pirelli de engenharia dupla isolação, e os KMP RFS Pirelli para os RCA'S.

Essa são minhas experiências. Cabos muito baratos, de procedência e garantia Pirelli.

Markto

Opa.. dae Markto, tranquilo ?

Então cara, falta cabos de energia e cabos falantes aqui... os RCA adquiri da monster mesmo...

Valeu pelas dicas, aonde se encontra esses Pirelli ?

abraço..

Compartilhar este post

Link para o post

cabos de falantes influenciam e muito no resultado do som..

da uma olhada nos artigos e tem as tabelas de conversão de mm² pra AWG... e tb uma tabela pra calcular a bitola do cabo de acordo com a potencia q vai ser transportada por ele...

os Ecosse são muito bem cotados pelo pessoal do Hi-fi..

esse monster era o q eu iria usar no meu set.. mas a grana apertou e acabei vendendo eles.. mas assim q sobrar grana denovo.. pego eles pra por no set..

legal esse site da logical.. vou dar uma olhada com mais calma depois :legal:

Tarcizio..

no meu set eu gastei uns 4000,00 sendo q mais de 1000,00 foi na fiação..

Compartilhar este post

Link para o post
AWG é uma unidade de medida, e pode ser convertida pra mm² naturalmente.

Pra falantes dianteiros, devido à impedância dos mesmos e potência que geralmente aguentam não é necessário usar mais do que cabos com mais de 1,5mm²/2mm², incluindo os Tw.

Pra subwoofers, o legal e se usar cabos mais espessos tipo de 2,5mm² pra mais.

Existem outras marcas:

pear cables, ixos , streetwires, stinger, phoenix gold, dentre outras...

Valeu pelas dicas Marco_tah... e ver se alguem tem algo para comentar sobre estes cabos que tu falou...

Uma pergunta que sempre tive, quanto que uma pessoa deve gastar com cabos para falante e rca?

meu exemplo gastei R$: 3.750,00 para compra os ampli, sub, kit e player, quanto devo gastar em cabeamento para meu set? 10 % do valor do set ?

Seria essa a matemática do Sq? 10% do valor do set reservado para ser gasto com cabos de alimentação, fuse, speaker cable e rca?

Boa perg... mas acho que da mais do que 10% do valor do set, os cabos... até pq acho que devemos fazer um equilibrio da qualidade dos equipamentos..

Compartilhar este post

Link para o post
cabos de falantes influenciam e muito no resultado do som..

da uma olhada nos artigos e tem as tabelas de conversão de mm² pra AWG... e tb uma tabela pra calcular a bitola do cabo de acordo com a potencia q vai ser transportada por ele...

os Ecosse são muito bem cotados pelo pessoal do Hi-fi..

esse monster era o q eu iria usar no meu set.. mas a grana apertou e acabei vendendo eles.. mas assim q sobrar grana denovo.. pego eles pra por no set..

legal esse site da logical.. vou dar uma olhada com mais calma depois :legal:

Tarcizio..

no meu set eu gastei uns 4000,00 sendo q mais de 1000,00 foi na fiação..

Hmnm ... interessante, vou ver se acho estes artigos aí royo...

é, o escosse é bem "cotado" mesmo hehehe... o que já ouvi falar dele é que é um pouco rígido...

Siiim royo.. este link foi vc quem me passou até hehe.. vc comprou deste cara ?

a qualidade destes monster será que é superior ?

outros cabos bem falado... são os do DouglasCable.. alguem já ouviu falar ?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Markto

Opa.. dae Markto, tranquilo ?

Então cara, falta cabos de energia e cabos falantes aqui... os RCA adquiri da monster mesmo...

Valeu pelas dicas, aonde se encontra esses Pirelli ?

abraço..

Ow, é pirelli para 1 Kva de força. Encontra em casa de eletricidade. Paguei no 21mm 8 reais o metro.....muito barato. Qualidade pirelli ainda por cima....

Na minha opinião, não tem uma porcentagem....dependo do que encontra e do que quer ligar. Mas, se voçê gastou 3500reais em equipos, para tirar qualidade deles pode prepara pelo menos 700paus!!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem uma conta exata de quanto gastar em cabeamento amigo.. Existem várias opções no mercado.

