Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Royler

Onde Instalar Sonda Do Pirômetro No Coletor

Recommended Posts

Postado em

Pessoal da área de preparação, uma ajuda.

Estou para instalar um hallmeter com pirômetro no meu corsa 1.6 modelo antigo.

O manual informa para instalar a sonda do pirômetro no coletor o mais próximo do motor. Bem ,aí que vem minha dúvida pois o mais próximo do motor poderia ser em qualquer um dos coletores dos 4 cilindros. Se eu instalar ao lado da sonda lambda será um local onde os 4 coletores se tornam 1 mas os gases já deram uma esfriada e não me informaria mais fielmente de uma possível quebra.

Então o ideal seria instalar uma sonda em cada coletor mais próximo do motor, como é inviável pra mim, pergunto: qual dos cilindros eu devo instalar, levando em consideração,de repente, um cilindro mais crítico,que pelas experiências do pessoal que tem corsa 1.6 preparado tenha tido maiores problemas do tipo pistão derretido, juntas queimadas, anel arrebentado , etc ou coloco ao lado da sonda lambda, mesmo sabendo q ali os gases já deram uma esfriada?

Valeu :legal:

Postado em

Bom Royler.

Normalmente é o primeiro pistão que costuma ir p/saco primeiro...

Mas quanto à instalação, pode colocar onde o coletor se junta p/fazer a leitura dos 4 cilindros. Bem mais confiável, principalmente se a injeção for multi-ponto.

Até chegar na sonda, em comparação à ficar colada no motor, os gases realmente dão um esfriadinha, mais coisa insignificativa. Não muda nada p/sonda porque a sonda tem uma temperatura de trabalho até ampla. Senão ela leria diferenças em releção à temperatura ambiente/motor.

Não sei exatamente a temperatura de trabalho da sua mas, normalmente essas sondas trabalham entre 600 e 1800 graus. Algumas começam a ler em 800graus. Mas mesmo sendo esse o caso, no local onde junta os 4 coletores, o gas ainda está na temperatura ideal p/leitura.

No manual está escrito p/por o mais próximo possível do motor porque já vi muito "preparador" colocá-la um pouco antes do catalizador. Aí fica difícil p/sondinha trabalhar.. rsrs

Bom, acho que é isso.

QQ coisa tamu ae!!! :rever1:

Postado em
Bom Royler.

Mas quanto à instalação, pode colocar onde o coletor se junta p/fazer a leitura dos 4 cilindros. Bem mais confiável, principalmente se a injeção for multi-ponto.

Até chegar na sonda, em comparação à ficar colada no motor, os gases realmente dão um esfriadinha, mais coisa insignificativa. Não muda nada p/sonda porque a sonda tem uma temperatura de trabalho até ampla. Senão ela leria diferenças em releção à temperatura ambiente/motor.

Não sei exatamente a temperatura de trabalho da sua mas, normalmente essas sondas trabalham entre 600 e 1800 graus. Algumas começam a ler em 800graus. Mas mesmo sendo esse o caso, no local onde junta os 4 coletores, o gas ainda está na temperatura ideal p/leitura.

No manual está escrito p/por o mais próximo possível do motor porque já vi muito "preparador" colocá-la um pouco antes do catalizador. Aí fica difícil p/sondinha trabalhar.. rsrs

Bom, acho que é isso.

Valeu Massudaneto pelas dicas.

Qndo vc diz primeiro cilindro seria o primeiro da esquerda para direita observando ao levantar o capot do motor? Ele detona primeiro né

Se bem q se um dos bicos na pior das hipóteses entupir a temp vai aumentar no cilindro desse bico independente de posição. Por ser MPFI.

Vc disse que essa ´esfriada´ dos gases ali do lado da sonda lambda é insignificante para um monitoramento de temperatura evitando uma quebra. Beleza. O meu receio é toda mão-de-obra de retirar coletor, furar, abrir rosca (não sei se abro rosca ou compro uma porca para ser soldada, já á vi sendo vendida por aí na web), recolocar e depois ver que não me dá o retorno esperado por estar na posição errada.

valeu pela força

Postado em
Bom Royler.

Bom, acho que é isso.

Da onde vc tirou q sempre o primero cilindro q vai po pau :pirou: Em qual carro vc observou isso?

E tbm o q vc ker dizer de diferença na sonda , pelo fato do carro ser mpfi ?

Tem uma coisa , tem sonda q tem aquecimento interno viu.........dai ela pode sim ficar mais longe pra fazer a leitura............ :legal:

Postado em
Pessoal da área de preparação, uma ajuda.

Estou para instalar um hallmeter com pirômetro no meu corsa 1.6 modelo antigo.

O manual informa para instalar a sonda do pirômetro no coletor o mais próximo do motor. Bem ,aí que vem minha dúvida pois o mais próximo do motor poderia ser em qualquer um dos coletores dos 4 cilindros. Se eu instalar ao lado da sonda lambda será um local onde os 4 coletores se tornam 1 mas os gases já deram uma esfriada e não me informaria mais fielmente de uma possível quebra.

Então o ideal seria instalar uma sonda em cada coletor mais próximo do motor, como é inviável pra mim, pergunto: qual dos cilindros eu devo instalar, levando em consideração,de repente, um cilindro mais crítico,que pelas experiências do pessoal que tem corsa 1.6 preparado tenha tido maiores problemas do tipo pistão derretido, juntas queimadas, anel arrebentado , etc ou coloco ao lado da sonda lambda, mesmo sabendo q ali os gases já deram uma esfriada?

Valeu :legal:

Na junção do coletor , coloca a sonda , fechou! :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...