Para o meu sistema (olhar assinatura) estarei usando cabos de força 1/0AWG (50mm2) da bateria até o distribuidor no porta mala e depois 4AWG (21mm2) para cada amplificador.

Em relação a RCA, acredito que a melhor opção ainda são os DIY. Eu irei usar cabos Canare L-4E6S com conectores Eichmann Bulletplug. Existem várias outras opções, como usar cabos Belden / Gepco / entre outros. Uma opção mais cara seria os Cardas Crosslink (U$4/foot), mas acho que compensa mais para sistemas residenciais. Os Canare já estão de bom tamanho pra quase qualquer sistema automotivo.

Para falantes eu irei apostar nos Ecosse (mas primeiro vou fazer alguns testes com cabos Belden que são bem mais em conta). É possível comprar os Ecosse direto na distribuidora em Curitiba (Audiouno).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Não tem uma conta exata de quanto gastar em cabeamento amigo.. Existem várias opções no mercado.

Para o meu sistema (olhar assinatura) estarei usando cabos de força 1/0AWG (50mm2) da bateria até o distribuidor no porta mala e depois 4AWG (21mm2) para cada amplificador.

Em relação a RCA, acredito que a melhor opção ainda são os DIY. Eu irei usar cabos Canare L-4E6S com conectores Eichmann Bulletplug. Existem várias outras opções, como usar cabos Belden / Gepco / entre outros. Uma opção mais cara seria os Cardas Crosslink (U$4/foot), mas acho que compensa mais para sistemas residenciais. Os Canare já estão de bom tamanho pra quase qualquer sistema automotivo.

Para falantes eu irei apostar nos Ecosse (mas primeiro vou fazer alguns testes com cabos Belden que são bem mais em conta). É possível comprar os Ecosse direto na distribuidora em Curitiba (Audiouno).

Abraços

Fala Diogo... vai vir pra ctba comprar ?!?! hehe se vier da um toque !!!

Uma perg.. vc vai usar 2 amplif (4200SE) ou 3 ?

quanto maior o diametro (certo?) melhor ?

Você acha que para o meu set teria a necessidade de comprar escosse ? !

alguma outra opinião de cabo mais em conta....? esse Belden é bom ?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Para Sq na minha opinião pelo menos 15% do valor set em cabos, Seguindo o pensamente de manter todo o conjunto no mesmo patamar,

Digamos que um set que foi gasto 4 mil só de equipamentos, assim 15% vai dar 650 para ser gasto com cabos.

Geralmente usa-se:

Um rca 4 ch e um de 2 ch

20 metros de speaker cable, sendo 10metros de 2,5mm e 10 metros de 1,5mm

2 metros de speaker cable para sub 4,00 mm

6 metros de cabo alimentação

Calculadora: (valores aproximados)

Rca - 2 ch $ 150,00 monster xln pro

Rca - 4 ch $ 250,00 monster xln pro

speaker cable Santo Angelo 2,5mm² PSW-XP12, 7,70 o metro, 10 metros daria 77,00

speaker cable Santo Angelo 1,5mm² PSW-XP14, 5,60 o metro, 10 metros daria 56,00

speaker cable para sub Acoustic Research PR224 12 AWG, 12,90 o metro, 2 metros daria 25,80

Cabo de alimentação paguei 8,20 no metro, não lembro a marca mas era de 25 mm com dupla proteção, e no 16 mm paguei 5,30

daria 41,00 nos cabos de 25 mm e 15,90 nos de 16mm

Porta fusível, divisor, e uns 6 fuse, quando comprei gastei 40,00

Com esses exemplos cheguei ao valor de 655,70. Devo gastar mais ou menos essa quantia

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu não tenho $$$ sobrando, procurei monatr algo com ótimo custo/benefício...

Conversei muito com Beraldo em off sobre este assunto.

E pra TW o melhor mesmo é o CAT5 Furukawa pelo preço deles...

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: Não contribuiu em nada para o forum.

Editado por AnderSQ

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Palamar! Tranquilo!

Rapaz, vc já pensou em usar AR, que a gente encontra no py tranquilamente? Pode não ser o supra sumo, mas não é tão ruim assim não... o meu som está tocando com eles...

http://www.amazon.com/Acoustic-Research-PR...e/dp/B00008VSL4

Ou então uma outra opção... sei que é mais difícil de conseguir, mas sairia um preço bom... Stinger:

http://cgi.ebay.com/STINGER-12-GA-GAUGE-HP...1QQcmdZViewItem

Se quiser ver qualquer um dos dois só falar!

Abração!

Faala Anderson...

Opa cara, agora que eu vi que lá no PY tem AR mesmo ! acho que seria um bom custo x beneficio... vou dar uma pesquisada lá amanhã e ver o que eu acho e se tiver algo bom..até segunda-feira ta na mão =D

vc tem os dois aí na sua casa ?

abraço ..

Compartilhar este post

Link para o post

Editado por AnderSQ

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Palamar! Tranquilo!

Rapaz, vc já pensou em usar AR, que a gente encontra no py tranquilamente? Pode não ser o supra sumo, mas não é tão ruim assim não... o meu som está tocando com eles...

Ou então uma outra opção... sei que é mais difícil de conseguir, mas sairia um preço bom... Stinger:

Abração!

Faala Anderson...

Opa cara, agora que eu vi que lá no PY tem AR mesmo ! acho que seria um bom custo x beneficio... vou dar uma pesquisada lá amanhã e ver o que eu acho e se tiver algo bom..até segunda-feira ta na mão =D

abraço ..

O AR no carro e o Stinger em casa... hehehe

Abração!

Então Ander, eu utilizei no meu set esse speaker cable stinger, deve fazer 1 mes que eu to com o som montado... e como ninguém é de ferro, vai vir um upgrade aí... :pirou:

O que eu irei fazer é pegar o dvd Alpine D901, ele tem os conectores e a central separada e dá pra colocá-la no porta-mals do lado dos amps...

Como o que ficou pecando no meu set agora são os cabos... a sugestão que eu tive do Lázaro é de colocar a central bem do lado dos amps... e daí montar cabos RCAs DIY bem curtos mesmo e assim poder utilizar um cabo van den hul top pra eles... e passar os monster que eu tenho pra frente, pq eles são de 6 M.

E também vou substituir os Stinger 12 AWG HPM Blue, e aí é que está a maior dúvida para o povo aí me ajudar. O Lázaro tbm disse de usar van den hul pros speaker... que são beeem caros... pros 20 M de speaker deve sair uns 500 reais pra cima... mas tbm me falaram dos ecosses.. que acredito saiam um pouco mais em conta...

Por isso alguém aí já teve a oportunidade de comparar ecosse com van den hul, ou outros speaker cable top pra me dar uma luz, tanto na confecção dos rcas DIY quanto dos speaker cables!

Qqer ajuda é muito bem vinda! E acompanhando o tópico!

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Fala Diogo... vai vir pra ctba comprar ?!?! hehe se vier da um toque !!!

Uma perg.. vc vai usar 2 amplif (4200SE) ou 3 ?

quanto maior o diametro (certo?) melhor ?

Você acha que para o meu set teria a necessidade de comprar escosse ? !

alguma outra opinião de cabo mais em conta....? esse Belden é bom ?

abraço

Vou usar dois 4200SE amigo.

4200SE

2x110w (tweeters)

2x110w (midranges)

4200SE

2x110w (midbass)

1x400w (subs)

Sim, se eu comprar os cabos Ecosse, eu vou ir ai na Audiouno.

Esse sábado estou indo ai pra Curitiba, me encontrar com um cara que tem um Polo seminovo na Servopa da rua Rockfeller, e depois vou para Copava da rua dos Funcionários.

O seu set ta bem bacana, eu digo, que se você puder investir em cabos, invista. É muito mais fácil você trocar de kit 2 vias por exemplo, do que tirar todos os cabos e repassar depois. É bacana investir em cabos que vão durar bastante, mesmo se fizer upgrade.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Palamar! Tranquilo!

Abração!

Faala Anderson...

abraço ..

O AR no carro e o Stinger em casa... hehehe

Abração!

Então Ander, eu utilizei no meu set esse speaker cable stinger, deve fazer 1 mes que eu to com o som montado... e como ninguém é de ferro, vai vir um upgrade aí... :pirou:

O que eu irei fazer é pegar o dvd Alpine D901, ele tem os conectores e a central separada e dá pra colocá-la no porta-mals do lado dos amps...

Como o que ficou pecando no meu set agora são os cabos... a sugestão que eu tive do Lázaro é de colocar a central bem do lado dos amps... e daí montar cabos RCAs DIY bem curtos mesmo e assim poder utilizar um cabo van den hul top pra eles... e passar os monster que eu tenho pra frente, pq eles são de 6 M.

E também vou substituir os Stinger 12 AWG HPM Blue, e aí é que está a maior dúvida para o povo aí me ajudar. O Lázaro tbm disse de usar van den hul pros speaker... que são beeem caros... pros 20 M de speaker deve sair uns 500 reais pra cima... mas tbm me falaram dos ecosses.. que acredito saiam um pouco mais em conta...

Por isso alguém aí já teve a oportunidade de comparar ecosse com van den hul, ou outros speaker cable top pra me dar uma luz, tanto na confecção dos rcas DIY quanto dos speaker cables!

Qqer ajuda é muito bem vinda! E acompanhando o tópico!

Se for fazer RCAs DIY, eu não recomendo os Van Den Hul. Conversa com o tatuonline que ele pode te dar umas opções bem bacanas, pois vai fazer cabos bem curtos. Não esquece de usar um bom conector como os Eichmann Bulletplug.

Se você comprar cabos da Ecosse ou Van Den Hul para speaker cables, eles já são cabos pronto, e não DIY. Cabos DIY para speaker cable no caso seria algum cabo trançado com CAT5 ou algo similar por exemplo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Editado por AnderSQ

Compartilhar este post

Link para o post

Salve salve povo...

entãooo.... liguei lá na audiouno e me passaram os seguintes preços..:

ecosse 2.2 = 16 (em falta, só daqui a 3 meses hehe)

ecosse 2.3 = 26

ecosse 4.2 = 33

ecosse 4.4 = 68

agora a pergunta é... os cabos com começo em 4 são especificos para bi-amplificação... ou seja, usuaria 1 cabo só para atender os mids e 1 só para atender os tweeters, certo ?

há possibilidade em fazer DIY de boa qualidade para cabos de falante ? sai + barato ?

Anderson

esses stinger perdem mto para os AR ?

Editado por Palamar

Compartilhar este post

Link para o post

Editado por AnderSQ

Compartilhar este post

Link para o post

Editado por AnderSQ

Compartilhar este post

Link para o post
Salve salve povo...

entãooo.... liguei lá na audiouno e me passaram os seguintes preços..:

ecosse 2.2 = 16 (em falta, só daqui a 3 meses hehe) 

ecosse 2.3 = 26

ecosse 4.2 = 33

ecosse 4.4 = 68

agora a pergunta é... os cabos com começo em 4 são especificos para bi-amplificação... ou seja, usuaria 1 cabo só para atender os mids e 1 só para atender os tweeters, certo ?

há possibilidade em fazer DIY de boa qualidade para cabos de falante ? sai + barato ?

esses stinger perdem mto para os AR ?

Não conheço esses cabos com inicio 4... lembro que há mais ou menos 1 ano e meio atrás falei com a audiouno e me recomendaram para usar no carro o cs2.2 e o cs2.3...

Qto a diferença de stinger x AR acredito que não haja muita diferença não...

Só sei que dos o-o- xingling que usava antes para os AR houve sim, muita diferença...

Então.. o cara falou que o mais usado mesmo é 2.2 e 2.3 para som automotivo...

acredita que os vendedores lá no PY não acharam AR, ta em falta... =/ !

outra coisa.. para o sub, aconselham qual ?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Editado por AnderSQ

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...